sexta-feira, 26 de setembro de 2014

1 26 de Setembro - Dia Nacional do Surdo




Ei, povo!

Meio impossível deixar passar o dia de hoje, não é?

Expliquemos:

Hoje, dia 26 de Setembro, é comemorado em todo o território nacional o "Dia do Surdo". 

Ah, claro, você não comemora. Mas, é só uma ligeira falha sua. Isso porque a comemoração iniciou dentro da Comunidade Surda do Brasil, mas, atualmente, este dia é celebrado por muita gente ouvinte também. 

No Brasil, esta data foi escolhida por coincidir com a inauguração da primeira escola para surdos criada no país em 1857, pelo Imperador D. Pedro II, com o apoio do professor e pesquisador SURDO Hernest Huet (França, 1822?-1882). Ela recebeu o nome de Instituto Nacional de Surdos-Mudos do Rio de Janeiro. Atualmente, o nome é Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), mas a localização ainda é a mesma, no bairro Laranjeiras.


Hernest Huet, também biografado como Eduardo, Eduard, Edward, ou Ernst, além de trazer a Língua de Sinais para o Brasil e apoiar a criação da escola, criou primeiramente o Imperial Instituto de Surdos-Mudos, que funcionava como um asilo para surdos do sexo masculino, vindos de todo o país, abandonados pelas famílias.

Em 1867, também chegou a ensinar surdos no México (na época, ocupado pelas tropas francesas), mas de forma privada, sem fundar uma instituição de educação pública.

A Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro.

O que é celebrado hoje? Neste dia, a ideia geral é relembrar as lutas históricas dos surdos por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde e cidadania. Quer detalhes?

- A LIBRAS (Língua de Sinais Brasileira) foi oficializada em 2002 (Lei 10.436, de 24 de Abril de 2002);

- Acesso melhor à educação, com profissionais habilitados na língua e cultura surdas;

- Aumento do número de surdos com graduação, presencial (com auxílio de TILS - Tradutor e Intérprete da Linguagem de Sinais) ou à distância;

- Melhoria na comunicação ouvinte x surdo, em especial em alguns locais de atendimento, como aeroportos, hotéis, restaurantes.

- Criação do 'close caption', um recurso televisivo que permite aos surdos apreciar a programação da TV aberta. Esse recurso, quando ativado, funciona apenas em determinados canais da TV paga (TV a cabo ou satélite), mas dá para solicitar à empresa fornecedora que o libere para canais pagos dublados;




- SMS e Whatsapp! Sem isso, eu nem precisaria mais de celular;


         


- Internet, sua linda! Sites com Hand Talk, um conversor automático do conteúdo do site para Sinais, vídeos próprios de blogueiros com legendas ou com janelas para LIBRAS, bate-papo com vídeo (Skype), entre outros;

- Os mais diferentes tipos de aparelhos auditivos para os surdos que têm baixa acuidade auditiva. E a possibilidade do Implante Coclear para aqueles surdos que se enquadram no perfil.


Implante Coclear

Tipos de Aparelhos Auditivos

- E um bando de Tecnologias já à venda para facilitar a vida dos surdos!  Mas esse seria um tópico longo pra cá, vou destrinchar aos poucos, ok?  



Ainda falta muito para a comunicação surdo x ouvinte funcionar. Ainda existem conflitos entre surdos e ouvintes e, até mesmo, entre surdos e surdos: aqueles que querem voltar a ouvir, aqueles que não gostam de falar, aqueles que odeiam implante coclear, aqueles que tem LIBRAS como primeira língua (L1) e aqueles que tem o português como L1 (eu o/). 

Enquanto houver possibilidade de melhoria, creio eu que continuaremos tentando. Satisfação permanente? Ahnnn, não. Utopia é outro tópico.

Como só escrever não basta, nós vamos caminhar!!  Dia 28/Setembro, às 9 hs de domingo, no posto 2 de Copacabana/RJ, haverá a 11ª Caminhada do Orgulho Surdo - "Setembro Azul". O convite é estendido a surdos, ouvintes e seus familiares. Ah é, o convite está em Libras:




E, pra fechar o tema com orgulho, minha homenagem ao dia vai em forma de #Pérolasaospedaços:




Até + ver!

Nu.


Fontes:
http://www.cultura-sorda.eu/resources/Eduard_Huet.pdf
http://www.feneis.org.br/page/Anexos/Cartilha_Dia_Nacional_Surdos.pdf

Um comentário:

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...