quinta-feira, 20 de outubro de 2016

[Traça Literária] [Entrevista] - Dan Folter!!!

Olá amores ❤

Hoje temos Entrevista com Dan Folter, 
autor de Natureza Humana e O Mistério de Boa Esperança!!!

Eu sou a Ingrid, autora e nova Colaboradora, autointitulada "traça".

Dan Folter



Biografia

Dan Folter nasceu em São Paulo num sábado, pouco antes do carnaval de 1979 e, de lá pra cá, vem se esforçando para tornar o mundo um lugar menos entediante.
Rasgou a garganta antes dos dois, foi mudo, fanho e finalmente, um tagarela.
Técnico em eletrônica e analista de sistemas, está cursando letras para deixar esse mundo de exatas para trás.
A literatura é só uma de suas muitas paixões como a fórmula 1, Led Zeppelin, cachorros, seus amigos mercenários e sua esposa Fernanda.
[Traça Literária]

Entrevista



1. Quem é Dan Folter?

Dan Folter: Eu sou uma pessoa em plena crise de meia idade. Quando os 40 se aproximam você repensa toda a sua vida. Larguei a área de exatas onde havia construído uma carreira para me dedicar integralmente às letras. Hoje sou professor de inglês e redator freelance. Estou no terceiro semestre da faculdade de letras para me tornar professor integralmente e melhorar como escritor.

2. Como surgiu a ideia para escrever Natureza Humana e O Mistério de Boa Esperança? Como foi o processo de construção do cenário e personagens? Contém fragmentos de fatos reais?

Dan Folter: Natureza Humana surgiu como um conto. Havia uma editora procurando por histórias que explorassem o folclore brasileiro. Só que acabou ficando grande demais e eles não aceitaram. Resolvi publicar em e-book pela Amazon por acreditar que a obra tem potencial. A primeira versão ficou pronta em menos de um mês. Usei personagens clichê pois queria enfatizar um traço de cada um deles e me diverti bastante montando o mistério que é revelado ao final.

Já o Mistério de Boa Esperança é um daqueles projetos que surgem em nossa cabeça quando somos adolescentes. Estávamos eu e uns amigos jogando um RPG de vampiros e devemos ter jogado apenas umas três partidas. Decidi que iria colocar no papel aquela aventura jamais terminada, mas não tinha técnica para isso na época. De tempos em tempos eu retomava e escrevia um pouco, mas só peguei para fazer definitivamente em 2014. Levou um ano e meio para finalizar o texto e revisar tudo. O livro tinha o título de “O Vampiro de Boa Esperança”, mas mudei para mistério porque o tema vampiro estava desgastado. 

Os quatro personagens principais são os quatro jogadores que estavam naquela mesa de RGP. São, portanto, fortemente inspirados em pessoas reais e o cenário é uma cidadezinha do interior paulista. Optei por fazer a história se passando na década de 90 porque vivemos nossa juventude nela e porque não queria tecnologia em excesso atrapalhando o andamento da história.

3. Possui uma rotina de escrita? Onde costuma buscar inspiração?

Dan Folter: Escrevo quando sobra tempo, sem horário específico. Mas gosto de fazer isso no sofá da sala e sempre em silêncio. Até música me distrai. A inspiração surge nos momentos mais inesperados. Já imaginei capítulos inteiros tomando banho, lavando louça ou dirigindo.

4. Quanto tempo demorou para Natureza Humana e O Mistério de Boa Esperança serem concluídos? Quais os maiores desafios que encontrou durante o processo de escrita?

Dan Folter: Natureza humana levou uns três meses, já que é uma obra curta e fica mais fácil organizar tudo. O mistério de Boa Esperança levou vinte anos desde a ideia inicial, mas levou mesmo um ano e meio de trabalho. Já que ambas histórias envolvem mistérios, o mais difícil foi a continuidade. Foram muitas anotações auxiliares, revisões e releituras até o resultado final.

5. Qual o maior papel das letras na sua vida? O que mais te impulsionou a continuar escrevendo?

Dan Folter: Eu escrevo poemas desde os 13, 14 anos e me lembro de ficar sentado na calçada discutindo os detalhes de um livro que escreveria junto a um grande amigo. As letras significam uma oportunidade de trabalhar com aquilo que eu realmente gosto. É um sonho que, aos poucos, vai se tornando realidade. O que mais me impulsiona a continuar escrevendo são as constantes ideias sobre novas histórias que me vem à cabeça. Elas vão para o papel e depois veremos no que vai dar.

6. Em qual gênero gostaria de se aventurar? Por quê?

Dan Folter: Penso em escrever um Chick lit. Já tenho a ideia em fase de maturação. Por ser um gênero considerado exclusivamente feminino, seria um grande desafio escrever algo realmente bom, já que precisaria entender bem o universo feminino. E seria bastante engraçado ver as pessoas chocadas com a escolha.

7. Você tem algum trabalho em andamento? Conte-nos um pouco sobre.

Dan Folter: Meu segundo romance está em fase de revisão. Vai se chamar “Um poema de guerra” e eu o classificaria como um drama. Esse livro também está na cabeça desde a adolescência e vai falar sobre o que aconteceria se uma guerra civil estourasse na cidade de São Paulo. Usar um cenário real exigiu bastante trabalho nas descrições, mas acredito que valerá a pena. Estou finalizando um conto para publicar na Amazon, onde a personagem principal é uma cadeirante, coisa para os próximos meses.

8. Deixe uma mensagem para os leitores do blog e para os seus leitores, incluindo um conselho aos que estão iniciando a carreira literária!

Dan Folter: Quero agradecer ao pessoal do blog por permitir que eu mostre o meu trabalho e convidar os leitores a conhece-lo. Espero que todos se divirtam bastante e se inspirem com as minhas histórias.

Para os que pretendem se aventurar na carreira literária, que o façam pelos motivos certos. Pelo prazer de ver sua história publicada, pelas novas amizades trazidas pela literatura ou simplesmente por que alguém que você nunca havia visto lhe disse que leu algo escrito por você e gostou. E se esses forem os motivos, se preparem! Leiam muito e de tudo e procurem melhorar a cada dia.

Ingrid M. S. Nascida em 03 de outubro de 1993, é formada em Design de Moda, mora com o marido em uma cidade pequena e muito pacata no interior de Santa Catarina. Ama escrever desde criança, mas somente em 2014, resolveu publicar algo através do Wattpad.


É sonhadora, criativa, detalhista e muito teimosa, uma viciada em livros e chocolate, simplesmente apaixonada por dias frios e chuvosos. Gosta muito de 
desenhar, assistir comédias românticas e seriados. 


CONTATO: FACEBOOK -  GRUPO NO FACEBOOK - SKOOB - WATTPAD  - AMAZON

Gostou dessa postagem??? Quer mais??? Que tal deixar nos comentários suas sugestões de leitura, vou adorar...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: