sexta-feira, 27 de maio de 2016

Resenha [seriado] - Shadowhunters

OlĂ¡, leitores!

Eu poderia estar escrevendo ou lendo, mas estive ocupadĂ­ssima assistindo episĂ³dios de uma das sĂ©ries que estrearam este ano sĂ³ pra trazer a resenha pra vocĂªs!

Acho eu que Ă© a primeira vez que eu consigo fechar uma resenha na mesma Ă©poca (leia-se, mesmo ano) em que a temporada termina... rsrs...

Mas chega de lero-lero, vamos logo ao que interessa! A resenha de hoje vai para o seriado Shadowhunters, adaptaĂ§Ă£o da coleĂ§Ă£o Instrumentos Mortais, 6 livros (resenhados AQUI), fora os spin-offs, todos escritos unicamente pela mente brilhante de Cassandra Clare.

SHADOWHUNTERS
Shadowhunters, 2016
Fantasia, AĂ§Ă£o, Aventura

Sinopse:
Clary Fray acaba de se matricular na Academia de Arte do Brooklyn. Em seu aniversĂ¡rio de 18 anos, ela descobre que Ă© uma Caçadora das Sombras, um ser humano meio anjo que tem como tarefa proteger os humanos de demĂ´nios. Naquela noite, a mĂ£e de Clary Ă© raptada por Valentine que criou seu prĂ³prio "CĂ­rculo". Com sua mĂ£e ausente, Clary se volta para Luke, amigo da famĂ­lia e a Ăºnica pessoa na qual ela confiava, mas acaba sendo traĂ­da. Clary se junta com um bando de Caçadores das Sombras para salvar sua mĂ£e e descobre poderes que ela nunca soube que possuĂ­a. Clary Ă© lançada no mundo de caça aos demĂ´nios junto de seu melhor amigo, Simon Lewis, e do misterioso Jace, acompanhado por seus irmĂ£os adotivos, Isabelle e Alexander Lightwood. Agora vivendo entre fadas, feiticeiros, vampiros e lobisomens, Clary começa uma jornada de autodescoberta, enquanto aprende mais sobre seu passado e percebe como poderĂ¡ ser seu futuro.


Tenho quase certeza que 2/3 do planeta jĂ¡ conhecem a saga Instrumentos Mortais e a histĂ³ria de Clary, Jace e famĂ­lia. Mas custa nada dar uma geral aqui, alĂ©m de expor os prĂ³s e contras de mais esta adaptaĂ§Ă£o.



No seu aniversĂ¡rio de 18 anos, Clary e seu amigo Simon resolvem comemorar em uma boate chamada Pandemonium. Os problemas começam quando Clary vĂª um trio de jovens perseguir um outro rapaz atĂ© uma sala separada. Tentando evitar um assassinato, jĂ¡ que o loiro do trio estĂ¡ portando uma espada luminosa esquisita, ela interfere e acaba ela mesma acertando o cara, que se desfaz no ar. Obviamente, Clary nĂ£o entende lhufas.

Ela descobre que Ă© a Ăºnica que consegue ver os outros, Jace, Alec e Isabelle, jovens Caçadores das Sombras, descobre o rapaz que matou era um demĂ´nio e que ela tambĂ©m Ă© uma Caçadora das Sombras. 


AĂ­ sua mĂ£e Jocelyn Ă© sequestrada e outras tantas revelações vĂ£o surgindo a cada episĂ³dio na busca por salvar Jocelyn das garras de Valentim, um caçador das antigas, revoltado, que era dado como morto, mas na verdade descobre-se que estĂ¡ muito vivo e Ă© o pai de Clary. Ajudados pelo policial e amigo Luke Garroway e pelo feiticeiro Magnus Bane, o quinteto enfrentarĂ¡ vampiros, lobisomens, demĂ´nios e outros Caçadores.


Bom... Contar mais Ă© entregar spoilers de bandeja. EntĂ£o, vou deixar a histĂ³ria em si parar por aqui. E vamos falar da sĂ©rie como um programa de entretenimento.


Shadowhunters foi desenvolvida para a televisĂ£o por Ed Decter. Criada em 2015, estreou em janeiro de 2016 nos EUA. Suas filmagens foram feitas em ao ar livre em Toronto, CanadĂ¡, com exceĂ§Ă£o das filmagens do 89º Departamento de Policia de Nova Iorque, que foram feitas dentro da Ala de CiĂªncia da Universidade de Toronto Scarborough.

Eu achei que o elenco foi muito bem escolhido, que muitos atores combinam divinamente com os personagens. Os diĂ¡logos sĂ£o fantĂ¡sticos, tĂªm um tom de comĂ©dia, sĂ£o inteligentes e fazem o seriado fluir. Na parte midiĂ¡tica, nĂ£o tem muito do que reclamar: os efeitos sĂ£o razoĂ¡veis, tendendo para muito bons, o figurino estĂ¡ impecĂ¡vel, o cenĂ¡rio maravilhoso. 

But... HĂ¡ falhas, como nĂ£o haveria? Este seriado Ă© a segunda adaptaĂ§Ă£o da sĂ©rie literĂ¡ria. A primeira foi o filme lançado em 2013, Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos. Filme este que nĂ£o teve continuaĂ§Ă£o, pois nĂ£o alcançou o sucesso esperado.


A atuaĂ§Ă£o pode melhorar um pouco; eles ainda parecem meio forçados, com algumas expressões vazias e ações desconexas. Em especial, os atores veteranos. É de se espantar que nĂ£o tenham entrado no clima.


Muitos fĂ£s reclamaram que Kat McNamara, a atriz escolhida para interpretar Clary, estava com um ruivo muito claro. Eu jĂ¡ nem me incomodei com isso, pois levando em consideraĂ§Ă£o os ruivos naturais, como a personagem do livro Ă©, ela estaria atĂ© condizente. O que pegou pra mim foi a atriz que faz a mĂ£e da Clary (Maxim Roy) nĂ£o ter o mesmo tom de ruivo. Tipo, como assim?

AlĂ©m disso, como toda e qualquer adaptaĂ§Ă£o, o roteiro nĂ£o vai sair exatamente como no livro. Ok, entendo isso, mas precisava mesmo mudar tanto a ordem de acontecimentos? Eu achei que os roteiristas se adiantaram demais! Muitas cenas do seriado nesta primeira temporada sĂ£o do livro 3 e 4! Puxa!...


E alguns detalhes importantes foram simplesmente suprimidos, como o nome das lĂ¢minas e das runas, o temperamento sarcĂ¡stico de Jace (ele Ă© sĂ©rio demais no seriado), a base sentimental dos relacionamentos e tal.


Atualmente, a sĂ©rie passa exclusivamente na Netflix, que comprou os direitos de exibiĂ§Ă£o mundial em dezembro de 2015 e jĂ¡ estĂ¡ renovada para uma segunda temporada, cuja estrĂ©ia estĂ¡ programada para janeiro de 2017 e que contarĂ¡ com 20 episĂ³dios.

Na crĂ­tica especializada, Shadowhunters estĂ¡ meio lĂ¡-meio cĂ¡: o Metacritic deu 45 de 100; o Rotten Tomatoes deu 42%, com uma classificaĂ§Ă£o mĂ©dia de 5,6 de 10. Segundo a declaraĂ§Ă£o oficial: "Shadowhunters junta emoções visuais e uma premissa com um potencial rico, mas o show nĂ£o Ă© o suficiente para disparar uma auto-histeria marcante, e possui enredos complicados."(FONTE)


Mas isso quer dizer que o seriado Ă© ruim? De jeito nenhum! É um Ă³timo seriado para um que foi produzido com orçamento baixo. Mesmo com tudo isso acima descrito, a produĂ§Ă£o e os atores se esforçaram para fazer um bom trabalho, de forma que a segunda temporada tende a mostrar uma evoluĂ§Ă£o magnĂ­fica.




Acho que se eles diminuĂ­rem o ritmo dos acontecimentos, sem atropelar tanto as informações e trabalharem melhor os relacionamentos, a adaptaĂ§Ă£o melhorarĂ¡ em 200%! 

Vou continuar assistindo? Mas Ă© claro!!

Por fim, eu indico a sĂ©rie a quem jĂ¡ conhece a saga e curte seriados de fantasia. Se vocĂª nĂ£o conhece Instrumentos Mortais e quer conhecer, comece pelos LIVROS!


Trailer:


ELENCO PRINCIPAL

- Clary - Katherine McNamara, de The Maze Runner

- Simon - Alberto Rosendeestreante

- Jace - Dominic Sherwood, de Vampire Academy

- Alec - Matthew Daddario, de Cabin Fever

- Isabelle - Emeraude Toubia, de Tattooed Love

- Jocelyn - Maxim Roy, de 19-2

- Valentim - Alan van Sprang, de The Tudors

Luke Garroway - Isaiah Mustafa, de Nikita

Magnus Bane - Harry Shum Jr, de Glee



Espero nĂ£o ter estragado o Ă¢nimo de ninguĂ©m! Juro que Ă© uma boa sĂ©rie! 


E vocĂªs? Assistiram? Gostaram? Pretendem ver? Comentem aĂ­!


Lembrem que as prĂ³ximas temporadas tambĂ©m sairĂ£o aqui, em uma atualizaĂ§Ă£o.


Boa diversĂ£o!

AtĂ© + ver!



20 comentĂ¡rios:

  1. Oi, Nuccia!
    Em primeiro lugar, eu nĂ£o tinha conhecimento nem da sĂ©rie, nem do livro.
    Lendo seu post, cheguei a conclusĂ£o de que eu assistiria a sĂ©rie, mas nĂ£o leria os livros. NĂ£o sei dizer o motivo.
    Acredito que a questĂ£o da classificaĂ§Ă£o Ă© muito pessoa, algumas vezes a gente gosta de coisas que a maioria das pessoas nĂ£o gostam.
    Vou procurar!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem Ă© muito fĂ£ da saga, vai correndo ver pra poder comparar (o que foi o meu caso). Quem nĂ£o conhece, eu indico os livros pq sĂ£o mais detalhados e tem uma cronologia melhor. Mas, bem, a sĂ©rie Ă© bacana! Vc quer ver, vai com tudo!

      Excluir
  2. Eu jĂ¡ vi essa sĂ©rie na Netflix mas nunca tive a curiosidade de assistir, atĂ© porque nĂ£o conhecia os livros, mas agora que vocĂª escreveu essa resenha falando tĂ£o bem acho que vou dar uma chande a ela - parece ser um bom entretenimento.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EntĂ£o, AlĂª, se vocĂª gostou da premissa, dĂ¡ p ver sim! Eu assisti tudo em um fds (obviamente, larguei todo o resto de mĂ£o... rs)

      Excluir
  3. Acho que o povo reclama demais... hehe... tambĂ©m acho que o ruivo ficou bom assim, mais forte que isso realmente nĂ£o seria nada condizente com um ruivo natural. Agora, essa questĂ£o da mĂ£e ter outro tom de ruivo jĂ¡ Ă© outra histĂ³ria... Foi bom vocĂª me avisar que tem cenas atĂ© do quarto livro porque assim nĂ£o vou assistir por enquanto, nĂ£o quero pegar spoilers e ainda estou no terceiro.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, nĂ£o!!! Se vocĂª estĂ¡ lendo a sega, termine antes de assistir!!! Vai por mim! Aproveite bem a leitura!

      Excluir
  4. Oi Nu, tudo bem??
    Eu sou suspeita em falar da sĂ©rie (livros) porque amo de paixĂ£o.... quando saiu o filme nĂ£o achei de todo ruim, mas a minha decepĂ§Ă£o maior foi Valentim, nĂ£o pela escolha do ator, mas a vestimenta, pois ele se veste bem e de maneira impecĂ¡vel. Entendo que adaptaĂ§Ă£o nĂ£o Ă© o mesmo que o livro, mas transformar assim decepciona qualquer um rs. JĂ¡ a sĂ©rie, eu curti demais... alguns atores ainda estĂ£o crus e precisa de conexĂ£o com os personagens, mas nada que nĂ£o poderĂ¡ ser melhorado com o tempo, afinal teremos a segunda temporada... eu assisti a serie inteira duas vezes e gostei... com o pouco orçamento que tiveram, percebi um bom trabalho... a equipe parece bem unida e assim o trabalho ficar melhor de ser feito... quanto algumas pessoas que falaram mal, apenas ignoro... tem gente que nĂ£o Ă© feliz e arranja critica e mais critica em vez de aproveitar o momento... entĂ£o agora Ă© esperar ansiosamente pela prĂ³xima temporada.. Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EntĂ£o, Di, foram estes pontos mesmo... A sĂ©rie Ă© boa, apesar dessa pressa dos roteiristas. Mesmo com orçamento baixo o cenĂ¡rio estĂ¡ Ă³timo, os efeitos nĂ£o sĂ£o xulos. O pessoal vai se entrosando com o tempo... Talvez eles precisem conhecer os livros... Mas tenho muita fĂ© que a segunda temporada serĂ¡ Ă³tima tb! Veremos!

      Excluir
  5. Oi Nuccia, tudo bem?

    Eu gostava dos primeiros livros, mas achei que a Clary começa a ficar insegura demais pro meu gosto "serĂ¡ que o Jace me ama?", "o que eu faria sem ele?" e eu abandonei.. assisti o filme, mas achei a produĂ§Ă£o bem fraca, mas estou pensando em começar a sĂ©rie, estou precisando mesmo de uma sĂ©rie nova =D

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexis... sim, tem razĂ£o, tem umas horas na leitura que vocĂª começa a se irritar com Clary, mas posteriormente, os livros tb dĂ£o Ăªnfase a outros personagens e Clary sai do foco muitas vezes. VocĂª vai acabar gostando da sĂ©rie, mas digo que a personalidade da protagonista Ă© a mesma... beijo!

      Excluir
  6. Oi, Nu!

    Eu nunca li os livros que deram inspiraĂ§Ă£o a sĂ©rie, tambĂ©m nĂ£o sei se leria. No entanto, a sĂ©rie me despertou interesse viu?! E como nĂ£o me render aos seus comentĂ¡rios? E agora, leio ou passo direto para a sĂ©rie? DĂºvida cruel! hahahahah

    Beijos! *___*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha.... Eu recomendo a leitura antes atĂ© pq Ă© mais rica em detalhes e mantĂ©m a cronologia. A sĂ©rie se apressou um tantinho, mas nada impede que vocĂª assista, jĂ¡ que estĂ¡ mais fĂ¡cil de conseguir do que os livros... rs Beijo!

      Excluir
  7. Oi, Nu
    NĂ£o conhecia a sĂ©rie e nem os livros. O tema nĂ£o desperta muito a minha atenĂ§Ă£o, porĂ©m fiquei interessada pela sĂ©rie, mesmo vocĂª dizendo para começar pelos livros rsrs. Meu marido ama assistir sĂ©ries, vou indicar para ele e assistir tambĂ©m.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, Ă© bem fantasia mesmo, fantasia urbana, demĂ´nios, bruxos, caçadores, mas tudo dentro do ambiente de uma cidade comum e nĂ£o um reino distante. Quem curte fantasia, se amarra. Tem romance,tem drama. Mas muito mais aĂ§Ă£o e aventura. Tomara que vocĂªs curtam! beijos!

      Excluir
  8. Oi NU!!
    Eu assisti a sĂ©rie e curti muito, confesso que gostei bem mais que do filme, aquele Jace era estranho, hahahahahha tenho os 5 primeiros volumes da sĂ©rie, mas ainda nĂ£o li, acho que estou parada no tempo, as coisas novas vĂ£o chegando e as outras vĂ£o ficando para trĂ¡s, mas vou ler assim que der ( leia sabe-se lĂ¡ deus quando)

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Sabe-se lĂ¡ deus quando" Ă© meu tempo exato para terminar minhas leituras!!! kkkkkkkk...... Assim, vocĂª atĂ© pode assistir a sĂ©rie antes de ler, mas depois vai ficar comparando o tempo todo... rs... Divirta-se!

      Excluir
  9. Oiii! Tudo bem?

    Li a saga atĂ© o livro 5 (falta o 6 ainda - sem previsĂ£o pra ler, mas lerei).
    Quanto ao seriado de TV, tĂ´ querendo assistir, mas cadĂª o tempo?
    É bom saber dessas falhas, pq assim, vou diminuindo as minhas expectativas para quando eu for assistir, ainda que a série seja boa, é bom diminuir as expectativas. Fiquei feliz em saber que renovaram para a segunda temporada.
    Dei uma olhada no elenco e gostei também, muito,muito, muito melhor do que o filme "fail". rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o 3x melhor que o do filme! SĂ³ espero que a interpretaĂ§Ă£o dĂª uma melhorada na nova temporada! JĂ¡ to me coçando com a espera! XD

      Excluir
  10. OlĂ¡ Nuccia, adorei a postagem, preciso conferir essa sĂ©rie, pois sempre vejo Ă³timas criticas. Eu li apenas os dois primeiros livros da sĂ©rie e pretendo ler os restantes em breve. NĂ£o curti muito a Clary da sĂ©rie eu preferia a Lily, que fez o filme. O cabelo dela era um ruivo menos alaranjado (artificial).

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N verdade, Quel, o ruivo alaranjada Ă© o mais prĂ³ximo do natural do que este ruivo escuro, sabia? É sĂ³ observar os nascidos na regiĂ£o norte da Irlanda... Se vocĂª estĂ¡ gostando dos livros, vai gostar da sĂ©rie tambĂ©m, mesmo que tenha esses porĂ©ns na adaptaĂ§Ă£o. Beijo!!!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: