menu

Destaques

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

2 Resenha [livro] [book-tour] - Desejo e Honra

Olá, nucciamigos!!


Conforme anunciado em novembro, muitas seleções para book-tour foram feitas e eu estava em todas!

Hoje vamos fazer a resenha de um romance de época: Desejo e Honra, da autora Tatiane Durães. book-tour que foi anunciado AQUI.

Antes de começar a resenha em si, aquela nossa investigada sagaz na história do livro:

Desejo e Honra
Ano: 2015
Editora: Deuses
Gênero: Romance de Época

Sinopse:
1890. O Brasil passava por sérias mudanças. Os escravos foram alforriados, porém, apenas no papel. Os italianos começaram a chegar em busca de uma vida melhor. A corrida pelo ouro terminara há muito tempo e o café com leite era o que sustentava a economia do país. Em Minas Gerais, uma única família ainda mantinha a atividade do minério, a família Leon, eles continuavam sendo abençoados, encontrando ouro em suas terras. O Conde de Leon, filho do monarca Duque de Leon, que, devido a idade, não conduzia mais os negócios. Conde que, apesar de bondoso, carregava no peito a enorme dor da perda. Sua esposa Cassandra falecera ainda muito jovem, e desde então ele nunca mais ficara atraído por nenhuma mulher, até aquele dia, 31 de outubro, quando uma jovem de cabelos negros e pele extremamente branca chegou em sua casa para ajudar na cozinha. Uma jovem bonita, delicada e inteligente. Assim, o Conde de Leon, finalmente percebeu que poderia se libertar do fantasma de sua falecida e amada Cassandra. Entretanto, a jovem carregava consigo um segredo: Linda, porém fatal.

E, agora,sim, vamos resenhar!


A história se passa no interior de MG, Brasil, início do século XX, logo após a assinatura da Lei Áurea, final do ciclo de mineração e início do ciclo do café.

Amanda é uma ladra muito conhecida na região. Tudo o que ela sabe dos negócios da família foi o pai quem ensinou. Sua mãe, filha de uma das família mais ricas, foi deserdada. As únicas pessoas que Amanda confiava e podia contar eram Alice, uma meretriz a quem salvou de um espancamento, e seu parceiro e amante Henrique, que a traiu, denunciando-a à polícia.


Em fuga, Amanda se torna uma empregada na casa de fazendo do Rei do Ouro, Conde de Leon. Assim que pôde observar a nova empregada, o Conde se sente "fisgado". Era a primeira vez que se interessava por uma mulher anos após o falecimento de sua esposa.

O romance começa como era costume da época, em se tratando de moças já sem castidade. No entanto, com o passar do tempo, o Conde se vê cada vez mais apaixonado e até a própria Amanda reluta em fugir novamente.

As coisas se complicam quando o parceiro de Amanda descobre onde ela se escondeu. É nessa hora que a trama tem mais ação e o enredo dá uma corridinha. Não que seja ruim! Pelo contrário, a leitura fluiu bem melhor.

Eu não sou chegada a romances melosos. Dramas, então, passo longe, mas gosto de romances de época, especialmente os nacionais, os quais há uma melhor identificação da minha parte, talvez por conhecer um pouco a região onde se passam. Esse livro não me pareceu enfadonho; em momento algum, me peguei pensando em outras coisas. É um romance de época bem estruturado, com boa organização e relativamente fiel ao seu tempo.

Por que "relativamente"? Suponho que se tivesse sido escrito com a linguagem da época, ninguém teria paciência para lê-lo. Portanto, a tal da "infidelidade" é, na verdade, uma pequena liberdade de adaptação feita pela autora. Liberdade essa muito bem utilizada.

A capa é em brochura, e sua imagem foi muito bem escolhida. Parece até que a protagonista foi descrita de acordo com a capa. As fontes do título dão o toque essencial para o estilo da época. As cores são marcantes, mas não berrantes e combinam com o restante da imagem. Temos duas orelhas, com biografia e uma citação, em fontes bem colocadas. O único porém foi a fonte escolhida para a citação e sinopse na contracapa. Ela é um pouco rebuscada e com o pouco espaçamento entrelinhas, ficou um tanto complicado de ler. Maldito costume de fontes serifadas.

Diagramação simples, porém cuidadosa. Os inícios de capítulo combinam com o texto. Papel amarelado, tipo pólen, e fontes em bom tamanho. Os erros de português encontrados são mínimos e já haviam sido informados pela autora ANTES de iniciar a leitura, portanto podemos desconsiderar.

Em resumo, é uma obra delicada, mas com fortes traços da escrita peculiar da autora, demonstrando o zelo e o cuidado que teve ao escrever. Uma leitura leve e, ao mesmo tempo, singular. Deixo registrado os merecidos parabéns!

E quem disse que não teria citações? Vocês também...!



Acesse as redes sociais do livro:

 

Para comprar a versão impressa, direto com a autora ou no link:



Sobre a autora:

Tatiane Durães nasceu em Monte Mor, onde mora até hoje. Tem 28 anos, é assistente administrativa e formada em Administração de Empresas na Unip (Universidade Paulista).

Com quinze anos, leu O Alquimista, de Paulo Coelho, apaixonando-se pela literatura, e não parou mais de ler.

Em 2013, começou a escrever sua primeira história depois de ficar imaginando vários finais diferentes para livros e filmes que lia e assistia.

Redes e sites da autora:


 




Outras obras da autora:

Kaelium - A Herdeira
Ano: publicação em andamento no Wattpad.
Editora: sem editora.
Gênero: Ficção Científica

Sinopse:
Kaelium aparentemente é um mundo pacifico, mas por baixo da diplomacia existe uma sede de poder muito grande. Por esse motivo, a herdeira do trono de Zefir foi sequestrada quando com meses de vida e enviada ao espaço para morrer, mas o destino decidiu diferente e sua pequena nave foi parar em um mundo novo, o planeta Terra. Samantha, como passou a ser chamada, encontrou uma família, cresceu em um lar com amor e carinho, mas sem conhecer sua verdadeira origem. Prestes a completar dezoito anos, a cidadezinha onde vive com os pais é atacada por uma estranha nave. A vida de Samantha vira de ponta cabeça. Ela descobre que não é humana e não é filha dos seus pais. Agora, ela precisa fugir para sobreviver, aprender a usar seus dons e descobrir quem realmente ela é.

Redes:


*****

As Faces da Luz
Ano: 2016 (2ª edição)
Editora: Arwen
Gênero: Fantasia

Sinopse:
Ao ser forçada a atravessar um portal por um imenso lobo, Tayara se depara com um mundo que jamais imaginara. Elfos e bruxas passam a fazer parte de sua realidade, mas o que ela não sabe é que seu destino fora traçado muito antes de seu nascimento. Agora, ela terá que escolher entre a razão e o coração, pois ao se apaixonar por um elfo, descobre que uma forte maldição a prende a ele. Uma aventura repleta de magia e descobertas, se inicia.

Redes:


*****

Fadas da Lua - conto
Ano: publicação em andamento no Wattpad.
Editora: sem editora.
Gênero: Fantasia

Sinopse:
Fadas são os seres mais mágicos e puros de nossos contos de infância. Para Ane, elas eram perfeitas e bruxas eram feias e corcundas. Mas, ao entrar na adolescência, ela descobre que é uma bruxa, assim como a mãe e a avó. Próximo ao Samhain, elas decidem contar a Ane a verdadeira história das fadas, pois um grande perigo se aproxima e a garota precisa estar pronta para combater aquelas que sempre adorou. Fadas são sanguinárias e matam para se manter vivas e fortes.

Redes:



Foi uma das leituras mais carismáticas do ano. Como disse, sou um tanto apaixonada por romances de época e este é o segundo romance de época nacional que me abraça (o primeiro é Mestiça, de Gilda de Abreu).

Obrigada pela oportunidade e confiança, Tati. Espero ter ajudado!

Não percam todas as incríveis promoções de Natal:

Até 15/12:

Boa sorte!

Boa leitura!

Até + ver!

2 comentários:

  1. Oi Nuccia,

    Fico muito feliz que tenha se encantado com a história. Muito obrigada por ter participado do book tour. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, sua linda! Foi uma leitura muito bacana mesmo!
      um beijo!!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...