segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Resenha [livro] - Cidade das Cinzas

Bom dia, minha gente!

Gostaria de saber mais de vocês. Tipo, como vocês estão? E a volta às aulas? Escola, faculdade? Não? Só trabalho? Carnaval, tudo beleza? E a próxima viagem que você quer fazer? Vai fundo!

Enquanto você não viaja pr'aquele lugar lindo e exótico, ou as provas e deveres ou seminários não começam, que tal ler uma resenha? 

É sobre um livro de uma coleção muito badalada, não sei se você conhece... "Cidade das Cinzas" é o segundo volume da coleção Instrumentos Mortais. Conhece? Que legal! Já leu? E o que achou? Faz assim: se leu, avalia a resenha aí embaixo. Se não leu, quem sabe a resenha te anima!

Então... Vou deixar a sinopse aqui pra você conhecer o enredo do livro:

*Livro do acervo pessoal do blogueiro*

Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.


E vamos à resenha?

Agora, cuidado! Contém spoilers do Volume 1, Cidade dos Ossos.

Como dito lá em cima, este é o segundo volume da coleção. Clary e Jace se descobriram irmãos. Pois é, que coisa chata esse destino, não é? Irmãos e apaixonados. Loucos pra ficar juntos, mas não é possível. O pai dos dois, Valentim, é um Caçador de Sombras que está se voltando contra o sistema novamente. E para concluir seus planos, cismou de conseguir alguns Instrumentos Mortais.

Primeiro, roubou o Cálice Mortal do esconderijo da mãe de Clary, que continua em coma. Agora, ele resolveu que o Cálice que deu origem a todos os Caçadores, pela mistura do Anjo Raziel com sangue humano, não é suficiente. Ele quer a Espada das Almas. O chato é que ele rouba a Espada da Cidade do Silêncio no mesmo dia em que Jace ia passar pelo julgamento.

Após os acontecimentos do roubo do Cálice e tal, a Clave e alguns da família adotiva de Jace acham que ele é um espião do pai. Daí, o julgamento. Nesse meio tempo, ele faz de tudo para ficar com Clary, e ela faz de tudo para fugir dele. O relacionamento de amigos entre Clary e Simon parece avançar um nível, mas as coisas desandam de um jeito bem surreal.

Bom, o livro continua cheio de artimanhas descritivas que não atrapalham em nada sua compreensão da história. Há uma gama quase infinita de metáforas bem elaboradas. Os diálogos continuam constantes, mas não imensos. Reviravoltas malucas ao longo de todo o livro só nos dão mais expectativa. Caça, batalhas, lutas, e sem confusão ou incoerência. Cassandra Clare, apesar de escrever livros muito comerciais, misturando enredo batido/clichê (romance meloso de adolescentes) com tema comum atualmente (fantasia, criaturas fantásticas), escreve bem, entretendo o leitor. E as histórias são boas justamente por terem um foco diferente do comum. Não tem como negar.

Bom, se você viu o filme lançado em 2013, vou logo dizendo que ele apresenta um catatau de spoilers do 2º livro. Aham, bem desagradável, concordo. O segundo filme ia ser filmado no final de 2014, mas não temos notícias de que de fato as filmagens começaram. Só nos resta sentar e aguardar.


Deixe sua opinião pra mim! Críticas são sempre construtivas desde que não sejam ofensivas. 

Ah, é! As citações! Sempre separo algumas pra compartilhar:



Boa leitura!

Até + ver!

Nu.

2 comentários:

  1. To te seguindo no blog, retribui? http://milcoisasquevocedeveriasaber.blogspot.com/

    Se vc quiser trocar curtidas na fan page, tbm topo: https://www.facebook.com/pages/Mil-coisas-que-voc%C3%AA-deveria-saber/343958985795382?ref=aymt_homepage_panel

    Se vc puder deixar uma msg no meu blog respondendo, vou ficar mto agradecida, mas qlq coisa passo aqui depois para ver o q vc respondeu! Ah, amei o blog!

    Bjs, Tati!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taty!
      Fui visitar o seu blog e adorei! Já estou seguindo e também curti sua page! Tb deixei um comentário lá! bj-Ka! Nu.

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: