menu

Sorteios

domingo, 2 de novembro de 2014

0 Sobre 31 de outubro - Bruxaria e Folclore


Oi Queridos!... Ficou meio falso... 

Fala, meu povo!!! 

Este final de semana e a semana passada foram muito, mas muito corridos pra mim, por isso que nem deu pra fazer a postagem sobre o dia 31 de outubro na própria data. Vamos, então?



A primeira coisa que você deve saber sobre o 31/outubro é bem brasileira! É o Dia do Saci!!!

É um dos personagens do folclore brasileiro mais conhecidos. De origem indígena, o Saci seria rapaz negro, que perdeu uma perna lutando capoeira. Está sempre com um pito (cachimbo) nos lábios e um píleo (gorro) vermelho sobre sua cabeça, que lhe fornece poderes mágicos. Dizem ser uma figura brincalhona, sempre a se divertir com pessoas e animais, dando sustos em viajantes com os assobios. Originalmente, porém, seria mais maléfico. As melhores pesquisas feitas sobre o mito do Saci foram publicadas sob a autoria de Monteiro Lobato.




Well, o dia 31/10 é muito conhecido na cultura de países de língua inglesa (EUA, Canadá, Reino Unido). Lá, as pessoas comemoram o Halloween, cujo nome veio da contração da expressão escocesa "Allhallow-even", que significa véspera de todos os santos.

Bom, o modo como o Halloween é celebrado atualmente não tem quase nada de semelhante com suas origens. Agora, geral se fantasia, baseado num mito de terror, em alusão aos mortos e coisa e tal, sai às ruas pedindo doces e prometendo travessuras. Quer saber mais detalhadamente, consulte aqui a nossa querida Wikipedia.

Aliás, sabe por quê usam essas lanternas-abóboras? É baseado na lenda de Jack O'Lantern, um mito irlandês sobre um homem (Jack Miserável), que fez a gracinha de convidar o Diabo pra tomar umas e outras e não quis pagar a conta. Pediu então, que seu 'colega' se transformasse numa moeda e colocou-a no bolso ao lado de uma cruz de prata. Pois é, prendeu o capeta. No ano seguinte, prendeu novamente, dessa vez no alto de uma árvore. Para se libertar, o Diabo promete não levar a alma de Jack ao inferno. Quando Jack morre, Deus se recusa a recebê-lo e o Diabo cumpre sua promessa. Ao invés de ir par ao Inferno, Jack fica vagando pela noite escura com um punhado de carvão queimando.




Aqui no Brasil, o nome foi traduzido para "Dia das Bruxas". E este termo é usado só em países de língua portuguesa. E, porque raios todas as bruxas são caracterizadas com enormes narizes, verrugas, e uma maldade impecável?  Valeu, Disney, ajudou pacas...




Independente do nome ou das nossas rugas, a comemoração cultural é baseada em ritos celtas. Originalmente, o festival não tinha nenhuma relação com bruxas. Era apenas um festival que marcava o final do verão celta. Mas daí, juntaram também algumas origens pagãs, que incluem a noite de celebração e honrarias aos antepassados. Vulgarmente, passou a ser chamado de noite de celebração dos mortos.


Tá, E a Bruxaria nisso tudo?

Lamento dizer, mas a Bruxaria não está nem aí para nada disso. No dia 31 de outubro, as pessoas pagãs, wiccanas, seja de que Tradição da Bruxaria Moderna for, comemoram 2 festivais, dependendo do hemisfério:


No Hemisfério Norte, neste dia ocorre o Sabbath de Samhain. Neste dia, os bruxos celebram a virada da Roda do Ano. É como se fosse a festa de Ano Novo. É nesta noite que os bruxos honram seus antepassados, a noite em que o véu que separa os mundos está mais fino, e as almas dos antepassados conseguem encontrar o caminho de casa, para visitar os seus. No entanto, ninguém permite uma comunicação mais direta, pois todos os mortos estão ativos. É uma noite bem poderosa, pois marca o fim e o início de tudo. Em Samhain, o grande Deus morreu e a Deusa vai ao Mundo das Sombras prantear seu Consorte e retorna com a semente em seu ventre.


Já no Hemisfério Sul o ritual é o contraposto, Sabbath de Beltane, que marca a transição entre inverno e verão. Agora os dias começam a ficar mais longos, flores desabricham, amores estão no ar. É um dos festivais mais alegres, com música, dança, fogueiras (em homenagem ao Deus Belenos). É um ritual de fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, o casamento dos Deuses. É um costume wicca jamais se casar na época de celebração de Beltane (novembro e maio).




"Ah, mas e você? Comemora o quê?"

Hum... vocês já sabem que eu sou bruxa, sou Filha da Deusa. Então, no dia 31 de outubro, Jack Lanterna e fantasia pra mim é só para diversão. Minha celebração tem a ver com o Dia das Bruxas, como Bruxa, ou seja, eu celebro meus festivais. Acendo uma vela laranja em homenagem a Belenos, celebrando Beltane, e uma branca, em honra aos meus entes já falecidos, em celebração a Samhain. Sim, eu faço rituais completos, mas não vou descrevê-los aqui. Quem quiser mesmo saber um pouco, me pergunte em off, ok?




Viram como um único dia pode ter diferentes aspectos e nenhum deles ser o que você esperava?


Espero ter ajudado vocês!  


Abençoados sejam! Luz da Deusa chegue a todos!


Até + ver!

Nu.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...