segunda-feira, 24 de julho de 2017

Resenha [conto] - Ruiva?, de Eleonor Hertzog

Olá, leitores!

Que tal começar a semana com uma resenha de conto nacional?

Dessa vez, vamos conversar sobre o spin-off Ruiva?, parte integrante da coleção Uma Geração, Todas As Decisões, escrita pela autora Eleonor Hertzog e todos os livros e contos lançados pela nossa parceira Editora Mundo Uno.

Bora?

Ruiva?
Uma Geração, Todas as Decisões - conto spin-off
Autora: Eleonor Hertzog 
Editora: Mundo Uno
Gênero: Juvenil / Romance
Ano: 2017 (2ª edição)
8 p.

*Obra cedida pela editora no formato físico para resenha referente a parceria 2017. 
As opiniões são exclusivamente nossas.
Não houve nenhum tipo de intervenção em nossos comentários.*

Sinopse:
Quantos minutos são necessários para um encontro se tornar inesquecível? 

A sensação era ter se deparado com uma aparição e ele, surpreso e meio tonto, segurou-se no corrimão para se fixar na realidade, porque aquela garota não era inteiramente real. Não podia ser. Não existiam garotas tão lindas assim! Ela devia ser uma alucinação, uma fada, uma entidade mágica qualquer!



Como dito lá em cima, esse conto é um spin-off de uma coleção. Mas, quem nunca leu um dos livros da Eleonor, não vai ter problemas com o conto. É bem independente, mesmo citando alguns personagens.



Ah! Você quer conhecer um pouquinho da coleção? Vou resumir tipo, muito mesmo:

A família Melbourne é composta por: Doris e Henry (os pais biólogos marinhos), Teo e Ted (os gêmeos mais velhos), Tim e Tom (os gêmeos seguintes), Pam, Lis, Bobby (o caçula) e a adotiva Peggy. Todos moram juntos em um barco, o Cisne, que é o único, mais equipado e moderno veleiro solar da Terra. Em meio ao trabalho científico, os filhos estão esperando o resultado das provas de acesso à mais famosa escola científica da Terra, a Champ-Bleux. Nesse meio tempo, os Melbourne acabam tendo que aceitar em seu barco visitantes inesperados: Jean, um repórter iniciante e imparcial, 2 estagiários e um repórter de Tailirian, um planeta quase igual à Terra, que fica do lado oposto do Sol. Quando descobrem que todos os filhos foram aceitos, há uma certa reviravolta no alto escalão, afinal o Toque de Reunir, no qual mentes brilhantes se juntam para salvar o planeta, é muito raro. Contudo, há muitos outros segredos, mais reviravoltas, linhagens e famílias escondidas, tesouros, romances e até uma guerra iminente.


E, então, o conto...

Em Ruiva?, conhecemos um rapaz muito aborrecido por estar no meio da estação de trem central, em horário de pico, à procura de uma das suas irmãs mais novas. Ela saiu com um garoto, com o qual o rapaz não vai muito com a cara, e sumiu naquele mar de gente indo e vindo pelo continente.


"Do alto da escadaria, o rapaz avaliou a plataforma muito cheia, procurando os cabelos escuros da irmã ou a pose do safado. Que droga! Por que aquela gente não parava de se agitar por um instante que fosse?! E porque aquilo estava tão lotado?!"

Estava a caminho de uma das plataformas principais, descendo uma escadaria, quando ela passou. Foram os segundos mais longos da sua vida. Não era uma beleza qualquer, era mágico...

Mas, como a vida gosta de brincar com nossos corações, o trem chegou na plataforma. Ela, correndo para entrar, prende a bolsa em um passageiro que saía e tudo cai no chão.

Na mesma hora nosso rapaz vai ajudá-la. A magia chega a estalar entre eles, os olhos fixos. Então o apito de portas fechando começa a soar.


"Num movimento instintivo, ele a olhou. E o mundo inteiro desacelerou. Porque ela era linda. Pura e simplesmente linda."

Bem, não dá pra falar mais, ou vou acabar revelando o conto todo. Sobre a parte física: recebemos o conto em forma de livreto, ou de uma revista mais rebuscada. A diagramação é simples, 8 lindas páginas, e mesmo sendo brancas, ótima leitura. Na contracapa, parte interna, há um texto sobre a coleção. Português perfeito, revisão impecável.

Descrição da capa #pracegover: a capa é uma ilustração da garota ruiva, cabelos ruivos alaranjados ao vento, olhos azuis bem claros, com um brilho especial, pele rosada. O título do livro está na cor branca na parte superior.

E, então, a minha opinião... O conto é bem curtinho, simples, mas muito legal. Só descobrimos quem são os personagens (no caso, o rapaz e sua irmã, pois a ruiva continua uma incógnita) lá para o final.


"Observara o rapaz ao passar por ele, na escada. Havia sido apenas um instante... Mas algo nele atraíra seus olhos como um ímã."

Gostei do estilo bem romântico como Eleonor descreveu o encontro. Deu mesmo para perceber a conexão com toques de magia entre os dois. E a narrativa muda de ponto de vista, o que deixou o conto mais amplo e bacana.

Mas, se você gostou tanto, por quê só 4 bruxinhas? Ah... Eu queria mais, sabe? Passou tudo num flash! E o fim me deixou com coração na mão. Nem posso explicar muito, se não darei spoiller... Só queria um pouco mais! De resto, super recomendo! ;)

#pracegover: imagem superior de classificação do livro: 5 bruxinhas roxas na vassoura = Excelente. Imagem inferior com capas de 5 livros da coleção: Cisne (vol. 1), Linhagens (vol. 2), Talismãs (vol. 3 ), Guardião e Ruiva (contos spin-off).


Sobre a AUTORA:

Meu nome é Eleonor Hertzog e sou gaúcha de Porto Alegre. Pediatra por formação, sou escritora de coração. Leio desde que descobri o que eram livros; não vou dizer que escrevo desde a mesma época porque eu era realmente muito pequena. Mas, desde o primeiro livro, descobri que adorava contar histórias. No começo eram as dos livros. Mais tarde, as dos livros com alguns acréscimos. E, na adolescência, começaram a pipocar personagens, lugares e situações que não vinham de livro nenhum – estavam dentro de mim. Eu cresci, meus personagens se tornaram mais complexos. Eu aprendi, eles passaram a ver o mundo de outra forma. Tive filhos, eles souberam como ser pais e mães convincentes. O enredo se tornou mais bonito e complexo e, de repente, descobri que não tinha apenas uma história dentro de mim. Tinha mundos inteiros! Durante anos, família e alguns amigos muito próximos me questionaram a respeito de quando eu iria finalmente considerar o livro pronto. Bom, está pronto. Orgulhosamente pronto! Cisne, o primeiro volume da série Uma geração. Todas as decisões., estreou em 2012, esgotando sua primeira edição em pouco mais de meio ano. Em 2013, Linhagens, o segundo volume, veio se juntar ao sucesso de Cisne. Agora, em 2016, Talismãs em breve fará companhia aos seus dois "irmãos" mais novos!

Contato:



OBRAS RESENHADAS:
(clique na imagem para ser direcionado)

 


Particularmente, foi uma leitura muito agradável. 

Curtam, comentem, compartilhem! Ajudem a divulgar a literatura do nosso país!

Boa leitura!

Até + ver!






Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão de Santa Teresa, é apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes. Surda desde os 27 anos, é co-autora em nove antologias e publicou o livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas são mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: