menu

Destaques

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

1 26 de Setembro - Dia Nacional do Surdo




Ei, povo!

Meio impossível deixar passar o dia de hoje, não é?

Expliquemos:

Hoje, dia 26 de Setembro, é comemorado em todo o território nacional o "Dia do Surdo". 

Ah, claro, você não comemora. Mas, é só uma ligeira falha sua. Isso porque a comemoração iniciou dentro da Comunidade Surda do Brasil, mas, atualmente, este dia é celebrado por muita gente ouvinte também. 

No Brasil, esta data foi escolhida por coincidir com a inauguração da primeira escola para surdos criada no país em 1857, pelo Imperador D. Pedro II, com o apoio do professor e pesquisador SURDO Hernest Huet (França, 1822?-1882). Ela recebeu o nome de Instituto Nacional de Surdos-Mudos do Rio de Janeiro. Atualmente, o nome é Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), mas a localização ainda é a mesma, no bairro Laranjeiras.


Hernest Huet, também biografado como Eduardo, Eduard, Edward, ou Ernst, além de trazer a Língua de Sinais para o Brasil e apoiar a criação da escola, criou primeiramente o Imperial Instituto de Surdos-Mudos, que funcionava como um asilo para surdos do sexo masculino, vindos de todo o país, abandonados pelas famílias.

Em 1867, também chegou a ensinar surdos no México (na época, ocupado pelas tropas francesas), mas de forma privada, sem fundar uma instituição de educação pública.

A Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro.

O que é celebrado hoje? Neste dia, a ideia geral é relembrar as lutas históricas dos surdos por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde e cidadania. Quer detalhes?

- A LIBRAS (Língua de Sinais Brasileira) foi oficializada em 2002 (Lei 10.436, de 24 de Abril de 2002);

- Acesso melhor à educação, com profissionais habilitados na língua e cultura surdas;

- Aumento do número de surdos com graduação, presencial (com auxílio de TILS - Tradutor e Intérprete da Linguagem de Sinais) ou à distância;

- Melhoria na comunicação ouvinte x surdo, em especial em alguns locais de atendimento, como aeroportos, hotéis, restaurantes.

- Criação do 'close caption', um recurso televisivo que permite aos surdos apreciar a programação da TV aberta. Esse recurso, quando ativado, funciona apenas em determinados canais da TV paga (TV a cabo ou satélite), mas dá para solicitar à empresa fornecedora que o libere para canais pagos dublados;




- SMS e Whatsapp! Sem isso, eu nem precisaria mais de celular;


         


- Internet, sua linda! Sites com Hand Talk, um conversor automático do conteúdo do site para Sinais, vídeos próprios de blogueiros com legendas ou com janelas para LIBRAS, bate-papo com vídeo (Skype), entre outros;

- Os mais diferentes tipos de aparelhos auditivos para os surdos que têm baixa acuidade auditiva. E a possibilidade do Implante Coclear para aqueles surdos que se enquadram no perfil.


Implante Coclear

Tipos de Aparelhos Auditivos

- E um bando de Tecnologias já à venda para facilitar a vida dos surdos!  Mas esse seria um tópico longo pra cá, vou destrinchar aos poucos, ok?  



Ainda falta muito para a comunicação surdo x ouvinte funcionar. Ainda existem conflitos entre surdos e ouvintes e, até mesmo, entre surdos e surdos: aqueles que querem voltar a ouvir, aqueles que não gostam de falar, aqueles que odeiam implante coclear, aqueles que tem LIBRAS como primeira língua (L1) e aqueles que tem o português como L1 (eu o/). 

Enquanto houver possibilidade de melhoria, creio eu que continuaremos tentando. Satisfação permanente? Ahnnn, não. Utopia é outro tópico.

Como só escrever não basta, nós vamos caminhar!!  Dia 28/Setembro, às 9 hs de domingo, no posto 2 de Copacabana/RJ, haverá a 11ª Caminhada do Orgulho Surdo - "Setembro Azul". O convite é estendido a surdos, ouvintes e seus familiares. Ah é, o convite está em Libras:




E, pra fechar o tema com orgulho, minha homenagem ao dia vai em forma de #Pérolasaospedaços:




Até + ver!

Nu.


Fontes:
http://www.cultura-sorda.eu/resources/Eduard_Huet.pdf
http://www.feneis.org.br/page/Anexos/Cartilha_Dia_Nacional_Surdos.pdf

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

31 [Por Trás das Páginas] - Saiba o que é o Wattpad e como usar


Oi, gente!

Essa vai ser a primeira de muitas postagens sobre o que um autor/escritor precisa saber ou entender ou se dispor para planejar, escrever, publicar e finalmente divulgar seu livro.

Com vocês, a coluna Por Trás das Páginas!

Nessa era de informação de todos os cantos, com certeza alguns já ouviram falar no aplicativo Wattpad

Eu disse alguns.

Pra você, que não faz ideia do que é e pra que serve ou como usa, a solução é fácil: só ler aí embaixo!


Essa postagem vai ser constantemente atualizada de acordo com as atualizações do site/aplicativo e eu deixarei aqui a data da última atualização cada vez que a fizer.

ESTA POSTAGEM FOI ATUALIZADA EM:

20 DE FEVEREIRO DE 2018

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

0 [Nuccia em Verso] - Poesia "Dúvida"


Olá, pessoas!

Irei começar duas colunas importantes aqui no blog: Nuccia em Verso e Nuccia em Prosa.

Como os nomes bem dizem, uma será apenas de poesias que já escrevi e foram publicadas ou que eu não pretendo colocar em concursos e antologias. 

A outra é sobre meus contos, apenas um pedacinho deles para vocês curtirem. Os contos podem ser lidos por completo nas antologias originais para as quais foram selecionados ou na Amazon, quando o contrato da antologia findar.

Bem... E hoje? Hoje trago uma poesia: "Dúvida"!

Vem conferir a história e o texto!

0 Resenha [filme] - O Homem de Aço

Olá, leitores e amantes do cinema!

É a primeira resenha de filme do blog e eu tentei ser imparcial e sucinta. 

Please! Eu não sou leitora de quadrinhos, apesar de ser fã dos heróis magicamente criados lá. Então, se eu for malvada com alguns filmes, tenham paciência! ;)

Vamos à resenha? O primeiro filme resenhado é O Homem de Aço, da Warner Bros, lançado em 2013.

SUPERMAN: O HOMEM DE AÇO
Man of Steel, 2013
Ficção, DC Comics, fantasia, ação
143 min

Sinopse:
Kal-El foi transportado de Krypton (um planeta alienígena avançado) para a Terra anos atrás e é achado por um casal de fazendeiros de Kansas City que lhe dá o nome de Clark Kent. Descobrindo aos poucos que é diferente das demais pessoas, aos vinte e poucos anos se sente alienado por poderes além da imaginação. Frequentemente se pergunta “Por que estou aqui?”. Clark viaja pelo mundo em busca de respostas e enfim consegue saber sobre seu passado e quem são seus verdadeiros pais. Mas, moldado pelos valores de seus pais adotivos Martha e Jonathan Kent, Clark logo descobre que ter super-habilidades significa tomar decisões extremamente difíceis. E quando o mundo é atacado por antigos inimigos do seu povo, Clark deve se tornar o herói conhecido como “Superman”, não só para brilhar como o último raio de esperança, mas para proteger aqueles que ama.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

0 For the first time!!!!

Coisinhas meigas!


Essa é ... tcha-raaannn:



A postagem inicial!



The beauth one!
La piú bella!!

Bom, quem me conhece sabe que eu sou meio doida... Tá, ok!, Sou doida pacas! Então, já sabem o que esperar. 

Quem não me conhece, sinta-se à vontade para bisbilhotar cada pedacinho meu que, vocês já devem ter percebido, são muitos!



Vamos às apresentações:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...