sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Resenha [livro] - Do Éden à Luxúria, de Ananda V.

Bom dia, nucciamigos!

Eis que chegou a minha vez de resenhar! Primeira resenha da Nuccia em 2017 e é... literatura nacional!! É do Brasil-il-il...!!!

O livro de hoje foi comprado no início do ano passado, em uma promoção maluca da editora, mas por conta de todas as minhas leituras de parceria e minha vida como escritora (foram muitos eventos ano passado), não deu para ler. Mas também quando peguei... uou!!!

Vem comigo para conhecer a história fantástica que há por trás do título: Do Éden à Luxúria, o primeiro volume da Trilogia O Círculo dos Imortais, escrito por Ananda Veloso e publicado pela nossa parceira Editora Arwen.

Do Éden à Luxúria
Trilogia Círculo dos Imortais - vol. 1
Autora: Ananda V.
Editora: Arwen
Gênero: fantasia
Ano: 2016
528 p.

*Livro do acervo pessoal do/a blogueiro/a*

Sinopse:
Um bar esquecido pelo tempo chamado Devil's Throat — o Gênesis da queda de Melissa Saccer, uma garota que tem sido atormentada por um pesadelo do qual não se recorda ao abrir os olhos. Há centelhas de memórias, passagens de um conto de Edgar Allan Poe, mas nada substancial que possa lhe ajudar. William, um forasteiro enigmático que se comporta como um cavalheiro inglês da época vitoriana. Quantos segredos ele esconde por trás da imensidão de seus olhos azuis? Nessa jornada sombria e solitária que Melissa enfrentará, nada é como parece ser. A verdade, a mentira, o mal e o bem tem múltiplas faces, pontos de vista conflitantes. Esteja preparado para se apaixonar, mas, acima de tudo, esteja preparado para a queda.




Já aconteceu com alguém de pegar um livro do gênero que gosta e pensar: "Ah, deve ser só mais um de fantasia... Deve ser bom, mas não espetacular... Vamos ler e ver no que dá."  E aí você quebra as fuças brilhantemente e ainda gosta disso? Pois é, aconteceu comigo quando abri as páginas de DEAL para ler.


Já comecei 2017 com uma resenha difícil de ser feita. Não porque eu não saiba o que escrever. Na verdade, tenho coisa pacas a dizer desse livro que já admiro tanto. O problema maior é o que dizer sem entregar o ouro e como dizer isso da forma que o livro e a autora merecem. Bem, não custa tentar...

"A garota jamais esqueceria das seguintes palavras que foram sussurradas de maneira fria, intensa e cruel. Jamais esqueceria a imagem bestial que retorceu as feições de seu amante. (...) O grito sufocado em sua garganta jamais seria ouvido."

Melissa Saccer (Liss) é uma estudante de 16 anos do ensino médio na cidade monótona de Blaine. Com um estilo peculiar, diferentão e meio vida loka, ela mora sozinha em um quarto de pensão no centro da cidade, tendo a querida Amélia como tutora. Com o tempo, descobrimos porque Liss não está morando com sua mãe. Neste primeiro momento, Liss está sofrendo uma espécie de insônia, ou melhor, de falta de descanso pois os pesadelos que a assombram não a deixam descansar.

"Durante duas semanas e meia, estava acordada, transitando negligentemente entre a inconsciência e a realidade. E a pior coisa sobre era sentir, no fundo das minhas entranhas, que esse era o sinal de que algo estava para acontecer. O prelúdio de algo terrível, a primeira nuvem que anunciaria uma tempestade."

Sua melhor amiga é Megan, a garota popular, o total oposto de Liss: esguia, loura fatal, adepta de modelitos salto agulha, maluca por garotos populares, esportistas da escola que cagam e andam a ignoram. E seu outro melhor amigo é Daryl, o primeiro amigo que ela fez ao chegar na cidade, um rapaz muito gente fina, de sorriso acolhedor, com quem ela divide muitos segredos e que francamente não entende como ela pode ser amiga de Megan.

Em plena segunda-feira, elas resolvem passar a noite em um bar todo estranho na periferia da cidade. Por estranho, leia-se barra pesada. E é nesse bar, após uma pequena briga com o quase-ex-namorado da Megan em quem Liss deu uma tremenda e divina surra, diga-se de passagem, que ela conhece William, um homem boa pinta, de lindos olhos azuis, charme e sotaque britânicos impecáveis, uma delícia de se olhar, de tocar e experimentar. Por acaso, ele também é seu vizinho de quarto novo em folha.

"(...) sentia-me razoavelmente excitada com a ideia de ir a um bar conhecido por sua clientela que basicamente consistia em ex-presidiários e Hells Angels que exalavam o odor de encrenca. Era bom flertar com o perigo às vezes, não?"

Eles se conhecem, conversam, saem juntos, se apaixonam. Mas... sempre há um mas. Coisas estranhas continuam acontecendo a Liss, muito além dos pesadelos. Não só acontecendo como duplicando-se. De repente, sombras a perseguem, criaturas a atacam, seus amigos parecem literalmente possuídos. O que está acontecendo? E, o principal, quem está por trás disso?

Vou parar de falar da história aqui, porque se eu continuar com certeza spoilers rolarão. Mas aviso, não falei nem de 1/3 do livro!


Passando rapidamente sobre a parte física, a diagramação. Muito bem feita, com imagens internas muito legais, combinando com o livro. Há um avatar simbolizando alguns personagens. Divisões bacanas nas 3 partes do livro. Folhas amareladas, fontes ótimas.

Descrição da capa #pracegover: da mesma forma que o título, a capa é dividida em duas cenas quase antagônicas. No centro, uma figura feminina usando um vestido tomara que caia preto e longo, com longos cabelos negros ocultando seu rosto, virado para direita. Ela se encontra bem no centro de um caminho de jardim. À esquerda, o tal jardim é totalmente escuro, sem luzes, mas perfeito em suas formas. À direita, o jardim está em chamas.

Agora vamos ao que eu achei. Quando comecei a leitura e vi que o enredo se passava em uma cidade norte-americana nada fictícia (pois é, a autora me confirmou que a cidade existe, sim!), fiquei esperando situações parecidas com diversos filmes e séries, ao estilo Teen Wolf, Diários de Vampiro e coisa assim. E, de novo, quebrei a cara.

Melissa é uma personagem de brio. Ela se mete em confusões por amar seus amigos e porque eles não enxergam as merdas em que se enfiam. Ela confia nas pessoas, ela ama e é muito inteligente, mas também é subestimada por ter essa personalidade esquiva, se manter fora dos holofotes.

Megan é a personagem que todos amamos odiar. Oh amiga pentelha e fútil! Mas tem lá seus momentos. E o que dizer de William...? Quando descobrimos quem é e o por quê de estar ali... 

A história é bem fundamentada, tem uma premissa muito boa. Não é apenas uma história sobre seres da noite que se alimentam de sangue humano. É uma mistura de seres e em nenhum momento a autora usou a palavra principal que os define. Achei isso muito sagaz, você sabe o que são, mas a palavra não é dita em nenhuma das 500 páginas.

"A forma como seu corpo se movia era hipnótica. Ele parecia uma fera negra rumando para o palco com movimentos sorrateiros. (...) William sorria de forma contida, como se curtisse uma piada interna e, então percebi o quanto nós dois parecíamos patéticos, duas almas velhas encenando adolescentes do ensino médio."

Outra coisa muito legal: cada capítulo é iniciado por uma citação, seja literária, filosófica ou musical. Não há títulos, mas as citações resumem os capítulos bem até demais. Achei tão legal que estou pensando em fazer algo parecido com meu futuro livro (desculpa, Ananda!!!!!!!!).

Quase totalmente narrado sob a ótica de Melissa, em primeira pessoa (quase porque tem alguns trechos narrados pelo Lest... William! =O), tem uma leitura muito fluida, sem furos e não cansativa. Com uma das melhores escritas que vi nos últimos tempos, e uma das melhores revisões da editora também (mas não perfeita, tem alguns errinhos, sim), é uma pedida ótima para quem curte o tema e o gênero. Quando você terminar, vai ser tão amigo de Melissa e temer a queda tanto quanto ela.



Sobre a AUTORA:

Ananda V. é uma autora baiana, que escreve a série de livros “O Círculo dos Imortais”. Desde pequena, fascinava-se por histórias de gêneros fantasiosos e, ao ganhar uma competição de historinhas aos oito anos, percebeu o quanto amava a arte da escrita. Atualmente, Ananda divide seu tempo entre escrever, cuidar dos seus amados bichos de estimação e cantar em uma banda de Metal/Hardcore chamada Born of Desire.





Esse livro faz parte do Desafio Literário Diminuindo a Pilha 2017, como leitura de JANEIRO: Livro ENCALHADO NA ESTANTE.



Foi um das leituras mais maneiras que fiz! E espero ter em minhas mãos o terceiro volume logo, logo!

Por que o terceiro? Porque o segundo eu já li! Aguenta que a resenha já tá vindo! 

Boa leitura!

Até + ver!





Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão de Santa Teresa, é apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes. Surda desde os 27 anos, é co-autora em oito antologias e publicou o livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas são mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 


16 comentários:

  1. Ufaaaaaa eu quero... eu fiquei apaixonada por ele na Bienal e acabei não comprando. Mas agora fiquei mais interessada ainda ahahaha. Eu amo diagramações fofas <3.
    Parabéns pela resenha Nu.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito que se agrupem livros como se fosse uma série com vários episódios mas neste caso gostei bastante 😉

    ResponderExcluir
  3. Estava esperando a resenha deste livro, pois outras que li nao eram objetivas e nao sabiam explicar como esta em detalhe, faz tempo que noa leio nada como misterios

    ResponderExcluir
  4. Oi Nuccia, tudo bem?

    Uau! Que resenha foi essa mulher? Acho que eu já quero esse livro para agora, não aguento esperar hahaha
    A obra parece ser realmente fabulosa e como você foi surpreendida imagino que todos os pontos que você citou sejam altíssimos. Gosto de personagens quietas, mas que sabem se impor quando necessário, elas sempre chamam a minha atenção, principalmente quando querem proteger seus amigos. Vou correndo adicionar esse livro na minha lista, quer o saber o desfecho desse livro. Parabéns pela resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Que incrível! Parece mesmo maravilhoso! Entendo bem o sentimento de se ter um livro a tanto tempo na estante e assim que começar a lê-lo ficar sem saber o motivo de não tê-lo lido antes. Foi assim também com o conto fantástico da autora Pepper, a trilogia "Não pare!". Obrigada pela sugestão, Nuccia! Adoro suas resenhas!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Nossa que resenha maravilhosa, me prendeu do inicio ao fim!
    Adoro livros desse gênero, então é claro que eu anotei a dica. A autora parece bem simpática!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Nuccia!
    Já pirei com a sinopse!
    E o fato de você achar difícil resenhar pela magnitude da leitura já me faz ficar curiosa, eu quero saber quem são esses seres que agora a persegue depois que conhece Lest... o que mesmo? rs Será que tem vampiro na parada?
    Bem de qualquer forma já vou pesquisar porque quero ler já. Me aguarde!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Nu!
    Li os primeiros capítulos desse livro há um tempo e foi uma experiência bem gostosa, pois eu gostei muito do que encontrei, mas, infelizmente, não consegui dar andamento na história.
    Gostei de conhecer suas impressões e fiquei contente por saber que, mesmo você quebrando a cara, gostou da leitura.
    Também achei a Megan uma personagem que amei odiar, ela é mimada ao extremo né?
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro esse ano ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Aiii Nuu!!!
    Eu quero muito ter/ler esse livro e você fica fazendo resenha boa, e eu fico como???
    Essa capa, a forma de escrita da autora, me ganhou super.
    Posso dizer que em alguns momentos senti que Melissa se parece comigo, na parte da amizade lembrei de mim mesma e da minha relação com os amigos que tenho.
    Que bom que o livro, quebrou sua cara kkkkkk Não queria que você não gostasse dele.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    Quando li o título logo pensei em se tratar de um fantasia com vampiros... rsrs
    Sou muito feliz por ver os nossos livros nacionais ganhando as prateleiras, ainda mais feliz em ver que estamos avançando em fantasias bem elaboradas, que por sinal e um dos meus gêneros literários favoritos.
    bjoo

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Muito bom saber que existem autores nacionais escrevendo (e super bem por sinal) nesse gênero.
    Vou anotar aqui a dica de leitura ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Ai meu deus do céu!
    Eu já queria esse livro, agora com essa resenha eu fico como? LOUCAAA
    Esse ano vou ler A Batalha do Apocalypse, pois quero ler mais nacionais e ele caiu como uma luva! Quem sabe eu inclua esse livro?
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  13. Que resenha mais linda Nu! Não é um tema que me chama a atenção para a leitura, mas curti total a sua resenha. Senti seu entusiasmo daqui e isso não tem preço! =D

    Já quero saber sua opinião sobre o segundo volume e sobre o terceiro também!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Nuccia, tudo bem?
    Eu também amo quando quebro minha cara brilhantemente com algum livro. Adoro quando um livro me surpreende com um enredo que vai muito além do esperado. Quem bom que esse livro é assim, juro que se eu o tivesse nas mãos iria ter a mesma sensação, mas adorei saber que não é assim, que é uma história tão envolvente. Com certeza quero ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Nuccia!
    Só queria dizer que sua resenha foi uma das mais lindas/fofas/bem escritas
    que DEAL já ganhou! Obrigada por isso! <3

    Cordialmente, Ananda V.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Já havia visto esse livro e não tinha me interessado,não lembro o motivo. De qualquer forma, a sua resenha me cativou e estou curiosa para conhecer mais sobre essa história.

    Beijos!

    https://www.instagram.com/p/BREugmlhi11/

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: