quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

2 [Karissa Kamra] - Shahrazad - A pioneira da Dança do Ventre no Brasil

Oi pessoas,

No último final-de-semana, o Brasil perdeu grandes nomes em duas áreas muito importantes na minha múltipla vida.

Na ciência, faleceu o Prof.Emérito da UFRJ, Leopoldo De Meis, cuja homenagem publiquei na última segunda-feira (Acesse Aqui).

Hoje, a homenagem é para outra grande estrela, mas dessa vez, da Dança do Oriente, Dança do Ventre, Bellydance (vou abreviar para DV aqui), a ilustre Shahrazad Sharkey, falecida no dia 6 de dezembro, aos 74 anos.




Foi durante os anos 70 que a DV começou a ser ensinada no Brasil. E a pioneira foi Shahrazad Sharkey, mais conhecida apenas como Shahrazad. Esta grande bailarina, nascida com o nome de Madeleine Iskandarian, na cidade de Belém, Palestina, também viveu na Síria e no Líbano.

Começou a dançar aos 7 anos de idade com sua mãe e já se apresentou a um Rei (Rei Abdallah, Jordânia). Mudou-se para o Brasil após se casar na Síria ao final dos anos 50. Suas primeiras apresentações no Brasil foram como integrante da colônia árabe, em um famoso restaurante árabe da cidade de São Paulo, SP. Dançava e cantava com 3 músicos, entre eles o pioneiro da percussão árabe Fuad Calil Haidamus, e o alaudista Wadih Koury.


Shahrazad deu aulas a inúmeras bailarinas, entre elas Lulu from Brasil, Hayat el Helwa, Suheil (do grupo Bellydancers Superstars), Jhade Sharif e outras. Com vídeos-aulas e livros publicados ("Resgatando a Feminilidade", entre outros), Shahrazad tinha como prerrogativa o ensino da feminilidade, da busca da mulher pela sua essência feminina de ser.. Ela insistia na dança com sentimentos, muito além da pura técnica.

Eu não a conheci pessoalmente, mas, obviamente, não posso dizer que não sei quem ela foi. Tudo bem, não sou uma p... bailarina, mas não conhecer Shahrazad fazendo parte do mundo da DV, é assinar atestado de pouco estudo e total desconhecimento da dança e da cultura.



Que a Deusa dê conforto à sua família, às suas alunas e seguidoras, à sua essência. Em especial, aquela, toda feminina.

bj-Ka.


Fontes:
http://www.dancadoventrebrasil.com/2010/02/shahrazad-sharkey.html
http://eventre.blogspot.com.br/2014/12/sharahzad-sharkey-in-memorian.html#more

2 comentários:

  1. OLá td bem? Obrigada por citar a Mestra Sharahzad e o blog do E-Ventre ! Infelizmente temos poucas pessoas que falaram sobre o assunto e a arte que ela ensinou nunca morrerá ! bjks Deborah Macedo/E-Ventre

    ResponderExcluir
  2. Oi! De nada! Obrigada a você pela visita, leitura e comentário. Fique a vontade para retornar. Um bj, muita luz! Karissa.

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...