menu

Sorteios

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

0 [Por trás das Páginas] - Uma breve visão do livro Sobre a Escrita, de Stephen King

Olá pessoal, tudo bem com vocês? 

Espero que sim, pois este ano foi... Uma maravilha, não é?

Neste mês eu estou sem resenha pra vocês, mas pra não passar em branco por aqui eu irei falar um pouquinho do livro "Sobre a Escrita" de Stephen King.

Apesar de não ser um leitor de suas obras achei importante ler um livro que falava sobre a escrita, principalmente vindo de um escritor com tantos méritos.

Este texto faz parte da coluna Por trás das Páginas, idealizada pela Nuccia para compartilhar dicas de escrita e curiosidades literárias.




Sobre a escrita
Autor: Stephen King
Editora: Suma das Letras
Gênero: não-ficção
Ano: 2015

Sinopse:
Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempose vencedor dos prêmios BRAM STOKER e LOCUS na categoria Melhor Não Ficção, Sobre a escrita — A arte em memórias é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King.  Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.


Existem ferramentas na construção literária que ele aborda no meio do livro. Digo no meio pois a primeira parte fala sobre como ele se interessou pela escrita e sua formação como escritor. Apesar de não abordar nada desta primeira parte aqui, considero importante sua leitura, pois dá uma profundidade ao restante do livro.

Eu não consideraria um guia definitivo de como se tornar um bom escritor, mas é uma leitura muito importante para quem se interesse pelo assunto. Ele dá nome às ferramentas da construção literária, fala sobre a importância de se ter controle sobre o que escreve... Passando desde a roteirização, construção do passado dos personagens até os dramas e conflitos vividos por eles no livro. 

Falando em conflito; sem ele não existe história, nisso eu e Stephen concordamos. Mas um ponto discordante é que um escritor ruim, no máximo, se tornará um bom escritor, mas alguém medíocre (na média) nunca se tornará um ótimo escritor. 

Acredito que se você tem treino exaustivo, vontade de escrever, pesquisas profundas e estudos igualmente profundos... Tudo se consegue.

Ele destaca também a importância de se manter os adjetivos sob controle, em especial aqueles terminados em "mente". Eles são bonitos como dentes de leão, mas não é só deles que se enfeita uma narrativa, bem como você não quererá dentes de leão se multiplicando em seu belo jardim; arranque-os! Claro, nisso eu concordo com Stephen King.

Eu realmente aconselho a leitura deste livro pra todos que querem escrever melhor. É como um mapa de uma região específica da profissão de escritor, esta que pretendo exercer de forma remunerada o mais breve possível, por isso nunca pararei de praticar...


É isso. 

Gostaram? Me contacte nas redes sociais e no meu blog. 

Querem saber como está a primeira página do seu texto? Eu leio e te dou uma resposta!

Abraços randômicos e até mais!


Gustavo Vegas, o Randômico
Autor, blogueiro, gestor comercial






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...