quinta-feira, 20 de abril de 2017

6 [Brinquedos feitos com letras] [Resenha [livro] - A lição de casa, de Nye Ribeiro

E Aí, Galera!!

        As aulas começaram, vêm avaliações por aí... E as professoras estão indo à loucura, mandando muitas lições de casa? Pois é, crianças, vão se acostumando, pois assim será durante o ano letivo todo!

E não reclamem (sei que é impossível), porque é para ajudar nos estudos que existe a velha lição de casa! Tem algumas tarefas de casa que servem de lição para as crianças, os pais, responsáveis e até para os professores!!

       Quando escolhi este livrinho, A Lição de Casa, o que foi que me chamou a atenção? Bom, as palavras nele citadas, palavras que quase não se escutam mais, principalmente no meio infantil. 


Eu sou a Siglia, irmã e colaboradora, e te convido a explorar o mundo dos Brinquedos Feitos com letras!



A lição de casa 
Autora: Nye Ribeiro

Sinopse: 
Carol gosta muito das aulas da professora Regina, especialmente daquelas em que todos aprendem brincando. A professora faz, de vez em quando, umas brincadeiras divertidas com o dicionário. Um dia, os alunos se deparam com uma palavra aparentemente simples, mas rica em significados: valor. A lição de casa é saber um pouco mais sobre ela. A partir daí, o livro mostra a importância de realmente vivermos essa palavra em nosso dia a dia.



        As crianças de 8 a 10 anos precisam saber e entender o significado das palavras. Dicionário (primeira palavra que vejo ao abrir o livro) não se veem mais, nem crianças, nem adultos falando sobre e muito menos utilizando.

       Aí, vocês vão falar: “Siglia, dicionário está obsoleto, escasso, temos hoje o GOOGLE.” Certo! Mas é um “instrumento” importantíssimo para a vida dos estudantes, pois não tem GOOGLE na sala de aula! Então, as crianças precisam saber usar o dicionário, sim!


    Outras palavras citadas no livro: FAMÍLIA, FÉ, AMIZADE, SOLIDARIEDADE, JUSTIÇA, HONESTIDADE, entre outras relacionadas ao tema principal do livro, que hoje em dia, com tantos acontecimentos por aí... acabam se tornando cansativas de falar... 

        NÃO!! É preciso cada vez mais reforçar estes valores na nossa sociedade e para as crianças para que elas futuramente possam fazer mudanças!!


As dicas para os pais/responsáveis: procurem sempre estar atentos aos deveres dos seus filhotes, para saber o que ele está aprendendo na escola e que vocês possam atualizar suas próprias mentes ao os auxiliarem. 

Incentivem-nos sempre, quanto aos deveres, ao uso do dicionário, falar a verdade, confiar na família... Cultive o senso de responsabilidade e o senso crítico também, isso é bem importante para a formação de caráter do seu pequenino. Enfim, tornem-se a pessoa de referências para seus filhos.

Para os profissionais da educação: leiam o livrinho antes de trabalhar em sala, procurem ensinar através de brincadeiras, os alunos se sentem mais animados e estimulados.



Para os pequenos: Vocês podem não entender algumas coisas que estão acontecendo no mundo, mas vocês terão a oportunidade de mudar tudo isso...

E se hoje temos tarefas, responsabilidades, conceitos e palavras novas para aprender, animem-se isso é muito mais fácil agora do que quando vocês forem adultos!!


LEIAM BASTANTE, FAÇAM SUAS TAREFAS, ESTUDEM,VOCÊS SERÃO O FUTURO E NÓS VAMOS APLAUDÍ-LOS SEMPRE!! 



Beijinhos...







Siglia De Cicco é pedagoga e mora em Santa Tereza, Rio de Janeiro - RJ, mas tem um 'quê' de italiana nas veias. Seu amor e dedicação pelas crianças começou ajudando a cuidar de primos mais novos. Quando se tornou “professoranda”, seu interesse pela leitura aflorou: adora um romance, comédias, seriados, ama tudo que está relacionado com animais e crianças, inclusive desenhos animados.


CONTATO >> sibiella@gmail.com 

FACEBOOK | INSTAGRAM

6 comentários:

  1. Olá Siglia,
    Estou com lágrimas nos olhos por ler sua postagem. Acho essencial incentivarmos a leitura dos pequenos e que eles são o futuro do mundo e podem mudar o que temos hoje.
    Vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna!! Fico felicíssima em ver o quanto as pessoas tem gostado das minhas postagens!! Agradeço pelo carinho e confiança depositada no meu trabalho!!
      Super beijo!

      Excluir
  2. Olá!!!
    Livros infantis sempre me tocam de uma forma maravilhosa, acredito que seja por eles terem sido meu primeiro contato com a literatura.
    Adorei a premissa do livro, além de trazer o universo infantil, ele parece ser bem didático.
    Abs ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francine!!
      Como é bom saber que minha coluna também tocam os adultos e quanto tem sido valioso para as pessoas algumas dicas!!
      Grande abraço!!

      Excluir
  3. Oi Siglia é um prazer conhecê-la!
    Muito interessante o livro para os pequenos. Eu não tenho mais filhos em idade escolar, porém, tenho sobrinhos e meu irmão faz com que ele use o dicionário mesmo usando o Google afinal esta ferramenta nem sempre pode estar ao seu alcance.
    Já anotei para comprar o livrinho, eu sou a tia louca que só dá livros de presente kkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia!! O prazer é todo meu!! Que bom que ainda temos pais que incentiva o uso do dicionário, para os pequenos. Espero que seus sobrinhos gostem do livrinho. e espero também, que continue acompanhando nossas postagens!!!
      Beijos!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...