sexta-feira, 11 de maio de 2018

Resenha [livro] - O Lago Negro, de Juliana Dagio


Ei, leitores!

Como estamos? Espero que bem, pois as coisas ficarĂ£o melhores ainda com a resenha de livro nacional que trouxe a vocĂªs hoje!

Vem comigo conferir a beleza da loucura por trĂ¡s do livro O Lago Negro, primeiro volume da coleĂ§Ă£o de mesmo nome, escrito pela lindona e talentosĂ­ssima Juliana Daglio, publicado pela falecida e, esperamos, enterrada  Editora Arwen.


Sobre o LIVRO:

O Lago Negro
ColeĂ§Ă£o Lago Negro - vol. I
Autora: Juliana Daglio
Editora: Arwen
GĂªnero: romance / suspense / mistĂ©rio
Ano: 2017

Sinopse:
VerĂ´nica Ă© uma garota problemĂ¡tica marcada por um passado traumĂ¡tico do qual mal se lembra, mas que lhe tirou o direito Ă  total sanidade. Ao se mudar para o interior, depois de passar no vestibular, ela se depara com o local perfeito para se inspirar e, finalmente, transformar seus personagens imaginĂ¡rios em um livro. Lagoana Ă© uma cidade nebulosa, Ăºmida, habitada por almas quietas e pouco amigĂ¡veis. PorĂ©m, o clima obscuro nĂ£o despertarĂ¡ somente a criatividade, mas tambĂ©m acordarĂ¡ seus fantasmas mais profundos. Prestes a perder o controle sobre sua trama e sua mente, VerĂ´nica conhece um estrangeiro de sorriso cafajeste e olhos azuis e, desconfiada de suas intenções, ela guarda segredo quanto ao seu livro, mas nĂ£o sabe que Liam tambĂ©m tem os seus. VerĂ´nica nem desconfia, mas eles podem ser a chave para os mistĂ©rios que a rondaram durante toda sua vida. Assim, o lago negro de sua imaginaĂ§Ă£o serĂ¡, definitivamente, o estopim para toda sua loucura emergir. O que serĂ¡ que ele esconde no fundo de suas Ă¡guas escuras?


*Livro do acervo pessoal do/a blogueiro/a*



Existe beleza na loucura.

Em O Lago Negro, conhecemos VerĂ´nica, uma jovem conturbada, que vive a base de remĂ©dios controlados, por conta de um passado marcado por perdas e sofrimentos. RecĂ©m-ingressa na Universidade de Lagoana, se muda para a cidade no interior de SĂ£o Paulo junto com seu namorado Enzo, que cuida dela sempre que suas crises sĂ£o fortes. O povo de Lagoana nĂ£o Ă© hospitaleiro e a cidade estĂ¡ sempre sob uma nĂ©voa Ăºmida e sufocante.

"Ambas, loucura e sanidade, sĂ£o fatores que nos fogem do controle, por isso precisam de representações.Seres humanos costumam criar sĂ­mbolos para dizer a si mesmos que nĂ£o perderam o controle sobre algo, quando na verdade nunca o tiveram."

LĂ¡, tentando se adaptar Ă  nova rotina escolar e Ă  fazer amizades, coisa que nunca foi boa e sempre se absteve, VerĂ´nica consegue finalmente escrever o livro "O Lago Negro",  cuja histĂ³ria estĂ¡ em sua cabeça hĂ¡ muitos anos e em que conta a histĂ³ria de Liriel, a humana que nĂ£o sabia ser nefilim, de cabelos roxos que mudavam de cor, em sua luta contra nefilins e vampiros.


Nesse meio tempo, explorando a cidade a fim de achar um bom local para sua escrita, VerĂ´nica encontra o mesmo Lago Negro de seus sonhos nos fundos do terreno da mansĂ£o mais sombria da cidade. Aparentemente abandonada, a mansĂ£o Ă© ocupada pela FamĂ­lia Caprini, dona da famosa indĂºstria de Ă¡gua Purificat.

"HĂ¡ algo de errado com meu cĂ©rebro. Ele tem tudo para conseguir o que quiser, mas estĂ¡ sempre estancado no mesmo lugar. Ele me faz avaliar demais as pessoas antes de me relacionar com elas; me faz sombria, taciturna, estranha demais para ter amizade com qualquer um. Ele me fez sofrer bullying severo nos primeiros anos de escola. E ainda tem aquela histĂ³ria que me persegue."

E aqui as coisas começam a se descontrolar.

VerĂ´nica nĂ£o apenas conhece a famĂ­lia moradora dali, como começa a trabalhar como babĂ¡ da pequena Lizandra, um bebĂª estranho que Ă© incapaz de chorar. Um novo forasteiro chega Ă  cidade, com sua prĂ³pria pesquisa e busca, com um lindo sorriso cafajeste, e que acaba esbarrando na garota. VelĂ¡squez, professor e autor consagrado, amigo de seu pai, recusa seu livro. Estranhos animais a perseguem. Sonhos intensos. E o Lago, sempre ele, saindo da esfera imaginĂ¡ria para invadir sua realidade sem pedir licença.

NĂ£o vou me alongar mais nos detalhes, vai que mando spoiler sem querer.

Todos os personagens foram bem desenvolvidos, criados e embasados. Suas personalidades distintas quase os colocam em extremos opostos que se interligam e entrelaçam de forma espetacular. VerĂ´nica, particularmente, me surpreendeu mais para o final desse volume. Ela, que começa como um coelho perseguido por um grande dinossauro, temerosa, encolhida, dependente, termina cheia de coragem e garra. Enfrenta seus demĂ´nios, os reais e os imaginĂ¡rios, de cabeça erguida.

Senti vontade de esganar Enzo. Mas Ă© porque vivi uma situaĂ§Ă£o muito parecida, entĂ£o sei exatamente como VerĂ´nica se sentiu. Mas tambĂ©m vivi, e ainda vivo, sou meio atraĂ­da por eles, a outra situaĂ§Ă£o de encontrar um cafajeste charmoso que, alĂ©m de se esconder atrĂ¡s dessa caricatura de pessoa, faz de tudo por vocĂª. Liam Ă© o meu mais novo queridinho literĂ¡rio.


A maior parte da narrativa Ă© feita pela prĂ³pria VerĂ´nica, mas lĂ¡ pro final temos alguns capĂ­tulos narrados pelo Liam, nosso 'forajeste' preferido. E essa mudança de foco narrativo Ă© essencial para entendermos como e por quĂª Liam veio parar em Lagoana. TambĂ©m nos impele a gamar mais no cara, Ă© claro.

"Enquanto ele falava, sentia suas palavras entrando pelos meus ouvidos, derretendo meus sentidos, pouco a pouco, atĂ© eu perder meu precioso controle sobre eles.Seus olhos prescrutavam os meus e nĂ£o desviavam como costumavam fazer. Se havia alguma defesa em mim contra sua influĂªncia, contra os sentimentos que despertava, elas caĂ­ram por terra naquele momento."

Tudo Ă© importante na leitura. Desde o sorriso mais sombrio atĂ© a traiĂ§Ă£o mais corriqueira. E, jĂ¡ dizia Antoine de Saint-ExupĂ©ry, "o essencial Ă© invisĂ­vel aos olhos". As respostas estĂ£o todas presas na mente de VerĂ´nica e ninguĂ©m sabe ao certo o que sĂ£o, para que servem. Contudo, todos concordam que sĂ£o importantes o suficientes para mantĂª-las longe da memĂ³ria consciente de VerĂ´nica.

O mais fascinante Ă© passear pela mente, devaneios, lembranças, pensamentos, criaĂ§Ă£o de VerĂ´nica. Mergulhar na sua escuridĂ£o interna e descobrir que nĂ£o somos tao diferentes assim. A escrita da Jubs enlaça o leitor e nos deixa intrigados o suficiente para abrir o segundo livro na exata hora em que fecha o primeiro.

Essa ediĂ§Ă£o ficou bacana, com poucos erros de digitaĂ§Ă£o/revisĂ£o. Cada capĂ­tulo tem uma imagem representando o logotipo da Purificat. O restante da diagramaĂ§Ă£o tambĂ©m estĂ¡ Ă³timo. No quesito visual, a editora nĂ£o chegava a pecar. A capa combina com as duas histĂ³rias que fazem parte desse livro.


Outra coisa bacana foi podermos ler o romance e os personagens criados pela personagem. Um estilo que cheguei a ver primeiramente em livros do Stephen King. Apesar de nĂ£o ser um romance fantĂ¡stico em si, tem a fantasia d'O Lago Negro escrito por VerĂ´nica, com vĂ¡rios toques de dark fantasy.

MistĂ©rio tem sobrando, intrigas e reviravoltas tambĂ©m. É uma leitura que mexe com a gente. VocĂªs precisam conhecer!



Sobre a AUTORA:

Juliana Daglio, PsicĂ³loga ClĂ­nica e autora dos livros "Uma CanĂ§Ă£o para a LibĂ©lula" e "O Lago Negro". Vinte e poucos anos e um punhado de ideias mirabolantes. Sonha em construir um paĂ­s das maravilhas cheio de sombras que escondem personagens que versem a respeito de cada um dos aspectos da psiquĂª humana. Louca, rockeira, viciada em cafĂ©, carinha de adolescente, mas uma alma antiga que insiste em entender o porquĂª veio ao mundo. Seu maior desejo Ă© que alguĂ©m a ame por algo que escreveu.

CONTATO: lacrymosa.jd@gmail.com




Outras OBRAS da Autora:

RESENHADAS:

 

NA AMAZON:

 


Espero que todos tenham a oportunidade de ler essa coleĂ§Ă£o. O primeiro volume tem suspense o suficiente para nos deixar intrigados, mas vocĂªs nĂ£o fazem ideia do que os esperam nos volumes 2 e 3!

Jubs, foi um prazer imenso conhecer O Lago Negro e começar essa viagem Ă  mente de VerĂ´nica. Cada vez mais sua fĂ£!

Em breve, resenhas das continuações! JĂ¡ li tudinho!

Boa leitura a todos! Até + ver!


2 comentĂ¡rios:

  1. Nu, minha diva das divas!! Estou honrada com sua resenha e muito feliz que gostou do livro. O Liam adorou o apelido de Forajeste hahahahha vou adotar!!
    AMEEEEEEI!! Espero que o quarto livro venha para fechar com chave de ouro <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nĂ£o gostei! Eu amei!!! Te idolatro sempre! NĂ£o vejo a hora de ter Lacrymosa e o livro 4 dessa coleĂ§Ă£o! Pode me chamar sempre que precisar, p vc vai tudo com carinho e amor! <3 Sucesso!!!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: