Iou, Leitores!
Dizem por aí, que o ano só começa mesmo depois do Carnaval, então estamos de volta, com um tema para lá de “normal” para as crianças. Por que “normal”? Pois toda criança tem medo de alguma coisa e vamos admitir os adultos também!!
Eu confesso que já deixei muitas oportunidades passarem por causa do medo, mas em “O menino que tinha medo de errar”, vem mostrar para os pimpolhos de 7 à 10 anos que todo mundo pode ter medo de alguma coisa e que podemos errar, sim!
O menino que tinha medo de errar
Eu sou a Siglia, irmã e colaboradora, e te convido a explorar o mundo dos Brinquedos Feitos com letras!
Autora: Andrea Viviana
Taubman
Sinopse: Pedro
vive preocupado, com medo de errar. Prefere passar os dias sozinho, confinado
em sua casa, a aproveitar a companhia dos amigos, porque tem medo de fazer
alguma coisa errada nas brincadeiras. A escola, então, é uma preocupação sem
fim para ele. Um lugar onde não faltam oportunidades para cometer deslizes. Mas
com a ajuda de uma fada, Pedro percebe que viver reprimido o impede de
experimentar momentos incríveis.
Onde encontrar o livro:
Pedro um
menino que vivia praticamente se escondendo em casa e perdendo o convívio
social, pois tinha medo de errar! E com um toque de conto de fadas, a autora e
a ilustradora Camila Carrossine fazem
com que o personagem entenda que ninguém é perfeito!!
E muitas
crianças atualmente possui este medo, principalmente na escola, com receio dos
outros colegas encarnarem nelas, dificultando o aprendizado deles e até mesmo o
trabalho da professora em detectar que certas atitudes delas são do medo e não
uma grande dificuldade de aprendizagem, ou as duas coisas.
Em casa
os pais podem fazer uma “roda” de bate papo e conversarem sobre seus medos, sobre
erros e acertos, as crianças precisam perceber que é errando que se aprende! E
que quando se tem medo de alguma coisa nem sempre podemos enfrentá- los, mas
que podemos fazer alguma coisa para diminuir ou mudar esse medo e transformá-lo
num desafio!
Para os
profissionais da educação, trabalhar sobre medos, erros e acertos também é bem
divertido e ajuda bastante no conhecimento dos nossos alunos. Costumo dizer
para os meus alunos, se eles não errarem na escola como vou saber no que eles
têm dúvida!! Podem transcrever seus medos através de redação, desenhos e até
mesmo, numa atividade de entrevista.
Então... "Nunca deixe de lutar por medo de errar, ou se machucar, pois as feridas com o
tempo se curam, mas as oportunidades não voltam."
Até o próximo post pessoal!! Beijinhos...
Siglia De Cicco é pedagoga e mora em Santa Tereza, Rio de Janeiro - RJ, mas tem um 'quê' de italiana nas veias. Seu amor e dedicação pelas crianças começou ajudando a cuidar de primos mais novos. Quando se tornou “professoranda”, seu interesse pela leitura aflorou: adora um romance, comédias, seriados, ama tudo que está relacionado com animais e crianças, inclusive desenhos animados.
Olá, Siglia.
ResponderExcluirAdorei seu post e gostei de conhecer a obra.
Certamente enquanto pequenos, e muitas vezes como adultos, temos muito medo de errar. Mas como o próprio ditado diz "aprendemos com nossos erros"!
Olá!! Muito obrigada pela atenção que você teve, com o post e espero que você continue participando!! Espero que este conhecimento tenha ajudado em algo na sua vida!!
ExcluirGrande abraço!!
Olá
ResponderExcluirEu sou apaixonada por livro infantis, e esse então já me conquistou de cara, além de ter uma ilustração linda, a história contida é encantadora!!!
Bjs
Olá, Bárbara!
ExcluirFico feliz por ter participado de alguma maneira!! A história encanta mesmo!! Bjs...
Que livro ótimo!! Gosto bastante de livros infantis, sou graduando em Letras Português, e acho muito importante levar essas discussões para a sala de aula e mostrar para os alunos que nós erramos , e isso é completamente normal e que não podemos nos privar da vida por medo de errar. Não conhecia a obra , mas já me encantei. Parabéns pelo post!! Beijos do Wes ^^
ResponderExcluirOlá, Wesley!! Também acho importante levar temas deste tipo para os alunos, por ser normal e eles não acharem isso!! Obrigada, pela atenção com o post e espero continuar encantando!! Bjs...
ExcluirLivro muito fofo, vou comprar pra minha filha! xD. É importante para todos, principalmente os adultos, aprenderem que podem errar e se perdoar de seus medos e falhas.
ResponderExcluirGrato pela indicação.
Olá, Alessandro!! Eu que agradeço pela atenção com o post e a coluna, espero que sua filha goste e espero poder ajudar com outras indicações!!
ExcluirAté uma próxima!!
Olá Siglia,
ResponderExcluirGosto muito de brinquedos feito com letras e sempre dou para minha prima esses brinquedos, pois acho que agrega muito. Gostei muito da ideia desse livro e fiquei inspirada a ler, pois já me senti muito perto de ter medo de errar.
Vou anotar essa dica pra mim e para minha priminha.
Beijos
Olá, Bruna!!
ExcluirFico muito contente, por ajudar de alguma forma, no hábito de leituras como estas, não só para as crianças, como para os adultos também!! Espero que vocês duas gostem da leiturinha!! E volte sempre para outras dicas!!
Bjs...
Oi Siglia, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a sua resenha e a maneira como a escreveu. Assim como os pequenos nós adultos também temos os nossos medos e anseios, mas tu disse uma bela verdade... é melhor enfrentar o que errou do que deixar a oportunidade passar... acho que perdemos muitos momentos, por medo... embora as vezes as nossas experiência, nos mostre muito mais erros do que acertos, são nestes momentos que devemos tirar o melhor proveito do aprendizado. Xero!
Olá, Diana!! Tudo Bem!!
ExcluirQue bom, que tenha gostado da resenha, da minha maneira de escrever e por você participar deste post, pois adoro quando os adultos se identificam com livros infantis!! Sempre que erro, levo algo de bom para a vida, sempre há um aprendizado!! Obrigada!! Volte sempre!!
Bjs...
Nossa, amei a premissa desse livro. É algo realmente muito importante mostrar às crianças que o erro faz parte do aprendizado; que não é necessário ter medo de algo completamente normal e que contribui para o nosso crescimento. E adorei as ilustrações. Dica mais que anotada para presentear vários filhos de amigos. :)
ResponderExcluirOlá, Ju!!
ExcluirAproveite bastante essa dica e se puder, continue estimulando as crianças a lerem!! Obrigada pela sua participação neste post e espero que você venha conhecer outras dicas em breve!!
Bjs...