sexta-feira, 14 de novembro de 2014

2 Surdo, Deficiente Auditivo ou PNE?

Oi Gente!

Hoje vamos a mais uma dúvida sobre surdez?


É que na última terça-feira aconteceu um evento na universidade onde trabalho, sobre Saúde e Educação, e muitos dos trabalhos apresentados eram sobre surdez. Só que... Bem, os alunos apresentando não se decidiam se chamavam as pessoas com déficit de audição ou com sua ausência de surdo ou deficiente auditivo. E, pra melhorar, em editais e afins, o governo cita que todos os que se encaixam na categoria 'diferente' ou 'não-normal', seriam Portadores de Necessidades Especiais, vulgos PNE.

Mas, afinal? O que é o certo?



A resposta do dia é... Depende.

Sério!  Depende do ponto de vista, se é a definição fisiológica, cultural ou politicamente correta.


Do ponto de vista fisiológico:
Surdo é o indivíduo que não possui a capacidade de ouvir mais nada, e nem usa audição em nenhum momento do seu dia. A comunicação é feita de diferentes formas, dependendo do indivíduo.

Deficiente auditivo é o coleguinha que apresenta graus diferenciados de perda de audição, mas que consegue fazer uso da mesma ao longo de um dia. Sua comunicação é basicamente a mais comum, ouve/responde.


Do ponto de vista cultural, seríamos todos surdos. Só que... Depende.

Depende porque se você nasceu surdo e, desde então, sua família fez você ter contato com a comunidade surda, você só vai falar se for extremamente necessário (ou se você souber, pois alguns se recusam a aprender), vai usar a LIBRAS como primeira língua, vai odiar português (ou gostar muito pouco) e vai odiar ser chamado de deficiente. 

Ou se, como eu, você tem a língua portuguesa como 1ª língua e, decidiu aprender a LIBRAS como L2, já que precisa de entender a comunicação que vem até você. Você também vai achar a palavra 'deficiente' muito imprópria, pois dá a impressão de que você é incapaz de alguma coisa. E, na MINHA opinião, não ter audição, não me torna automaticamente incapaz. Dificulta um bocado a vida, mas não impossibilita.





Mas lembrem que eu disse que depende. 

Algumas pessoas podem ter nascido sem audição, mas a família não aceitou bem a questão e decidiu que ia criar a pessoa como ouvinte. Ela vai se virar pra aprender Português como primeira língua, e também vai passar por fonoaudiólogos durante boa parte da vida até aprender a falar direito. Eles não se chamam de surdos pois não conhecem a culturalidade da palavra.

Existem também pessoas que perderam audição (na maioria, a perda é parcial, mas soube de algumas em que a perda foi total, como eu), que não se chamam de surdos, nem amarrados. Para elas, são deficientes auditivos. Se conseguem ouvir, não são surdos. Se conseguem falar, não são surdos. Se o uso de aparelhos ou implantes possibilitou o retorno de sua audição, não são surdos. É uma questão muito pessoal.


E os PNE? Esse é só o jeito politicamente correto de chamar toda essa diversidade de uma coisa só. É ruim? Não parece, mas isso generaliza muito e não evidencia as inúmeras diferenças que vemos uns nos outros.

Tenham em mente uma coisa muito importante >> SURDOS NÃO SÃO TODOS IGUAIS!!! 

Irei fazer uma postagem sobre os diferentes tipos de surdos, mas vocês já tem uma leve noção de que não dá pra jogar todos no mesmo pacote. Há INTOLERÂNCIA de todos os lados. Não, eu não estou tirando o meu da reta. Nós temos muitos problemas, que são difíceis de superarmos entre nós mesmos: os que não querem aprender LIBRAS, os que aprenderam LIBRAS mas usam mais o Português (eu!), os que falam mais do que sinalizam (eu tb!), os que deixaram de falar depois que aprenderam LIBRAS, os que nunca falaram, os que têm vergonha de falar, os implantados e os usuários de aparelhos que não querem usar LIBRAS, os usuários de aparelhos que preferem usar LIBRAS... E, por aí vai... Porque somos indivíduos e temos, cada um, nossa opinião e vontade. E, um não aceita o outro muito bem.

O que eu quis mostrar com o post? Há diferenças! Não dá pra rotular e ponto, pois, adivinhem só... DEPENDE!



E, uma coisa que esqueci de mencionar, mas vocês já devem ter entendido >> Surdo-mudo é um conceito em desuso!! A palavra foi criada em um contexto social e repassada por gerações sem fim, mas não tem fundamento!!
Um surdo pode perfeitamente aprender a falar, mesmo sendo pré-lingual (ou seja, ficou surdo antes de aprender sua língua materna). Pombas, eu fiquei surda já adulta! Eu falo mais que 3 pessoas juntas em conferência!! Vamos lá... Nada de propagar besteiras, o mundo faz isso sozinho...

Mas, então...

O que é legal de saber também é que, mesmo com toda essa surdiversidade, a maioria dos locais públicos no país não estão bem preparados para nos receber, sejamos quais tipos de surdos ou deficientes auditivos formos. Aqui deixo um recado para esta comunidade que parece bem unida, mas tem fatias: Lutem pelo seu espaço! Reclamem! Exijam a acessibilidade, seja pela presença de intérpretes ou tecnologias.




Beleza, então?

Espero ter ajudado um pouquinho mais!

Aguardem o post dos 'Tipos de Surdos'.

Até + ver!

Nu.





2 comentários:

  1. sou deficiente auditiva descobri a pouco tempo,que a perca auditiva e bilateral moderada a severa,fico muito triste em saber que em minha cidade(guarulhos)nao tem nenhum apoio aos surdos.nao consegui aparelho auditivo disseram que a espera é de 6 anos,ate la ja perdi totalmente a audiçao,trabalho...ate agora nada!!!ja fiz estrevista em varios lugar e nada!!!SOCORRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria... a vida é uma droga quando temos tecnologia mas não há acessibilidade a ela. Eu também sou surda (há 8 anos) e não uso aparelhos. Nunca pude usar, pois minha doenças não permitiu. Caso não consiga aparelho AASI elo SUS, talvez você tenha de procurar no setor privado. Mas lembre-se que um AASI não é a cura e não vai impedir que a doença se agrave. Mas vai te ajudar MUITO enquanto você tiver um vestígio de audição. Outra coisa que você pode fazer é procurar uma amiga minha: Lak Lobato (procure o nome no facebook ou o blog dela "Desculpe, não ouvi!") é surda também, morada em SP capital e usa Implante Coclear. Talvez possa te indicar fonoaudiólogos especializados OU como conseguir os aparelhos melhor do que eu aqui no RJ. Boa sorte e me mantenha informada!
      bjs! Nu.

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...