segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Resenha [livro] - Enquanto eles não vêm, de Robson Gundim


Olá, nucciamigos!

Desculpem a ausência! Espero que o Natal de vocês (pra quem comemora) tenha sido uma festa bacana.

E espero que o novo ano seja mais bacana ainda!

Vamos à última resenha de 2019? Eis um livro cheio de ação, de mistério e de ciência por trás de criaturas misteriosas! Enquanto eles não vêm é um livro de Robson Gudim e eu li a versão digital da Amazon. Rola pra baixo!


Sobre o LIVRO:

Enquanto eles não vêm
Autor: Robson Gundim
Editora: Independente (Amazon)
Gênero: suspense / mistério / ficção
Ano: 2016
313 p.

Sinopse:
Na primavera de 1978, um misterioso ataque assolou os habitantes de Paraíso Florestal, uma pequena cidade localizada em uma área remota da Bahia. Trinta e sete anos depois, um terrível incidente engole a pequena cidade, obrigando as autoridades a enviarem uma equipe de soldados para investigar o ocorrido. Desde sua chegada à pacata cidade, David e Lívia deparam-se uma calma sepulcral; ninguém é encontrado nas ruas, nos becos ou nas casas. Na escolinha, os cadernos abertos datam o dia atual. No hotel, um barulho no andar superior denuncia a presença de alguém... Tomados pela sensação de ameaça iminente, os soldados refugiam-se em uma antiga mansão, desconhecendo o verdadeiro horror que varreu a pequena Paraíso. Dentro daquelas paredes, oculto pelas trevas, o maior e mais escuro de todos os medos os espera. O eBook contém ilustrações originais, desenhadas pelo próprio autor.

AMAZON | SKOOB

*Livro do acervo pessoal da blogueira*



Sabe aquele livro que parece ser algo e não é? Enquanto eles não vêm é assim. Eu fiquei em dúvida quanto a que "eles" o título se referia, pois no decorrer da leitura percebemos que são muitos d"eles".

"Eles estão chegando."

Seria esse "eles" daí do quote aqueles "eles" do título? Migos, só lendo pra vocês saberem! Segue a resenha!

Enquanto eles não vêm é um livro cheio de ação, muitos dados curiosos e uma incrível inspiração nos escritos de Lovecraft.


David é um soldado de uma das força-tarefas mais secretas do país. Sua equipe é especialista em contornar situações incontornáveis. Bem no começo da história, chegam 2 novos recrutas, um casal de irmãos.

E então, o grupo precisa se deslocar para a cidadezinha de Paraíso Florestal, bem escondida no interior da Bahia, misturada aos segredos da Mata Atlântica. Um primeiro grupo de soldados foi enviado para ver o que acontecia na cidade, a informação era que a população estava desaparecendo. O problema é que este grupo primário desapareceu também.

Aí vai a segunda leva, dentre eles David e Lívia, a novata. Na entrada da cidade, o grupo se divide em 2 e... só restam David e Lívia para tentar entender o que ocorre em Paraíso Florestal.

"A cidade não estava apenas silenciosa. Estava morta."
É uma leitura muito dinâmica! E o livro é cheio de surpresas. Você olha para a capa e acha que é terror. Começa a ler e se sente em um livro policial, muda para ação, e aí entra o viés da ficção científica e então começa o horror.

Essa mistura funciona MUITO BEM! É intenso e nos faz respirar fundo com os personagens a cada pista revelada. Como cientista, gostei muito de ver as explicações plausíveis.

Apesar de ser uma ficção, cidade fictícia e tudo o mais, deu pra imergir no local, ter vertigens com as acrobacias dos soldados e tudo. Essa parte foi bem verossímil.

"Não era um grito natural. Era um som perverso que destoava tudo aquilo que se podia encontrar na natureza do nosso mundo."


Mentira, todas as partes foram bem verossímeis. Até as criaturas das quais não falarei muito para que vocês possam descobrir por si próprios até onde vai a cobiça humana.

Posso dizer, no entanto, que gostei muito. Gostei do rumo da história, de como finalizou (o final é aberto, cabe à sua imaginação decidir como ficou o mundo), gostei da narrativa como um todo.

"Às vezes, por ser tão inacreditável, a verdade deixa de ser conhecida…"

Apesar das pistas científicas, é perfeitamente cabível a qualquer leitor entender a história.

Bônus: o livro conta com diversas ilustrações feitas pelo próprio autor! Sim, inclusive na versão digital! Ficou um arraso!

Por que o livro não levou a nota máxima? Por um detalhe: o Lívia, que foi apresentada como uma mulher forte, passou por momentos de fraqueza que podem ser considerados corriqueiros demais. Ok, era uma situação bizarra, mas às vezes me pareceu dar ataque de mulherzinha. Só isso.

"Não podemos ter certeza sobre todas as coisas, mas somos capazes de acreditar nelas."

No mais, o livro é muito recomendado a quem curte terror, Lovecraft, um bocado de ação e situações absurdas. Ah, sim! tenham estomago forte também! ;)




Sobre o AUTOR:

Robson Gundim é estudante de cinema e desenhista. Autor de Sacanas do Asfalto, Enquanto Eles Não Vêm e O Canto da Valquíria, também participou das antologias O Último Dia Antes do Fim do Mundo, The King, Amores Impossíveis e Universos Extraordinários.



E 2020?

Bem, pra variar, flopei a meta de 2019. Dos 40 livros, só li 34.

Já montei a lista de leitura para 2020. BTW, falo sobre ela em um vídeo lá no meu canal!

Você pode conferir ambas as metas NESSE POST.

Apesar de esperar não flopar ano que vem, já sei que floparei com orgulho! XD

Boa virada a todos! Muitos livros em 2020!!

Até + ver!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: