segunda-feira, 5 de junho de 2017

[Primeiras Impressões] - O Bosque de Faias, de Amanda Bonatti

Olá, pessoas!

Estamos no mês de junho e teremos várias postagens sobre romance! Está rolando o Especial Junho Apaixonante!!


clique na imagem para ver todas as postagens do especial

Hoje, trago a vocês as minhas lindas e gostosas como eu Primeiras Impressões sobre o livro O Bosque de Faias, o mais novo romance de época da nossa querida e delicada autora parceira Amanda Bonatti.

Bora lá?

O Bosque de Faias
Autora: Amanda Bonatti
Editora: Não publicado (Wattpad)
Gênero: romance de época


Sinopse:
Joana é uma jovem francesa do século XIX, que luta pelo seu direito de liberdade. No entanto, em uma época em que os pais ditavam as regras e firmavam acordos nupciais unicamente baseados em dotes e interesses, ela precisará usar de toda a sua força e rebeldia para alcançar o que quer. Ela conhece Alexandre e logo seu coração começa a dar indícios de uma paixão, no entanto uma grande mentira faz com que eles se afastem. Quando surge em sua vila o rico e encantador Phillip, herdeiro da mansão Motier, os pais de Joana farão de tudo para casá-la com o jovem abastado. Se de um lado o coração de Joana clamará para que abandone o orgulho e dê uma segunda chance para o amor; por outro lado, a dúvida, pressão e as conveniências sociais a empurrarão cada vez mais para um casamento sem amor.



Geral aqui está cansado de saber que eu sou moderna demais. Sou chegada em sexo casual, romance pra mim não pode ser cansativo e casamento é consequência, mas nunca um ideal. Então, eu tenho muito pouca paciência com romances de época, justamente por conta dessa mania que a época tinha de transformar casamento em meta de vida.

Bem, ter pouca paciência não me torna obtusa. Eu li alguns romances de época nacionais e da querida Austen e até gostei. Então, mente aberta e moderna, me decidi por me empenhar em ler mais um. E nossa!!!! Ainda bem que decidi por isso!!


Em O Bosque de Faias, somos apresentados a Joana Hour, uma jovem burguesa francesa vivendo no século XIX, a mais velha de quatro irmãs, todas em idade de casamento. 

"Na verdade, naquele momento não considerava a hipótese de encontrar qualquer pretendente que fosse, nem que o tal partido fosse feito todo de encantos, muito menos que seu maior valor fosse ter um corpo coberto de ouro e suas maiores virtudes papéis de escrituras de terras."

Nessa época, a mesma em que aconteciam diversas invasões na França com consequente queda de Bonaparte, casamentos arranjados eram comuns, pois os dotes elevavam o status social das família envolvidas.

Só tinha um probleminha: Joana se recusava a casar por encomenda. Para ela, pouco importava se tinha mais posses, se a sociedade fofocava sobre si, qual a posição social do noivo. Tudo que ela queria era liberdade de escolha em seus próprios termos. E com isso, ela e a família inteira estavam sempre em conflito e discussões furiosas.

"E quando pensou que seus olhos não podiam ver algo ainda mais belo, ele a encontrou. A moça parecia fazer parte daquela paisagem alaranjada, como se fosse um fruto dourado e misterioso que pertencia ao local. Seus olhos verdes eram de um profundo brilho cintilante e ele ficou envolvido neles, quase em transe... Mas não era de um néctar doce aquele fruto, era selvagem e amargo. Arisco..."

Joana costumava passear pelo Bosque de Faias que havia perto de sua casa e de passar tardes lá, lendo seus livros, em geral, livros proibidos por suas ideias liberais. 

É aqui que a história começa, na tarde em que seus pensamentos são interrompidos pela chegada de um jovem a cavalo. Joana, que não está nada bem devido a mais uma discussão familiar, não trata bem o rapaz e ambos se afastam sem saberem o nome um do outro.

"Joana mantinha seus olhos firmes e resolutos na direção do jovem, o mesmo olhar altivo que lançava aos seus pais quando os desafiava ou teimava em ter razão — o que fazia constantemente. Porém, também estava pronta para correr, se fosse necessário."

Eis que há um novo pretendente em vista. O sobrinho e herdeiro do rico Lord Mottier, Phillip, está de mudança para a cidade. E, para celebrar sua chegada e apresentá-lo, é marcado um baile. A entrega dos convites era feita por Alexandre, amigo de Phillip e cavaleiro do Lord falecido, mas, na casa dos Hour, há uma ligeira confusão: eles acham que é o próprio Phillip quem faz a entrega. E, bem... Por que não apresentá-lo logo a Joana?

"O pobre homem veio apenas entregar o convite para o baile e já querem que eu me agarre ao seu pescoço, implorando para ser cortejada? Ah, mamãe..." 

Só por não ser atinada em casamento e paixões fervorosas, Joana já me encantou. Mas me ganhou muito mais por enfrentar a sociedade, a família, os homens, todos com uma altivez espetacular. A minha ausência de paciência aflorou com suas irmãs, loucas, desesperadas por ver Joana casada para poderem, então, casarem-se também.


Narrado em terceira pessoa, com a linguagem que a época pede, está uma delicinha de se ler! Essa mesma narrativa varia de ponto de vista entre os personagens, nos dando uma maior amplitude do que ocorre na história como um todo. Gosto muito desse estilo.

A escrita da Amanda permanece impecável. Desde Lágrimas de Outono, percebi que a autora tem jeito para escrever romances históricos e de época, e que a forma de escrever é bem delicada e poética, sendo ao mesmo tempo sucinta e fluida.

"O mal não está na riqueza do homem, mas sim em esta ser a principal razão da paixão repentina de muitas moças..."

Apesar de ser um texto de plataforma de publicação gratuita, no qual os livros costumam ser um tanto crus e com revisão falha (às vezes nenhuma), este está ótimo e o pouco de erro que encontrei pode ser abstraído facilmente. 

Você pode encontrá-lo no Wattpad, um capítulo por semana (já está no capítulo 14!), totalmente gratuito!! Lembre-se que para ler no Wattpad, precisa se cadastrar no site! Não conhece o Wattpad? Saiba mais AQUI!


Sobre a AUTORA:

Amanda Bonatti é Catarinense, Pedagoga e Licenciada em Letras. Apaixonada pelo mundo dos livros e das palavras, escreveu contos, poemas e em 2013 publicou seu primeiro livro, intitulado "Ah! Mar Itajaí", onde retrata as praias e belezas naturais da cidade onde cresceu. Em 2015 lançou seu segundo livro na Bienal Internacional do Livro/RJ, o romance "S.O.S Mamãe de primeira viagem" direcionado ao público feminino e que conta hoje com a sua segunda edição.

FANPAGE | TWITTER | INSTAGRAM | SKOOB | WATTPAD


>> ENTREVISTA <<


OUTRAS OBRAS DA AUTORA:
*clique na imagem para ser direcionado às resenhas

  


Mandy, toda a sorte do mundo a você, que uma editora veja seu livro e a chame para publicação em breve!!

E vocês? O que acharam do livro? Deixem o recadinho aí pra gente!

Até + ver!





Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão de Santa Teresa, é apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes. Surda desde os 27 anos, é co-autora em nove antologias e publicou o livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas são mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

16 comentários:

  1. Hahaha adorei o primeiro paragráfo, falou tudo que eu estava pensando. Apesar da sua resenha positiva, não sei se eu leria. Gosto mais de livros de época em que a trama se mistura com eventos históricos reais, sabe? Passo a dica ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Voltei há pouco tempo a ler obras do Wattpad, deixei essas leituras de lado um pouco, mas agora estou voltando aos poucos. Gostei de conhecer esse livro através do post, vou procurar depois lá na plataforma e ver se consigo ler.

    ResponderExcluir
  3. Nuccia, linda! Lindas as suas primeiras impressões. Você sempre consegue captar todas as nuances da trama e trazer suas considerações de forma sincera muito pontual! AADOORO!

    Obrigada por ter aceitado o convite para ler o livro!!!

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Nuccia, linda! Lindas as suas primeiras impressões. Você sempre consegue captar todas as nuances da trama e trazer suas considerações de forma sincera muito pontual! AADOORO!

    Obrigada por ter aceitado o convite para ler o livro!!!

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Achei muito interessante a premissa do livro. Fiquei muito contente por a personagem fugir do padrão e não ser adepta à casamentos, isso é muito legal.
    Não tenho dúvidas que a escrita da autora é impecável.
    Vou anotar a dica, certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Nu! Estou louca para ler Bosque de Faias, gosto demais da escrita da Amanda, é muito delicada. Não me adaptei ao Wattpad, mas estou torcendo para esse livro ir para Amazon. Amei as observações que você fez, fiquei bastante curiosa. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olaaa
    Adoro suas resenhas e a forma como você consegue captar a obra, porém a obra não me agradou tanto
    Vou passar a dica
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Nu, tudo bem?

    Já vi algumas pessoas elogiando a escrita da Amanda, mas nunca cheguei a ler algo dela, sou muito curiosa em relação a sua escrita. Eu gostei dela trazer uma mocinha firme e decidida e não mais uma que quer apenas casar. Essa fórmula batida de romance de época também não me agrada muito, sempre sinto falta de algo. Já quero ler esse livro, tem muito o meu estilo, vou adicioná-lo no wattpad!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nu, tudo bem???
    Eu estou de olho neste livro, porque já li algumas primeiras impressões sobre ele e como sou chegada em um romance de época é claro que esse me chamou bastante atenção, mas ler no wattpad está fora de cogitação pra mim, infelizmente. De qualquer forma, desejo a autora muito sucesso e que este livro venha correndo para o físico. Xero!

    ResponderExcluir
  10. Não consigo ler no Wattpad de jeito nenhum, livros digitais só consigo ler no Kindle, e tem o agravante de estar inacabado, rs, não consigo ler livros aos poucos, fico agoniada. O gênero também não me atrai muito, mas esse livro por ser diferente me pareceu até interessante. Quem sabe quando chegar a sair em edição física ou até mesmo na Amazon não me animo a ler!

    ResponderExcluir
  11. OOi Nu!
    Vi essa capa em um grupo de leitores do wattpad, se não me engano . Me encantei de cara! Mas com suas impressões percebi que PRECISO LER. HAHA
    Apesar me achar moderna e não curtir essa coisa do casamento ser meta de vida, amooooo romances de época. Mas quando temos uma mocinha dessa, descronstuindo aquela visão "padrão" das mulheres da época.... Adorooo! haha

    ResponderExcluir
  12. Olá Nu, tudo bem?
    Que capa mais linda, eu amei!
    Não conhecia a obra, mas já me interessei muito, achei a premissa muito instigante e me deixou super curiosa para saber mais sobre esses casamentos arranjados, imagina só viver um uma época assim? Muita loucura hahá.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Oi Nu, sua linda, tudo bem?
    Ah, estou adorando esse especial, pois adoro romances, risos... O romance épico e o histórico são os meus preferidos. E o que chamou minha atenção nesse foi o engano, achar que Alexandre era Phillip. Não sei se isso é bom ou ruim, pois se ele permitiu que ela acreditasse que ele era Phillip , quando ela souber a verdade pode perdê-la. Já vi que irei adorar esse livro. Torcendo pela publicação física. Suas primeiras impressões ficaram ótimas!!!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  14. Oi Nuccia!
    Gosto muito de Romance de Época mas concordo com você, essa coisa das mocinhas terem o casamento como um objetivo e não uma consequência do amor é um saco! Por isso me interesso bem mais quando se tem uma personagem como a desse livro, que contesta essa regra da sociedade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Nuccia, como adoro sua sinceridade e espontaneidade hahaha e você inicia suas Primeiras Impressões assim, adoooro.
    Gosto de romance de época e de mocinhas avessas aos dogmas chatos e horrorosos da sociedade, afff! Então, verdadeiramente por seu relato Joana me encantou e como não me encantar por ela que enfrenta tudo de peito aberto, adoro mulheres fortes e destemidas.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  16. Oi Nuccia!
    Gostei bastante das primeiras impressões. Não conhecia o livro, confesso que quase não entro no wattpad, mas acho que darei uma passada por la para procurar esse, fiquei curiosa :)

    Bjs!

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: