sexta-feira, 26 de maio de 2017

Resenha [livro] - Linhagens, de Eleonor Hertzog

OlĂ¡, leitores!

Sejam bem-vindos a mais uma sexta-feira! E com 6ªf quero dizer que Ă© dia de resenha de livro nacional!

Trago hoje a resenha do livro Linhagens, o 2º volume da coleĂ§Ă£o Uma GeraĂ§Ă£o, Todas As Decisões, escrito pela autora Eleonor Hertzog e lançado pela nossa parceira Editora Mundo Uno.

Partiu?

Linhagens
Uma GeraĂ§Ă£o, Todas as Decisões - vol. 2
Autora: Eleonor Hertzorg 
Editora: Mundo Uno
GĂªnero: Juvenil / FicĂ§Ă£o-cientĂ­fica / Aventura
Ano: 2013

*Obra cedida pela editora no formato fĂ­sico para resenha referente a parceria 2017. 
As opiniões sĂ£o exclusivamente nossas.
NĂ£o houve nenhum tipo de intervenĂ§Ă£o em nossos comentĂ¡rios.*

Sinopse:
E se vocĂª descobrisse que a Terra guarda grandes segredos? E se esses segredos fossem poderosos o suficiente para modificar o rumo de nossas vidas? Laços se estreitam, conflitos irrompem. Erros foram cometidos e o tempo estĂ¡ acabando. Nada Ă© o que parece ser. Segredos emergem de Casas e Linhagens. Peggy corre grandes riscos e as consequĂªncias das prĂ³ximas decisões podem colocar tudo em jogo. Os Melbourne mais uma vez terĂ£o que provar sua capacidade de resolver problemas. As consequĂªncias de cada decisĂ£o afetarĂ£o o Universo inteiro. CaberĂ¡ apenas a Uma geraĂ§Ă£o... Todas as decisões!




Antes de começar, eu preciso dizer que nĂ£o tem spoilers de nenhum dos 2 livros.

E que eu tentei, tentei mesmo, juro! fazer um breve resumo do livro 1, Cisne, para que desse para acompanhar a resenha de hoje.  Foi quase impossĂ­vel resumir tanto um livro com uma histĂ³ria tĂ£o espetacular.


*****

EntĂ£o, trouxe um pouquinho de nada, mas tudo bem, quando vocĂªs pegarem o livro 2, verĂ£o que ele mesmo fornece esse resumo e que, apesar de nĂ£o ter detalhes, ajuda muito a lembrar da histĂ³ria. VocĂªs podem ler a resenha completa e detalhada do livro 01 AQUI.


Em Cisne, conhecemos a famĂ­lia Melbourne composta por: Doris e Henry (os pais biĂ³logos marinhos), Teo e Ted (os gĂªmeos mais velhos), Tim e Tom (os gĂªmeos seguintes), Pam, Lis, Bobby (o caçula) e a adotiva Peggy. Todos moram juntos em um barco, o Cisne, que Ă© o Ăºnico e mais equipado e moderno veleiro solar da Terra. Ao aportarem em uma cidade para resgatar uma foca dourada e para receberem os resultados de seus testes de entrada na mais famosa escola cientĂ­fica da Terra, a Champ-Bleux, os Melbourne acabam tambĂ©m tendo que aceitar em seu barco visitantes inesperados: Jean, um repĂ³rter iniciante e imparcial, 2 estagiĂ¡rios e um repĂ³rter de Tailirian, um planeta quase igual Ă  Terra, que fica do lado oposto do Sol. 

Ao saberem que todos os filhos candidatos passaram nos testes, os pais Melbourne descobrem que eles farĂ£o parte do Toque de Reunir, no qual mentes brilhantes se juntam para salvar o planeta. HĂ¡ muitos segredos, muitas reviravoltas e atĂ© uma guerra iminente.


*****

Agora, vamos ao livro 2?

Em Linhagens, a histĂ³ria em si começa da mesma parte em que paramos em Cisne. Algumas brigas no barco foram apartadas, discussões acirradas impedidas e uma guerra com o planeta vizinho em stand-by.


#pracegover: foto do livro e um marcador deitado sobre o teclado do meu notebook tendo na tela o site do blog.

A FamĂ­lia Melbourne estĂ¡ agora em uma ilha para fazer seu trabalho cientĂ­fico: colher anĂ¡lises sobre as focas do local. Mas esta mesma ilha estĂ¡ dentro do territĂ³rio de Senira, a Linhagem de Peggy e uma das casas do Reino Atlante. HĂ¡ algo nessa mesma ilha que deixa o senso de perigo de Peggy extremamente sensĂ­vel e alarmado. VĂ¡rias focas sĂ£o encontradas mortas sem motivo aparente. Somente com o anoitecer, o perigo chega ao nĂ­vel mĂ¡ximo e muitas coisas acontecem. Ao final, tudo que se percebe Ă© que o bloqueio da mente de Peggy pode estar rachando.

Toda essa questĂ£o mental pode extrapolar e assim, coloca Peter, seu amigo e irmĂ£o de coraĂ§Ă£o, o herdeiro principal de Merine, em perigo, que se conecta com Peggy desde a infĂ¢ncia. TambĂ©m coloca o irmĂ£o dele, Loon, pois ele e Peter possuem um elo gĂªmeo. E, claro que sempre pode piorar, tambĂ©m pode afetar seus antigos companheiros de treinamento. Todas as conexões mentais precisam ser desfeitas, mas ninguĂ©m sabe ao certo como. 


"Eles precisam ver que nĂ£o vivem numa redoma e que suas habilidades mentais podem se tornar perigosas. Precisam saber que a responsabilidade que estĂ£o assumindo Ă© muito grande e que pode levar a atos extremamente desagradĂ¡veis, como eliminar uma mente mutante perigosa como Peggy. Se isso comprometer o equilĂ­brio emocional deles e atrasar o treinamento, deixe atrasar."

Bem, ninguĂ©m, nĂ£o exatamente. Os doutores Melbourne tĂªm uma ideia do que pode ser e de como proceder, jĂ¡ que gĂªmeos sĂ£o comuns nas Linhagens de seu planeta natal, Kreganian. PorĂ©m seus outros filhos nĂ£o podem saber o que acontece, entĂ£o mais tramoias surgem pra driblar curiosidades adolescentes. Com as tentativas de separaĂ§Ă£o, descobrem que o elo entre Peter e Peggy Ă© incomum, Ă© poderoso demais. HĂ¡ muitos segredos envolvidos! E se esse elo nĂ£o deixar de existir, Peggy poderĂ¡ ser sacrificada!


#pracegover: imagem com um pedaço da capa do livro tendo uma citaĂ§Ă£o: " NĂ£o Ă© um pressentimento sem sensaĂ§Ă£o, pai. É sĂ³ achar, sinceramente, que eles nĂ£o precisariam estar lĂ¡. NĂ£o gosto de pensar que estĂ£o numa ilha com mil bichos mortos! Alguma coisa matou aquelas focas e ainda nĂ£o fazemos a menor ideia do que foi!"

Nesse volume, aprendemos muito mais sobre valores familiares, sobre o que estamos dispostos a fazer pela famĂ­lia e como isso pode afetar um mundo inteiro, sobre amor imorredouro, sobre amizade.

Ainda temos um bocado de personagens, mas agora jĂ¡ estamos familiarizados com eles. Entendemos melhor como funcionam as Casas e seus "pensamentos" de proteĂ§Ă£o Ă s Linhagens. A cada segredo desvendado, conhecemos melhor uma ou mais Linhagens. E, cara, haja segredo a ser desvendado!


"Peggy nĂ£o avaliou se sabia ou nĂ£o sabia, se podia ou nĂ£o podia, se era certo ou errado. NĂ£o pensou, apenas fez. A esta geraĂ§Ă£o... Ativou Luta, espalmou a mĂ£o sobre o coraĂ§Ă£o de Giles e seu coraĂ§Ă£o repetiu a ordem: Queira Viver! ... Todas as Decisões!"

