segunda-feira, 22 de setembro de 2014

0 Equinócio de Primavera e Sabbath de Ostara

Ei, gentes!

Partiu começar a Primavera?

Nucciastein informa:

O equinócio é o momento em que o Sol está cruzando o plano do equador celeste (não é a linha do equador da Terra!), sob o ponto de vista da órbita terrestre. Em setembro, o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e o da primavera no hemisfério sul.

A palavra equinócio significa 'noites iguais' (latim, aequus e nox), ou seja, a partir das 02:29 hs do dia 23/Setembro (equinócio oficial), os dias e noites passaram a ter o equivalente a 12 hs cada, com poucos minutos de diferença.


(Fonte: Wikipedia)

Em locais onde as estações são definidas, esta é a época de acasalamento, tanto de animais, quanto de plantas, por isso que é mais comum encontrar flores na primavera.

Por ser a época da fertilidade, os povos antigos (pagãos) celebravam este dia com um ritual específico: Sabbath de Ostara (ou Spring).

Eu poderia fazer um tópico de cada tema. Mas eu sou bruxa e cientista, então vou explicar tudo junto mesmo.

Ostara é um festival de busca de equilíbrio. Os rituais são feitos em homenagem à Deusa Oster ou Eostre, senhora da fertilidade, cujo símbolo é o coelho. Adivinha só de onde veio os símbolos comemorativos da Páscoa? Pois é! Bom, neste ritual, o Altar está decorado com flores da época e com ovos coloridos, outro símbolo de fertilidade, fecundidade.

   


Dentro da simbologia da Roda do Ano, é a época em que a Deusa e o Deus se apaixonam, deixando de ser mãe e filho. E a semente da vida é plantada no ventre da Deusa. 

PAUSA BÁSICA!!! Se você já está fazendo careta, enquanto pensa em incesto, eu peço que ABRA SUA MENTE! Da mesma forma que existem faces de você, de mim, a Deusa e o Deus também têm as suas. Simbologias são representações. A Roda do Ano é uma simbologia do ciclo circular da nossa vida. E a história da vida é contada  e celebrada em rituais sazonais, ok?

E, encerrando por hora, dedico a vocês um poema elaborado de Olavo Bilac, poeta e jornalista brasileiro, um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras. 


Até + ver!

Nu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...