menu

Destaques

terça-feira, 30 de setembro de 2014

0 Notícia - TV INES e Projeto Surdos


Ei, gentem!!!


Estava eu hoje toda serelepe, almoçando enquanto assistia às antigas temporadas de Game of Thrones (desesperada pra me colocar em dia), quando eis que o pessoal da TV INES chega no laboratório pra fazer a entrevista do aluno de IC (Iniciação Científica). Até, tranquilo, né?

Só que me avisaram que iam me entrevistar também (!!!) Reação >> O.o  Ah, não!!!! Mas como ninguém me avisa... E puxa...  - Mas por favor, é pouca coisa... E lá foi a Nuccia.







Como dito lá em cima, eu não era o foco da entrevista. Era meu aluno. Por ser a 'professora' de laboratório dele, participei. Em resumo, precisei explicar a premissa do Projeto Surdos UFRJ, como eu comecei a fazer parte do Projeto (desde que fiquei surda até chegar a funcionária), como o rapaz conheceu o Projeto e o LaDiCS (Laboratório Didático de Ciências para Surdos), o que ele aprende, quais as dificuldades dele, e como eu me sinto ensinando ciências para surdos.

Pouca coisa? Acho não. Começa sempre assim, certo? Um pedacinho por vez.

Conhece a TV INES e o Projeto Surdos? Não????!!!!




Pra quem não sabe, a TV INES é um canal de TV on-line, na internet, voltada para o público surdo. Tem pouco mais de um ano de funcionamento, cerca de 15 programas, com temas voltados para educação, entretenimento, saúde, esportes, notícias e política. Tem até talk-show. Todos os programas são apresentados por surdos, em LIBRAS e com legendas em português, assim quem não sabe a linguagem de sinais também consegue acompanhar.





Já o Projeto Surdos-UFRJ, que é coordenado pela Prof. Vivian Rumjanek, está atrelado ao IBqM/UFRJ. O foco do Projeto é incluir o jovem surdo no mundo da ciência e tecnologia, através de ensino 'hands-on' (mão-na-massa), onde o aluno aprende ciência fazendo experimentos, pensamento científico crítico, e criação e ampla divulgação de um glossário de sinais para termos científicos, em especial na área da Biologia.




Gostou? Quer receber notícias e novidades? Acesse o Facebook deles:




Até + ver!!!

Nu.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

1 26 de Setembro - Dia Nacional do Surdo




Ei, povo!

Meio impossível deixar passar o dia de hoje, não é?

Expliquemos:

Hoje, dia 26 de Setembro, é comemorado em todo o território nacional o "Dia do Surdo". 

Ah, claro, você não comemora. Mas, é só uma ligeira falha sua. Isso porque a comemoração iniciou dentro da Comunidade Surda do Brasil, mas, atualmente, este dia é celebrado por muita gente ouvinte também. 

No Brasil, esta data foi escolhida por coincidir com a inauguração da primeira escola para surdos criada no país em 1857, pelo Imperador D. Pedro II, com o apoio do professor e pesquisador SURDO Hernest Huet (França, 1822?-1882). Ela recebeu o nome de Instituto Nacional de Surdos-Mudos do Rio de Janeiro. Atualmente, o nome é Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), mas a localização ainda é a mesma, no bairro Laranjeiras.


Hernest Huet, também biografado como Eduardo, Eduard, Edward, ou Ernst, além de trazer a Língua de Sinais para o Brasil e apoiar a criação da escola, criou primeiramente o Imperial Instituto de Surdos-Mudos, que funcionava como um asilo para surdos do sexo masculino, vindos de todo o país, abandonados pelas famílias.

Em 1867, também chegou a ensinar surdos no México (na época, ocupado pelas tropas francesas), mas de forma privada, sem fundar uma instituição de educação pública.

A Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro.

O que é celebrado hoje? Neste dia, a ideia geral é relembrar as lutas históricas dos surdos por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde e cidadania. Quer detalhes?

- A LIBRAS (Língua de Sinais Brasileira) foi oficializada em 2002 (Lei 10.436, de 24 de Abril de 2002);

- Acesso melhor à educação, com profissionais habilitados na língua e cultura surdas;

- Aumento do número de surdos com graduação, presencial (com auxílio de TILS - Tradutor e Intérprete da Linguagem de Sinais) ou à distância;

- Melhoria na comunicação ouvinte x surdo, em especial em alguns locais de atendimento, como aeroportos, hotéis, restaurantes.

- Criação do 'close caption', um recurso televisivo que permite aos surdos apreciar a programação da TV aberta. Esse recurso, quando ativado, funciona apenas em determinados canais da TV paga (TV a cabo ou satélite), mas dá para solicitar à empresa fornecedora que o libere para canais pagos dublados;




- SMS e Whatsapp! Sem isso, eu nem precisaria mais de celular;


         


- Internet, sua linda! Sites com Hand Talk, um conversor automático do conteúdo do site para Sinais, vídeos próprios de blogueiros com legendas ou com janelas para LIBRAS, bate-papo com vídeo (Skype), entre outros;

- Os mais diferentes tipos de aparelhos auditivos para os surdos que têm baixa acuidade auditiva. E a possibilidade do Implante Coclear para aqueles surdos que se enquadram no perfil.


Implante Coclear

Tipos de Aparelhos Auditivos

- E um bando de Tecnologias já à venda para facilitar a vida dos surdos!  Mas esse seria um tópico longo pra cá, vou destrinchar aos poucos, ok?  



Ainda falta muito para a comunicação surdo x ouvinte funcionar. Ainda existem conflitos entre surdos e ouvintes e, até mesmo, entre surdos e surdos: aqueles que querem voltar a ouvir, aqueles que não gostam de falar, aqueles que odeiam implante coclear, aqueles que tem LIBRAS como primeira língua (L1) e aqueles que tem o português como L1 (eu o/). 

Enquanto houver possibilidade de melhoria, creio eu que continuaremos tentando. Satisfação permanente? Ahnnn, não. Utopia é outro tópico.

Como só escrever não basta, nós vamos caminhar!!  Dia 28/Setembro, às 9 hs de domingo, no posto 2 de Copacabana/RJ, haverá a 11ª Caminhada do Orgulho Surdo - "Setembro Azul". O convite é estendido a surdos, ouvintes e seus familiares. Ah é, o convite está em Libras:




E, pra fechar o tema com orgulho, minha homenagem ao dia vai em forma de #Pérolasaospedaços:




Até + ver!

Nu.


Fontes:
http://www.cultura-sorda.eu/resources/Eduard_Huet.pdf
http://www.feneis.org.br/page/Anexos/Cartilha_Dia_Nacional_Surdos.pdf

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

0 Olimpíadas de Biologia - Brasil medalhista!

Certas coisas dão orgulho e merecem serem compartilhadas.

Essa notícia foi divulgada primeiramente no site oficial da Agência FAPESP



Brasil conquista quatro medalhas em olimpíada de Biologia


01 medalha de ouro (Letícia P. de Souza, do Ceará), 02 de prata (Gabriel Guedes, de São Paulo, e Ana Luiza Smith, da Bahia) e uma de bronze (Mário Anderson, Ceará).

Antes do evento, a equipe passou por treinamento intensivo com professores das seguintes universidades: UERJ, UFF, UFRJ. Aulas teóricas e práticas de bioquímica, biotecnologia, microscopia, ecologia, genética, histologia vegetal e dissecação de invertebrados e vertebrados.

Parabéns e que venham muitas mais!!!

0 Equinócio de Primavera e Sabbath de Ostara

Ei, gentes!

Partiu começar a Primavera?

Nucciastein informa:

O equinócio é o momento em que o Sol está cruzando o plano do equador celeste (não é a linha do equador da Terra!), sob o ponto de vista da órbita terrestre. Em setembro, o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e o da primavera no hemisfério sul.

A palavra equinócio significa 'noites iguais' (latim, aequus e nox), ou seja, a partir das 02:29 hs do dia 23/Setembro (equinócio oficial), os dias e noites passaram a ter o equivalente a 12 hs cada, com poucos minutos de diferença.


(Fonte: Wikipedia)

Em locais onde as estações são definidas, esta é a época de acasalamento, tanto de animais, quanto de plantas, por isso que é mais comum encontrar flores na primavera.

Por ser a época da fertilidade, os povos antigos (pagãos) celebravam este dia com um ritual específico: Sabbath de Ostara (ou Spring).

Eu poderia fazer um tópico de cada tema. Mas eu sou bruxa e cientista, então vou explicar tudo junto mesmo.

Ostara é um festival de busca de equilíbrio. Os rituais são feitos em homenagem à Deusa Oster ou Eostre, senhora da fertilidade, cujo símbolo é o coelho. Adivinha só de onde veio os símbolos comemorativos da Páscoa? Pois é! Bom, neste ritual, o Altar está decorado com flores da época e com ovos coloridos, outro símbolo de fertilidade, fecundidade.

   


Dentro da simbologia da Roda do Ano, é a época em que a Deusa e o Deus se apaixonam, deixando de ser mãe e filho. E a semente da vida é plantada no ventre da Deusa. 

PAUSA BÁSICA!!! Se você já está fazendo careta, enquanto pensa em incesto, eu peço que ABRA SUA MENTE! Da mesma forma que existem faces de você, de mim, a Deusa e o Deus também têm as suas. Simbologias são representações. A Roda do Ano é uma simbologia do ciclo circular da nossa vida. E a história da vida é contada  e celebrada em rituais sazonais, ok?

E, encerrando por hora, dedico a vocês um poema elaborado de Olavo Bilac, poeta e jornalista brasileiro, um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras. 


Até + ver!

Nu.


sábado, 20 de setembro de 2014

0 [Karissa Kamra] - 01/09 - Dia da Bailarina

Dia 01/Setembro foi Dia da Bailarina.

No dia, o blog ainda não estava ativo. Mas, fiz a homenagem na fan-page do "Pérolas" no facebook.

Como o mês de Setembro ainda não acabou, acho que ainda é válido deixar o recado aqui também. Afinal, não deixei de ser bailarina nesse meio-tempo.




#diadabailarina     #Pérolasaospedaços     #surdosquedançam     #KarissaKamra

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

31 [Por Trás das Páginas] - Saiba o que é o Wattpad e como funciona

Oi, gente!

Essa vai ser a primeira de muitas postagens sobre o que um autor/escritor precisa saber (ou entender ou se dispor) para planejar, escrever e finalmente divulgar seu livro. Com vocês, a coluna Por Trás das Páginas!

Nessa era de informação de todos os cantos, com certeza alguns já ouviram falar no aplicativo Wattpad

Eu disse alguns.

Pra você, que não faz ideia do que é, e pra que serve ou como usa, a solução é fácil: só ler aí embaixo!

Essa postagem vai ser constantemente atualizada de acordo com as atualizações do site/aplicativo.



0 Pérolas aos pedaços 02

E, aí?
Quase acabando o terceiro (!!) capítulo do "Pérolas..."! Por isso, empolgadinha, que resolvi dar mais um pedacinho dele pra vocês!

"(...) Eu nunca gostei de cutucadas no ombro, nas costas, no braço. Detestava ser cutucada. Ódio de cutuque! Queria falar comigo, era só me chamar pelo nome. Aí, eu fiquei surda. Convenhamos que, agora, não dá mais para chamar minha atenção falando meu nome, quando eu estou de costas para o interlocutor. Ser surda é exercitar a paciência. Todo dia. Toda hora, Todo minuto. Principalmente, inexoravelmente, se você convive com surdos. Porque é assim que eles chamam você, quando sua atenção não está voltada para eles. Não, às vezes, eles balançam os braços na sua frente, mas, se você está de costas ou falando com outra pessoa, invariavelmente, receberá uma cutucada. Perdão, trocentas cutucadas intermitentes até você parar e dar atenção ao dito cutucador. Paciência. MUITA paciência."



Eu sei que prometi a publicação de alguns vídeos em LIBRAS. E elas serão feitas!!  Eu preciso organizar os vídeos (assuntos e edição), aprender a colocar legendas (sim, às vezes eu sou info-lerda), e também, dar uma geral no meu canal do Youtube. Mas, por favor, não desanimem!! Irei MESMO fazer!


Até + ver!

Nu.

sábado, 13 de setembro de 2014

0 Títulos Acadêmicos na Ciência

Oi, pessoas!

Este é para todos os que tem curiosidade sobre nossos títulos adquiridos ao longa da carreira científica. O post original, está no site Fala Química, logo você tem maior ênfase na carreira do Químico, mas, a titulação é bem semelhante para todos. Em resumo, o que a postagem mostra é:

1 - Aluno de Graduação >> estudante universitário;

2 - Graduado >> Bacharel em XX, Licenciado em XX (área de educação). Aqui faço em parênteses ao post original. Ele diz que apenas os Bacharéis podem seguir a carreira científica, enquanto que os Licenciados seguiram na área de educação. Só que eu fiz Licenciatura em Ciências Biológicas e gosto muito mais da área de pesquisa científica;

3 - Mestrado >> você termina em cerca de 2 anos, sai com o título de Mestre em XX. No meu caso, Mestre em Química Biológica;

4 - Doutorado >> no Brasil, dura em torno de 4 anos. Ao final, após a defesa da Tese, você recebe o Título de Doutor (PhD). Outro parêntese: Sim, é extremamente importante para sua carreira fazer o doutorado sanduíche (ao mín) no exterior. No meu caso, isso não foi possível, pois sendo surda não houve como fazer a prova de proficiência em língua estrangeira. Assim, isso me deixa em pequena defasagem curricular com relação aos concorrentes. 

5 - Pós-doc >> Complemento da carreira científica, não te dá necessariamente título, mas também é imprescindível para seu currículo. Da mesma forma que o doutorado sanduíche, também é legal fazer no exterior.

E depois? Cara, concurso público é sua meta! Você quer fazer pesquisa, precisa passar num concurso para Pesquisador ou para Professor Universitário (Adjunto). Este último te permite ser pesquisador e chefe de laboratório, mas também precisa atuar como Professor em cursos de Graduação. É fácil? Ahnnnn... não!!! 

Você pode fazer pesquisa em empresas/universidades particulares? Pode! Mas, pessoalmente, eu acho a estabilidade um pouco mais frágil. Óbvio que posso estar totalmente enganada!


Espero ter ajudado!!

Até + ver!

Nu.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

0 Pérolas aos pedaços 01

#Pérolasaospedaços 01:

"Este dia, lembro como se estivesse revivendo. Basta fechar os olhos para ver a RM. Era 12 de junho de 2007, o saquinho do Dia dos Namorados. Como sempre, acordei sem escutar nada ou ninguém. Fui buscar os exames e, depois, iria para a faculdade. Eu, metida que sou, abri o exame e li o que estava no diagnóstico, ignorando as imagens, já que só via crânio e mais nada. Não preciso dizer que não gostei do que li. Não fiz a menor ideia de qual doença era, mas era um nome complicado e, para deixar tudo no suspense do suspense, fazendo com que eu me sentisse 3x pior do que já estava, terminava em ‘-OMA’. Nunca repararam nisso? Todos os tipos de inflamações terminam em ‘-ITE’: bronquite, renite, tendinite... E, nada agradavelmente, todos os tumores terminam em ‘-OMA’: neurinoma, carcinoma, melanoma... Almocei, matei as aulas da tarde para me debruçar sobre um computador e pesquisar sobre a doença. E a faculdade estava sem rede!... Final da tarde, hora de retornar à casa e recuperar o finalzinho da audição, como vinha acontecendo. Só que a dita cuja não voltou. Era o primeiro dia de surdez total."


*Lembrem que o livro ainda está em execução, ou seja, ainda estou gastando meus muquifos escrevendo! 

Já curtiu a página do meu livro? Fan-page Pérolas da minha Surdez

Até + ver!

Nu.

0 [Nuccia em Verso] - Poesia "Dúvida"

Olá, pessoas!


É uma poesia de minha autoria, escrita em 25 de abril de 2011. Escrevi quando meu relacionamento da época entrou numa fase bem conturbada. 



Essa poesia está no livro, recém-publicado (Agosto/2014) pela Editora Clube dos Autores, "Antologia Amor e Morte", organizado pela escritora sulista Rosana (Rô) Mierling, que conta com a participação de 18 autores.

0 Resenha [filme] - O Homem de Aço

Olá, leitores e amantes do cinema!

É a primeira resenha de filme do blog e eu tentei ser imparcial e sucinta. 

Please! Eu não sou leitora de quadrinhos, apesar de ser fã dos heróis magicamente criados lá. Então, se eu for malvada com alguns filmes, tenham paciência! ;)

Vamos à resenha? O primeiro filme resenhado é O Homem de Aço, da Warner Bros, lançado em 2013.

SUPERMAN: O HOMEM DE AÇO
Man of Steel, 2013
Ficção, DC Comics, fantasia, ação
143 min

Sinopse:
Kal-El foi transportado de Krypton (um planeta alienígena avançado) para a Terra anos atrás e é achado por um casal de fazendeiros de Kansas City que lhe dá o nome de Clark Kent. Descobrindo aos poucos que é diferente das demais pessoas, aos vinte e poucos anos se sente alienado por poderes além da imaginação. Frequentemente se pergunta “Por que estou aqui?”. Clark viaja pelo mundo em busca de respostas e enfim consegue saber sobre seu passado e quem são seus verdadeiros pais. Mas, moldado pelos valores de seus pais adotivos Martha e Jonathan Kent, Clark logo descobre que ter super-habilidades significa tomar decisões extremamente difíceis. E quando o mundo é atacado por antigos inimigos do seu povo, Clark deve se tornar o herói conhecido como “Superman”, não só para brilhar como o último raio de esperança, mas para proteger aqueles que ama.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

0 For the first time!!!!

Coisinhas meigas!


Essa é ... tcha-raaannn:



A postagem inicial!



The beauth one!
La piú bella!!

Bom, quem me conhece sabe que eu sou meio doida... Tá, ok!, Sou doida pacas! Então, já sabem o que esperar. 

Quem não me conhece, sinta-se à vontade para bisbilhotar cada pedacinho meu que, vocês já devem ter percebido, são muitos!



Vamos às apresentações:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...