Linhagens foca quase exclusivamente em Peggy. Veja bem, QUASE! Todas as novas informações sobre os demais personagens sĂ£o expostas justamente por conta da sua ligaĂ§Ă£o com Peggy. Tudo que nĂ³s, leitores, aprendemos sobre a menina e sua famĂ­lia antes de ser adotada nĂ£o passa de uma agulha em um imenso palheiro. E, nĂ³s, os leitores curiosos, somos aqueles que queremos costurar.

Mesmo com tantos segredos desvendados, tantas maravilhas descobertas, ainda hĂ¡ muitas questões a serem esclarecidas, muitos mistĂ©rios a serem elucidados e muita informaĂ§Ă£o a ser divulgada. E o final do livro? Que vontade de gritar!!! Como assim, um final daqueles? PRE-CI-SO do livro 3!!!! TalismĂ£s venha para mim agora!!!

Sobre a parte fĂ­sica: O livro enviado pela editora Ă© uma ediĂ§Ă£o antiga da Letra Impressa, mas sofreu pouca modificaĂ§Ă£o ao ser publicado pela Mundo Uno. A diagramaĂ§Ă£o Ă© simples, sem muitas imagens. Cada capĂ­tulo Ă© numerado, as folhas amareladas, margens justificadas. Dessa vez, as fontes nĂ£o pareceram tĂ£o pequenas, e a tinta escura ajudou na leitura noturna. Sim, porque eu virava noites tentando absorver o livro logo. 

#pracegover: fotos da diagramaĂ§Ă£o do livro. Ă€ direita: foto do inĂ­cio do capĂ­tulo 23, mostrando tĂ­tulo e alguns parĂ¡grafos. Ă€ esquerda: foto da introduĂ§Ă£o do remake do volume 1, com tĂ­tulo e o primeiro parĂ¡grafo, tendo o site do blog ao fundo.

A capa Ă© linda e eu somente entendi seu significado lĂ¡ pelo fim do livro. Comecei a ler crente que se tratava de uma Casa, e era uma totalmente diferente e nova. DescriĂ§Ă£o da capa #pracegover: a capa Ă© uma ilustraĂ§Ă£o ao estilo animaĂ§Ă£o de um castelo representativo de uma Casa e eu nĂ£o posso dizer qual para nĂ£o estragar a histĂ³ria. Em tons de verde e dourado, vemos um castelo que parece etĂ©reo, com vĂ¡rias torres, que surge sobre uma Ă¡rvore florida de troncos grossos, cujas flores sĂ£o em formato de estrela e brilham em tons de dourado. O tĂ­tulo do livro estĂ¡ em fonte cursiva branca na parte superior.

E, entĂ£o, a minha opiniĂ£o... Se antes eu gostei do livro, agora posso me considerar apaixonada. Eleonor nĂ£o apenas criou uma nova Terra, como deu a ela um planeta vizinho, outros tantos planetas e todos eles conectados com a Terra futurista de uma forma espetacular. 

Tudo o que eu sabia sobre os personagens do primeiro livro, caiu por terra sem trocadilhos neste segundo volume. Personalidades fortes se tornam questionĂ¡veis, enquanto as que quase nĂ£o se sobressaĂ­am tornam-se mais importantes que as demais. VocĂª consegue entender tudo melhor, captar rĂ¡pido as reviravoltas e mesmo assim se impressionar com as revelações.


#pracegover: imagem de uma onda ao pĂ´r do sol com uma citaĂ§Ă£o: "O mar Ă© muito grande, menino, o que fazemos Ă© arranhar sua superfĂ­cie, nada mais. Quando alguĂ©m tenta ir mais fundo, acontecem tempestades e acidentes. O mar nĂ£o quer intrusos. É muito perigoso."

Aventura e perigo do começo ao fim. Toda e qualquer informaĂ§Ă£o Ă© importante e relevante. Eleonor se mostrou mestre em misturar gĂªneros em uma coleĂ§Ă£o incrĂ­vel: podemos encontrar distopia, romance, ficĂ§Ă£o-cientĂ­fica, fantasia.

Linhagens me deixou mais empolgada e ainda mais ligadona na coleĂ§Ă£o! Tanto Ă© que eu concordo plenamente com cada palavra e cada item citado NESTA postagem do Catraca Seletiva...


Dessa vez, Eleonor me agarrou e ganhou uma fĂ£ de verdade! Se precisam de recomendaĂ§Ă£o, aqui vai: se estĂ¡ em busca de uma aventura magnĂ­fica, com altas doses de sci-fi, humor, mistĂ©rios e atĂ© mesmo uma pegada leve e juvenil, vocĂª PRECISA de ler os livros da coleĂ§Ă£o Uma GeraĂ§Ă£o, Todas as Decisões.


#pracegover: foto do livro em pĂ© ao lado do notebook com o site do blog, e uma citaĂ§Ă£o: "Aceite e respeite nossos costumes tambĂ©m, Senhora de Merine. Se um Kreganiano for comprar a pior briga da sua vida, serĂ¡ por causa de um filho. Peggy chama vocĂª de mĂ£e e Robert de pai, mas Doris e eu a chamamos de filha, o que Ă© suficiente para nĂ³s. VocĂªs nĂ£o vĂ£o tocar na nossa filha."

Que os correios satisfaçam minha vontade de ter em minhas mĂ£os o mais breve possĂ­vel o terceiro livro - TalismĂ£s! Quero saber quando eles entram na escola!! 

MAS....!!! Antes disso irei ler GuardiĂ£o? que Ă© um spin-off da coleĂ§Ă£o, em que narra um dia na vida de Steve Breterech, um dos jovens escolhidos para o novo Toque de Reunir e que irĂ¡ se encontrar com os jovens Melbourne em Champ-Bleux.

SĂ³ livro fera, nĂ© nĂ£o? ;)


#pracegover: imagem superior de classificaĂ§Ă£o do livro: 5 bruxinhas roxas na vassoura = Excelente. Imagem inferior com capas de 5 livros da coleĂ§Ă£o: Cisne (vol. 1), Linhagens (vol. 2), TalismĂ£s (vol. 3 ), GuardiĂ£o e Ruiva (contos spin-off).


Sobre a AUTORA:

Meu nome Ă© Eleonor Hertzog e sou gaĂºcha de Porto Alegre. Pediatra por formaĂ§Ă£o, sou escritora de coraĂ§Ă£o. Leio desde que descobri o que eram livros; nĂ£o vou dizer que escrevo desde a mesma Ă©poca porque eu era realmente muito pequena. Mas, desde o primeiro livro, descobri que adorava contar histĂ³rias. No começo eram as dos livros. Mais tarde, as dos livros com alguns acrĂ©scimos. E, na adolescĂªncia, começaram a pipocar personagens, lugares e situações que nĂ£o vinham de livro nenhum – estavam dentro de mim. Eu cresci, meus personagens se tornaram mais complexos. Eu aprendi, eles passaram a ver o mundo de outra forma. Tive filhos, eles souberam como ser pais e mĂ£es convincentes. O enredo se tornou mais bonito e complexo e, de repente, descobri que nĂ£o tinha apenas uma histĂ³ria dentro de mim. Tinha mundos inteiros! Durante anos, famĂ­lia e alguns amigos muito prĂ³ximos me questionaram a respeito de quando eu iria finalmente considerar o livro pronto. Bom, estĂ¡ pronto. Orgulhosamente pronto! Cisne, o primeiro volume da sĂ©rie Uma geraĂ§Ă£o. Todas as decisões., estreou em 2012, esgotando sua primeira ediĂ§Ă£o em pouco mais de meio ano. Em 2013, Linhagens, o segundo volume, veio se juntar ao sucesso de Cisne. Agora, em 2016, TalismĂ£s em breve farĂ¡ companhia aos seus dois "irmĂ£os" mais novos!

Contato:



Ă€ Eleonor: nunca mais faça um final desse jeito, meu coraĂ§Ă£ozĂ­neo nĂ£o aguenta!! E parabĂ©ns por mais um livro incrĂ­vel!

Um pedido especial aos leitores: curtam, comentem, compartilhem! Ajudem a divulgar a literatura do nosso paĂ­s!

Boa leitura!

AtĂ© + ver!






Nuccia De Cicco Ă© biĂ³loga, Doutora em BioquĂ­mica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixĂ£o de Santa Teresa, Ă© apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, alĂ©m de ter uma queda saudĂ¡vel por cafajestes. Surda desde os 27 anos, Ă© co-autora em nove antologias e publicou o livro “PĂ©rolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas sĂ£o mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!



9 comentĂ¡rios:

  1. Oii,

    A capa dos dois livros sĂ£o bem bonitas. Gostei. E a histĂ³ria Ă© bem interessante. NĂ£o conhecia esses livros e estou bem curiosa e interessada em lĂª-los, pois adoro uma aventura e pela sua resenha Ă© isso que ele vai proporcionar.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Se vocĂª pirou com o final de Linhagens, vai surtar com o final de TalismĂ£s hehe. Esse foi o mais eletrizante, pra mim. Eu nĂ£o conseguia parar de ler, porque eu precisava saber mais sobre a Peggy e o Peter (meus queridinhos). Novamente, resenha incrĂ­vel

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. OlĂ¡ Nu,
    Sempre leio inĂºmeros elogios para essas obras, mas nĂ£o consegui encaixĂ¡-la na lista de leituras.
    Fiquei contente que esse livro tenha te agradado e que vocĂª o indique. TambĂ©m achei muito legal que a autora apresente um resumo do livro anterior.
    Esse livro Ă© envolto numa aura de aventura e perigo, algo que adoro.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Oi Nu, tudo bem?

    Estou mega curiosa com essa obra, pois ela me parece simplesmente fabulosa. Eu gostei de saber da mistura de gĂªneros que a autora inseriu na obra e por serem gĂªneros que amo, acredito que a leitura se tornaria bem mais rĂ¡pida e fluĂ­da. Fiquei morrendo de vontade de me aventurar nesses planetas e nessas aventuras!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. OlĂ¡,
    Tudo bem? JĂ¡ conhecia o livro e jĂ¡ havia lido algumas resenhas do primeiro e achei bem interessante. Apesar da capa nĂ£o me chamar muita atenĂ§Ă£o, eu fiquei curiosa com a sinopse e achei muito interessante sua forma de resenhar sem deixar nenhum spoiler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. OlĂ¡!

    Conheço o livro de diversas resenhas que li, mas admito que essa capa nĂ£o me chamou tanto a atenĂ§Ă£o, porĂ©m, a premissa Ă© muito boa, bem diferente do que estou acostumada. Talvez eu faça a leitura quando eu diminuir a minha pilha de pendentes.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nu, sua linda, tudo bem?
    Eu fui fisgada pela Eleonor no primeiro livro: Cisne. A histĂ³ria dessa sĂ©rie Ă© incrĂ­vel!!!! Eu estou lendo talismĂ£s e surtando aqui, risos.. Eu amei Cisne e amei Linhagens, e sofri nos dois livros, Ă© muito tenso, eu nĂ£o quero que eles se separem Ă© esse o problema. Sua resenha ficou Ă³tima!!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  8. OlĂ¡, tudo bem?
    Eu nunca tive curiosidade em ler essa série, mas ai vi um "cinco motivos" e fiquei muuuuuito curiosa sobre as obras.
    Dizem que a autora constrĂ³i os personagens muito bem, e apesar de serem vĂ¡rios, nĂ£o tem como esquecer cada um.
    Amei a sua resenha, espero ler em breve.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Nossa que histĂ³ria boa, meu Deus. Adorei o enredo. E essas capas que maravilindas. Espero um dia conseguir ler estes livros, adorei o enredo.
    Beijuh

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: