sexta-feira, 3 de março de 2017

Resenha [livro] - Coisas de Menino, de Alexandre Braoios

Bom dia, queridos!

Espero que o carnaval de vocĂªs tenha sido e continue sendo bacana.

Eu nĂ£o estive na vibe a-la-la-Ă´ na infĂ¢ncia talvez, mas curti de outro jeito: livros, filmes e seriados.

Por isso mesmo, tem resenha de livro nacional prontinha para vocĂªs!

Vamos conhecer o livro Coisas de Menino, de Alexandre Braoios, publicado pela nossa parceira Editora Illuminare!

Coisas de Menino
Autor: Alexandre Braoios
Editora: Illuminare
GĂªnero: drama
Ano: 2016
267 p.

SKOOB | FANPAGE

*Obra cedida pela EDITORA no formato fĂ­sico para resenha referente a parceria 2017. 
As opiniões sĂ£o exclusivamente nossas.
NĂ£o houve nenhum tipo de intervenĂ§Ă£o em nossos comentĂ¡rios.*

Sinopse:
Sabe aquela imagem de pedĂ³filo com cara de psicopata perverso? Esqueça! O abuso sexual infantil tem uma face mais agradĂ¡vel. A violĂªncia psicolĂ³gica pode ser muito mais perversa que a fĂ­sica. Nesse romance baseado em uma histĂ³ria real, conheceremos Raul, um professor carismĂ¡tico e idolatrado. Mas, por trĂ¡s do seu sorriso amigĂ¡vel, esconde-se um homem com um desejo incontrolĂ¡vel por crianças. No fim de sua vida, uma enfermeira dedicada torna-se sua confidente. Seu destino agora estĂ¡ nas mĂ£os de Andrea. Ela manterĂ¡ seu juramento profissional ou tentarĂ¡ fazĂª-lo pagar pelo seus atos? Que destino teve Piccolo, o menino de 8 anos que foi uma vĂ­tima? Andrea tentarĂ¡ convencĂª-lo a defrontar-se com sua vĂ­tima, trinta anos depois. Entre na consciĂªncia de um abusador infantil e de sua vĂ­tima. HĂ¡ perdĂ£o para esse crime? Toda uma vida pode ser totalmente transformada por causa de um dia apenas? Uma coisa Ă© certa: o abuso sexual infantil Ă© sĂ³ o começo de uma longa jornada de dor e culpa.



Alguns livros nĂ£o foram escritos sĂ³ por escrever. Eles vieram para impactar, para destruir suas concepções do mundinho em que vive, para mostrar o lado cruel da vida e que existem pessoas que sacodem a poeira com muito orgulho. Coisas de Menino Ă© assim.



A histĂ³ria do livro parece simples, mas Ă© cheia de nuances. Raul Ă© um professor de histĂ³ria e da escolinha de futebol de Cinco Morros, uma pequena cidade no interior do Brasil, que se descobre com ELA (Esclerose Lateral AmiotrĂ³fica). Essa doença neurodegenerativa vai paralisando seu corpo aos poucos, mas afeta muito pouco o consciente do portador.


"Eu nĂ£o quero dormir. Quero morrer e vocĂª sabe disso. NĂ£o quero mais conviver com esses fantasmas. Quando nĂ£o me aparecem em pensamento, aparecem nos meus sonhos, noite apĂ³s noite. Pra que dormir?"

Com o passar do tempo e da evoluĂ§Ă£o da doença, Raul, jĂ¡ preso a uma cama hospitalar dentro de sua prĂ³pria casa e sob cuidados permanentes de uma enfermeira, sente que precisa desabafar, aliviar seus pecados e culpas do passado. SĂ³ que os pecados sĂ£o terrĂ­veis, ele nĂ£o pode desabafar com qualquer pessoa, como esposa ou filho. E escolhe a enfermeira, Andrea.


Andrea Ă© uma enfermeira com um passado muito triste. NĂ£o descobrimos muito bem o que aconteceu com seus pais, se a expulsaram ou se ela fugiu. Sabe-se apenas que foi acolhida por uma tia e depois mudou-se para Europa onde conheceu seu marido. PorĂ©m... A tristeza retorna a sua vida quando decidem retornar ao Brasil e adotar uma criança, acontece uma tragĂ©dia. Desde entĂ£o, Andrea tenta retornar a sua cidade natal, e estĂ¡ trabalhando como enfermeira particular, primeiro de D. LĂºcia, uma mĂ£e oprimida pelo marido, e agora de Raul.

ApĂ³s diversos pedidos para que Andrea pusesse um fim ao seu sofrimento sendo negado todas as vezes, Raul desiste e decide desabafar com ela, contar-lhe toda sua vida. E começa com a bomba principal do livro: ele abusou de um menino que era seu aluno, o pequeno Piccolo.


"Com a concordĂ¢ncia de Andrea, Raul vacilou um pouco. Agora que conseguira sua ouvinte, teve medo do julgamento, do que ela poderia fazer com as informações. Mas ele nĂ£o teria outras oportunidades. Depois de alguns minutos de avaliaĂ§Ă£o, concluiu que o mĂ¡ximo que poderia acontecer era perder a enfermeira: Andrea, quando eu era jovem, logo que cheguei nessa cidade... eu era muito novo... Eu abusei sexualmente de um menino."

NĂ£o vou me estender na histĂ³ria, pois daqui em diante tudo Ă© spoiler. Mas anotem, esse resumo estĂ¡ nos primeiros trĂªs capĂ­tulos.


A ediĂ§Ă£o estĂ¡ simples, nenhuma firula mirabolante nos inĂ­cios de capĂ­tulos, o que condiz com o conteĂºdo do livro. É pra ser taciturno, sĂ©rio, impactante, desafiador. As fontes sĂ£o um pouco pequenas, o papel amarelo e o livro estĂ¡ no tamanho americano (16 x 23 cm - um pouco maior que o A5) O Ăºnico porĂ©m Ă© a revisĂ£o. Erros de portuguĂªs foram poucos, mas o esquecimento das vĂ­rgulas de vocativos foi o pecado do livro.

A capa Ă© representativa de uma cena do livro, combina com a histĂ³ria e a simboliza muito bem. DescriĂ§Ă£o da capa #pracegover: É formada por duas imagens em planos diferentes. Em um plano maior, temos o semblante de um homem adulto, cujo rosto estĂ¡ totalmente em preto, endo ocupado pela imagem em plano menor. Esta se trata de um menino, uma criança sentada nos degraus de uma escada, iluminada pela luz que vem da porta logo acima. 

E, por fim, minha opiniĂ£o. Pensa num livro em que vocĂª sente Ă³dio e repulsa por praticamente todos os personagens, com exceĂ§Ă£o da criança... Pensa em um livro que vocĂª nĂ£o consegue ler sem precisar urgentemente de pausas para respirar, pois o nojo Ă© grande demais...


NĂ£o Ă© sĂ³ Raul tentando criar justificativas e desculpas pelo que fez, e se recusando assumir que foi um crime, enfatizando o jeito de ser da criança. Temos o pior do ser humano em todos os aspectos. É as atitudes de Andrea quando descobre, o pai homofĂ³bico, o irmĂ£o mais velho indo pelo mesmo caminho, os colegas de escola abusivos e preconceituosos, uma criança sozinha, indefesa, sem entender nada, confiando no seu professor, justamente aquele que o trai. Do pior jeito.

O nojo vinha de mim tambĂ©m... Por que se eu estivesse na situaĂ§Ă£o de Andrea, ouvindo aquilo, serĂ¡ que minha reaĂ§Ă£o com o paciente seria diferente? SerĂ¡ mesmo?


"NĂ£o tenho condições de limpar o senhor agora, preciso me deitar. (...) O senhor guardou essa sujeira durante todos esses anos. Tudo isso estava dentro do senhor. Acho que uma noite sentindo o cheiro dela e vendo sua cor nojenta vai lhe fazer bem. Boa noite."

A narrativa Ă© bem detalhista, as descrições de cenas sĂ£o quase poĂ©ticas, com metĂ¡foras muito bem encaixadas. O autor mostrou que tem um estilo prĂ³prio e que o domina bem. NĂ£o hĂ¡ diĂ¡logos exagerados, nĂ£o sĂ£o crus ou levianos. Os personagens tem personalidade definida, contudo mudam conforme o decorrer da histĂ³ria, tornando-a o mais verossĂ­mil possĂ­vel. Dividido em trĂªs partes (Raul, o menino Piccolo e Andrea), Ă© narrado todo em terceira pessoa, nos deixando com toda a visĂ£o de cada personagem bem ampliada. 


Um livro que mostra o lado sombrio das pessoas, mas que termina de uma forma linda. Com uma reviravolta espetacular, aprendemos as consequĂªncias de preconceitos e abusos infantis, aprendemos que confiança tem de ser muito bem medida e que o mal pode estar casado com vocĂª, ser seu pai, seu amigo e mentor. Aprendemos que deixar o passado para trĂ¡s requer rever seus conceitos e sua prĂ³pria personalidade. Aprendemos que viver Ă© uma conquista.


"Como eu nunca percebi nada de anormal todos esses anos? Ele sempre viveu rodeado de crianças, se ele fez uma vez, deve ter feito outras vezes. Meu Deus!... Esses anos todos sempre admirei o jeito dele com as crianças, sempre tĂ£o paciente, tĂ£o carinhoso...Meu Deus! A gente vĂª isso na televisĂ£o e nĂ£o imagina que pode acontecer tĂ£o perto de nĂ³s."

Triste, dramĂ¡tico, realista, espetacular. Um livro que te muda, te pisa e humilha e te engrandece. Baseado em fatos reais!!! E eu penso em todas as crianças que passam pelo mesmo.... Cara......... Ao autor, meus parabĂ©ns pela obra. Merecido!




Sobre o AUTOR:


BiomĂ©dico, docente da Universidade Federal de GoiĂ¡s – Regional JataĂ­. Possui contos publicados nas coletĂ¢nea: “Contos de Som e SilĂªncio” e nas Antologias: “Sombras e Desejos”, “Contos de um Natal sem Luz”, “Eu me Ofereço: um tributo a Stephen King”, “VĂ­cios, Taras e Medos”, “Mulheres e Meninas”, “Perdoe-me!” e “Meu lado sombrio”.

MAIL: ab31@uol.com.br



Ă€ Editora, muito obrigada pela oportunidade de ler um livro tĂ£o especial e tĂ£o bem escrito.

Ao Alexandre, a quem conheço pessoalmente, parabĂ©ns! SĂ³ me falta o autĂ³grafo agora, quem sabe na Bienal 2017?

Aos leitores do blog, obrigada por terem acompanhado a gente nessa resenha e em todas as outras! VocĂªs sĂ£o 10!

Boa leitura!

AtĂ© + ver!






Nuccia De Cicco Ă© biĂ³loga, Doutora em BioquĂ­mica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixĂ£o de Santa Teresa, Ă© apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, alĂ©m de ter uma queda saudĂ¡vel por cafajestes. Surda desde os 27 anos, Ă© co-autora em nove antologias e publicou o livro “PĂ©rolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas sĂ£o mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | 
INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 

8 comentĂ¡rios:

  1. OlĂ¡!!

    NĂ£o conheci ainda o autor, mas fiquei bem intrigada com a premissa do livro. Gosto desse tipo de livros e tenho certeza que vou adorar a leitura. Vou procurar onde posso adquirir o livro.

    ResponderExcluir
  2. OlĂ¡, tudo bem?
    UAU, que histĂ³ria mais interessante! Onde eu adquiro um exemplar?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. OlĂ¡ minha querida Nuccia, agradeço imensamente sua resenha. Para quem tenha interesse em adquirir o livro, as vendas sĂ£o feitas diretamente comigo pelo email livro.coisasdemenino@gmail.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa Nuu que livro Ă© esse, que histĂ³ria, meu Deus....
    Amei a resenha e o fato de o autor ter tido coragem de tocar neste assunto tĂ£o delicado, parece mesmo um livro bastante complicado de se ler, mas eu adoraria lĂª -lo. A capa estĂ¡ bonita, me transmite tristeza tanto da criança quanto do abusador.
    Sensacional
    Beijuh

    ResponderExcluir
  5. OlĂ¡!

    Gente, que livro Ă© esse? NĂ£o o conhecia, mas a premissa Ă© muito pesada, ainda nĂ£o absorvi toda a trama! NĂ£o sei se o leria, porque meu estĂ´mago aguenta muita coisa, mas abusos nĂ£o. PorĂ©m gostei de sua sinceridade ao resenhar a obra. Vou pesquisar mais sobre ela e quem sabe arriscar.

    ResponderExcluir
  6. NĂ£o conhecia o livro mas adorei a coragem do autor de abordar esse assunto, gostei muito e leria com certeza. E espero ler em breve Ă© claro.

    ResponderExcluir
  7. Oi nu, tudo bem?
    Ainda nĂ£o conhecia esse livro, mas acho muito interessante essa questĂ£o de o leitor sentir Ă³dio e repulsa por praticamente todos os personagens. Essa ideia me agrada bastante, apesar de eu ter medo dessa sensaĂ§Ă£o, acho muito legal a ideia se senti-las e vou mais do que anotar a dica de leitura.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. OlĂ¡ Nu, tudo bem?
    Apesar de o livro me parecer muito bom, e ainda ser nacional que amo, o tema Ă© um pouco pesado pra mim, entĂ£o passo essa dica a diante pra quem tiver estĂ´mago mais forte.
    Beijos

    Giu

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: