quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Resenha [seriado] - Penny Dreadful

OlĂ¡, pessoas!

Primeiros dias de 2015 e jĂ¡ bombando!!

Aproveitei o recesso de final de ano pra assistir... tipo, TUDO!!

A primeira resenha do ano vai para... Penny Dreadful!

Exibida inicialmente apenas nos EUA e Reino Unido, estreou no canal de assinatura Showtime em abril/maio de 2014, mas sĂ³ chegou no Brasil (via HBO) lĂ¡ pelo mĂªs de outubro.


PENNY DREADFUL
Penny Dreadful, 2014
Fantasia, drama, terror

Sinopse:
Penny Dreadful Ă© uma sĂ©rie de terror com toques sobrenaturais que se passa na cidade de Londres na Ă©poca vitoriana. A histĂ³ria conta com personagens clĂ¡ssicos da literatura como Frankenstein, Conde DrĂ¡cula e Dorian Gray, e seus contos de horror, origem e formaĂ§Ă£o se misturam Ă  narrativa dos protagonistas. A sĂ©rie Ă© estrelada pelos atores Josh Hartnett e Eva Green, e conta com Sam Mendes como produtor executivo da atraĂ§Ă£o. Penny Dreadful Ă© a aposta do canal Showtime no gĂªnero do terror e do suspense, e tem uma abordagem psicossexual da trama de monstros, criaturas e demĂ´nios.





Ambientada em Londres, logo apĂ³s a 1ª RevoluĂ§Ă£o Industrial, a sĂ©rie Ă© um espetĂ¡culo a parte para quem gosta dos contos de terror clĂ¡ssicos. Trabalha com personagens ilustres, como DrĂ¡cula, Frankenstein, Dorian Grey, Van Helsing, os Murray, Jack Estripador, Lobisomem, e com outros ainda desconhecidos do pĂºblico, todos juntos numa histĂ³ria Ăºnica e conectados de um jeito muito envolvente. Uma visĂ£o totalmente diferente dos contos clĂ¡ssicos que todos conhecemos.


O nome da sĂ©rie Ă© originĂ¡rio de uma coleĂ§Ă£o de revistas de contos de ficĂ§Ă£o e terror que circulou na Inglaterra no sĂ©culo XIX. Eram conhecidas como "Centavos do Terror", por seu custo baixo e de fĂ¡cil acesso Ă  populaĂ§Ă£o.

Na sĂ©rie, Vanessa Ives Ă© uma jovem de classe nobre, mĂ©dium poderosa e melhor amiga de Mina Harker, raptada dos braços de seu noivo Johnatan Harcker (nĂ£o aparece na sĂ©rie), por uma criatura de origem desconhecida e sedenta de sangue, que escraviza suas vĂ­timas.

Vanessa, cuja histĂ³ria com Mina conhecemos no episĂ³dio 5, estĂ¡ morando e trabalhando com o pai de Mina, Sir Malcon Murray para encontrĂ¡-la. Ajudados por Victor Frankenstein, Ethan Chandler e Sembene o misterioso empregado do Sr. Murray, eles saem Ă  caça dessas criaturas desde o primeiro episĂ³dio. 

Nesse meio tempo, temos um romance entre Ethan Chandler e Bona Croft, uma moça que trabalha com o que tem na regiĂ£o portuĂ¡ria de Londres e cujo fim estĂ¡ prĂ³ximo, devido Ă  tuberculose avançada, doença sem cura na Ă©poca. Outro romance começa a aparecer entre Vanessa Ives e o misterioso e peculiar Dorian Grey que termina abruptamente quando Vanessa sucumbe ao seu acompanhante oculto. Tipo, bem oculto e sobrenatural mesmo.

Apesar de ter apenas 8 episĂ³dios, todos sĂ£o extremamente reveladores e carregam o estilismo poĂ©tico da Ă©poca, em especial nos diĂ¡logos entre Vanessa Ives e Dorian Grey, e entre Frankenstein e sua primeira criatura.

O primeiro episĂ³dio jĂ¡ mostra o terror e o erotismo de toda a temporada. Temos, no 3º episĂ³dio, a histĂ³ria de vida de Frankenstein, com o porquĂª de ter se tornado um pesquisador da morte, bem como a histĂ³ria de sua criatura e sua sobrevivĂªncia apĂ³s o abandono. O ator que o interpreta nĂ£o quis ser dublado em hipĂ³tese alguma. Ele estudou os instrumentos cirĂºrgicos da Ă©poca e a forma de manuseĂ¡-los, de forma que todas as cenas de dissecaĂ§Ă£o sĂ£o feitas pelo prĂ³prio ator.


Trailer da 1ª temporada:

Cheia de passagens memorĂ¡veis e cenas incrĂ­veis, como o diĂ¡logo sobre vida e morte entre Frankenstein e o Sr. Murray, a sessĂ£o espĂ­rita durante uma festa, na qual Vanessa mostra a face daquele que 'carrega', a luta e exorcismo de Vanessa ao final da temporada. Tudo intrigante, com aquela sensaĂ§Ă£o de "E agora?". Suspense puro.

Todo o elenco estĂ¡ de parabĂ©ns pela interpretaĂ§Ă£o sombria, taciturna e misteriosa dos personagens, dando o tom perfeito para o que a sĂ©rie se propĂ´s. A sĂ©rie tende para o sucesso, com percentual elevado no Metacritic (71%) e 8,4 de nota popular.


Conheçam a pĂ¡gina oficial da SĂ©rie (em inglĂ©s), clicando AQUI.

Aguardem, pois a segunda temporada foi oficialmente confirmada para 2015 (sem data definida), com o seu primeiro teaser (chamada oficial de divulgaĂ§Ă£o) jĂ¡ divulgado:




ELENCO PRINCIPAL

- Vanessa Ives - Eva Green, de A BĂºssola de Ouro e 300-AscensĂ£o

- Mina Harker - Olivia Llewellyn, de Os Piratas do Rock

Sir Malcon Murray - Timothy Dalton, de 007-Licença para Matar

- Victor Frankenstein - Harry Treadaway, de City of Ember

- Ethan Chandler - Josh Hartnett, de 30 dias de Noite 

- Sembene - Danny Sapani, de Trance

- Bona Croft - Billie Piper, de Doctor Who

- Dorian Grey - Reeve Carney, de A Tempestade

- Criatura de Frankenstein - Rory Kinnear, de 007-Quantum of Solace




ATUALIZAĂ‡ĂƒO EM AGOSTO/2016


Resenha da 2ª Temporada

Acabei de ver a segunda temporada de Penny Dreadful. Iniciada em abril de 2015, dessa vez, os inimigos sĂ£o bruxas que atĂ© fazem parte do passado da Srta. Ives. 

Continuando ambientada na Londres vitoriana, ainda tendo por base as revistas de terror de 1 centavo, a sĂ©rie nĂ£o perdeu em absoluto nada com a nova temporada. Pelo contrĂ¡rio, os diĂ¡logos ficaram mais profundos, os questionamentos existenciais que surgem desses mesmos diĂ¡logos sĂ£o incrĂ­veis. 

Personagens secundĂ¡rios tornam-se principais e cruciais. Vemos a amizade de Vanessa e de Ethan Chandler se aprofundar e quase, muito quase, se tornar um bom romance, mas... bem, vĂ¡rios segredos, nĂ£o Ă©? O Final da 2ª temporada foi lacrador!



A sĂ©rie foi renovada para uma 3ª temporada, cuja estreia jĂ¡ estĂ¡ chegando! 

"O roteiro brilhante conduzido por John Logan e o talentoso elenco continuam a trazer uma base de fĂ£s apaixonada pelo mundo bem construĂ­do de Penny Dreadful. Juntos a nossos parceiros da Sky Atlantics, estamos empolgados para ver o que John e seu time guardaram para o terceiro ano", declarou David Nevins, presidente da emissora.



Lembrando que esta postagem serĂ¡ atualizada a cada final de temporada.

Bom seriado! Apreciem!

AtĂ© + ver!







Nuccia De Cicco Ă© biĂ³loga, Doutora em BioquĂ­mica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixĂ£o de Santa Teresa, Ă© apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, alĂ©m de ter uma queda saudĂ¡vel por cafajestes. Surda desde os 27 anos, Ă© co-autora em oito antologias e publicou o livro “PĂ©rolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas sĂ£o mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 

Nenhum comentĂ¡rio:

Postar um comentĂ¡rio

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: