terça-feira, 28 de outubro de 2014

0 Língua de Sinais ou Linguagem de Sinais?

Oi pessoas!

Como alguns de você já perceberam, outros já sabem faz tempo, eu sou surda. Surda total, anacusia profunda, o que vocês preferirem. Não, não sou deficiente, não! O termo 'deficiente' me faz parecer incapaz, e se vocês lerem o post de Apresentação do blog vão perceber que de incapaz eu não tenho nada.

Mas , enfim...

O negócio é que eu sou surda e quero conversar com vocês sobre surdez. Hoje, vamos conversar sobre a LIBRAS, que é a sigla para Língua Brasileira de Sinais. Mas, péra! Língua... ou Linguagem?

Ahá!... Vamos aos conceitos?

Linguagem >> capacidade que seres humanos tem de produzir, desenvolver e compreender uma língua e suas manifestações (dança, música, artes, etc). Linguagem também é todo e qualquer tipo de expressão do pensamento. Pelo Aurélio, temos que Linguagem é "expressão do pensamento pela palavra, escrita ou por meio de sinais."

Língua >> conjunto ORGANIZADO de elementos (sons e gestos), que surgem em sociedades, a partir de um embasamento cultural, e que possibilitam a comunicação, podendo se manifestar de forma oral ou gestual. Aureliando novamente, Língua é "um sistema de comunicação comum a uma comunidade linguística."

Deu pra ver a diferença?  Ainda não?

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

0 Pérolas aos Pedaços!

Oi pessoas!!

Eu dei um tempo nas publicações do livro "Pérolas da minha surdez" no Wattpad, estou devagarando pra escrevê-lo, devido ao meu trabalho nos laboratórios, mas não abandonei o Projeto!  Vou dar um gás assim que entrar de férias no final de Novembro. Juro que tentarei ao máximo encerrá-lo até final de Janeiro/2015.

Só pra dar mais um gostinho pra vocês, som no seu ouvido, água na boca, etc, lá vai mais um trechinho:

#Pérolasaospedaços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...