menu

Sorteios

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

1 26 de Setembro - Dia Nacional do Surdo




Ei, povo!

Meio impossível deixar passar o dia de hoje, não é?

Expliquemos:

Hoje, dia 26 de Setembro, é comemorado em todo o território nacional o "Dia do Surdo". 

Ah, claro, você não comemora. Mas, é só uma ligeira falha sua. Isso porque a comemoração iniciou dentro da Comunidade Surda do Brasil, mas, atualmente, este dia é celebrado por muita gente ouvinte também. 

No Brasil, esta data foi escolhida por coincidir com a inauguração da primeira escola para surdos criada no país em 1857, pelo Imperador D. Pedro II, com o apoio do professor e pesquisador SURDO Hernest Huet (França, 1822?-1882). Ela recebeu o nome de Instituto Nacional de Surdos-Mudos do Rio de Janeiro. Atualmente, o nome é Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), mas a localização ainda é a mesma, no bairro Laranjeiras.


Hernest Huet, também biografado como Eduardo, Eduard, Edward, ou Ernst, além de trazer a Língua de Sinais para o Brasil e apoiar a criação da escola, criou primeiramente o Imperial Instituto de Surdos-Mudos, que funcionava como um asilo para surdos do sexo masculino, vindos de todo o país, abandonados pelas famílias.

Em 1867, também chegou a ensinar surdos no México (na época, ocupado pelas tropas francesas), mas de forma privada, sem fundar uma instituição de educação pública.

A Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro.

O que é celebrado hoje? Neste dia, a ideia geral é relembrar as lutas históricas dos surdos por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde e cidadania. Quer detalhes?

- A LIBRAS (Língua de Sinais Brasileira) foi oficializada em 2002 (Lei 10.436, de 24 de Abril de 2002);

- Acesso melhor à educação, com profissionais habilitados na língua e cultura surdas;

- Aumento do número de surdos com graduação, presencial (com auxílio de TILS - Tradutor e Intérprete da Linguagem de Sinais) ou à distância;

- Melhoria na comunicação ouvinte x surdo, em especial em alguns locais de atendimento, como aeroportos, hotéis, restaurantes.

- Criação do 'close caption', um recurso televisivo que permite aos surdos apreciar a programação da TV aberta. Esse recurso, quando ativado, funciona apenas em determinados canais da TV paga (TV a cabo ou satélite), mas dá para solicitar à empresa fornecedora que o libere para canais pagos dublados;




- SMS e Whatsapp! Sem isso, eu nem precisaria mais de celular;


         


- Internet, sua linda! Sites com Hand Talk, um conversor automático do conteúdo do site para Sinais, vídeos próprios de blogueiros com legendas ou com janelas para LIBRAS, bate-papo com vídeo (Skype), entre outros;

- Os mais diferentes tipos de aparelhos auditivos para os surdos que têm baixa acuidade auditiva. E a possibilidade do Implante Coclear para aqueles surdos que se enquadram no perfil.


Implante Coclear

Tipos de Aparelhos Auditivos

- E um bando de Tecnologias já à venda para facilitar a vida dos surdos!  Mas esse seria um tópico longo pra cá, vou destrinchar aos poucos, ok?  



Ainda falta muito para a comunicação surdo x ouvinte funcionar. Ainda existem conflitos entre surdos e ouvintes e, até mesmo, entre surdos e surdos: aqueles que querem voltar a ouvir, aqueles que não gostam de falar, aqueles que odeiam implante coclear, aqueles que tem LIBRAS como primeira língua (L1) e aqueles que tem o português como L1 (eu o/). 

Enquanto houver possibilidade de melhoria, creio eu que continuaremos tentando. Satisfação permanente? Ahnnn, não. Utopia é outro tópico.

Como só escrever não basta, nós vamos caminhar!!  Dia 28/Setembro, às 9 hs de domingo, no posto 2 de Copacabana/RJ, haverá a 11ª Caminhada do Orgulho Surdo - "Setembro Azul". O convite é estendido a surdos, ouvintes e seus familiares. Ah é, o convite está em Libras:




E, pra fechar o tema com orgulho, minha homenagem ao dia vai em forma de #Pérolasaospedaços:




Até + ver!

Nu.


Fontes:
http://www.cultura-sorda.eu/resources/Eduard_Huet.pdf
http://www.feneis.org.br/page/Anexos/Cartilha_Dia_Nacional_Surdos.pdf

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

0 Olimpíadas de Biologia - Brasil medalhista!

Certas coisas dão orgulho e merecem serem compartilhadas.

Essa notícia foi divulgada primeiramente no site oficial da Agência FAPESP



Brasil conquista quatro medalhas em olimpíada de Biologia


01 medalha de ouro (Letícia P. de Souza, do Ceará), 02 de prata (Gabriel Guedes, de São Paulo, e Ana Luiza Smith, da Bahia) e uma de bronze (Mário Anderson, Ceará).

Antes do evento, a equipe passou por treinamento intensivo com professores das seguintes universidades: UERJ, UFF, UFRJ. Aulas teóricas e práticas de bioquímica, biotecnologia, microscopia, ecologia, genética, histologia vegetal e dissecação de invertebrados e vertebrados.

Parabéns e que venham muitas mais!!!

0 Equinócio de Primavera e Sabbath de Ostara

Ei, gentes!

Partiu começar a Primavera?

Nucciastein informa:

O equinócio é o momento em que o Sol está cruzando o plano do equador celeste (não é a linha do equador da Terra!), sob o ponto de vista da órbita terrestre. Em setembro, o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e o da primavera no hemisfério sul.

A palavra equinócio significa 'noites iguais' (latim, aequus e nox), ou seja, a partir das 02:29 hs do dia 23/Setembro (equinócio oficial), os dias e noites passaram a ter o equivalente a 12 hs cada, com poucos minutos de diferença.


(Fonte: Wikipedia)

Em locais onde as estações são definidas, esta é a época de acasalamento, tanto de animais, quanto de plantas, por isso que é mais comum encontrar flores na primavera.

Por ser a época da fertilidade, os povos antigos (pagãos) celebravam este dia com um ritual específico: Sabbath de Ostara (ou Spring).

Eu poderia fazer um tópico de cada tema. Mas eu sou bruxa e cientista, então vou explicar tudo junto mesmo.

Ostara é um festival de busca de equilíbrio. Os rituais são feitos em homenagem à Deusa Oster ou Eostre, senhora da fertilidade, cujo símbolo é o coelho. Adivinha só de onde veio os símbolos comemorativos da Páscoa? Pois é! Bom, neste ritual, o Altar está decorado com flores da época e com ovos coloridos, outro símbolo de fertilidade, fecundidade.

   


Dentro da simbologia da Roda do Ano, é a época em que a Deusa e o Deus se apaixonam, deixando de ser mãe e filho. E a semente da vida é plantada no ventre da Deusa. 

PAUSA BÁSICA!!! Se você já está fazendo careta, enquanto pensa em incesto, eu peço que ABRA SUA MENTE! Da mesma forma que existem faces de você, de mim, a Deusa e o Deus também têm as suas. Simbologias são representações. A Roda do Ano é uma simbologia do ciclo circular da nossa vida. E a história da vida é contada  e celebrada em rituais sazonais, ok?

E, encerrando por hora, dedico a vocês um poema elaborado de Olavo Bilac, poeta e jornalista brasileiro, um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras. 


Até + ver!

Nu.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...