quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

[Brinquedos feitos com letras] - É de menino, é de menina, de Yohana Sanfer

Alouuu, Leitores!!
       
        O Ano de 2018 NASCEU, mas o que vocês não sabem é o que o livrinho de hoje tem a ver com isso!

Eu sou a Siglia, irmã e colaboradora, e te convido a explorar o mundo dos Brinquedos Feitos com Letras!



É de menino, é de menina
Autora: YOHANA SANFER
Ilustrações: GRAZIELA ANDRADE

Sinopse: Já imaginou como seria o mundo se determinadas cores pertencessem a meninos e outras somente a meninas?
Ele só pode usar azul. Ela não pode usar verde. Ela só pode usar rosa. Ele não pode usar lilás. Paco e Luna estão diante deste desafio.
Um menino e uma menina que estão um pouco confusos com a missão de colorir, mas com uma ajuda especial e a coragem de fazer um lindo passeio descobrirão outros horizontes.






        O livro de hoje “É de menino, é de menina”, vem mostrar um processo longo de ensinamento... Pois esse fato vem de muitos anos, tudo começa quando descobrem o sexo da criança ainda dentro da barriga e começam a comprar coisinhas para o bebê e para o quartinho!! Na atualidade ainda se usa essa questão das cores no “Chá Revelação” do sexo do bebê! Então, o ano de 2018 já iniciou e vou começar a revelar o mistério desse livro encantador...

        O que me chamou a atenção para essa história? Os personagens na capa! Nem sabia do que se tratava, mas me encantei com eles pela cor (por serem personagens morenos, o que não se vê sempre) e pelos cabelos cacheados da menina e o cabelo bem pretinho do menino! Mas não é sobre a cor da pele que fala o livro (iremos tratar deste assunto ao longo do ano).




Para as crianças na fase de 2 a 4 anos, como explicamos esse fenômeno das cores?

Utilizando muitas imagens e nelas muitas cores, nos quais as crianças percebem quanta diferença existe no mundo!

Duas crianças fazendo o que mais gostam (desenhar) como lição de casa e acabam caindo numa questão... Como colorir com uma só cor... E por que menino só pode azul e menina só pode rosa? Vamos combinar aqui, para nós adultos é fácil, mas para os pequenos que reconhece as cores porque está a todo o momento exposto em seu quartinho desde pequeno, o que fazer? Será que pode mudar a cor?




Essas estereotipagens de cores fazem uma confusão na cabecinha das crianças!! E os pais podem mudar isso, mesmo que a criança ainda não esteja na escola. Dizem que as crianças aprendem desde a barriga da mãe, então por que não ensinar sobre outras cores depois que elas nascem em vez de só usarem as tradicionais cores “de menino e de menina”.

Na escola, eles irão conhecer ainda mais sobre essas cores e irão perceber que elas podem se misturar e mudar para outras cores e transformar um mundo de uma única cor em um arco-íris de alegria, independente do sexo da criança, pois afinal, os vegetais são verdes, o Sol é amarelo, os troncos são marrons, as flores possuem diversas cores, nós temos uma diversidade de cor de pele, que bonito é...



Atividades com cores:
·        Joguinho de encaixe com formas geométricas, relacionar as forma e as cores também!!
·        Usar Massinha de modelar.
·        Relacionar objetos da casa que possui cores: “Que cor é esta?” Você mesmo pode dar a resposta e a criança irá guardar e reconhecer futuramente.
·        Brincar com jogos de encaixe coloridos.
·        Fazer um final de semana das cores: fazer pintura com tinta na cor de preferência com a criança.

Portanto, com uma total delicadeza de imagens e cores, além de personagens lindos, a história mostra como é divertido conhecer outras cores.

“É de menino, é de menina” foi escrito por YOHANA SANFER (pessoa simples, assim como o livro, Yohana é só carisma e meiguice).

Conheci Yohana na Pós Graduação e quando vi em suas mãos o livro, me apaixonei! 

Logo, fui perguntar sobre e ela me deu os livros dela de presente, este do qual escrevi sobre e o “Da boca pra dentro” e recentemente ela lançou seu mais novo livro ”Amor, insônia e outras travessias”, em co-autoria com Aryane Silva.




Até o próximo mês, galerinha!!! 


Beijos floridos...





Siglia De Cicco é pedagoga e mora em Santa Tereza, Rio de Janeiro - RJ, mas tem um 'quê' de italiana nas veias. Seu amor e dedicação pelas crianças começou ajudando a cuidar de primos mais novos. Quando se tornou “professoranda”, seu interesse pela leitura aflorou: adora um romance, comédias, seriados, ama tudo que está relacionado com animais e crianças, inclusive desenhos animados.




CONTATO >> sibiella@gmail.com 

FACEBOOK | INSTAGRAM

2 comentários:

  1. Olá
    Eu quero esse livro desde que vi a Yohanna falando a respeito nas redes sociais. Eu tenho um filho de quase 3 anos e é bem complicado explicar algumas coisas pra ele, como por exemplo porque a mamãe usa maquiagem e pinta as unhas e o papai não? Porque o papai e ele fazem xixi em pé e a mamãe faz sentada? Livros assim ajudam muito.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Concordo com você que livros como esse ensinam e ajudam muito!! Vou lhe passar o site para que você possa estar adquirindo o livro: www.sanferlivros.com.br... recomendadíssimo!! Bjos e espero que continue participando da coluna, tem vários livrinhos como esse, que você poderá ler para o seu filhote!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: