segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Resenha [livro] - Gaveta Aberta

Oi, pessoas!

Este é o último post do ano...! 

Um recessinho, por caridade! Mas, dia 5 volto com tudo!

Como eu não comemoro Natal cristão, e o blog é um bebê ainda, não fiz nenhuma promoção/sorteio. Mas, JANEIRO é tudo de bom!!! Por que é o mês do MEU ANIVERSÁRIO!! Daí, podem se preparando!!

Hoje vou contar pra vocês a Resenha de um livro que recebi diretamente do autor. O livro, "Gaveta Aberta", recebeu esse nome quando o autor escolheu 'desenterrar' todas as poesias já escritas e publicar um livro.



*Obra cedida pelo autor no formato PDF para resenha referente a parceria. 
As opiniões são exclusivamente nossas.
Não houve nenhum tipo de intervenção em nossos comentários.*

Gaveta Aberta
Autor: Ítalo Anderson
Editora: Multifoco
Ano: 2014

Sinopse:
De indiscutível pendor literário e criativo, Gaveta Aberta traz-nos uma poesia fresca, juvenil e muito pictórica. Ao lê-la, e através de recursos estilísticos riquíssimos dos quais se destaca a metáfora, somos levados a um imaginário poético imbuído de realidades, emoções e inquietações.



A primeira coisa que li foi o prefácio. Sim, porque um prefácio escrito por alguém que conhece o autor e/ou leu o livro de primeira mão tem muito a lhe dizer. Atentem que Prefácio não é Prólogo! Bom, o prefácio foi escrito por Arthur Malheiro, historiador, jornalista e professor. Suas palavras instigam o leitor a relaxar e acompanhar os sentimentos do poeta. Foi o que fiz.

As poesias são extremamente variadas. Há poesias de meia, uma, e de duas páginas e, também há poesias de 10, 4 e de apenas uma linha.

Figuras de linguagem? Incontáveis! Liberdade poética? Umas mil! Prazer de leitura? Mas é claro! Identificação sentimental? E como não?!

Acho eu que esta é a beleza da poesia. Não é você entender apenas o que o poeta quis lhe dizer. É se ver lá dentro! É saber que de forma igualmente intensa e tão diferente você está ali também. Eu achava que escrevia poesia. Agora sinto sérias dúvidas.

São tantas as que me chamaram a atenção e me prenderam que foi quase impossível escolher os meus destaques. eu disse QUASE.

Meus Destaques:

'Proteção' - Eu me vi nestas linhas. Uma fase, hoje perdida, que durou uns anos após um rompimento de um relacionamento muito longo. Quando eu me tranquei em mim mesma, me recusando a sair ou a deixar alguém entrar. Poderia ainda estar assim, se eu não tivesse me percebido e se eu não conhecesse um outro alguém que me ajudasse a sair daqueles muros que ergui. Viver é um risco.

'Poesia de uma linha só' - de uma síntese de ações e sentimentos ímpar! Confesso que senti inveja desse poder...

'Maduro' - um bom jogo de palavras sobre cortes e amor. 

'Traição' - 4 linhas que explicam muitos dos sentimentos que nos levam a fazer qualquer um dos nossos atos mal-decididos. Sim, eu me enquadro na descrição.

'Jesus digital' - esta poesia brinca com o mundo digital/tecnológico/on-line e as atitudes de um cristão nesse mundo atual. Não, não sou cristã, não me vi ali. Mas achei bem descontraído, um dom de misturar tradição com modernidade.

Então, finalizando, recomendo a leitura e, em especial, a introspecção. Leia como se falasse de você, porque é PARA você. 

Onde comprar:
Livraria Cultura

Fan-page do Livro:
Gaveta Aberta on Facebook

O Autor:
Entrevista com Itálo Anderson


Sobre o AUTOR:

'Às vezes me pergunto de onde veio toda a poesia aqui presente. O fato é que quando ela quer ser, não se pode impedir. Suponho, dessa forma, que ela mesma se construiu. No momento em que pensei este livro possível, bastou que organizasse escritos de diferentes fases de mim, antes guardados. Alguns até muito bem guardados. Por esse motivo, resolvi intitulá-lo "Gaveta Aberta".
Em menos tempo que esperava e com a colaboração de mãos amigas, aqui está ele. Voilá!'


Boas Festas a todos!

Que venha 2015 e que ele passe um pouco mais devagar que 2014, o ano-voador!

Até + ver!

2 comentários:

  1. Karla (Universo dos Leitores - UNILEI)16 de junho de 2015 às 21:58

    Olá querida, gostei muito da sua resenha, procurei sobre o livro e encontrei outras resenhas na internet, vou comprar!! Que sorte sua poder ler o livro diretamente do autor!! <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla!
      Obrigada pela visita e pelo comentário! XD
      Recomendo mesmo o livro e fico muito contente que a resenha tenha lhe ajudado a chegar a uma decisão! Você não vai se arrepender!
      bj-Ka! Até + ver!
      Nu.

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: