terça-feira, 10 de janeiro de 2017

13 [Meu Amigo Blog] - Usando o Rafflecopter parte 1

Olá, pessoas!

Ano novo, vida nem tão nova assim, blog mais ou menos, mas... Vamos que vamos!

Depois de muito ver e ajudar alguns amigos com dúvidas sobre layout, organização e aplicativos para blogs, decidi abrir uma nova coluna aqui no blog!

Meu Amigo Blog vai ajudar vocês com tudo o que eu já aprendi nessa pequena e esburacada estrada da blogosfera.




E para começar, venho elucidar como usar o aplicativo Rafflecopter, aquele mesmo que monta formulários de sorteios!

Só que... Montando a postagem, percebi que ela iria ficar i-men-sa!! Então, dividimos em 4 partes, a saber:

Parte 1 - montando o formulário no site do Raffle





As postagens serão espaçadas com intervalos de 2 semanas (lembrem-se que eu vou operar minha linda cabecinha!). Então, apesar de ter o link, alguns ainda não estão ativos.

Vamos começar a Parte 1? Bora lá!




Parte 1 - montando o formulário no site do Raffle

Eu vou ensinar tudo, bem devagar, parte por parte, para que o blogueiro que não conhece, nunca viu na vida, sequer sabia que existia um site desses, possa aprender tudo direitinho e ainda sorrir no final.

Calma, amor e carinho... e lá vamos nós:

1 - Entre no site do aplicativo Rafflecopter. Sendo a sua primeira vez no site, precisa se cadastrar. Clique na caixinha azul (seta vermelha), sem medo de ser feliz, pois o app não é pago. Ah, sim! O site é todo em inglês!



2 - Abrirá uma página igual à imagem 2. Como eu disse, para usar o app sem gastar dólar algum, clique ali na caixinha "Sign up for free" (seta vermelha). Ali embaixo você vê alguns planos pagos (basic, grow, premium), mas é apenas se você quiser usar recursos avançados. O que eu ensinarei aqui é o plano gratuito, que funciona perfeitamente para quaisquer sorteios em blogs.




3 e 4 - Nova página. Você irá efetuar o seu cadastro no site. Cadastre seu nome (não precisa ser completo), seu e-mail, o site do blog, mostre que você não é um robô. Não esqueça de definir sua senha.

Terminou? Clique na caixa azul (seta vermelha - quadro 4).




5 - Nova página: agora você está na tela principal do Raffle (sejamos íntimos a partir de agora). Você irá conferir seus dados e acrescentar mais alguns ao seu cadastro. Para isso, vá até o canto superior direito (seta vermelha), onde tem seu nome, clique nele e depois em "Your Settings".

5B - Confirme tudo, acrescente seu fuso horário, sua língua (o site não vai passar para o português. Ele apenas recolhe dados para análise estatística, então se não quiser definir, ok) e pronto. Basta salvar.




6 - Vamos começar a preparar um formulário de sorteio? Comece clicando em "Your Dashboard(seta vermelha) que está ao lado do seu nome no canto superior direito. Vai aparecer uma página igual a da imagem 6. 

6B - Agora, clique em "New Giveaway(seta vermelha). Irá abrir uma página nova, igual a da imagem 7.




7 - Clique sem pavor na caixinha azul "Add a prize(seta vermelha). Vai aparecer uma página igual a da imagem 8. 


8 - Coloque o título do seu sorteio (retângulo vermelho). Apesar de aparecer um "add a image", você não poderá colocar imagem no plano gratuito. Feito o título, salve seu sorteio clicando na caixa azul "Save this prize(seta vermelha).

8B - Vai abrir uma página igual a imagem 8B. Ali, há duas caixas. A caixa escrito "Referring their friends (aka viral sharing)" não está habilitada no plano gratuito. Ou seja, para usar, precisará pagar. Eu apenas ignoro.

Agora, clique na outra "Add an entry option(seta vermelha), para começarmos a colocar as regras do sorteio. Irá abrir uma caixa igual a da imagem 9. Role para baixo para ver melhor.



- Nesta caixa, você tem todas as possíveis opções de regras a serem estabelecidas no seu sorteio (retângulo vermelho). Mas... Somente podemos usar algumas e precisamos ir um por um, você já vai saber por quê.


10 - Vamos começar definindo uma fanpage do Facebook a ser visitada (curtida). Ao clicar em "Visit a Fan Page" (retângulo vermelho), você será direcionado para uma nova janelinha, rolando a tela para baixo (seta vermelha). Defina o nome da fanpage, cole o link dela no local apropriado, defina a pontuação de 1 a 5, e marque se for regra obrigatória.

Acabou? Salve.


11 - Para colocar a próxima regra, você deve repetir os passos da imagem 8B. Selecione agora "Following an Account" (retângulo vermelho) para colocar a regra de seguir uma conta no Twitter. Irá abrir uma janelinha parecida com a anterior (seta vermelha). Coloque a conta (@fulano) a ser seguida, defina os pontos e se é obrigatório. Salve.



12 - Repita os passos da imagem 8B. Selecione agora "Tweeting a message" (retângulo vermelho) para colocar a regra de criar um tweet. Na janela aberta (seta vermelha), defina a mensagem e as tags do tweet (na imagem há um exemplo). Defina os pontos, se é obrigatório e se usurário pode ganhar pontos diários ao tweetar. Salve.



13Repita os passos da imagem 8B. Selecione agora "Commenting on a blog post" (retângulo vermelho) para colocar a regra de deixar um comentário em alguma postagem específica (desde que não seja a do sorteio onde está o formulário, claro). 

Agora, ATENÇÃO! É necessário usar uma linguagem de web específica para colocar links clicáveis no formulário, ou seja, a pessoa não precisará copiar e colar o link, bastando clicar no link criado para abri-lo em outra guia. Como? 

Moleza: na janelinha aberta (seta vermelha), coloque o título do link (ex: nome do blog ou da postagem) entre colchetes e o link em si entre parênteses, sem espaço entre o último colchete e o primeiro parêntese. Veja o exemplo da imagem 13.

13B - Se você tiver dúvidas sobre como montar a linguagem da web, basta clicar no link "Wiki style formating" logo abaixo da caixa de digitação do texto (retângulo vermelho). Você será direcionado a uma nova página da web, em outra janela/guia (seta vermelha) da Mastering Markdown (em inglês, claro), com as instruções da escrita e com exemplos. Fácil de entender, se precisar.



14 - Vamos continuar. Como você deve ter percebido, algumas regras que todo blogueiro gosta de usar não existem no Raffle, como: seguir o blog, seguir a conta do Instagram. Mas é possível colocá-las ali? CLARO!

Repita os passos da imagem 8B. Selecione "Invent Your Own!" (retângulo vermelho). Vamos começar com a regra e seguir o blog. Na janelinha aberta (seta vermelha), defina o título da regra (ex: substitua ~INVENT YOUR OWN OPTION~ por SIGA O BLOG TAL). Na caixa de texto, coloque o nome do blog entre colchetes e o link entre parênteses, conforme já explicado na imagem 13 (na imagem há um exemplo). 

Se você quer que o participante deixe alguma informação (normalmente seu nome/perfil de seguidor), basta deixar a caixa marcada e definir qual é a tal informação (na imagem há um exemplo).

Defina os pontos, se é obrigatório e desmarque a caixa de pontos diários. Salve.


15 - Para colocar a regra de seguir uma conta do Instagram, por exemplo, você deve fazer praticamente a mesma coisa da imagem 14. 

Repita os passos da imagem 8B. Selecione "Invent Your Own!" (retângulo vermelho). Na janela aberta (seta vermelha), defina o título da regra (ex: substitua ~INVENT YOUR OWN OPTION~ por SIGA NO INSTAGRAM). Na caixa de texto, coloque o nome do perfil no Instagram entre colchetes e o link entre parênteses, conforme já explicado na imagem 13 (na imagem há um exemplo). 

Se você quer que o participante deixe alguma informação, basta deixar a caixa marcada e definir qual é a tal informação (na imagem há um exemplo).

Defina os pontos, se é obrigatório e desmarque a caixa de pontos diários. Salve.

Esta explicação vale para quaisquer outras redes sociais (ou sites) que você queira colocar como regra: Tumblr, Pinterest, Linkedin, sei lá! Manda ver!



16 - Você deve ter percebido que há 9 opções de regras, mas nós não usamos todas. Algumas das opções disponíveis só podem ser utilizadas em planos pagos. Na imagem 16, as opções que não podem ser usadas estão marcadas com X.

Se você tentar usar, o site começa a piscar e a apontar aquela aba no canto inferior direito (seta vermelha pequena). Ali é para quem está a fim de morrer em alguns dólares o que não é o meu nosso caso.


17 - Não há um limite de regras (não que eu saiba). Cadastre todas as que quiser. Agora que você tem todas as regras prontas e cadastradas, pode se organizar. 

Repare que as regras parecem ligeiramente diferentes. Algumas tem um retângulo preto fino ao seu redor. Essas são as regras obrigatórias, que todos devem seguir se quiserem participar do sorteio. As que não tem, são as opcionais.

Se quiser cancelar alguma regra, basta clicar no pequeno X à esquerda dela (seta vermelha pequena). Ela mudará conforme a imagem 17.

Se quiser mudar as regras de ordem (a ordem mostrada é a ordem que aparecerá no blog), basta clicar na regra, segurar e arrastar até a nova posição (seta vermelha curva).



18 - Estamos quase no final dessa primeira parte. Agora, rolando a tela para baixo, você irá definir o dia que começa e finaliza o sorteio.

Em "It Starts" (seta vermelha) defina a data que o formulário ficará disponível para receber informações dos participantes: a data que efetivamente começa o sorteio. Não dá para modificar o horário (X). No plano gratuito, é sempre meia-noite.

Em "And Ends" (logo ao lado) coloque a data final. Uma dica: coloque sempre um dia depois do prazo que você definiu para finalização do sorteio. Ex: Seu sorteio vai de 01 a 15/fevereiro. Coloque no formulário 16/fevereiro. Assim, durante todo o dia 15, o formulário ainda estará disponível e finalizará assim que der meia-noite.


19 - Em tese, a montagem do formulário finalizou. \o/

Desce a página mais um pouco. Clique em "Preview & Install(seta vermelha pequena). Uma nova página irá abrir, igual à imagem 19, à direita. Você vai clicar ali naquele botão "Copy" (seta vermelha grande) para copiar o HTML de instalação do formulário. Cole em um bloco de notas ou em um documento do Word. Deixe salvo para quando você for montar a postagem no blog.



20 - Rolando a tela para baixo, você verá uma prévia do seu formulário. Se o formulário não estiver habilitado, ou seja na data de início, você verá algo como a imagem 20. É assim que o formulário deverá aparecer no seu blog.



21 - Clicando em "Your Dashboard" (lá no canto superior direito), você retorna à tela principal do Raffle. Agora ela estará parecida com a imagem 21 (esquerda). Seu sorteio estará ali na lista de "Coming Up Soon" (retângulo vermelho), se a data ainda não estiver liberada.

Passando o mouse por cima dessa caixa, você irá ver (imagem 21, direita, superior):

"Setup" - para modificar as regras;

"Installation" - para copiar novamente o HTML de instalação;

"X" - para deletar o sorteio.

Depois de deletado, querendo desfazer, basta clicar no "+" azul (imagem 21, direita inferior). Somente naquele momento! Você não poderá fazer isso sempre: saindo do site, seu sorteio deletado estará perdido para sempre!


Saindo do site, querendo retornar, é fácil: basta colocar seu e-mail e senha (setas vermelhas) e clicar em "Let me in".

Você pode modificar seu formulário quantas vezes desejar sem precisar copiar o HTML toda vez. Uma vez instalado, as alterações são automáticas.



Apesar de ser fácil de usar, são muitos passinhos e eu quero deixar tudo explicadinho para qualquer blogueiro poder se aventurar nesse formulário pirador! XD

Na parte 2, vou ensinar a colocar o formulário na postagem do blog. Aguentem, dia 24/01 já está chegando!!!

Espero estar ajudando! 

Até + ver!






Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão de Santa Teresa, é apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes. Surda desde os 27 anos, é co-autora em oito antologias e publicou o livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas são mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 


13 comentários:

  1. Muito legal essa coluna que você resolveu criar! Com certeza vai ajudar muitos blogueiros assim como eu. Beijo e parabéns pelo blog e pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa coluna que você resolveu criar! Com certeza vai ajudar muitos blogueiros assim como eu. Beijo e parabéns pelo blog e pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Achei ótima a ideia de criar uma coluna para ajudar seus leitores com dúvidas sobre loyalts e essas coisas. Tentei fazer um sorteio la no meu blog usando o Raffle mas acabei nem colocando o sorteio no ar ainda, acho o Raffle uma ferramenta um pouco confusa :/

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Que ótimo essa ideia "Meu Amigo Blog", acho que vou sempre passar aqui agora. Por exemplo, nunca usei esse Rafflecoptere vendo esse post fiquei até com coragem para usar. Se você me perguntar porque eu nunca usei não vou saber de responder, mas isso vai mudar a partir desse post!!! Muito obrigada e continue com essa coluna

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    Que legal, sério!!!
    Estava pensando em fazer sorteio no blog mas não sabia como, esse post me ajudou bastante, e já estou esperando pelos próximos!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Nuccia do céeeu... Que idéia maravilhosa é essa. Eu particularmente não fazia ideia de como isso funcionava agora quando precisar posso vir aqui e acompanhar passo a passo.
    Que demais!!!
    Beijuh e parabêns pela iniciativa de ajudar.

    ResponderExcluir
  7. uma otima dica para quem esta comecando ou com duvidas sobre layout, belo tutorial

    ResponderExcluir
  8. Oi Nutella linda!!!
    Mulher de Deus que trabalhão montar esse post, mas acho que dessa vez ninguém (eu) ai te perturbar mais quando precisar hahahaha
    Obrigada por atender os pedidos desesperados dessa pessoa que vos fala!
    Parabéns pela iniciativa você é uma mãeeeeeeeeeee!!!
    Beijocas com sabor de pipoca caramelada!
    Giu

    ResponderExcluir
  9. Oi Nu, tudo bem???
    Gostei muito e sua postagem... eu já uso esse site para promoções, mas só uma vez por ano e todos os anos eu peno com ele, porque não lei em inglês e esqueço de tudo com o tempo... a sua postagem está ótima e sua dedicação em ajudar o blogueiro que já mexe, mas principalmente aqueles que nem sabiam da existência é extremamente admirável... com toda a certeza vai ajudar muita gente... Xero!

    ResponderExcluir
  10. OOi Nu!
    Parabéns pelo pela coluna, com certeza está saindo várias dicas. :)
    Manjo pouco do rafflecopter, amei o post.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Nu, sua linda, tudo bem?
    Eu faço questão de dizer o quanto você está sendo generosa. Sabe, quando criei meu blog, eu não sabia o que era o universo da blogosfera, não conhecia ninguém, não sabia mexer em nada.Você sabe como a sua atitude pode ajudar muitos que como inciaram dessa forma? E confesso que até hoje ainda me enrolo usando o formulário. Muito obrigada, amei sua coluna!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post! Adorei e vou falar, me ajudou muito.
    Eu comecei a usar esse formulário há pouco tempo, mas das vezes em que tive que fazer pra promoção, até hoje não entendi bem, rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Uaallll, adorei esse post, sou nova no mundo dos blogueiros e gostei muito das dicas.

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...