quarta-feira, 20 de abril de 2016

18 Resenha [livro] - Inimigo Sombrio

Oi, pessoas!

Este mês de abril é o mês dos livros nacionais... Explico: os desafios em que estou participando estão lançando desafios extras que homenageiam e estimulam a leitura de livros nacionais. E eu que já gostava, só adoro mais, só me amarro mais ainda!

Mas... hoje vamos resenhar um livrinho estrangeiro... É que  eu o estive lendo em março, daí então... Bom, o livro a ser resenhado hoje é Inimigo Sombrio, o 3º e último volume da coleção Amada Imortal, escrito por Cate Tiernan e publicado pela Editora Galera Record.


Inimigo Sombrio
Autora: Cate Tiernan
Editora: Galera Record
Gênero: fantasia
Ano: 2014

*Livro do acervo pessoal do/a blogueiro/a*

Sinopse:
Natasya está de volta a River's Edge, ainda se recuperando dos eventos traumáticos de Cair das Trevas. E, quem sabe, de um entendimento com Reyn, o gato escandinavo que fez parte da horda que destruiu o castelo de seu clã e matou toda a sua família. Só que quando representantes das oito casas imortais aparecem mortos e drenados de seus poderes, e os irmãos de River chegam ao retiro, ela descobre que há coisas muito mais graves em curso.


Antes de começar a resenha em si, vamos fazer um background dos dois volumes anteriores. Bem rapidinho, bem de leve, sem spoilers:


Amada Imortal - vol. 1
Resenha Completa

Neste primeiro livro, somos apresentados a Nastasya, uma imortal de 459 anos de vida que vive como uma adolescente rica sem nenhuma inibição ou regra. E tudo segue nessa mesmice de fugas de sentimentos profundos até seu melhor amigo Innocencio quebrar a coluna de um taxista ao meio, usando magick das trevas. Neste momento, Nasty tem um insight e foge, dessa vez para se tratar, indo parar em um sítio no interior dos EUA, onde vai aprender a usar sua magick sem sugar a energia alheia, onde reencontra um inimigo mortal e quase é assassinada por ciúmes.


Cair das Trevas - vol. 2
Resenha Completa

Ainda em River's Edge, Nastasya continua tentando compreender como ser uma imortal sem estar constantemente fugindo do que sente. Também busca controlar sua magia, a que foi herdada quando os sanguinários do Norte invadiram sua vila e assassinaram toda sua família. Mas as coisas no sítio começam a dar errado, muito errado e Nasty acha que é sua culpa. E então, faz o que está acostumada: foge para não enfrentar seus problemas. Mas, na fuga, acaba reencontrando Innocencio e as coisas se complicam muito mais.


Nossa protagonista, Nastasya, continua seu treinamento em magick do bem em River's Edge. O encontro com seu ex-amigo Innocencio foi tenebroso, vidas foram perdidas, e Nasty finalmente aprendeu que não pode simplesmente abandonar tudo e fugir.



Ainda tentando concluir seus ensinamentos em magick avançada e controlar o poder herdado pela sua família, além de assumir finalmente o romance com Reyn, o deus-nórdico que fazia parte dos guerreiros assassinos que trucidaram a família dela, Nasty assume sua herança mágica como descendente do seu clã e evolui em maturidade e aprendizado.


Só que o mundo não se mantém legal pra sempre. E um novo dilema surge: as grandes famílias de imortais poderosos estão sendo chacinadas e seus poderes roubados. Uma grande concentração dessa energia má pairava sobre Boston, onde Nastasya esteve com Innocencio. E essa dúvida é o que faz com que os irmãos mais velhos de River apareçam no sítio. Todos eles.

A presença dos irmãos deixa Nastasya e todos os demais alunos mais tensos. O clima de tensão piora quando Roberto e Reyn se encaram. Já lutaram várias vezes em lados opostos em inúmeras guerras ao longo dos séculos. E agora estão morando sob o mesmo teto.


Além disso há luta, traições, poderes, mortes. Ninguém está a salvo enquanto Nastasya não souber controlar o poder de sua família.

Bom, a protagonista finalmente amadurece. Depois de parecer uma chata mimada e vitimista, de se sentir sempre desconectada e viver fugindo dos problemas ao mergulhar em novas identidades e álcool, ela resolve se assentar e aprender a realmente usar o dom que herdou. Mas, faz tudo isso sem perder seu jeito despojado e sarcástico.

Os demais personagens amadureceram junto com Nasty. Os novos personagens apresentados neste volume são impactantes, antigos e um tanto rústicos, o que condiz com sua idade secular.


A capa e a diagramação seguem a mesma linha dos volumes anteriores. Fundo negro, evidenciando um caminho sombrio, em penumbras e nevoeiro, com flores em moldura. Título em letras grandes e destacadas em branco no fundo escuro. A diagramação é simples, sem enfeite. A fonte tem um tamanho um poco menor do que o normal, o que me cansou para ler de madrugada.

Narrado em primeira pessoa sempre, conforme os anteriores, todos sob o ponto de vista de Nastasya, é um livro um pouco maior e com mais conteúdo do que os outros, mas tão agradável de ler quanto o 2º. 


Em minha opinião, é uma boa leitura se você conseguir passar pelo 1º livro da coleção sem querer matar a personagem... É um enredo diferente, no entanto ainda é comercial. 

Vale a pena? Vale, se você gostar muito do gênero.

Ah, você gosta de fantasia, mas a premissa do livro não te atraiu? Então, não force. Sério mesmo.



Redes do livro:


Sobre a autora:


Cate Tiernan é o pseudônimo de Gabrielle Charbonnet; natural de Nova Orleans, seus primeiros livros foram infantis. Ela participou da edição da série "The Secret Circle", de L.J.Smith e sua coleção mais conhecida é "Sweep" ou "Wicca", que já tem 15 livros publicados nos EUA (nenhum no Brasil ainda...) e cujo enredo trata de Morgan, uma bruxa descendente de uma antiga linhagem com poderes a serem usados tanto para o bem, quanto para o mal.


Esse livro faz parte do Desafio Literário 60 Livros em 1 ano, organizado pelo Blog Livros & Tal, como minha leitura #11de60.





PROMOÇÕES ATIVAS:

Não deixe de participar das promoções do blog! Participe também do TOP Comentarista de Abril: você pode ganhar um exemplar do meu livro! Boa sorte!
 
  


E, então, gostaram? Comentem, compartilhem!



Boa leitura!



Até + ver!






18 comentários:

  1. Olá!
    Quando li que era um terceiro livro de uma coleção, fiquei pensando nos outros dois. Que bom que encontrei a sinopse deles por aqui.
    Bom, eu adoro, simplesmente adoro quando leio que personagens amadurecem. É uma inspiração para quem está lendo a história.
    Eu já li alguns livros que envolvem poderes e tal e gostei bastante, mas faz tempo. E sendo sincera, não sei se leria essa coleção. Algumas partes me atraíram, outras nem tanto. Fiquei pensando na questão da paciência com a personagem, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma coleção difícil de se gostar. Eu li por indicação da minha ma~e, mas confessei na resenha do primeiro que foi complicado continuar. A protagonista é muito imatura, só foge... mas cresce bastante ao longos dos 2 últimos livros. Eu dei uma chance, mas nem todo mundo tem paciência p isso.

      Excluir
  2. Olá Nucia,
    Eu li os dois primeiros volumes da série e não quis matar a protagonista, apesar de achar que ela podia e MUITO amadurecer. Ela era muito imatura no primeiro volume.
    Estou com muita saudade de ler o terceiro volume, pois, pelo que posso notar, irei amar *-*
    Parabéns pela resenha e pelos quotes. Você me instigou muito a ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só! Primeira pessoa que acho e tb leu! Se vc conseguiu passar pelo primeiro livro, onde a Nasty é imatura pra caramba, vc chega fácil no terceiro! E vai amar mesmo!!! Tomara que vc consiga!

      Excluir
  3. Oi, Nu
    Esse livro não é muito meu gênero, leio poucas fantasias e ia querer matar a protagonista kkkk ainda bem que ela amadurece!!! Aff e só no terceiro livro?? rsrs
    Parece ser uma história bem cheia de emoções.
    Obrigada pela dica
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Ela meio que tenta melhorar no segunda, até consegue um pouco, mas só no terceiro que engata de verdade!... Não é uma fantasia muito fantástica, mas é legal...

      Excluir
  4. Eu sou louca de paixão por livros de fantasia, e fiquei muito curiosa a respeito desse, parece ser muito bom, a premissa é muito interessante.
    Vou procurar as resenha dos livros anteriores para entender um pouco melhor.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Se vc curte fantasia, vai gostar mesmo!... Obrigada por vir!

      Excluir
  5. Oi Nu! Eu amo fantasia, mesmo. Mas esse nunca me chamou atenção. Agora lendo a resenha dos sois anteriores, com toda certeza ia me aborrecer com a protagonista, sério!!! Esse terceiro parece ser cheio de ação, coisa que me chamou atenção, mas não sei se daria uma chance mesmo, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzy!
      Definitivamente o 2º e o 3º são os melhores livros (e eu ainda gosto mais do segundo). Nastasya é uma personagem sarcástica, c ótimo senso de humor, mas... Caracas... n sabe enfrentar seus probs de frente, só faz merda! e tem quase 500 anos!!!! Afff...

      Excluir
  6. Oi Nutella, não conhecia ainda essa série, não morro de amores por sequências, e apesar de a personagem mostrar amadurecimento no terceiro volume, acho que não teria muita paciência.
    Adoro sua sinceridade, talvez em um momento mais light da minha vida eu até possa dar uma chance.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb to começando a perder a paciência com tantos livros em série... Aí depois que acaba a série vem aqueles trocentos spin-offs...gente, meu dinheiro n nasce em árvore! rsrsrs

      Excluir
  7. Oi Nuccia, não conhecia a série e adorei a dica...que capar lindas, já fiquei apaixonada. A resenha está incrível como sempre.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Quel! As capas são bonitas e tem toque aveludado! Se vc gosta de fantasia, a pedida é boa!

      Excluir
  8. Que bom que a personagem amadurece mais para o final, fiquei pensando nisso o tempo todo, tenho certo horror por protagonistas assim,hahaha. Tenho interesse em ler a trilogia, mas bom, não por agora, esfriei bem e sua resenha me fez pensar mais um pouquinho. ótima resenha e sinceridade sempre, adorei.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Si!
      Sinceridade é tudo nessa vida, flor! Se a gente mente por causa de um livro, no que mais mentiria, não é? Leia com calma!

      Excluir
  9. Olá, tudo bem, Nu?

    Não conhecia essa série, não.
    Acho que eu não teria muita paciência com, pois me pareceu que a personagem é cheia dos mimimis e só amadurece nesse, enfim, sei não, acho que só lendo mesmo pra tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, só lendo p tirar conclusões. Tive que puxar paciência da última célula muscular do útero! Mas foi! Vale a pena por conta da ação e do romance... beijo!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...