segunda-feira, 21 de março de 2016

Resenha [seriado] - Orphan Black

OlĂ¡, pessoas!

Chega de livro por enquanto! Cansei dessa literatura toda! Bora ver TV, assistir seriados novos!!

E depois de assistir tantas temporadas eletrizantes, de fazer roer as unhas e ficar de boca aberta, trago a resenha pra vocĂªs! Porque eu sou legal, eu divido meus traumas! XD

A resenha da vez Ă© sobre o seriado Orphan Black

Orphan Black Ă© uma sĂ©rie de ficĂ§Ă£o cientĂ­fica, produzida em parceria pela BBC America e o canal Space canadense. Criada pelos canadenses Graeme Manson e John Fawcett, começou a ser exibida em 2013. Eu assisti a 1ª temporada durante o carnaval desse ano, pelo Netflix.

Lembrando que a cada nova temporada ou informaĂ§Ă£o, esta postagem serĂ¡ atualizada, ok? Vamos lĂ¡?


ORPHAN BLACK
Orphan Black, 2013.
FicĂ§Ă£o-cientĂ­fica, suspense, drama

Sinopse:
ApĂ³s presenciar o suicĂ­dio de uma desconhecida com a aparĂªncia idĂªntica Ă  sua, Sarah Manning, uma Ă³rfĂ£ britĂ¢nica com um histĂ³rico de delitos criminais, resolve furtar seus pertences e assumir sua identidade, se passando pela detetive Elizabeth Childs. As intenções iniciais de Sarah eram simplesmente tomar posse do dinheiro contido na conta bancĂ¡ria de Childs e usĂ¡-lo para começar uma nova vida com seu irmĂ£o adotivo Felix Dawkins e sua filha de 7 anos, Kira. Sarah usa a morte de Beth para despistar seu ex-namorado, um traficante de drogas chamado Victor, assumindo a identidade da policial e, consequentemente, acaba se envolvendo em uma conspiraĂ§Ă£o envolvendo clonagem humana. Sarah entĂ£o tem de, ao mesmo tempo, impedir que a polĂ­cia descubra sua identidade verdadeira e ajudar suas recĂ©m-descobertas irmĂ£s clones a descobrir sua verdadeira origem, alĂ©m de se proteger de um grupo de fanĂ¡ticos religiosos que desejam destruĂ­-las.




Orphan Black (OB) foi uma das melhores sĂ©ries que vi este ano, disputando a primeira colocaĂ§Ă£o com Sense8, jĂ¡ resenhada aqui, outra sĂ©rie terrivelmente ph*da. Tendo como premissa a existĂªncia de clonagem humana bem sucedida, OB vai nos apresentar todas e todos os clones circulando pela Terra sem nem saberem o que sĂ£o.




Eu costumo apresentar a histĂ³ria e os personagens, colocando o nome do ator que o interpreta entre parĂªnteses, juntamente com o seu trabalho mais famoso. Dessa vez, terei de fazer diferente. Porque a sĂ©rie trata de clonagem, temos entĂ£o uma atriz representando todas as personagens principais.



A atuaĂ§Ă£o magnĂ­fica de Tatiana Maslany (de Heartland) Ă© uma coisa quase inexpressĂ¡vel! A atriz, que interpreta mais de dez clones, Ă© capaz de variar os personagens e suas personalidades com maestria a cada episĂ³dio, quando nĂ£o o faz 5 ou 6 vezes em um mesmo episĂ³dio! NĂ£o Ă© Ă  toa que recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz de sĂ©rie dramĂ¡tica!

Por isso mesmo, nĂ£o posso deixar de parabenizar tudo e todos dos bastidores do seriado pelo excelente trabalho em ajudar a atriz a incorporar cada uma de suas personagens: cabelo, maquiagem, figurino, fotografia, direĂ§Ă£o, arte, etc.. etc...



A primeira clone a conhecermos Ă© a protagonista Sarah Manning, quando estĂ¡ em uma estaĂ§Ă£o de trem. Ela, desconhecedora de sua condiĂ§Ă£o de geneticamente igual a outras tantas, Ă© testemunha do suicĂ­dio de Elizabeth "Beth" Childs, uma detetive que jĂ¡ tinha transtornos depressivos e sĂ³ piorou com a descoberta da trama dos clones. Quando Beth se atira na frente do trem, Sarah rouba sua bolsa e assume sua identidade tentando retirar toda a grana que Beth tem no banco para fugir com sua filha Kira e seu irmĂ£o adotivo Felix Dawkins (Jordan Gavaris, de Unnatural History).




AlĂ©m disso, Sarah começa a receber ligações suspeitas de alguĂ©m querendo saber se ela pegou uma maleta cheia de informações perigosas. Perigosas o suficiente para serem a causa da morte de outra clone, a Katja Obinger. E entĂ£o, Sarah conhece, aos poucos e em diferentes contextos, suas outras irmĂ£s:



- Alison Hendrix, uma mĂ£e de famĂ­lia do subĂºrbio; 
- Cosima Niehaus, uma lĂ©sbica estudante universitĂ¡ria de biologia evolutiva do desenvolvimento; 
- Tony Sawicki, um clone trans que comete pequenos delitos; 
- Helena, uma fanĂ¡tica religiosa, irmĂ£ gĂªmea de Sarah, treinada pelos Proletheans e responsĂ¡vel pelo assassinato de alguns clones;
- Rachel Duncan, que cresceu sabendo ser um clone e trabalha para seus criadores.

Cada clone tem um monitor, originalmente contratado pela empresa que comprou as informações do Projeto Leda (nome escolhido devido a histĂ³ria mitolĂ³gica "Leda e o Cisne"), o criador dos clones, atualmente extinto. O monitor Ă© alguĂ©m que vigia e ajuda a empresa original a fazer avaliações mĂ©dicas e psicolĂ³gicas dos clones sem que elas saibam. A grande maioria desses monitores sĂ£o os maridos, namorados, pois eles tem acesso contĂ­nuo Ă s garotas.

Mas a trama nĂ£o estĂ¡ sĂ³ na origem das clones. Outro grande problema vem da Ă¡rea religiosa: os Proletheans, um grupo religioso severo, fanĂ¡tico e extremista, cuja missĂ£o era, inicialmente, sacrificar todas as clones. Posteriormente, decidem manter Sarah e sua gĂªmea Helena vivas, pois sĂ£o as clones defeituosas, as Ăºnicas fĂ©rteis, ou seja, capazes de terem filhos biolĂ³gicos. Sim, vocĂª entendeu: elas foram feitas para serem estĂ©reis.

O que Ă© importante saber da sĂ©rie Ă©: nĂ£o confie em nenhum personagem!!! Cheia de reviravoltas e informações impactantes a cada episĂ³dio, vocĂª nunca sabe que personagem estĂ¡ a favor ou contra, sua identidade, sua verdadeira funĂ§Ă£o na trama.

AlĂ©m da atuaĂ§Ă£o belĂ­ssima da Tatiana, o ator Jordan Gavaris merece destaque pela sua interpretaĂ§Ă£o do irmĂ£o adotivo de Sarah. Felix Ă© um gay sagaz, perspicaz, hilĂ¡rio e ama sua irmĂ£! Ele se mete em muitas, mas muitas confusões mesmo para salvar a pele de Sarah e, posteriormente, de suas amigas clones.

Com 10 episĂ³dios nesta temporada inicial, a sĂ©rie atingiu 92% de aprovaĂ§Ă£o pelos crĂ­ticos: "Orphan Black Ă© um passeio pela ficĂ§Ă£o cientĂ­fica selvagem, que traz uma sensibilidade dramĂ¡tica [ao enredo] que pode se transformar em novos suspenses num piscar de olhos".[FONTE] 


Renovada para uma quarta temporada em 2015, com previsĂ£o de estrear em 2016, a sĂ©rie tem tudo para manter seu Ă­ndice em alta. 



Eu mais que recomendo! É uma trama intrincada, mas dĂ¡ pra acompanhar perfeitamente. A cada episĂ³dio vocĂª conhece melhor as clones, suas vidas e seus passados. Atuações impecĂ¡veis, histĂ³ria original, enredo bem montado e verossimilhança em praticamente tudo, rendem um Ă³timo entretenimento!

Gostou da série? Manda ver! Vale a pena!!!

Acompanhe as novidades no site da Orphan Black Br!




ELENCO PRINCIPAL:

- Sarah Manning, Beth Childs, Alison Hendrix, Cosima Niehaus, Krystal Goderitch, Helena, Rachel Duncan, Toni Sawicki, Katja Obinger, Jennifer Fitzsimmons, Veera Suominen - Tatiana Maslany, de Heartland

- Felix Dawkins - Jordan Gavaris, de Unnatural History

- Paul Dierden - Dylan Bruce, de IncontrolĂ¡vel

- Arthur Bell - Kevin Hanchard, de A firma.

- Vic - Michael Mando, de Lost Girl.

- Dra Delphine Cormier - Ă‰velyne Brochu, de CafĂ© de Flore

- Siobhan Sadler - Maria Doyle Kennedy, de The Tudors

- Clones masculinos do Projeto Castor - Ari Millen, de Nikita.



ATUALIZAĂ‡ĂƒO EM MAIO/2016



Resenha da 2ª Temporada




Na 2ª temporada, estamos mais do que acostumados Ă  interpretaĂ§Ă£o espetacular de Tatiana Maslany (de Heartland), a atriz que interpreta mais de dez clones e que recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz de sĂ©rie dramĂ¡tica.

TambĂ©m estamos quase totalmente Ă­ntimas das clones principais: a protagonista Sarah Manning, a detetive suicida Elizabeth "Beth" Childs, a mĂ£e suburbana e alcoĂ³lotra Alison Hendrix, a estudante de biologia evolutiva do desenvolvimento Cosima Niehaus, a fanĂ¡tica religiosa e irmĂ£ gĂªmea de Sarah Helena e Rachel Duncan, que cresceu sabendo ser um clone e trabalha para seus criadores.

Nesta temporada os mistĂ©rios por trĂ¡s da criaĂ§Ă£o do Projeto Leda começam a ser desvendados. AlĂ©m disso, esta criaĂ§Ă£o se mistura com o passado de Sarah e de algumas das outras clones. AlĂ©m disso, os tais monitores deixam de ser meros coadjuvantes e observadores das clones para participarem mais ativamente de suas vidas.


O clima da temporada Ă© muito mais tenso, as reviravoltas sĂ£o mais abundantes. Descobrimos que muita gente do passado de Sarah conhecia e fazia parte do Projeto Leda. TambĂ©m descobrimos que alguns fundadores do Projeto estĂ£o vivos e muito bem, obrigada. Agora, qual a implicaĂ§Ă£o disso? SĂ³ vendo a sĂ©rie!


Nessa temporada, o nĂºcleo religioso dos Proletheans tem maior destaque e faz umas coisas meio absurdas... Fiquei bem chocada. TambĂ©m ficaremos conhecendo o pai de Kira. E ele passarĂ¡ a ter um papel importantĂ­ssimo na histĂ³ria.


Da mesma forma que a 1ª temporada: continue nĂ£o confiando em nenhum personagem!!

Toda a sĂ©rie Ă© um espetĂ¡culo no quesito atuaĂ§Ă£o. AlĂ©m da flexibilidade de Tatiana, temos a irreverĂªncia do ator Jordan Gavaris que continua merecendo destaque pela sua interpretaĂ§Ă£o do irmĂ£o adotivo de Sarah.


TambĂ©m com 10 episĂ³dios na grade, a segunda temporada recebeu elogios da crĂ­tica, sendo aprovada por 97% no Rotten Tomatoes, com base em 35 crĂ­ticas. "Ancorado pela brilhante Tatiana Maslany, que interpreta mĂºltiplos personagens, Orphan Black Ă© densamente moldado, instigante e loucamente divertido como sempre foi", diz o consenso do site.


Apesar da trama intrincada, e inĂºmeras informações, dĂ¡ pra acompanhar perfeitamente. É uma ficĂ§Ă£o cientĂ­fica bem prĂ³xima da realidade, o que justamente a faz ser boa, rendendo um Ă³timo entretenimento. E eu ultra recomendo!







Espero que tenham gostado!



Como disse lĂ¡ no comecinho, sempre que houver notĂ­cias novas, tambĂ©m haverĂ¡ atualizaĂ§Ă£o da postagem.



Bom seriado!



AtĂ© + ver!







Nuccia De Cicco Ă© biĂ³loga, Doutora em BioquĂ­mica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixĂ£o de Santa Teresa, Ă© apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, alĂ©m de ter uma queda saudĂ¡vel por cafajestes. Surda desde os 27 anos, Ă© co-autora em oito antologias e publicou o livro “PĂ©rolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas sĂ£o mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | 
INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 

36 comentĂ¡rios:

  1. Apesar de amarmos ler as vezes bate aquele cansaço, neh? Também sou assim.
    JĂ¡ ouvi falar dessa sĂ©rie morro de vontade de acompanhar, mas cade tempo para isso?! tenho acompanhado tantas ultimamente...
    Mas vou encaixar essa na minha lista porque pelo jeito vale muito a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, vocĂª nem faz ideia de como vale a pena!!!
      Desde o episĂ³dio piloto que Ă© cheia de mistĂ©rios e situações bizarras! VocĂª vai amar!!!

      Excluir
  2. Adorei a resenha do seriado e fiquei muito interessada. Sou fĂ£ de ficĂ§Ă£o cientĂ­fica e a ideia dos clones Ă© genial!!! AlĂ©m disso, por meio da sua opiniĂ£o, se ela pode estar sendo disputada com Sense8... EU NECESSITO ASSISTIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DisputadĂ­ssima!!!
      SĂ£o duas sĂ©ries com premissas comuns mas tratadas de uma forma muito diferente!!! A trama Ă© intrincada e cheia de revelações! VocĂª vai adorar!!!

      Excluir
  3. Conheci essa sĂ©rie recentemente e fiquei morrendo de vontade de assistir. Infelizmente ainda nĂ£o tive oporunidade pra fazer isso, mas quero assistir logo. Achei a premissa muito interessante e criativa, jĂ¡ que eu nĂ£o conheço muitas sĂ©rias que falam de clones. Acho que eu vou gostar. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, Ă³ sĂ³, se vocĂª se interessa pelo tema, como eu, vocĂª precisa ver! Arranja um tempo, nem que seja um episĂ³dio por dia, um por semana!!! Vai, vai!!

      Excluir
  4. Oi Nu! Que forte este seriado. Gostei demais, mais ainda quando vocĂª mencionou a quantidade de personagens que a atriz interpreta. Fiquei de cara!

    Adorei a dica e jĂ¡ anotei aqui! =)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa!
      Tatiana faz realmente uma beleza de interpretaĂ§Ă£o nesse seriado! Fiquei passada pela multiplicidade! VocĂª vai adorar de verdade!!

      Excluir
  5. Menina, todo mundo comentando sobre o seriado. Meus amigos nĂ£o alam de outra coisa. Quer dizer, falam de GoT, mas eu ainda estou sofrendo com o final da terceira temporada de Homeland (sem spoiler).

    OB nĂ£o me pegou, eu tentei, nĂ£o rolou...

    Bel GĂ³es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ă€s vezes acontece... muita gente me fala bem de Breaking Bad, eu sei que Ă© uma sĂ©rie boa, mas ainda nĂ£o parei pra assistir... Quem sabe?

      Excluir
  6. Oi, Nu!

    Estou sempre "catando" novos seriados para acompanhar. Netflix Ă© vida! hahhaha
    Curti bastante a sua indicaĂ§Ă£o e jĂ¡ vou avisar amozi que Ă© para colocar na fila. Sua resenha estĂ¡ tĂ£o empolgante, que jĂ¡ me contagiou. hahahahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dai, minha amiga, para tudo agora e vai assistir um pouco desse seriado! VocĂª nĂ£o sabe o que estĂ¡ perdendo!!!!!... Loucura, loucura, loucura (parafraseando o coleguinha apresentador)...

      Excluir
  7. JĂ¡ tinha ouvido falar da sĂ©rie, mas nĂ£o sabia que era tĂ£o boa! TambĂ©m nĂ£o conhecia muito da histĂ³ria, e pelo que vi na sua resenha, parece Ă³tima. Valeu pela dica :D
    Abraços!
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dan, veja, veja!!!
      É um dos seriados que mais gostei atualmente! E olha que eu sou seriadora de carteirinha!

      Excluir
  8. Nu! JĂ¡ tinha visto a propaganda na Sony(eu acho que Ă© lĂ¡) e achei legal. Mas, agora lendo sua resenha, fiquei com uma vontade enorme de acompanhar a sĂ©rie. Vou assistir pelo Netflix. TambĂ©m achei interessante o trabalho da atriz,Ă© muito talento para representar tantas personagens com personalidades diferenciadas. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A interpretaĂ§Ă£o da Tatiana e os efeitos sĂ£o coisa de louco! Veja mesmo, Suzy!

      Excluir
  9. VĂ¡rias pessoas jĂ¡ me falaram dessa sĂ©rie e vejo sinopses direto no fb, mas nunca peguei pra ver. Quem sabe quando eu terminar todas as sĂ©ries que estou vendo no momento eu animo haha Mas ficou boa a resenha, Ă³tima, aliĂ¡s. ParabĂ©ns,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo! Cada vez mais começo sĂ©ries novas enquanto aguardo a continuaĂ§Ă£o das outras... To ficando meio atolada... rsrs

      Excluir
  10. OlĂ¡,tudo bem?

    NĂ£o consigo assistir e nem seguir serie, sempre esqueço ou fico com preguiça de assistir mesmo tendo gostado da premissa da mesma. Filmes com essa pegada eu assisto e gosto muito, mas serie... Mas vou indicar para o marido, ele gosta muito de series.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEm gente que nĂ£o curte...! Normal! Eu nĂ£o gosto de novelas, mas amo seriados!... Indica, sim, se ele Ă© seriador, vai gostar!

      Excluir
  11. Oi Nuccia, vĂ¡rios amigos jĂ¡ me falaram sobre essa sĂ©rie, mas confesso que eu nĂ£o tenho muita vontade de assistir. De acordo com o meu namorado eu sou uma abandonadora de sĂ©ries, começo, mas depois eu desisto de acompanhar, kkkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah.... isso Ă© pq vc nĂ£o viu essa!!! XD
      Hahahah... tenta! ;)

      Excluir
  12. Ruiva eu morro de invejinha de ti, tu vĂª tanta sĂ©rie boa, nem filme ando vendo cara đŸ˜‘
    Eu adorei a resenha acho o tema clonagem humana amplo de ser abordado e dĂ¡ um gancho para vĂ¡rios episĂ³dios de muita adrenalina e suspense. A atriz estĂ¡ de parabĂ©ns interpretar vĂ¡rias em uma deve ser ben difĂ­cil.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NĂ£o Ă©? Eu acho complicadĂ­ssimo incorporar o personagem em uma mĂºsica de 3-4 min! Realiza ela em vĂ¡rias temporadas!!! SĂ³ aplausos!
      Esse negĂ³cio de acompanhar muitas sĂ©ries Ă© mais pra distraĂ§Ă£o... Se vc reparar, nĂ£o tem resenha de filmes aqui hĂ¡ muito tempo!...
      beijoca!

      Excluir
  13. Oi!
    Faz um tempo que vi um post dessa serie que me deixou curiosa e lendo a resenha dessa serie de novo preciso assistir, gostei bastante da historia que parece ser bem interessante e fiquei curiosa sobre a atuaĂ§Ă£o da Tatiana pois parece que ela consegue convencer com cada um dos personagens !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Convence muito!!!
      Eu fiquei muito impressionada com a atuaĂ§Ă£o dela e do rapaz que interpreta seu irmĂ£o. SĂ£o impressionantes!!!
      Veja mesmo, Su! Vale a pena cada minutinho!

      Excluir
  14. Eu comecei assistir OB quando estreio a segunda temporada. Assisti a 1 em um dia para dar tempo de pegar o primeiro episodio da 2 na estreia rsrs. Essa Ă© uma serie difĂ­cil de indicar, a maioria dos meus amigos nĂ£o conseguem passar do 3 episodio da primeira temporada rsrs, (mal sabem eles que o melhor ainda esta por vir rsrs) Eu sou apaixonada pela atuaĂ§Ă£o magnifica da Tati, sĂ£o pelo menos trĂªs clones interagindo em todos os episĂ³dios. E cada uma tem uma particularidade maravilhosa. Eu adoro a Helena, sempre adorei, desde a season 1, que fique claro rsrs. A Cosima tem meu coraĂ§Ă£o rs. A Sarah Ă© sensacional, a Alisson Ă© um "amorzinho" nĂ£o gosto da Rachel, sou apaixonada pelo Felix e louca pelo Paul rsrs. Vou parar por aqui senĂ£o vou escrever uma carta rsrsr. Amei o post, faz mais!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AhĂ¡! Achei mais uma fĂ£ maluca do seriado!!!!!!
      Eu peguei a sĂ©rie meio atrasada, ela estĂ¡ indo para a quarta temporada, mas eu sĂ³ assisti as 2 primeiras (e vi todos os 20 episĂ³dios em 3 dais!!!). Acho a Sarah bem inteligente, mas um tento impulsiva. TambĂ©m nĂ£o gosto da Rachel e adoro das doideiras da Allison... Paul... cara... Paul..... <3 <3 <3 As coisas agora estĂ£o esquentando muito! Quem nĂ£o continua, nĂ£o sabe o que estĂ¡ perdendo!!
      Guenta que a resenahd a segunda temporada jĂ¡ vem!

      Excluir
  15. Oi Nu.... que bom que fez a resenha desse livro rs... porque menina de Deus... jĂ¡ tinha me esquecido dela... lembro de quando estreou e eu fiquei muito afim de ver, mas sabe as correrias do dia a dia??? Pois Ă©, terminou que esqueci... adorei essa premissa de vĂ¡rios clones... amo ficĂ§Ă£o... e saber que uma atriz consegue viver vĂ¡rios personagens e dar uma personalidade em cada um sem repeteco Ă© demais... adorei a sua resenha... Xero!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Di!... que bom que voltou!
      Caraca, nĂ£o perca mais tempo e sente em frente a TV para ver a sĂ©rie!... A interpretaĂ§Ă£o Ă© um arraso, os efeitos sĂ£o um abuso e a premissa funcionou de forma espetacular!... Manda ver!

      Excluir
  16. Caramba,Nuccia! Que coincidĂªncia... eu decidi com umas amigas aqui que iria começar a assistir uma sĂ©rie e decidi por essa, indicaĂ§Ă£o de uma das minha amigas, so nĂ£o consegui iniciar essa semana... Agora, lendo essa resenha, jĂ¡ quero começar imediatamente kkkk. Pode ter certeza que depois volto aqui pra comentar o que eu achei hehe. Beijos da Sa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!! Foi destino!!! Eu escrevi a postagem pra trazer mais seriadores pro lado negro da força!!! Mua-ha-ha!!!!
      Tomara que vocĂª goste!! Eu adoro!!! beijo!

      Excluir
  17. Oi Nuccia!
    Assisti esse seriado por indicaĂ§Ă£o de um amigo, e foi amor Ă  primeira vista hahhahahah jĂ¡ assisti as duas primeiras temporadas e agora preciso assistir a ultima que lançaram! Acho um mĂ¡ximo todo esse clima de suspense e os clones!

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NĂ£o Ă©, Kelly!!! As reviravoltas!! VocĂª nĂ£o pode confiar em personagem nenhum!!! Segredos e tramĂ³ias tem sobrando!! É i-ra-do!!!!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: