terça-feira, 26 de abril de 2016

[Brinquedos feitos com letras] - O Livro dos Sentimentos

Opa, Leitores! 

Hoje posso dizer que o assunto é bem especial, pois adoro falar sobre isso, com as crianças principalmente!

Às vezes, nós, adultos, não sabemos e/ou não conseguimos demonstrar ou expressar, falar sobre nossos sentimentos, não é? Imagine uma criança, que ainda está aprendendo o que é ser alguém socialmente e ainda tentando entender as suas emoções!

No mundo em que estamos vivendo, onde pessoas não respeitam a dor do outro, “pisam” nas pessoas com palavras /xingamentos e atitudes... Vim mostrar um livrinho que fala sobre isso... O que você está sentindo? Qual o seu sentimento agora?
Bem-vindos ao mundo dos Brinquedos Feitos com Letras!


Quer ler as outras indicações da coluna? Acesse AQUI!

O LIVRO DOS SENTIMENTOS
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books
Ano: 2011
Sinopse:
Raiva, medo, ansiedade, alegria... sentimentos tão contraditórios e confusos para as crianças. Às vezes não dá vontade de inventar alguma coisa diferente, como... beijar um leão-marinho? Todd Parr fala sobre os sentimentos e como devemos compartilhar todos eles com quem a gente ama.


        O livro fala sobre os sentimentos, assim como mostra na sinopse, mas o incrível é a forma como é colocado para crianças de 3 à 6 anos. Uma criança sente sim, vontade de ficar com seu animalzinho, de brincar na lama, de ficar arrumado (qual mãe ou pai que nunca pegou seu filho com a sua roupa, ou seu sapato ou a sua maquiagem, hein!), eles têm vontade de comemorar o aniversário do urso, da boneca, ou de alguém que está longe... 

        Essa é a fase da criança em que elas têm vontade de tudo e algumas conseguem se expressar, seja na brincadeira ou na conversa com o amigo, seja ele um brinquedo ou não, e outras que não conseguem... Guardam estes sentimentos e acabam ficando doentes, como nós adultos... É uma fase em que os responsáveis devem estar bem atentos, pois, quando não falam com palavras, o corpinho não aguenta...  Enfim, o livro possui uma linguagem leve, de fácil compreensão, letras e imagens grandes e todo ele colorido!

A capa já diz tudo, eles irão reconhecer os rostinhos e identificar os sentimentos retratados. O livro também é produzido com papel couché, tipo brilhante.

Todd Parr tem uma coleção de livros que atinge várias faixas etárias de leitura rápida e cheia de ensinamentos, e também faz com que até os adultos se interessem.

O mais difícil para uma criança é entender o “seu emocional”, imagina ter que dizer o que está sentindo para os seus pais... Então, pais, cabem a vocês procurar saber o que se passa na cabecinha e no coraçãozinho dos seus filhotes.

O livro não traz atividades, porém a dica é: procure saber da criança como ela está se sentindo naquele dia... Peça para fazer um desenho de como está se sentindo e coloque em um lugar em que todos possam ver... Vocês também podem desenhar (participar da brincadeira também vai fazer um bem para vocês); a criança também precisa saber como você está se sentindo. Utilize o livro com a criança, deixe desenhar, seja utilizando imagens do livro ou a própria ideia. 

Educadores em sala de aula, vocês também podem ter um espaço para este momento. Saber como os alunos estão, o que estão sentindo, ajuda a entender o desenvolvimento dele em sala naquele dia.

Dessa forma, estaremos facilitando a vida de todo mundo e diminui o risco de aborrecimentos e chateações entre as pessoas, professores/alunos, alunos/alunos, pais/filhos, filhos/filhos...

Já imaginaram se nós, adultos, sempre que chegássemos ao trabalho ou em casa, em vez de sair dando “patadas” nas pessoas, simplesmente desenhássemos ou escrevêssemos em um quadro ou nos reuníssemos para poder dizer como estamos nos sentindo naquele momento? Seria outro mundo... Mais consciente, mais respeito entre as pessoas, mais tranquilidade... Menos aborrecimentos, menos desrespeito, menos atitudes impensadas... A vida seria melhor para todos!

A criança de repente não consegue expressar o que sente, ou o por quê daquilo. Cabe a nós buscarmos de algum modo de ajudá-las a “colocar para fora”. Então, não esqueçam: se pararmos para observar uma criança, ela sempre terá algum sentimento a nos mostrar, seja numa simples brincadeira, seja no modo de comer, seja como acorda, como fala, com um olhar... Basta estarmos dispostos a enxergar estes sinais!

Enfim, espero que gostem dessa postagem e que valorizem cada vez mais os sentimentos das pessoas, assim como as crianças valorizam uma boa brincadeira, uma boa guloseima, um bom lugar junto das pessoas queridas...

A mensagem final dessa postagem ficará por conta do autor, pois vale para todos nós!


E
 


Siglia De Cicco mora em Santa Tereza, ambos no Rio de Janeiro - RJ, mas tem um 'quê' de italiana nas veias. Seu amor e dedicação pelas crianças começou ajudando a cuidar de primos mais novos. Quando se tornou “professoranda”, seu interesse pela leitura aflorou: adora um romance, comédias, seriados, ama tudo que está relacionado com animais e crianças, inclusive desenhos animados.

CONTATO >> sibiella@gmail.com 

FACEBOOK | INSTAGRAM

34 comentários:

  1. Oi Nuccia...

    Amei, eu posso não ser adulta, mas sei bem como é não saber se expressar, sou uma pessoa muito tímida e isso me atrapalha muito.
    Lido com crianças diariamente, e tão bom ver elas se abrindo para o mundo para coisas novas, novas aventuras e isso é tão especial, momentos felizes que muitos pais perdem, e é extremamente importante prestar atenção ao seu filho nessa nova fase da vida deles.
    Amei o post Nuccia.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Amei seu comentário! Lidar com crianças não é fácil, porém, muito especial, aprendemos muitas coisas com elas também!!!
      Obrigada pela atenção que teve com a coluna!
      Boa noite! Até uma próxima!

      Excluir
  2. Oi Nu!
    Que bacana esse livrinho!!! Se para nos adultos já é difícil se expressar e ser entendido, imagina para esses seres tão pequenos. Na maioria das vezes os pais estão tão ocupados se preocupando com sustento e roupas que se esquecem que essa atenção é muito mais valiosa para eles!
    Gostei muito do post

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Uma triste realidade o seu comentário, porém, muito valioso!!
      Obrigada pela atenção que teve com a coluna!!
      Beijokas.

      Excluir
  3. Que livro lindo me lembrou o poema "Convite" do José Paulo Paes, conhece? A indicação foi muito boa, principalmente para eu que sou professor do Ensino Fundamental. Obrigado!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não só conheço com já trabalhei com uma das minhas turmas... Muito bom!! Eu que agradeço, pela atenção com a coluna!!
      Abraços.

      Excluir
  4. Oi, Nuccia!

    Que coisa mais fofa esse livro!
    Adoro livros infantis.
    Queria que na minha época de criança houvesse livros tão lindos quanto há agora. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Uma fofura, não é? Adorei o seu comentário e a atenção que teve com a coluna! Obrigada!!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Núcia!

    Amei esse livro e já li sua resenha pensando nos meus sobrinhos (acho que já escolhi o próximo presente). Percebe neles, e nos meus alunos também, muita dificuldade em definir os sentimentos, especialmente os negativos como a raiva, o ciúme e a inveja. Uma pena o livro não ter atividades, mas só de abordar o tema já é de grande ajuda.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI!! Obrigada pela atenção com a coluna e pelo seu comentário!! Você pode criar outras atividades para o livro e utilizar com seus alunos e sobrinhos... que o livrinho ajude bastante!!
      Bjs.

      Excluir
  6. Oi Nuccia,

    fiquei triste, não tenho filhos, netos, primos ou sobrinhos. Sem desculpas para comprar o livro. Vai ser na cara de pau mesmo. rsrrs

    Amei a dica, muito interessante a questão de trabalhar a descoberta dos sentimentos com os pequenos.

    Parabéns pelo post, já indiquei para alguns amigos que ainda não conheciam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Não fique triste... Não é porque não tem nada disso, que você não pode obter o livro... VÁ, FELIZ!! E use a dica no seu trabalho, com seus amigos, com vizinhos, visitas, etc... aproveite e divirta-se!! Obrigada pela atenção com a coluna!! Abraços...

      Excluir
  7. Oi Nu, sua linda, tudo bem?
    Às vezes, algumas pessoas não conseguem se comunicar, se expressar. E nós nem percebemos. E isso no futuro pode vir a ser um problema. Por isso achei super importante a ideia do autor em tratar a questão de uma forma simples para que a criança consiga entender. Pais e filhos juntos, sempre podem vencer qualquer barreira. Simplesmente adorei essa dica!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem! Obrigada pela atenção que teve pela coluna!! Adorei seu comentário...e concordo em TUDO!! Aproveite a dica!!
      Beijinhos.

      Excluir
  8. Olá...
    É muita fofura para um livro só.
    Eu sou completamente encantada por livros infantis, foram eles que iniciaram minha trajetória de leitora e serei completamente apaixonada por eles.

    adorei essa dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Encantada com o seu comentário! Aproveite a dica! Obrigada pela atenção que teve com a coluna! Abraços!

      Excluir
  9. Oi Siglia, tudo bem?
    Adorando sua coluna, eu queria poder aplicar mais isso com meu filhote, mas ele é meio arisco e nem sempre consigo convencer ele a embarcar em algumas brincadeiras, vou anotando essas dicas e assim que ele estiver mais calminho e menos viciadinho em games vou dar pra ele esses livrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giuli. Tudo bem! Obrigada pelo carinho e atenção pela coluna! Quanto ao seu filho, essa geração onde os games estão a frente da situação, acaba deixando a criança assim... mas nada que um bom incentivo... proponha uma troca, ouvir uma historinha e depois os jogos, ou vice-versa... quem sabe! Mas fico feliz em saber que está anotando as dicas! Beijokas para você e seu filho. ;)

      Excluir
  10. Olá... tudo bem??
    Bem interessante esse livro... essa fase da criançada é cheia de energia e elas costumas dizer o que sentem através de suas atitudes... sendo brincando... falando... desenhando... elas são espontâneas e não conseguem fingir e esse é o melhor momento para moldar e educá-las da melhor forma que podemos... a atenção tem que ser certa e sem exageros, para que ela não se sinta sufocada... queria poder saber de coisas que sei hoje quando minha filha tinha essa idade teria me ajudado... mas enfim...como gosto de olhar pra frente... sempre estarei tentando... o livro é bem interessante e acredito que pode ajudar a estimular tanto a criança como os pais. Xero!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Diana. Tudo Bem! Adorei seu comentário e tenho certeza que sua filha mesmo não deixou de ter a sua atenção, amor e carinho ... fica a dica para os familiares e amigos... Um Beijão para você e sua filha! Obrigada pela atenção e pelo comentário!!

    ResponderExcluir
  12. Que livro lindo. Realmente, se os sentimentos das crianças não forem bem trabalhados, elas adoecem, mas ao invés disso, pais entopem os filhos de rivotril e outras drogas, é o que eu vejo com muita frequência no âmbito escolar. Quero mais livros como esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente, uma realidade dura! Livros Lindos... esquentando... vindo por aí! rsrs... Obrigada pelo seu comentário e pela sua atenção com a coluna!

      Excluir
  13. Eu achei esse livro muito legal, pra quem trabalha com crianças e gosta de livros infantis deve ser muito interessante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Débora!
      Este livro é muito bacana e ótimo para que trabalha com crianças... e também para quem gosta de livros infantis. Obrigada pela atenção!

      Excluir
  14. Oi!
    Adorei a premissa do livro! Tenho um irmão pequeno e sei que ele adoraria esse livro! Ele curte muito que eu leia livros pra ele, ainda mais se tiver ilustrações ^^ ótima dica!
    Abraços,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andy! Adorei saber que seu irmão curte livros, independente da idade, isso é ótimo... atualmente as crianças estão mais voltadas para computadores, celulares, tablets... Espero que possam curtir esse livrinho juntos... Obrigada pela atenção com a coluna!
      Abraços...

      Excluir
  15. Siglia, adorei o livro e o tema abordado nele.
    Adoro ler livros infantis e já me apaixonei por esse sem contar que ele é perfeito para trabalhar com os pequenos.
    Dica anotada.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déborah, aproveite bastante o livro!! Ele realmente é apaixonante! Obrigada pela atenção e aguarde que vem mais dicas por aí!
      Abraços...

      Excluir
  16. Olá,
    Acho sempre importante incentivar a leitura nas crianças.
    Uma ótima indicação.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Muito obrigada, pelo seu comentário e pela sua atenção com a coluna!!
      Abraços...

      Excluir
  17. Oie
    livros de crianças são sempre ótimos e serve para todas as idades pois sempre nos ensinam algo, muito legal seu post sobre o livrinho

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Adoro livros assim, em que todos possam aprender algo!
      Muito obrigada por sua atenção com a coluna e por seu comentário!!
      Beijos.

      Excluir
  18. Oiii, tudo bem?
    Adorei a resenha =D Sou apaixonada por livros infantis. Acho que eles sempre passam uma bela mensagem para os pequenos - e para nós, crescidinhos também ;)
    Falar dos sentimentos é mesmo muito difícil. E essa ideia de desenhar/escrever o que estamos sentindo é ótima. Assim, nós entendemos melhor e as pessoas ao nosso redor também :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Gislaine! Tudo bem! Adorei seu comentário! Obrigada pela atenção com a coluna, espero que continue acompanhando!
    Beijooos... ;)

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: