menu

Destaques

sábado, 13 de setembro de 2014

0 Títulos Acadêmicos na Ciência

Oi, pessoas!

Este é para todos os que tem curiosidade sobre nossos títulos adquiridos ao longa da carreira científica. O post original, está no site Fala Química, logo você tem maior ênfase na carreira do Químico, mas, a titulação é bem semelhante para todos. Em resumo, o que a postagem mostra é:

1 - Aluno de Graduação >> estudante universitário;

2 - Graduado >> Bacharel em XX, Licenciado em XX (área de educação). Aqui faço em parênteses ao post original. Ele diz que apenas os Bacharéis podem seguir a carreira científica, enquanto que os Licenciados seguiram na área de educação. Só que eu fiz Licenciatura em Ciências Biológicas e gosto muito mais da área de pesquisa científica;

3 - Mestrado >> você termina em cerca de 2 anos, sai com o título de Mestre em XX. No meu caso, Mestre em Química Biológica;

4 - Doutorado >> no Brasil, dura em torno de 4 anos. Ao final, após a defesa da Tese, você recebe o Título de Doutor (PhD). Outro parêntese: Sim, é extremamente importante para sua carreira fazer o doutorado sanduíche (ao mín) no exterior. No meu caso, isso não foi possível, pois sendo surda não houve como fazer a prova de proficiência em língua estrangeira. Assim, isso me deixa em pequena defasagem curricular com relação aos concorrentes. 

5 - Pós-doc >> Complemento da carreira científica, não te dá necessariamente título, mas também é imprescindível para seu currículo. Da mesma forma que o doutorado sanduíche, também é legal fazer no exterior.

E depois? Cara, concurso público é sua meta! Você quer fazer pesquisa, precisa passar num concurso para Pesquisador ou para Professor Universitário (Adjunto). Este último te permite ser pesquisador e chefe de laboratório, mas também precisa atuar como Professor em cursos de Graduação. É fácil? Ahnnnn... não!!! 

Você pode fazer pesquisa em empresas/universidades particulares? Pode! Mas, pessoalmente, eu acho a estabilidade um pouco mais frágil. Óbvio que posso estar totalmente enganada!


Espero ter ajudado!!

Até + ver!

Nu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...