menu

Destaques

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

0 [Meu Amigo Blog] - Usando o Rafflecopter parte 4

E aí, pessoas!

Chegamos ao final de fevereiro! Só eu acho que os dias estão passando rápido?

Mas, bem... É dia da coluna Meu Amigo BlogAqui ajudo vocês com tudo o que eu já aprendi nessa pequena e esburacada estrada da blogosfera.



Em janeiro, começamos a explicar como usar o aplicativo Rafflecopter. Com ele, há possibilidade de montar um formulário de regras para sorteios, muito usado em blogs!

Aí, quando iniciei a organizar a postagem, percebi que ela iria ficar i-men-sa!! Então, dividimos em 4 partes, a saber:




Parte 4 - selecionando o ganhador


As postagens foram espaçadas com intervalos de 2 semanas. E hoje é o dia da última parte, última explicação e aposto que agora você está craque no app!

Vamos, finalmente, à Parte 4!




Parte 4 - selecionando o ganhador

Na parte 1, explicamos como montar um formulário.

Na parte 2, mostramos a colar o formulário em uma postagem na plataforma do Blogger. 

A parte 3 ensinou como colocar o mesmo formulário na sua fanpage no Facebook.

E a última parte vai explicar como selecionar o(s) ganhador(s) do sorteio e como ver e salvar as informações que os participantes colocaram no formulário. 

Respirem fundo, falta pouco... e lá vamos nós:


Comece entrando no site do aplicativo RafflecopterColoque seu e-mail e senha (setas vermelhas) e clique em "Let me in".




Se você nunca criou um formulário de sorteio, acesse a PARTE 1 e saiba como fazer, passo a passo. Depois acesse as partes 2 e 3 para instalar o formulário onde deseja.


35 - Aparecerá a sua área de trabalho (DashBoard), onde estará seu formulário.


Passe o mouse por cima formulário e clique em "Entries(seta vermelha esquerda). Você será direcionado a uma nova página, conforme mostra a imagem 35. Clique em "Add a Random Winner(seta vermelha direita). Para que o nome do ganhador apareça no formulário, seja no blog, seja na fanpage, você precisará marcar a caixa "Display the winners on the widget(retângulo vermelho).




36 - A tela agora irá mostrar a foto, o nome e o e-mail do ganhador selecionado. Caso o sorteio seja para mais de um ganhador, basta clicar novamente em "Add a Random Winner". O segundo ganhador estará logo abaixo do primeiro (seta vermelha). Clicando no nome do ganhador, você verá dia e hora em que ele acessou o formulário.



37 - Para copiar o e-mail do ganhador, clique em "Copy e-mail address(seta vermelha esquerda). Agora dê CTRL + C e cole (CTRL + V) onde quiser salvar. Há uma caixinha verde "E-mail winner" que seria para enviar o e-mail diretamente ao ganhador, mas... Só funciona na função paga do App. 

Se o ganhador não cumpriu todas as regras ou não entrou em contato com você, é perfeitamente possível descartá-lo para selecionar um novo. Para desabilitar o ganhador, clique em "Disqualify this winner(seta vermelha direita).



38 - Como saber se os participantes cumpriram todas as regras? Facinho! Role para baixo a página onde você já está. Em "Moderate Entries", clique em "Show me the entries(seta vermelha pequena). Após alguns segundos, irá aparecer uma tabela como mostra a imagem 38, muito parecida com o Excell.

Nessa tabela tem tudo! Nome, e-mail, qual regra, se cumpriu, se tinha dados a recolher e quais foram, data e hora em que o participante registrou.




39 - Se você não estiver com paciência para ficar ali, olhando aquela tabela e quiser salvar para uso posterior, é possível exportá-la.


Clique em "Export entries to excell(seta vermelha). Irá aparecer uma mensagem, informando que um e-mail foi enviado a você (retângulo vermelho). Alguns minutinhos depois, seu e-mail chegará igual mostra a imagem 39, à direita. Basta salvar o arquivo CSV e abri-lo no Excell normalmente.



E pronto! Acabou seu primeiro sorteio!!

Agora você pode começar outro tranquilamente! ;)

Com o tempo, você se acostuma com o aplicativo. É trabalhoso, mas te poupa de ficar montando tabelas ou olhando o cumprimento de regra por regra.

Mas, olha, o uso do App é opcional, ok? Só use se quiser! ;)


Foi uma longa jornada, mas acho muito legal compartilhar conhecimento! Tendo dúvidas, não fiquem com vergonha, podem perguntar à vontade, seja nos comentários ou por e-mail.

A próxima postagem da coluna sairá em março. Fiquem atentos!

Tutoriais são o máximo! Vocês tem algum tema preferido? Ou algum aplicativo que queiram saber como funciona? Mandem suas sugestões que eu coloco na minha lista.

Bons sorteios!

Até + ver!






Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão de Santa Teresa, é apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes. Surda desde os 27 anos, é co-autora em oito antologias e publicou o livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas são mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...