sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Resenha [livro] - A Seleção (IJP1), de L. L. Alves

Olá, pessoas!

É sexta de carnaval e decidimos trazer uma resenha de livro nacional especial! Escolhemos um do gênero fantasia! XD

Uma fantasia urbana muito bem escrita e intrigante!

É hora de apresentar A Seleção, o 1º volume da coleção Instituição para Jovens Prodígios, da nossa parceira talentosa L. L. Alves, e publicado pela Editora Essência Literária!


A Seleção
Instituição para Jovens Prodígios - vol. 1
Editora: Essência Literária
Gênero: fantasia urbana
Ano: 2016

FANPAGE | SKOOB | SAIBA MAIS

*Livro do acervo pessoal do/a blogueiro/a*

Sinopse:
Do subúrbio carioca para uma instituição de jovens superdotados na Inglaterra, Lara Müller, uma adolescente com todas as frustrações e inseguranças típicas da idade, aprenderá que, para realizar seu sonho, são necessários sacrifícios. Deixando tudo de mais precioso para trás, nossa protagonista irá encarar uma nova realidade, muitas vezes assustadora... Quando Lara se deixa levar pela curiosidade e é atraída pelos novos ares de Sheffield, coisas ligeiramente estranhas começam a acontecer... Por que sente como se os alunos a conhecessem? Por que faz inimigos em tão pouco tempo? E, principalmente, quais os reais interesses dos mantenedores da poderosa Instituição para Jovens Prodígios? Com uma nova melhor amiga ao seu lado e um amor inesperado, Lara começa a acreditar que está ficando maluca... É normal um pombo se comunicar com uma garota?



Livros de fantasia temos aos montes. Eu, particularmente, passei a apreciar a fantasia urbana, que é aquela história que se passa em um grande centro urbano real, como Londres, Nova Iorque ou Rio de Janeiro. IJP A Seleção segue esse estilo.



Lara Müller é uma adolescente prodígio. Ela nunca teve muito trato social, mas tem grandes amigos e até problemas de relacionamento com os namoradinhos da escola pública onde estuda. Porém prefere ler a sair. Com um grau insuportável de miopia, ela é inteligente demais, mora no subúrbio do Rio de Janeiro com seus pais e seus irmãos caçulas.


Até que surge uma oportunidade de ingressar na Instituição para Jovens Prodígios, uma escola internacional que reúne as mentes mais brilhantes da Europa e que agora está admitindo a entrada de alunos de todo o mundo.

O problema é que a seleção para a IJP chega na mesma época em que decide dar uma chance a um novo amor com seu amigo Lucas. E passar na seleção significa ficar 3 anos morando na instituição, localizada na cidade de Sheffield, no ermo norte da Inglaterra. Nada como uma escolha a ser feita, né non?


"A garota queria dizer que ele estava enganado, que sempre o amou, contudo calou-se. Não era capaz de desistir do futuro de sua família por causa dele, portanto só conseguia chegar à conclusão de que não o amava na mesma intensidade que ele a amava."

Contudo, esta é a chance que Lara tinha de conseguir uma boa educação para ajudar sua família, para provar que era realmente boa. Ela participa da seleção, é aprovada e vai para Londres, sem pestanejar duas vezes.

Só que ao chegar na sede coisas estranhas começam a acontecer. Não apenas conhece novos amores, amigos e inimigos (para conhecer todos os personagens principais, clique AQUI e AQUI), como passa a conversar com um pombo que teima em visitá-la na sua janela. Pois é... um pombo. Um pombo falante!


Daí o clima fica tenso, coisas mais bizarras acontecem. E eu não vou contar porque, oras bolas, quem aqui gostaria de spoiler?

Agora vamos babar na edição caprichada da Essência Literária. Como vocês podem ver no vídeo da nossa nova coluna 1001 Páginas, exclusiva do Canal 1001 no Youtube (já se inscreveram????), a edição ficou linda! Temos avatares de alguns dos personagens, temos uma imagem em cada capítulo, fontes em tamanho mediano, folhas amareladas, revisão muitíssimo boa! Única coisa estranha foi o espaçamento entre linhas que é ligeiramente menor do que estou acostumada.



A capa é a mesma da versão digital lançada no ano anterior de forma independente. Só foi complementada e recebeu uns retoques para ficar ainda mais linda. Combina perfeitamente com o livro. Descrição #pracegover: as imagens da capa foram feitas digitalmente, e são baseadas em imagens gráficas, desenhos. Em primeiro plano, no canto esquerdo, temos o avatar da protagonista, usando um casaco roxo e calças jeans, cabelos castanhos ao vento, abraçando seu caderno. À direita, temos várias imagens: bem ao fundo, o castelo que simboliza a Instituição, com todas as luzes acesas. Atrás da protagonista, um gramado com um grande urso preto e uma serpente laranja. O título do livro está em fontes brancas na porção superior, próximo do rosto da jovem.

Chegou, agorinha, o momento de eu mostrar como me deslumbrei com o livro tecer minha opinião. Pensa numa pessoa feliz com uma fantasia maneira e bem construída em mãos. E-qui-za-ta-men-te! Sou eu!



A Lu, intimidade impera já, conseguiu francamente criar uma saga muito bacana. Para um primeiro livro está na medida certa: apresenta os personagens com calma, desenvolve suas ligações e personalidades, também apresenta o local, a escola, descreve bem o cenário, cria o clima de suspense, há reviravoltas bombásticas. E no epílogo temos o gancho para o segundo livro.


"Pra que fazer uma instituição para todos os jovens do mundo? Seria no mínimo desastroso. Pessoas de diferentes culturas e crenças colocadas no mesmo lugar, será que daria certo? Por que um exame tão amplo, como seria colocado em prática e avaliado? Quais aptidões estavam sendo procuradas?"

Se você já pega a história esperando todas as explicações possíveis da face da Terra, vai ficar frustrado. Nada de desvendar todo o mistério no primeiro livro, né?! Calma lá! Mas, sim, temos várias pistas, algumas elucidações e outras quinze mil interrogações. E isso que é o bacana!


Narrado totalmente em terceira pessoa, mas quase todo sob o ponto de vista da protagonista, conseguimos perceber bem o que os demais personagens sentem e como interagem, mas sem aprofundar, afinal, é a Lara quem está observando tudo.

Lara é uma personagem obstinada no que se refere ao seu futuro, curiosa e meio louca no que se refere às coisas estranhas acontecendo na IJP, mas também é sagaz em perceber, junto com o zero-um e possível futuro namorado Hugh Howard, que há coisas de podre no reino de Sheffield.


"Sentia-se orgulhosa ao perceber como tinha se saído bem aquele tempo todo. Por morar na periferia do Rio e janeiro, diziam que não teria futuro e não passaria de uma drogada. (...) Sentia-se realizada por mostrar, não só para o Rio de Janeiro, mas para o mundo, que não se juntaria à pilha de corpos negligenciados pelo estado."

O livro é divertido, intrigante, e com ação e aventura, tudo na medida certa. Ali, realidade e fantasia se misturam, e nós ficamos loucos querendo mais. Então, eu recomendo? Mas, gente! E ainda tem dúvida!!?? Com certeza! Os amantes de sagas fantásticas irão adorar!




Sobre a AUTORA:

L. L. Alves, nome artístico de Luene Langhammer Alves, é formada em Letras – Língua e Literaturas Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina e escreve desde os 13 anos de idade, tendo produzido mais de dez livros e diversos contos. Começou a ter gosto pela leitura ao ler a famosa série Harry Potter e nunca mais parou de ser sugada pelos livros. Foi aos 13 anos de idade que concluiu seu primeiro romance, Mudanças, e descobriu que escrever era o que queria fazer pelo resto da vida. Em 2010 ficou deslumbrada com a ideia de uma saga e de um sonho inusitado surgiu Instituição para Jovens Prodígios, uma série de quatro volumes. Procurando aumentar seu estilo de escrita, a autora começou a escrever contos em 2014, do sobrenatural ao erótico. De um conto despretensioso chamado Desejo e devido ao apelo dos fãs, L. L. Alves escreveu seu oitavo livro: As GRANDES Aventuras de Daniella, trabalhando com uma protagonista acima do peso e suas buscas de autoconhecimento. Sempre lidando com temas delicados e que tiram o leitor de sua zona de conforto, publicou seu primeiro new adult que fala sobre depressão e suicídio, Sebo Fernandes, na Amazon depois do sucesso na plataforma Wattpad. L. L. Alves pretende continuar escrevendo cada vez mais livros intrigando o mundo com seus mistérios e fantasia, e nunca deixando a vontade de chegar à última página passar.

Que delícia de leitura!!!

Garantam o seu, corram para ler! 

Curtam o carnaval e cuidado com os pombos! 


Até + ver!





Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão de Santa Teresa, é apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes. Surda desde os 27 anos, é co-autora em nove antologias e publicou o livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas são mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

14 comentários:

  1. Oi Nuu
    Tenho todos os livros no meu Kindle, a vontade de ler está grande, mas cadê tempo. Adorei a resenha e que bom que você gostou muito, assim já vou com altas expectativas fazer a leitura.
    Espero um dia ler também, adoro os livros da L.L Alves.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    A Luene é uma escritora fantástica, conheci sua escrita através de "As GRANDES Aventuras de Daniella" e depois disso, passei a admira-la ainda mais. Tenho todos os livros dessa série, só me falta tempo para ler. Aliás, fiquei ainda mais ansiosa pra iniciar essa leitura!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Adorei a resenha, eu sempre vi esse livro nas redes sociais e o título sempre me deixou curiosa, preciso desse livro!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá amore,
    Não conhecia esse livro, parece ser muito bacana.
    Curiosa aqui para conhecer um pouco mais de Lara Muller, já. Dica anotada!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  5. Que livro mais lindo! Quero já! Que resenha mais incrível! Parabéns pela parceria!

    ResponderExcluir
  6. Oi Nu, tudo bem???
    Sempre vejo elogios sobre estes livros, mas infelizmente não tenho muita vontade de ler, são poucos livros de fantasia que tenho vontade de ler, eles tem que me chamar muito atenção, mas devo concordar com você sobre a capa está bem bonita e produzida. Eu conheci a autora em um evento e achei ela uma pessoa super legal e atenciosa, acredito que isso passe para a sua escrita. Xero!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Fantasia não é meu gênero favorito, então não sei se o leria. Mas é ótimo ver como nossos autores se destacam nos mais diversos gêneros, e que autógrafo bacana tem no livro!

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!

    Amo fantasia!!! Bom já vi esse livro pelo facebook e confesso que o que me chamou a atenção foi essa capa lindíssima, mas ainda não tinha lido nada a respeito e confesso que adorei. Já esta na minha wishlist!!! Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nu!!! Você tem canal!! Te confesso que imaginava outra coisa do livro. Mas, agora lendo sua resenha, fiquei bastante curiosa para conhecer! Deu para perceber que o livro tem ação na medida certa e que prende o leitor. Amei a diagramação,está linda. beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Nu, como sempre sua resenha está The best!
    Eu tenho os primeiros volumes da série no Kindle, mas por ser uma fantasia mais juvenil não me despertou tanto o interesse, apesar de saber que com certeza para quem gosta deve ser uma aventura e tanto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nu!
    Tenho esse livro no meu kindle, acho que comprei em uma promoção.
    Gostei de conhecer suas impressões e fiquei muito curiosa para saber o que acontece na história, pois gosto muito de livros divertidos. Esse livro, de certa forma, me lembra HP, não por ser parecido, mas por me dar a mesma ideia de que vou viciar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oii

    Não conhecia esse livro, e confesso que não me interessei muito pela historia, mas gostei da sua resenha. Parabéns pela parceria.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Nu, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada, acho que já falei, mas vou falar de novo, adoro a imagem das bruxinhas que coloca como nota nas resenhas. Sem falar que roxo é minha cor preferida, risos.. Eu conheço essa série, sou louca para ler. Gosto muito da capa e da história. Ainda não tive a oportunidade e agora você me deixou mais ansiosa ainda depois da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  14. Nuccia, sua linda!!! Amei amei amei amei a resenha! Como sempre, super completa, divertida e única ♥ Amei saber o que você achou da história. Mesmo sabendo que deixo vááárias lacunas em aberto, vejo que você não saiu correndo e desistiu ♥ hahaha Obrigada por isso!
    Ainda tem muita coisa a ser desenvolvida e confesso que estou louca para saber a sua opinião sobre o restante da série *-* Obrigada por separar um tempinho para ler e resenhar tão perfeitamente!

    Ah, e morri de rir com "cuidado com os pombos" hahahaha Realmente, temos que ficar alertas O_O kkk Beijão e mais uma vez obrigada :*

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: