sĂ¡bado, 21 de março de 2015

Resenha [seriado] - Resurrection

Bom dia, pessoas!

É dia de resenha de seriado, bebĂª! Vamos conversar sobre Resurrection?

Baseada no livro escrito por Jason Mott, cujo nome traduzido Ă© RessurreiĂ§Ă£o (Brasil) e Os Regressados (Portugal), uma sĂ©rie dos EUA, exibida pelo canal ABC (aqui no Brasil, passa no AXN, TV por assinatura), desde março de 2014.

Vamos lĂ¡?

RESSURECTION
Ressurection, 2014
FicĂ§Ă£o CientĂ­fica, drama.

Sinopse:
As vidas dos habitantes da pequena cidade de Arcadia, no Missouri, mudam completamente quando seus entes queridos voltam dos mortos. Um menino americano de 8 anos acordou sozinho em um arrozal na China sem ter ideia de como foi parar ali. Os detalhes começam a vir Ă  luz quando o menino, que diz se chamar Jacob, lembra que sua casa Ă© em Arcadia e um agente da imigraĂ§Ă£o chamado J. Martin Bellamy o leva atĂ© lĂ¡. A casa onde ele vivia Ă© ocupada por um casal mais velho, Henry e Lucille Langston, que dizem que seu filho Jacob Langston morreu hĂ¡ 32 anos. Apesar de estarem diferentes, Jacob os reconhece imediatamente como seus paĂ­s. Os amigos prĂ³ximos da famĂ­lia tratam de decifrar o mistĂ©rio, mas o menino tem segredos sobre sua prĂ³pria morte que mais ninguĂ©m conhece.


Conta a histĂ³ria dos moradores da cidadezinha de Arcadia, cujos parentes jĂ¡ falecidos em diferentes Ă©pocas, estĂ£o  de volta, começando a aparecer nos mais diversos lugares do planeta, mas terminando em Arcadia, Ă³bvio.

JĂ¡ no episĂ³dio piloto vocĂª sente o clima de tensĂ£o e situaĂ§Ă£o surreal quando o menino Jacob aparece no meio de uma plantaĂ§Ă£o de arroz na China. O problema Ă© que Jacob morreu afogado hĂ¡ 30 anos, juntamente com sua tia.

Ele Ă© levado Ă  casa de seus pais jĂ¡ idosos pelo agente da imigraĂ§Ă£o Martin Bellamy. AliĂ¡s, que atuaĂ§Ă£o bela de Kurtwood Smith como o pai de Jacob, Henry Langston. O cara exala tristeza, dĂºvida e drama pelos poros sem ficar pedante ou vocĂª sentir vontade de dar uns tapas no personagem. TambĂ©m admiro a interpretaĂ§Ă£o de Landon Gimenez, nĂ£o Ă© sempre que um garoto de 10 anos tem dĂºvidas filosĂ³ficas pertinentes e escolhas sĂ¡bias.

Ao longo da temporada, outros cidadĂ£os falecidos surgem, a histĂ³ria da cidade, dos ressuscitados e de seus parentes vivos Ă© contada aos poucos. Todos os "ressuscitados" sĂ£o avaliados clinicamente pela Dra. Maggie Langston, prima mais nova do Jacob, e sĂ£o liberados com saĂºde perfeita. 


Ă“bvio que a galera ainda 'viva' da cidade entra em pĂ¢nico, sem saber o que estĂ¡ acontecendo. Crises e ameaças pĂºblicas, nenhuma informaĂ§Ă£o relevante sobre o por quĂª ou como as pessoas voltam Ă© fornecida. O suspense e o drama sĂ£o mantidos e nĂ£o fica enjoativo.

A 1ª temporada contou com apenas 8 episĂ³dios, e teve 60% no Metacritic, a crĂ­tica especializada. JĂ¡ o voto popular chegou a 7,4. A segunda temporada foi confirmada e jĂ¡ estĂ¡ em exibiĂ§Ă£o aqui no Brasil, contando com mais episĂ³dios do que esta primeira. 

Eu recomendo a sĂ©rie, pelo conteĂºdo diferencial. É um tema batido (ressurreiĂ§Ă£o/retorno dos mortos), visto de uma forma diferente do usual, ou seja, nĂ£o sĂ£o zumbis famintos. Gostaria de ter uma ideia mĂ­nima que seja da causa do retorno, Ă© cientĂ­fica? É mĂ­stica? É o quĂª, meodeos?

Bem, continuem curiosos junto comigo. Vai que na 2ª temporada...




ELENCO PRINCIPAL

- Jacob Langston - Landon Gimenez, de Housekeeping 

- Martin Bellamy - Omar Epps, de House, M.D.

- Lucille Langston - Frances Fisher, de A Hospedeira

- Henry Langston - Kurtwood Smith, de That '70s Show

- Sheriff Fred Langston - Matt Craven, de Paranoia

- Dra. Maggie Langston - Devin Kelley, de The Chicago Code

- Rachel Braidwood - Kathleen Munroe, de Call me Fitz

- Margaret Langston - Michelle Fairley, de Game of Thrones



ATUALIZAĂ‡ĂƒO EM MARÇO/2015

Resenha da 2ª Temporada



Aproveitando o embalo do Carnaval, quando vocĂª nĂ£o estĂ¡ desesperadamente escrevendo e revisando um livro, assiste umas temporadas pra relaxar. Isso acontece, normalmente, Ă s 1h da madrugada... Fazer o quĂª?

Chateei em saber que, diferentemente da sua irmĂ£ de temĂ¡tica, 'Les Revenants', produzida na França, esta sĂ©rie nĂ£o estĂ¡ atingindo satisfatoriamente o nĂ­vel de audiĂªncia esperado para uma adaptaĂ§Ă£o literĂ¡ria famosa. A crĂ­tica permanece enfatizando o nĂ­vel fraco da sĂ©rie, mesmo estando seriamente cogitada para renovaĂ§Ă£o da 3ª temporada.

E o que tem esta temporada de novo? Personagens e conflitos, ou seja, a base de toda histĂ³ria. Ela começa meses apĂ³s o final anterior, em que todos os mortos voltam e o Governo do paĂ­s interfere. 


HĂ¡ a presença de uma doença misteriosa que afeta apenas ressuscitados e alguns deles começam a desaparecer. E para toda doença hĂ¡ um soro 'amortizador' que estĂ¡ na posse do governo, mais especificamente da agĂªncia dos Ressuscitados.

Uma personagem nova que chama muita atenĂ§Ă£o Ă© a avĂ³ de Jacob Lagston, Margaret. É por ela que descobrimos que este surto de ressuscitados nĂ£o Ă© o primeiro que ocorre em Arcadia. TambĂ©m Ă© ela a responsĂ¡vel por enviar os retornados para... bem, quem sabe onde? AlĂ©m da vovĂ³ Margaret, outros tantos ressuscitados retornam e tentam se ajustar ou se vingar.

Uma outra trama continua desde a temporada anterior. Rachel Braidwood ainda estĂ¡ gestando o bebĂª que morreu com ela quando se suicidou e que retornou com ela na 1ª temporada. Mais ainda, temos o povo de Arcadia meio doido muito fanĂ¡tico querendo se livrar dos retornados. E temos os prĂ³prios Ressuscitados querendo se livrar do bebĂª da Rachel!

Bom, e eu? Eu achei esta nova temporada um tanto quanto forçada. NĂ£o fraca, mas cansativa. É mais como uma forçaĂ§Ă£o de barra, encheĂ§Ă£o de linguiça. Os roteiristas nĂ£o estĂ£o sabendo adaptar.

E as perguntas aumentam e continuam sem um mĂ­nimo de explicaĂ§Ă£o. Mas isso Ă© a cientista em mim jĂ¡ meio possessa por nĂ£o ter suas hipĂ³teses respondidas: Por que todos retornam? É a Ă¡gua? É o solo? Por que os ressuscitados ficaram doentes? Como? Foi um vĂ­rus, bactĂ©ria? Se nĂ£o Ă© a primeira leva de ressuscitados, quantas jĂ¡ houveram? E, pelamordedeus, por que?????

Quase igual a The Walking Dead que tambĂ©m nĂ£o me ajuda em nada no quesito "como essa porra toda aconteceu", mas pelo menos tem mais aĂ§Ă£o, sangue e tripas voadoras. 

Foi-se a 2ª temporada e eu permaneço no escuro.

Mas, mesmo assim, acho que vale a pena uma conferida. Vai que vocĂªs percebem algo que eu nĂ£o? 



Infelizmente, foi anunciado que o seriado foi cancelado (Maio/2015). Ou seja, me ferrei com as respostas.

Quem nĂ£o se incomodar em ver sem ter um final, manda ver.

Bom divertimento!

AtĂ© + ver!





Nuccia De Cicco Ă© biĂ³loga, Doutora em BioquĂ­mica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixĂ£o de Santa Teresa, Ă© apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, alĂ©m de ter uma queda saudĂ¡vel por cafajestes. Surda desde os 27 anos, Ă© co-autora em oito antologias e publicou o livro “PĂ©rolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas sĂ£o mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 

Um comentĂ¡rio:

  1. OlĂ¡! Obrigada pelo comentĂ¡rio!
    Adorei seu blog! Muito explicativo e Ăºtil! Seguindo!!
    bj-Ka!

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: