sexta-feira, 7 de abril de 2017

Resenha [livro] - Antologia As Faces da Verdade


Bom dia! Bom início de fim de semana!

Adoro sextas-feiras!! Terei dois dias pela frente para tirar pó, varrer casa, lavar banheiro, dar banho na cadela, descansar como nunca! #SQN

Mas amo mais por ser dia de resenha de livro nacional! \o/

O livro de hoje é uma antologia organizada pela autora Letícia Godoy (a mesma do livro Deixe-me Entrar), e publicada na Amazon. O interessante dessa antologia é que mais de uma autora parceira nossa faz parte dela: a Ingrid M. S., e a parceira Suzana Linhares, que nos cedeu o e-book.

Vamos conhecer As Faces da Verdade!


Sobre o LIVRO:

As Faces da Verdade
Org.: Letícia Godoy
Autores: Caroline Defanti, Douglas da Costa, Ingrid M.S.D, Letícia Godoy, Louise Bonotto, Suzana Chaves, Thiago Pereira 
Editora: Amazon
Gênero: antologia / contos / diversos
Ano: 2016
71 p.

Sinopse:
Você já se perguntou o que realmente é verdade? Ou o que é mentira? A verdade e a mentira vêm do mesmo principio e tem muitas faces, você já parou para pensar sobre isso? Em As Faces da Verdade, antologia de contos que reúne diversos talentosos escritores da Literatura Brasileira, você verá que nem tudo é o que parece ser e que a verdade é muito relativa. Baseada em um tema dado no Concurso Era uma vez... Contando histórias, As Faces da Verdade promete te fazer refletir e viajar através de diversas situações onde tudo é questionável. Com prefácio de Malu Ghiraldeli e organização de Letícia Godoy, você, leitor, não pode deixar de conferir! Aventure-se por estas páginas e descubra qual é a sua verdade. 


*Obra cedida pela autora no formato digital para resenha referente a parceria 2017. As opiniões são exclusivamente nossas. Não houve nenhum tipo de intervenção em nossos comentários.*




Quantas faces tem uma verdade? Quantas verdades cabe em uma única palavra? Quando algo deixa de ser verdade ou quando se torna uma? Como precisar o momento certo?

Pois, bem, os textos escritos em As Faces da Verdade nos mostram que a mesma é muito singular. Depende do observador, do que profere, do contexto. A verdade é subjetiva.

A antologia foi feita com o intuito de divulgar novos talentos da literatura nacional. Ela reúne 7 contos, um de cada autor, alguns dramáticos, outros românticos, de ficção, mais realistas... Enfim, uma boa variedade literária.

Vou citar 2 contos que me chamaram atenção, mas não posso considerá-los como preferidos, porque eu realmente gostei de todos!


Em Duas Caras (autora Caroline Defanti), Marco, um advogado de defesa, está no tribunal para defender Michel del Toro, um estuprador que parece morar dentro do Tribunal e sempre consegue sair ileso dos processos por comprar sua defesa, em especial, o advogado. Marco nunca se importou se Michel era mesmo estuprador ou não, se era verdade ou não. Até que pintou uma dúvida. E isso foi suficiente para deixá-lo em conflito, discutindo com suas duas faces, o cara bom e o cara mau. Que discussão incrível!!

"Meu eu malvado se levantou e foi até o espelho finamente emoldurado, pendurado na parede atrás do sofá maior. - A verdade se apega à realidade que, lamento dizer, Marco, é para os seres humanos algo triste e muito, muito sem graça. A mentira é capaz de dar asas à imaginação e alcançar desejos."

Já no texto Cartas pra você (autora Suzana Chaves Linhares), temos um romance singelo, simples e quase surreal. Lysa morava em um loft e não gostava da melancolia que os dias chuvosos traziam. Em um desses dias, alguém bate à sua porta, mas ao abrir encontra apenas um envelope branco, com uma mensagem um tanto enigmática, assina por "P.". Obviamente, ela não leva a carta a sério mas dias depois, novamente um elogia via carta, assinada pelo mesmo misterioso Sr. P. Lysa então decide responder. E o que surge é fofo demais!


"As horas passaram rápido e finalmente meu expediente havia terminado. Tranquila, volto para o meu aconchegante loft... E eis que encontro na porta outra carta em um envelope branco lacrado com adesivo de coração."

A edição ficou linda, bem organizada, com uma foto e biografia de cada autor logo antes do seu texto. As fostes dos títulos são lindas, a diagramação é a padrão.

A capa é representativa. Descrição #pracegover: quase completamente em fundo negro, na parte inferior há duas rosas, uma branca e uma vermelha, quase diametralmente opostas em posição, como se espelhadas. O título está na parte superior, com parte das fontes em branco e parte em vermelho.


Minha opinião geral: é um livro intenso, são contos ótimos e todos me fizeram refletir muito! Gostei da escrita de cada autor, uns mais impactantes que outros, mas nenhum desmerecido na leitura.

Gostei do prefácio (escrito pela autora Malu Ghiraldeli, de Cat-meu amigo psicopata) e da apresentação da organizadora, sobre como surgiu a ideia da antologia. Fez muito sentido e acrescentou lindamente.

No mais, é uma leitura mais que recomendada! Foi um livro rapidinho de ler, mas incrivelmente acalentador e enobrecedor.




Sobre as AUTORAS:

Suzana Chaves Linhares é casada, com 31 anos e mãe coruja assumida. Graduada em Geologia, mas a sua verdadeira paixão é a escrita. Sua primeira aventura literária foi com um livro do Sidney Sheldon e foi amor à primeira página. Com um texto já publicado na "Antologia As Faces da Verdade", em 2017 lança seu primeiro livro solo: "Entre o Amor e a Magia", pela Editora Sekhmet.



Ingrid M. S. Nascida em 03 de outubro de 1993, é formada em Design de Moda, mora com o marido em uma cidade pequena e muito pacata no interior de Santa Catarina. Ama escrever desde criança, mas somente em 2014, resolveu publicar algo através do Wattpad. É sonhadora, criativa, detalhista e muito teimosa, uma viciada em livros e chocolate, simplesmente apaixonada por dias frios e chuvosos. Gosta muito de desenhar, assistir comédias românticas e seriados.




Foi uma leitura belíssima! Textos com os mais variados enfoques, todos convergindo para o mesmo tema.

Muito obrigada a Suzy por ceder o livro ao blog e a todos os autores
por terem escrito esse espetáculo literário!

Aos leitores, compartilhem mais esse livro lindo! Boa leitura!

Aproveitem e participem dos sorteios ativos aqui no blog!!




Até + ver!



9 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Adorei o tema da antologia, e gosto muito da escrita da Ingrid, com certeza irei realizar esta leitura.
    A capa está mesmo muito linda!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Nu!!! Amei a resenha, fico feliz que tenhas gostado! Foi um grande prazer participar da antologia ao lado de tantos textos lindos! Obrigada pela resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Meu DEUSSS que lindeza... num único post... que capa... que título... que tudo... quero já ler esse livro, anotado aqui a dica!
    Duas autoras ainda... mais vontade ainda de ler...
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha lido uma opinião sobre essa antologia e gostei bastante, principalmente do primeiro conto que você destacou. A capa também ficou linda, simples e significativa.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  5. Olá Nu,
    Quando você começou a fazer as perguntas iniciais em sua resenha, fiquei me perguntando o que eu responderia. Acho que a verdade tem muitas faces, tem muitas formas de vir à tona, etc.
    Gostei muito de conhecer esse livro e um pouco sobre os contos. Não tenho dúvidas que essa leitura vale muito à pena.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tô gostando bastante de contos ultimamente. Amo quando as Editoras fazem essas antologias pra dá um Up na carreira de alguns autores, além de ser uma oportunidade ímpar pra divulgar seu trabalho. De fato percebi que tem contos bem bacanas, espero poder algum desses. O título da obra é muito legal, e nos faz refletir sobre a subjetividade da verdade. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  7. Oi Nu, aiiii fiquei super curiosa sobre o conto da Suzana linda.... minha amiga do core... este livro deve ser uma lindeza só... e mesmo que eu não curta leitura de livros de contos, com exceção de terror, eu fiquei bem curiosa por este. Xero!!!

    ResponderExcluir
  8. Núccia, o início da sua resenha já é um convite à reflexão: quantas verdades cabem em uma única palavra, quantas faces tem a verdade? Adoro estes questões que me fazem parar e pensar e justamente por isso penso que ler este livro deve ser bem interessante.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Estou numa vibe de ler contos. E sua dica veio a calhar!
    Nunca li um livro que abordasse esse tema, fiquei muito interessada pelo conto Duas caras. Todos temos dois lados, a diferença é que um se sobresai ao outro. Dependendo da pressão que estamos vivendo. Me lembrei de Sob a redoma, onde pessoas que foram integras a vida toda, de repente se viram fazendo coisas más.
    Parabéns pela resenha e obg pela dica .
    Abs ^^

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: