terça-feira, 10 de janeiro de 2017

[Meu Amigo Blog] - Usando o Rafflecopter parte 1

OlĂ¡, pessoas!

Ano novo, vida nem tĂ£o nova assim, blog mais ou menos, mas... Vamos que vamos!

Depois de muito ver e ajudar alguns amigos com dĂºvidas sobre layout, organizaĂ§Ă£o e aplicativos para blogs, decidi abrir uma nova coluna aqui no blog!

Meu Amigo Blog vai ajudar vocĂªs com tudo o que eu jĂ¡ aprendi nessa pequena e esburacada estrada da blogosfera.




E para começar, venho elucidar como usar o aplicativo Rafflecopter, aquele mesmo que monta formulĂ¡rios de sorteios!

SĂ³ que... Montando a postagem, percebi que ela iria ficar i-men-sa!! EntĂ£o, dividimos em 4 partes, a saber:

Parte 1 - montando o formulĂ¡rio no site do Raffle





As postagens serĂ£o espaçadas com intervalos de 2 semanas (lembrem-se que eu vou operar minha linda cabecinha!). EntĂ£o, apesar de ter o link, alguns ainda nĂ£o estĂ£o ativos.

Vamos começar a Parte 1? Bora lĂ¡!




Parte 1 - montando o formulĂ¡rio no site do Raffle

Eu vou ensinar tudo, bem devagar, parte por parte, para que o blogueiro que nĂ£o conhece, nunca viu na vida, sequer sabia que existia um site desses, possa aprender tudo direitinho e ainda sorrir no final.

Calma, amor e carinho... e lĂ¡ vamos nĂ³s:

1 - Entre no site do aplicativo Rafflecopter. Sendo a sua primeira vez no site, precisa se cadastrar. Clique na caixinha azul (seta vermelha), sem medo de ser feliz, pois o app nĂ£o Ă© pago. Ah, sim! O site Ă© todo em inglĂªs!



2 - AbrirĂ¡ uma pĂ¡gina igual Ă  imagem 2. Como eu disse, para usar o app sem gastar dĂ³lar algum, clique ali na caixinha "Sign up for free" (seta vermelha). Ali embaixo vocĂª vĂª alguns planos pagos (basic, grow, premium), mas Ă© apenas se vocĂª quiser usar recursos avançados. O que eu ensinarei aqui Ă© o plano gratuito, que funciona perfeitamente para quaisquer sorteios em blogs.




3 e 4 - Nova pĂ¡gina. VocĂª irĂ¡ efetuar o seu cadastro no site. Cadastre seu nome (nĂ£o precisa ser completo), seu e-mail, o site do blog, mostre que vocĂª nĂ£o Ă© um robĂ´. NĂ£o esqueça de definir sua senha.

Terminou? Clique na caixa azul (seta vermelha - quadro 4).




5 - Nova pĂ¡gina: agora vocĂª estĂ¡ na tela principal do Raffle (sejamos Ă­ntimos a partir de agora). VocĂª irĂ¡ conferir seus dados e acrescentar mais alguns ao seu cadastro. Para isso, vĂ¡ atĂ© o canto superior direito (seta vermelha), onde tem seu nome, clique nele e depois em "Your Settings".

5B - Confirme tudo, acrescente seu fuso horĂ¡rio, sua lĂ­ngua (o site nĂ£o vai passar para o portuguĂªs. Ele apenas recolhe dados para anĂ¡lise estatĂ­stica, entĂ£o se nĂ£o quiser definir, ok) e pronto. Basta salvar.




6 - Vamos começar a preparar um formulĂ¡rio de sorteio? Comece clicando em "Your Dashboard(seta vermelha) que estĂ¡ ao lado do seu nome no canto superior direito. Vai aparecer uma pĂ¡gina igual a da imagem 6. 

6B - Agora, clique em "New Giveaway(seta vermelha). IrĂ¡ abrir uma pĂ¡gina nova, igual a da imagem 7.




7 - Clique sem pavor na caixinha azul "Add a prize(seta vermelha). Vai aparecer uma pĂ¡gina igual a da imagem 8. 


8 - Coloque o tĂ­tulo do seu sorteio (retĂ¢ngulo vermelho). Apesar de aparecer um "add a image", vocĂª nĂ£o poderĂ¡ colocar imagem no plano gratuito. Feito o tĂ­tulo, salve seu sorteio clicando na caixa azul "Save this prize(seta vermelha).

8B - Vai abrir uma pĂ¡gina igual a imagem 8B. Ali, hĂ¡ duas caixas. A caixa escrito "Referring their friends (aka viral sharing)" nĂ£o estĂ¡ habilitada no plano gratuito. Ou seja, para usar, precisarĂ¡ pagar. Eu apenas ignoro.

Agora, clique na outra "Add an entry option(seta vermelha), para começarmos a colocar as regras do sorteio. IrĂ¡ abrir uma caixa igual a da imagem 9. Role para baixo para ver melhor.



- Nesta caixa, vocĂª tem todas as possĂ­veis opções de regras a serem estabelecidas no seu sorteio (retĂ¢ngulo vermelho). Mas... Somente podemos usar algumas e precisamos ir um por um, vocĂª jĂ¡ vai saber por quĂª.


10 - Vamos começar definindo uma fanpage do Facebook a ser visitada (curtida). Ao clicar em "Visit a Fan Page" (retĂ¢ngulo vermelho), vocĂª serĂ¡ direcionado para uma nova janelinha, rolando a tela para baixo (seta vermelha). Defina o nome da fanpage, cole o link dela no local apropriado, defina a pontuaĂ§Ă£o de 1 a 5, e marque se for regra obrigatĂ³ria.

Acabou? Salve.


11 - Para colocar a prĂ³xima regra, vocĂª deve repetir os passos da imagem 8B. Selecione agora "Following an Account" (retĂ¢ngulo vermelho) para colocar a regra de seguir uma conta no Twitter. IrĂ¡ abrir uma janelinha parecida com a anterior (seta vermelha). Coloque a conta (@fulano) a ser seguida, defina os pontos e se Ă© obrigatĂ³rio. Salve.



12 - Repita os passos da imagem 8B. Selecione agora "Tweeting a message" (retĂ¢ngulo vermelho) para colocar a regra de criar um tweet. Na janela aberta (seta vermelha), defina a mensagem e as tags do tweet (na imagem hĂ¡ um exemplo). Defina os pontos, se Ă© obrigatĂ³rio e se usurĂ¡rio pode ganhar pontos diĂ¡rios ao tweetar. Salve.



13Repita os passos da imagem 8B. Selecione agora "Commenting on a blog post" (retĂ¢ngulo vermelho) para colocar a regra de deixar um comentĂ¡rio em alguma postagem especĂ­fica (desde que nĂ£o seja a do sorteio onde estĂ¡ o formulĂ¡rio, claro). 

Agora, ATENĂ‡ĂƒO! É necessĂ¡rio usar uma linguagem de web especĂ­fica para colocar links clicĂ¡veis no formulĂ¡rio, ou seja, a pessoa nĂ£o precisarĂ¡ copiar e colar o link, bastando clicar no link criado para abri-lo em outra guia. Como? 

Moleza: na janelinha aberta (seta vermelha), coloque o tĂ­tulo do link (ex: nome do blog ou da postagem) entre colchetes e o link em si entre parĂªnteses, sem espaço entre o Ăºltimo colchete e o primeiro parĂªntese. Veja o exemplo da imagem 13.

13B - Se vocĂª tiver dĂºvidas sobre como montar a linguagem da web, basta clicar no link "Wiki style formating" logo abaixo da caixa de digitaĂ§Ă£o do texto (retĂ¢ngulo vermelho). VocĂª serĂ¡ direcionado a uma nova pĂ¡gina da web, em outra janela/guia (seta vermelha) da Mastering Markdown (em inglĂªs, claro), com as instruções da escrita e com exemplos. FĂ¡cil de entender, se precisar.



14 - Vamos continuar. Como vocĂª deve ter percebido, algumas regras que todo blogueiro gosta de usar nĂ£o existem no Raffle, como: seguir o blog, seguir a conta do Instagram. Mas Ă© possĂ­vel colocĂ¡-las ali? CLARO!

Repita os passos da imagem 8B. Selecione "Invent Your Own!" (retĂ¢ngulo vermelho). Vamos começar com a regra e seguir o blog. Na janelinha aberta (seta vermelha), defina o tĂ­tulo da regra (ex: substitua ~INVENT YOUR OWN OPTION~ por SIGA O BLOG TAL). Na caixa de texto, coloque o nome do blog entre colchetes e o link entre parĂªnteses, conforme jĂ¡ explicado na imagem 13 (na imagem hĂ¡ um exemplo). 

Se vocĂª quer que o participante deixe alguma informaĂ§Ă£o (normalmente seu nome/perfil de seguidor), basta deixar a caixa marcada e definir qual Ă© a tal informaĂ§Ă£o (na imagem hĂ¡ um exemplo).

Defina os pontos, se Ă© obrigatĂ³rio e desmarque a caixa de pontos diĂ¡rios. Salve.


15 - Para colocar a regra de seguir uma conta do Instagram, por exemplo, vocĂª deve fazer praticamente a mesma coisa da imagem 14. 

Repita os passos da imagem 8B. Selecione "Invent Your Own!" (retĂ¢ngulo vermelho). Na janela aberta (seta vermelha), defina o tĂ­tulo da regra (ex: substitua ~INVENT YOUR OWN OPTION~ por SIGA NO INSTAGRAM). Na caixa de texto, coloque o nome do perfil no Instagram entre colchetes e o link entre parĂªnteses, conforme jĂ¡ explicado na imagem 13 (na imagem hĂ¡ um exemplo). 

Se vocĂª quer que o participante deixe alguma informaĂ§Ă£o, basta deixar a caixa marcada e definir qual Ă© a tal informaĂ§Ă£o (na imagem hĂ¡ um exemplo).

Defina os pontos, se Ă© obrigatĂ³rio e desmarque a caixa de pontos diĂ¡rios. Salve.

Esta explicaĂ§Ă£o vale para quaisquer outras redes sociais (ou sites) que vocĂª queira colocar como regra: Tumblr, Pinterest, Linkedin, sei lĂ¡! Manda ver!



16 - VocĂª deve ter percebido que hĂ¡ 9 opções de regras, mas nĂ³s nĂ£o usamos todas. Algumas das opções disponĂ­veis sĂ³ podem ser utilizadas em planos pagos. Na imagem 16, as opções que nĂ£o podem ser usadas estĂ£o marcadas com X.

Se vocĂª tentar usar, o site começa a piscar e a apontar aquela aba no canto inferior direito (seta vermelha pequena). Ali Ă© para quem estĂ¡ a fim de morrer em alguns dĂ³lares o que nĂ£o Ă© o meu nosso caso.


17 - NĂ£o hĂ¡ um limite de regras (nĂ£o que eu saiba). Cadastre todas as que quiser. Agora que vocĂª tem todas as regras prontas e cadastradas, pode se organizar. 

Repare que as regras parecem ligeiramente diferentes. Algumas tem um retĂ¢ngulo preto fino ao seu redor. Essas sĂ£o as regras obrigatĂ³rias, que todos devem seguir se quiserem participar do sorteio. As que nĂ£o tem, sĂ£o as opcionais.

Se quiser cancelar alguma regra, basta clicar no pequeno X Ă  esquerda dela (seta vermelha pequena). Ela mudarĂ¡ conforme a imagem 17.

Se quiser mudar as regras de ordem (a ordem mostrada Ă© a ordem que aparecerĂ¡ no blog), basta clicar na regra, segurar e arrastar atĂ© a nova posiĂ§Ă£o (seta vermelha curva).



18 - Estamos quase no final dessa primeira parte. Agora, rolando a tela para baixo, vocĂª irĂ¡ definir o dia que começa e finaliza o sorteio.

Em "It Starts" (seta vermelha) defina a data que o formulĂ¡rio ficarĂ¡ disponĂ­vel para receber informações dos participantes: a data que efetivamente começa o sorteio. NĂ£o dĂ¡ para modificar o horĂ¡rio (X). No plano gratuito, Ă© sempre meia-noite.

Em "And Ends" (logo ao lado) coloque a data final. Uma dica: coloque sempre um dia depois do prazo que vocĂª definiu para finalizaĂ§Ă£o do sorteio. Ex: Seu sorteio vai de 01 a 15/fevereiro. Coloque no formulĂ¡rio 16/fevereiro. Assim, durante todo o dia 15, o formulĂ¡rio ainda estarĂ¡ disponĂ­vel e finalizarĂ¡ assim que der meia-noite.


19 - Em tese, a montagem do formulĂ¡rio finalizou. \o/

Desce a pĂ¡gina mais um pouco. Clique em "Preview & Install(seta vermelha pequena). Uma nova pĂ¡gina irĂ¡ abrir, igual Ă  imagem 19, Ă  direita. VocĂª vai clicar ali naquele botĂ£o "Copy" (seta vermelha grande) para copiar o HTML de instalaĂ§Ă£o do formulĂ¡rio. Cole em um bloco de notas ou em um documento do Word. Deixe salvo para quando vocĂª for montar a postagem no blog.



20 - Rolando a tela para baixo, vocĂª verĂ¡ uma prĂ©via do seu formulĂ¡rio. Se o formulĂ¡rio nĂ£o estiver habilitado, ou seja na data de inĂ­cio, vocĂª verĂ¡ algo como a imagem 20. É assim que o formulĂ¡rio deverĂ¡ aparecer no seu blog.



21 - Clicando em "Your Dashboard" (lĂ¡ no canto superior direito), vocĂª retorna Ă  tela principal do Raffle. Agora ela estarĂ¡ parecida com a imagem 21 (esquerda). Seu sorteio estarĂ¡ ali na lista de "Coming Up Soon" (retĂ¢ngulo vermelho), se a data ainda nĂ£o estiver liberada.

Passando o mouse por cima dessa caixa, vocĂª irĂ¡ ver (imagem 21, direita, superior):

"Setup" - para modificar as regras;

"Installation" - para copiar novamente o HTML de instalaĂ§Ă£o;

"X" - para deletar o sorteio.

Depois de deletado, querendo desfazer, basta clicar no "+" azul (imagem 21, direita inferior). Somente naquele momento! VocĂª nĂ£o poderĂ¡ fazer isso sempre: saindo do site, seu sorteio deletado estarĂ¡ perdido para sempre!


Saindo do site, querendo retornar, Ă© fĂ¡cil: basta colocar seu e-mail e senha (setas vermelhas) e clicar em "Let me in".

VocĂª pode modificar seu formulĂ¡rio quantas vezes desejar sem precisar copiar o HTML toda vez. Uma vez instalado, as alterações sĂ£o automĂ¡ticas.



Apesar de ser fĂ¡cil de usar, sĂ£o muitos passinhos e eu quero deixar tudo explicadinho para qualquer blogueiro poder se aventurar nesse formulĂ¡rio pirador! XD

Na parte 2, vou ensinar a colocar o formulĂ¡rio na postagem do blog. Aguentem, dia 24/01 jĂ¡ estĂ¡ chegando!!!

Espero estar ajudando! 

AtĂ© + ver!






Nuccia De Cicco Ă© biĂ³loga, Doutora em BioquĂ­mica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixĂ£o de Santa Teresa, Ă© apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, alĂ©m de ter uma queda saudĂ¡vel por cafajestes. Surda desde os 27 anos, Ă© co-autora em oito antologias e publicou o livro “PĂ©rolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas sĂ£o mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 


13 comentĂ¡rios:

  1. Muito legal essa coluna que vocĂª resolveu criar! Com certeza vai ajudar muitos blogueiros assim como eu. Beijo e parabĂ©ns pelo blog e pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa coluna que vocĂª resolveu criar! Com certeza vai ajudar muitos blogueiros assim como eu. Beijo e parabĂ©ns pelo blog e pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Achei Ă³tima a ideia de criar uma coluna para ajudar seus leitores com dĂºvidas sobre loyalts e essas coisas. Tentei fazer um sorteio la no meu blog usando o Raffle mas acabei nem colocando o sorteio no ar ainda, acho o Raffle uma ferramenta um pouco confusa :/

    beijos

    ResponderExcluir
  4. OlĂ¡!!
    Que Ă³timo essa ideia "Meu Amigo Blog", acho que vou sempre passar aqui agora. Por exemplo, nunca usei esse Rafflecoptere vendo esse post fiquei atĂ© com coragem para usar. Se vocĂª me perguntar porque eu nunca usei nĂ£o vou saber de responder, mas isso vai mudar a partir desse post!!! Muito obrigada e continue com essa coluna

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    Que legal, sério!!!
    Estava pensando em fazer sorteio no blog mas nĂ£o sabia como, esse post me ajudou bastante, e jĂ¡ estou esperando pelos prĂ³ximos!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Nuccia do cĂ©eeu... Que idĂ©ia maravilhosa Ă© essa. Eu particularmente nĂ£o fazia ideia de como isso funcionava agora quando precisar posso vir aqui e acompanhar passo a passo.
    Que demais!!!
    Beijuh e parabĂªns pela iniciativa de ajudar.

    ResponderExcluir
  7. uma otima dica para quem esta comecando ou com duvidas sobre layout, belo tutorial

    ResponderExcluir
  8. Oi Nutella linda!!!
    Mulher de Deus que trabalhĂ£o montar esse post, mas acho que dessa vez ninguĂ©m (eu) ai te perturbar mais quando precisar hahahaha
    Obrigada por atender os pedidos desesperados dessa pessoa que vos fala!
    ParabĂ©ns pela iniciativa vocĂª Ă© uma mĂ£eeeeeeeeeee!!!
    Beijocas com sabor de pipoca caramelada!
    Giu

    ResponderExcluir
  9. Oi Nu, tudo bem???
    Gostei muito e sua postagem... eu jĂ¡ uso esse site para promoções, mas sĂ³ uma vez por ano e todos os anos eu peno com ele, porque nĂ£o lei em inglĂªs e esqueço de tudo com o tempo... a sua postagem estĂ¡ Ă³tima e sua dedicaĂ§Ă£o em ajudar o blogueiro que jĂ¡ mexe, mas principalmente aqueles que nem sabiam da existĂªncia Ă© extremamente admirĂ¡vel... com toda a certeza vai ajudar muita gente... Xero!

    ResponderExcluir
  10. OOi Nu!
    ParabĂ©ns pelo pela coluna, com certeza estĂ¡ saindo vĂ¡rias dicas. :)
    Manjo pouco do rafflecopter, amei o post.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Nu, sua linda, tudo bem?
    Eu faço questĂ£o de dizer o quanto vocĂª estĂ¡ sendo generosa. Sabe, quando criei meu blog, eu nĂ£o sabia o que era o universo da blogosfera, nĂ£o conhecia ninguĂ©m, nĂ£o sabia mexer em nada.VocĂª sabe como a sua atitude pode ajudar muitos que como inciaram dessa forma? E confesso que atĂ© hoje ainda me enrolo usando o formulĂ¡rio. Muito obrigada, amei sua coluna!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  12. Ă“timo post! Adorei e vou falar, me ajudou muito.
    Eu comecei a usar esse formulĂ¡rio hĂ¡ pouco tempo, mas das vezes em que tive que fazer pra promoĂ§Ă£o, atĂ© hoje nĂ£o entendi bem, rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Uaallll, adorei esse post, sou nova no mundo dos blogueiros e gostei muito das dicas.

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: