terça-feira, 27 de junho de 2017

[Blogueiras Unidas] [Projeto Estante Nacional] - Lucinei M. Campos

Olá, pessoal! 

O Grupo Blogueiras Unidas está ativo novamente! E já vem lançando novidade!

Os blogs parceiros Clube do Livro e AmigosAs 1001 NucciasEntre Livros e Pergaminhos e CuraLeitura se uniram e botaram as cacholinhas pra funcionar e já bolamos 2 projetos maneiros. 

O primeiro é uma uma ação diferenciada: Projeto Estante Nacional! A cada mês, nós quatro iremos divulgar um autor e suas obras!

(clique na imagem para ver todas as postagens do Projeto Estante Nacional)

Abrindo esse nosso mais novo projeto, nada mais justo do que divulgar a Lavínia, que comemora em junho 3 anos de existência.

Para quem não conhece, confira abaixo as sinopses de Lavínia e a Árvore dos Tempos e Lavínia e a Magia Proibida.



Lavínia e a Árvore dos Tempos

📘Sinopse: Se você se visse cercado por seres nunca vistos antes, como uma fada homem rabugenta, que carrega uma peixeira e detesta humanos? Aconteceu com Lavínia, uma menina de nove, quase dez anos, um pouco diferente das meninas de sua idade que teve sua vida transformada, ao receber uma fada distinta a qualquer criatura mágica conhecida. Laus detestava seres humanos, e por esta razão, teria de cumprir pena ao seu lado por todos os males feitos contra os mesmos. O que seria um presente para a menina era um castigo para ele, que para entrar no nosso mundo teve que tocar seu dedo num livro que o transformaria em um típico morador da região escolhida. Mas, por engano, tocou num lugar bem oposto à terra da menina. Assim, seu nome, sua varinha, suas roupas, se modificaram completamente. Laus passou a ser Lorivaldo, e sua varinha, uma peixeira.
Juntos, vão desvendar os segredos da imponente Árvore dos Tempos, que dá pergaminhos no lugar de frutos, e onde surgem nomes de pessoas importantes para a história da humanidade. O que pode revelar traços de coisas misteriosas e em comuns que há entre os dois e o mundo dos quais pertencem.



Lavínia e a Magia Proibida

📗Sinopse: Lavínia está crescendo e com ela as dúvidas e curiosidades. Agora, com 10, quase 11 anos de idade, mais uma vez a menina se verá junto aos seus amigos inseparáveis, Léo e Lorivaldo, em meio a novas aventuras. É que criaturas mágicas de caráter duvidoso estão chegando ao Brasil no momento em que acontece um dos maiores eventos esportivos: a Copa do Mundo de Futebol.
Além de seus problemas pessoais com os Valentões e as Marrentinhas na escola e com a loucura de ter uma fada homem e bem rabugenta ao seu lado, a estranha chegada de um bruxo misterioso à cidade trará perigos, principalmente para ela, que corre o risco de ser capturada desde que souberam de seu nome na Árvore dos Tempos.
Juntos, os amigos vão descobrir que há muito mais magia em nosso mundo do que possamos imaginar e que nem sempre ela é permitida pelos seres que a rege. Lavínia terá de ser forte para escolher um lado, diante do que encontrará.



ENTREVISTA

Como parte da ação comemorativa, o Blog CuraLeitura fez uma mini entrevista com o autor dos livros, o Lucinei M. Campos, que vocês conferem abaixo:

1. Por que escrever para o público infantil?

Eu acredito na amplitude da literatura, o que me permite, enquanto escritor, alcançar vários faixas de idades e trabalhar diferentes gêneros. Lavínia e a Árvore dos Tempos e sua continuação Lavínia e a Magia Proibida são livros sem classificação etária, por conter uma história leve, embora aborde assuntos sérios como bullying e racismo. Eles têm chegado ao público infantil de maneira mágica, por conta da idade da personagem principal, da temática dos contos de fadas, da ambientação escolar, e isso me faz querer continuar, já que é um público puro e sincero para com sua leitura. Eu ouço de pequenos leitores que fui o seu “primeiro escritor lido com um livro sem figuras”, o que é realmente bom de se ouvir.

2. Qual a aceitação de Lavínia pelo Brasil afora e em qual região ela é mais recebida?

Não saberia dizer ao certo, já que tenho conhecido leitores de várias regiões por onde passo e onde os livros chegam e todos eles têm me recebido muito bem. Algumas regiões demonstram interesse em alguns personagens como Léo, o amigo da Lavínia, ou mesmo com a fada Lorivaldo. Mas o mais legal é sentir o carinho como escritor e criador desta mágica história.  

3. Como é a relação dos seus alunos com a leitura? Eles já leram Lavínia? Você trabalha seu próprio livro nas escolas em que leciona?

Alguns alunos tem o costume de ler, já outros eu busco incentivá-los. Realizo um projeto na escola onde convido escritores para conversar com eles e falar de seus livros. Todo ano temos o Café Literário. No entanto, é complicado este processo com a atual situação do ensino público no Brasil. Eu não costumo trabalhar os meus livros com eles, alguns descobrem por acaso que sou escritor. Como professor, não quero impor minhas obras, então, deixo com que descubram por conta própria.

4. Como você concilia o escritor com o professor? As viagens de divulgação com a sala de aula? Como é sua rotina?

Eu consigo passar a matéria programada com os alunos antes de qualquer viagem, e os dias em que fico fora são diferentes dos de lecionar. Eu inicio a semana lecionando e antes do seu fim viajo para passar o final de semana e/ou feriados em algum evento literário.

5. Sobre projetos futuros, pretende ampliar seu público-alvo ou vai focar unicamente no público infantojuvenil? Já tem alguma obra nova a caminho?

Eu amo criar personagens e mundos, e já tenho obras anteriormente escritas para os adultos também. Minha escrita é livre, e com isso, abrangente. Entretanto, gosto da pureza deste público que me abraça, escreve e fala o que sente ao ler cada página escrita por mim. Tem pais que me agradecem por fazer parte de algo importante na vida de seus filhos, devido à literatura, e isso é realmente mágico. Tenho obras a caminho, sim, e em breve pretendo trabalhá-las e divulga-las.


Vocês podem acompanhar o Lucinei através de suas redes sociais:

Façam parte do Clube da Lavínia clicando aqui.


E aí? Gostaram?

Que tal indicarem o Projeto para aquele autor maneiro, amigo seu?

Até + ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: