quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

[Por Trás das Páginas] - Participando de Antologias

Alou, gente!

Esses dias estão cheios de Antologias em minha vida. 

Por definição, Antologia é uma obra impressa que reúne trabalhos literários (contos, crônicas, poesias) ou musicais de diferentes co-autores ou vários de um único autor. Normalmente, estão reunidos sob uma temática ou um período de tempo.



É a forma mais comum que um escritor calouro, como eu, utiliza para iniciar uma carreira literária. Além de publicar contos em livros com outros autores (Antologias e Co-autorias), pode também participar de concursos. A segunda fase, eu ainda não me atrevi, pois estou correndo, literariamente falando, para fechar o "Pérolas da minha surdez" ainda neste semestre, contando com revisão e tudo.

Então, algumas pessoas não sabem como funcionam as seleções de Antologias. Tive o prazer de responder algumas dessas questões e vi surgirem polêmicas quanto ao trabalho de autores e organizadores. Então, achei, por bem, fazer um resuminho de como as coisas funcionam.

Deixando bem claro que o tal resumo é baseado única e exclusivamente em experiência própria. Coloquei em listinha pra facilitar minhas ideias e a leitura de vocês. 

Ressalto, novamente, que as etapas abaixo listadas variam de acordo com o organizador da Antologia e/ou com a editora envolvida. Algumas vezes, a editora dita todas as regras.


Então, "O que acontece quando... resolvo participar de uma Antologia?"

- Um autor/autora veterano se dispõe a ser o organizador. Ele escolhe o tema e a quantidade de textos a serem publicados. Também entrará em contato com uma Editora (normalmente de pequeno ou médio porte), proporá o trabalho, assinará o contrato e intermediará as negociações.


- Tudo efetivado, o organizador começa a divulgação da seleção de textos da Antologia. Só serão aceitos textos inéditos (nunca plagiados!), escritos dentro do tema proposto e enviados dentro do prazo estipulado.

- Os autores enviam o(s) texto(s), já revisados e revisados e revisados. Às vezes, além da revisão, é necessário enviar o texto com as formatações exigidas (número de caracteres, fonte, espaçamento entre linhas, etc).

- Findo o prazo, o organizador e outros autores convidados julgarão os textos a serem publicados.

*- Enquanto a seleção de textos ocorre... Alguns organizadores solicitam que os autores participantes auxiliem na escolha da capa das Antologias. O organizador envia capas possíveis e os co-autores escolhem por votação.

- Os selecionados são informados e recebem um contrato. Devem ler com cuidado, assinar, efetuar o pagamento (que pode ser fixo ou dependente da quantidade de textos enviados), e retornar tudo ao organizador. 

*- Os valores arrecadados são destinados ao pagamento do registro de direitos autorais da obra na Biblioteca Nacional, da criação do ISBN (código internacional de identificação de livros), da editora/gráfica, capista, diagramador, envio a bibliotecas nacionais e internacionais, produção de marcadores de páginas e outros brindes, divulgação, entre outros.

- Tudo formalizado, os textos diagramados retornam ao autores que devem fazer uma nova revisão, corrigir o que for necessário e, então, aprovar.

- A data de lançamento é estabelecida e os exemplares de cada autor (recebidos a título de Direitos Autorais e previamente informados no contrato) são enviados, via Correios.


Simples ou não? Não, não vou colocar preços aqui, pois variam enormemente. Além disso, pode infringir uma cláusula de contrato.


Quer participar de uma Antologia? A seleção de textos para 3 antologias está aberta até 10/Fevereiro. Para saber mais, acesse essa postagem AQUI (Parceria Rô Mierling).



Espero ter ajudado!

Até + ver!

Nu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: