segunda-feira, 18 de abril de 2016

47 [Na Cena do Crime] - Resenha [livro] - Sangue na Neve

Bom dia, leitores!

Bora começar a semana com crimes e investigação? Se vocês perderam as postagens anteriores, basta acessar AQUI.

Hoje, a nossa coluna Na Cena do Crime volta seus holofotes para o universo criado pela escritora norte-americana Lisa Gardner


Poderia debater facilmente qualquer um dos títulos escritos por ela que já foram publicados no Brasil. São todos excelentes, mas Sangue na Neve é espetacular e ganhou a concorrência. 

Vamos lá?

Sobre o livro:

Sangue na Neve
Autora: Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito
Gênero: Thriller / policial
Ano: 2013
Páginas: 416

Sinopse:
A policial Tessa Leoni matou seu marido, Brian Darby, em legítima defesa. A arma do crime está à vista de todos e os hematomas no corpo de Tessa confirmam a ocorrência. A policial também não fez questão de fugir, ou de arrumar qualquer justificativa para explicar aquele corpo estendido no chão da cozinha, portanto, aparentemente, o que a investigadora D.D.Warren tem à sua frente é o desfecho de uma briga doméstica. Um caso simples.
No entanto, ao abrir o inquérito, D. D. terá uma surpresa: este não é o primeiro homicídio de Tessa Leoni e — afinal — onde está a filhinha de seis anos da policial? Será que a policial Leoni realmente atirou em seu marido para matá-lo? Uma mãe seria capaz de prejudicar intencionalmente sua filha?
D.D. Warren, a experiente detetive que acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso, enfrentará mais uma investigação que a levará a uma busca frenética por uma criança desaparecida enquanto tenta encaixar as peças de um mistério familiar que a levará a quebrar os muros do corporativismo policial.


Foram essas palavras acima que me fizeram comprar o livro. Os como e porquês me dominaram e era uma questão de sobrevivência respondê-los! kkkkkkkkkkkkkkk

A história é narrada em primeira e terceira pessoa, intercalando os pontos de vista da policial Tessa e da detetive D. D. Warren. 

Falando na D.D., até hoje não sei o nome dela, todos a tratam por D.D. e eu fiquei desesperada para saber: será Diane Dolores? Donna Deesire? Fiz várias conjecturas que me renderam algumas gargalhadas. Talvez até haja explicação no primeiro livro da série e torço para que um dia eu descubra. 

É exatamente isso que você pensou: Sangue na Neve não é o primeiro, mas sim o quinto livro protagonizado pela detetive misteriosa.


Imagina a minha cara de frustração quando descobri isso! Provavelmente você compartilhará meu sentimento de revolta. A nobre editora achou que não haveria problemas em iniciar a publicação pelo livro 4 (Viva para contar) e achou também que poderia continuar as publicações aleatoriamente, então foram lançados, além do livro 4, o 5 (Sangue na Neve) e o 2º (Esconda-se).

Agora me digam, como manter a sanidade mental com uma coisa dessa? Apesar de as histórias serem independentes entre si, eu acredito que há um desenvolvimento dos personagens, suas vidas pessoais e profissionais no decorrer da série e os leitores acabam perdendo isso. Para aumentar o meu desespero, a autora cita pequenos trechos dos livros anteriores. Nada que não seja compreensível, mas meu TOC não permite que eu passe por isso sem xingar a nobre editora.

Eu preferiria lê-los na ordem cronológica, mas enfim, voltemos à nossa resenha.

Tessa é uma personagem complexa. A policial é casada com um companheiro de profissão e tem uma filha de 6 anos, Sophie. No início da relação, eles formavam o casal perfeito, digno do “felizes para sempre”, porém, exatamente como acontece com milhões de mulheres na vida real, a fantasia da felicidade desmoronou e o conto de fadas virou lenda urbana. Além de lidar com todos os fatores adversos em conciliar a dupla jornada, Tessa ainda sofre com a violência doméstica, exatamente igual “aquela vizinha”, “aquela amiga”, a milhares de mulheres. Então, Tessa acaba assassinando o marido em legítima defesa. 

Mas, apesar de confessar a autoria do crime para os investigadores e ser fundamentada pelos diversos hematomas que exibia em seu corpo, o ceticismo de D.D. a atormentava. Havia algo de errado, afinal Tessa já havia cometido um crime antes, em circunstâncias semelhantes. E outro fator importante: Onde está Sophie? Não há qualquer indício sobre o paradeiro da menina, e a única pessoa que sabe toda a verdade é Tessa, mas ela oculta as informações, o que só aumenta as desconfianças da D.D.

"... matar alguém não é algo pelo que se deva receber agradecimentos. É um mal necessário que custa um pedaço de si mesmo e uma conexão com a humanidade que nunca se recupera. ” — Pág. 408

A autora genialmente coloca Tessa em uma encruzilhada e nós, leitores, somos provocados durante o desenrolar da história em opinar se Tessa é uma vítima ou culpada. Mas seria ela tão fria e calculista a ponto de também machucar a pequena Sophie? Confesso que alternei centenas de vezes meu julgamento.

Como parte da história é apresentada pela ótica da Tessa, permite que o leitor desenvolva uma empatia pela personagem, o que é espetacular. Conhecemos uma mulher forte, decidida, durona e que faria qualquer coisa para defender quem ama. A Tessa é humana, como virtudes e defeitos, som atitudes e sentimentos bons e ruins, eu diria até que ela é “real”. Porém, engana-se quem acredita que por esses motivos saberá exatamente se ela é mocinha ou vilã e não fiquem surpresos se nutrirem sentimentos conflitantes de amor e ódio por ela.

- Quem você ama?

Essa frase permeia toda história, e é emocionante quando ela adquire sentido.

Sobre a parte investigativa, sou super fã da D.D. A detetive é fria, calculista, extremamente perspicaz e obstinada, beirando a teimosia. Em alguns momentos, falta até um pouco de sensibilidade, mas ela é competente, autêntica e justa. Não mede esforços para descobrir a verdade. Além do mais, por baixo da casca grossa que ela exibe, bate um coração mole. Leiam que fará sentido! kkkk

Eu não preciso dizer que meus olhos brilham quando há uma personagem feminina que reúne todas essas características rsrsrs. Dá vontade de fechar o punho e erguer o braço e gritar: "Mulheres, empoderem-se!" Ok, já passou o surto, voltando...

O equilíbrio na balança fica por conta do detetive Bobby, que é um personagem mais leve, porém tão profissional quanto a D.D., com quem já viveu um romance, mas que mantém apenas as relações nos âmbitos profissional e amigável. Eles ainda trocam figurinhas sobre seus relacionamentos atuais.

A investigação não deixa nada a desejar, fecha todas as lacunas. Os personagens secundários são importantíssimos para trama. Tudo aos poucos faz sentido. E o mais importante: nada é exatamente o que parece ser.


O livro na rede:


Sobre a autora:

Lisa Gardner é autora norte-americana de ficção. Ela escreveu vários thrillers incluindo "The Killing Hour" e "The Next Accident". Ela também escreveu livros românticos usando o pseudônimo Alicia Scott. Criada em Hillsboro, Oregon, é graduada pela Glencoe High School. Como evidenciado pelo seu trabalho de 2003, "The Killing Hour," Gardner tem sido fortemente influenciada pelo sucesso de bilheteria e livro best-seller "O Silêncio dos Inocentes". Seu romance "Gone" se passa em uma versão fictícia de Tillamook, Oregon. Desde 2007, Gardner vive em New Hampshire.



PROMOÇÕES ATIVAS:

Não deixe de participar das promoções do blog! Participe também do TOP Comentarista de Abril: você pode ganhar um exemplar do meu livro! Boa sorte!
 
  


Eu não consegui largar o livro, fui positivamente surpreendida com o final.

Para os amantes do gênero, Sangue na Neve é quase obrigatório!

Em uma escala de zero a dez minha nota é 10000! E Super, hiper, mega recomendo! kkkk

Beijos e até a próxima ;)




Priscila Ferreira, pernambucana. Leitora compulsiva e amante do gênero policial, tem mania de ler a última página primeiro. Extremamente competitiva, decidiu cumprir um desafio e escrever um livro, seu primeiro Romance - Um Encontro Fatal. Atualmente mora em uma belíssima praia do litoral sul de Pernambuco com esposo e filha.

CONTATO >> priscillaufrpe@hotmail.com

47 comentários:

  1. Priscila, o livro é de mistério, mas sua resenha é uma comédia! ahahahahaha
    Ri demais!
    Também gosto muito dos livros da Lisa. Já li Viva Para Contar (AMEI!) e Esconda-se e já me tornei fã da autora.
    Você não está sozinha na sua indignação a respeito do lançamento dos livros aqui no Brasil. Não custa nada fazer o serviço bem feito, né? Mas faz o que?
    Esse livro eu ainda não li, mas ele está na fila e com certeza será lido!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, que bom que se divertiu! Dei altas risadas também kkkkkkkkk
      Pois é amiga, não custava nada manter a ordem. Até enviei e-mail para editora questionando isso (#SouDessas)
      Obaaa, mais uma para o time "<3 Team Lisa <3"
      Beijos e até a próxima!

      Excluir
  2. Resenha top, divertida e que te deixa com mega vontade de ler... ta na minha lista infinita e além kkkkkk
    razô Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu és suspeita visse! Coloca logo ele na frente, deixa de ser mole <3 kkkkkkkkkk
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá Priscila, tudo bem?

    Eu lembro do lançamento deste livro e nem parceira deles era. Mas com tempo eu perdi o tesão pela leitura. Acho que isso, somado à falta de dinheiro, acontecem com frequência aqui, rs.

    Mas vou ver se minha amiga tem ele e pego emprestado, pois sua resenha me deixou curiosa novamente.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela,
      Triste ser leitora no Brasil :( muito caro!
      Mas esse livro super vale, eu comprei no tiozinho do Sebo, meu melhor amigo kkkkkk
      Fico feliz de ter aguçado sua curiosidade.
      Beijoss!

      Excluir
  4. Olá flor, adorei a coluna...sou super fã de suspense.
    Já conhecia a obra, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ela. Adorei!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel,

      Fico feliz que tenha gostado!
      Até a próxima.

      Beijos!

      Excluir
  5. Carambaaaaa... Aguçou meu olhar de investigadora!!! Adorei as sinopses e o comentários, já vou por na minha lista.. Obrigada Pri, por mostrar esse novo universo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandinha <3
      Coloca na lista que super vale!
      Beijos!

      Excluir
  6. Menina, ri horrores com a sua resenha kkkkkkkkkkkk adorei, maravilhosa mesmo. Já em relação ao livro gosto muito desse tipo de investigação, mistério e o principal envolvimento de personagens secundários, isso despertou bastante meu interesse.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morgana kkkkkkkkkk objetivo alcançado o/ kkkkkkkkkkk
      Eu também sou super fã! Coloque na lista, depois me fale se curtiu ;)
      Beijos e até a próxima!

      Excluir
  7. Gostei muito da resenha eu assim como você também tem um TOC de ler os livros, que são do jeito que a autora lançou. Porque apesar de ser Independentes ela sempre coloca um Spoiler ou alguma coisa do libro anterior que você ler, entende, mas quer saber o motivo porque issonos deixa com aquela coisa na cabeça de que esta perdendo alguma coisa no meu caso se eu fosse ler essa série Eu esperaria a editora lançar todos os livros primeiro por que ninguém merece ficar esperando os próximos lançamentos. Bamos ao que interessa Eu amei a resenha não preciso nem dizer que sou apaixonada por livros de investigação a detetive D.D parece literalmente uma mulher de garra, também fiquei muito curiosa para saber o nome dela quando você descobrir me conte por favor, é muito suspeita a mulher mata o marido assim né mas só quem sofre doméstica poderia justificar os motivos.
    Gostei bastante.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene, toca aqui,miga o/ "é nois" no TOC! kkkkkk
      Eu juro que estou tentando trabalhar isso, mas é difícil.
      Pior que a Editora não tem previsão para os lançamentos :( como diria Pablo : é sofrência.
      Assim que eu descobrir o nome da D.D espalharei pelo mundo, é uma questão de utilidade pública, como pode os leitores morrerem sem saber o nome da Diva? kkkkkkkkkkkk
      Espero que você leia o livro e se apaixone, como eu.
      Um beijo enorme!

      Excluir
  8. Priscila que resenha maravilhosa! Se eu já estava com uma certa vontade de ler esse livro pela sinopse, agora você me convenceu com suas palavras, hahaha. Só fiquei chateada pela ordem dos livros terem sido lançadas "ao acaso". Sou dessas que gosta de ler os livros na ordem certa, mesmo se compro o volume 3 de uma série, só começo a ler quando tiver o 1 e o 2 em mãos. Vacilo da Novo Conceito, cadê o puxão de orelha, hahaha.
    Fora isso, adorei a dica de leitura, adoro livros policiais e com personagens fortes com a DD. Já adicionado para ler futuramente e com observação no caderninho, senão confundo o título com o Sangue na Neve do Jo Nesbo,rs.

    Beijos. ^_^
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, obrigada <3 <3
      Pois é, vacilo da editora. Mas tenhamos fé! Um dia sai. kkkk
      Sangue na Neve do Jo Nesbo também é uma ótima pedida, vou colocar na lista das resenhas rsrsrs
      Beijocas!

      Excluir
  9. Olha, isso de livros fora de ordem é algo que me deixa enlouquecida. O primeiro livro que li da autora foi o Viva para contar, e não foi tão problemático, mas aí li o Esconda-se e ele conta basicamente o livro 1 inteiro. Fiquei tão brava que deixei Sangue na Neve parado na estante, e mesmo você tendo gostado tanto ele vai continuar por lá até que eu consiga esquecer tudo o que o livro 2 contou e possa ler os anteriores. Adoro a D.D., mas também acho que faria toda a diferença acompanhar a história dela e do Bobby na ordem.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juuuuuuu, você me entende <3
      Não sei porque a Editora nos tortura dessa forma! Indignada!
      Super quero os outros livros da série, aguardando ansiosamente a boa vontade da Novo Conceito.
      Beijo!

      Excluir
  10. Oi Priscila, está ai um livro que me deixou apaixonada pelo enredo desde as primeiras linhas da resenha... eu adoro romance policial, mas confesso que o fato dos livros serem lançados de maneira aleatória me desanima... mas como já foram lançados 3 vou aguardar os demais para ler em ordem cronológica... detesto ler um livro e saber que ele não é o começo... neste caso quando as histórias são diferentes ainda vai... mas se são diferentes, mas alguns personagens dos outros livros vão aparecendo ou como aqui a D.D. aparece em todos... é pura sacanagem publicar de forma desordenada... de qualquer forma... eu amei a resenha... adorei a descrição da D.D. e adoro quando o autor faz isso com o leitor... xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana, tão bom te encontrar por aqui <3
      A Editora enfraquece a amizade :(
      Mass, a D.D e sua trupe merece o esforço.
      Espero que você curta o livro tanto quanto eu.
      Beijão!

      Excluir
  11. UOU, quero ler! Quero ler! Adoro autores que brincam com a cabeça do leitor, adoro quando colocam os personagens com capítulos próprios (ainda mais quando é mistério) porque a gente fica naquela eterna batalhe interior tentando adivinhar que tá certo e quem tá errado. Uma pena a editora ter lançado os livros de forma aleatória, por mais que a história entre eles não tenha uma sequência sempre acaba deixando o leitor com aquela sensação de "tem algo faltando aqui". É só experimentar ler os livros do Sherlock Holmes, as histórias não são dependentes, mas tem coisas que você precisa saber pra entender uma ou outra história (e vai que você começa com o ultimo livro e descobre todo o mistério do Moriarty? Ok que é um clássico e todo mundo já deve conhecer o final, mas né.)

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babi, Ullhull! Objetivo alcançado! Leia, leia!
      Você captou a essência do livro, é bem assim como descreveu. Em uma palavra: instigante.
      Apesar de todo vacilo da Editora, vale a pena a leitura, mesmo fora de ordem.
      Espero que curta o enredo, me conta depois.

      Beijos ;)

      Excluir
  12. Flor!
    Eu amo livros assim, sou uma admiradora de livros sobre suspense. Sem duvidas eu vou ler ele. Tua resenha ficou maravilhosa Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia! Obrigada!
      Depois me fala suas impressões sobre o livro.
      Beijos!

      Excluir
  13. Oiee, estou com esse livro aqui a quase dois anos, sabia que seria uma leitura boa mas nem tanto, já fiquei super animada depois de ler o seu quadro sobre ele. Me animei mais, espero conseguir lê-lo em breve e gostar tanto quanto você.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simeia, isso aí, tira ele da estante e mergulhe na história.
      Torcendo aqui para que você goste!
      Depois me diz, beijossss ;)

      Excluir
  14. Já vi muita gente falando que Lisa arrebenta no gênero, que seus livros são surpreendentes.
    Não tenho o hábito de ler policial com frequência, mas nas minhas leituras sempre tem espaço pro gênero, e só anoto aqueles que realmente chamam minha atenção, e sua opinião foi fundamental pra que finalmente ele entrasse na lista.
    E já gostei dessa protagonista casca grossa de coração mole rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, a Lisa é lacradora.
      Ainnn, tão feliz quando alguém que nem é leitor assíduo do gênero decide dar uma chance ao livro depois da minha opinião <3
      Espero de verdade que goste, depois me diz!!
      Beijos!

      Excluir
  15. Olá Pri, eu amo essa autora, já li uns 3 livros dela, esse foi um deles, mas meu preferido é o Viva para contar, já leu? É maravilhoso, intenso e suspense de gelar o sangue, é com a mesma detetive, e também não diz o nome dela hahahah.
    Você está se saindo maravilhosamente bem como colaboradora, hein!
    E eu passei por ti e perdi essa chance, mas a Nu está de parabéns pela escolha.
    Beijos meninas quero ver muito mais resenhas de suspense policial por aqui, amoooooo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giuuu, meu amor!
      Então, já li Viva para contar, também e amei! Mas, Sangue na Neve :O kkkkkk
      Esse nome da D.D é o maior mistério kkkkk
      Muito obrigada, estou aprendendo muito aqui, adorando a oportunidade que a Nu me deu <3
      Beijosss!

      Excluir
  16. Gostei muito que você colocou essas imagens de crime na resenha, mas ficou um pouco demais. Não conhecia o livro e nem a autora, mas adorei conhece-lá. Eu amo livros assim, e só de ler essa sinopse meu coração ezplodiu kkkkk então vou marcar aqui para ler assim que puder.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sofia!!!
      Obrigada por ter vindo e pelo comentário! A resenha da Pri ficou muito legal mesmo! Sobre as imagens 'de cirme'... Acho que você se refere às divisórias da postagem, as que parecem a fita de isolamento. Bom, são divisórios para separar o texto e estão em todas as postagens da coluna, não apenas nessa, ok? Beijão!

      Excluir
    2. Oi Sofia, que bom que curtiu a resenha, muito feliz que voc~e tenha posto ele na sua listinha <3
      Espero que acompanhe a coluna e veja as próximas dicas ;)
      Beijos!
      Nuccia <3

      Excluir
  17. Olá!
    É chato começar um livro na metade da série, mesmo que ele tenha histórias independentes, como você mesma disse, parece que foi deixado a identidade dos personagens pra trás. Pra iniciar esse tipo de leitura, eu gostaria d começar pelo começo! rsrs
    ainda assim gostei muito da sua resenha.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Pois é! Triste!
      Mas acredita que sou rainha nisso? Aff! kkkk
      Vou torcer para que a Editora publique logo e você possa colocar na sua lista de leitura.

      Beijos!

      Excluir
  18. Olá!

    Tenho esse livro e vejo várias resenhas legais dele por ai. E fico na vontade de ler! Mas não sabia que ele pertencia a uma séria :O Fiquei chocada lkasjdklas

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Kamila!
      Leia, leia, leia kkkkkkkkk
      É série, mas as histórias são independentes. Então se jogue!
      Beijos!

      Excluir
  19. Quero muito ler este livro!!! Adoro Suspense e adorei o jeito que você abordou ele na sua resenha, vou comprar assim que puder!

    Abraços,

    diurnosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge,
      Que bom! Obrigada!
      Compre, vale muito a pena!
      Beijos!

      Excluir
  20. Meu irmão leu esse livro e amou. Tô morto de curioso e depois da sua ótima resenha eu realmente não posse demorar a Lê-lo. Adorei!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo,
      Leiaaaaaaaaa kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Muito obrigada, fico muito feliz que tenha curtido *-*
      Beijos!

      Excluir
  21. Oi, segue ordem

    1-Alone - Ainda não publicado no Brasil
    2- Hide - Esconda-se
    3-The neighbor - Ainda não publicado no Brasil
    4-Live to tell - Viva para contar
    5-Love you more - Sangue na neve
    6-The 7h Month: A detective D. D Warren story - Ainda não publicado no Brasil
    7-Catch me - Ainda não publicado no Brasil

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Por um lado entendo seu problema com o lançamento da série fora da ordem, sofro o mesmo com o Alex Cross do James Patterson, por outro lado realmente afeta pouco você ter lido ou não na ordem, sei porque eu pensei que ficaria bem perdida, mas foi tranquilo ler fora da ordem.
    Nunca li nada dela, mas como amo um bom livro policial talvez eu leia mais pra frente.
    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...