quarta-feira, 20 de maio de 2015

[Literatura em Movimento] - Tema de Maio - Se eu fosse o autor...?

Alou, pessoas!!

Certamente vocês lembram que o blog "As 1001 Nuccias" faz parte de 2 grupos de blogagem coletiva: 

1 - Blogueiras Unidas >> 7 blogs. Uma paixão! Em prol da literatura nacional. Nossas postagens visam homenagear todo e qualquer assunto literário. Além de postagens, temos um clima de parceria e amizade firmados desde a primeira curtida! =)


2 - Literatura em Movimento >> 22 blogs fazendo diferentes postagens sobre um mesmo tema literário. Dividir opiniões e mesclar cultura!






A postagem de hoje tem a ver com blogagem coletiva, claro! É a nossa postagem para o primeiro tema do Grupo "Literatura em Movimento":




- Todo leitor tem aquele livro que mais gosta por diversos motivos: ou porque o texto possui uma linguagem bonita, ou porque os personagens são instigantes, ou porque a história de amor é a dos sonhos, ou porque a capa do livro é belíssima... Afinal, todos já pensamos "Por que eu não tive essa ideia antes?" Se fosse você o autor de um livro, que livro seria esse? E por que gostaria de ser o autor(a) dele?

Então, depois de muito pensar, vamos conversar sobre todos os livros que eu li e gostaria de ter escrito:

Os primeiros que passaram pela minha cabeça foram todos títulos de Stephen King. Porque é um dos autores estrangeiros que mais adoro, talvez seja o MAIS; eu gosto de vários, mas ele é special... A maioria dos livros dele são bótimos, porém já li alguns que me fizeram querer esgana-lo. Como foram muitos os títulos dele que eu gostaria de ter escrito, achei melhor trocar de autor... rsrs


Um livro que li recentemente e adoraria ter tido esta ideia é Visão do Além, de Charlaine Harris (a resenha vem depois, aguenta!).

Ele conta a história de Harper Connelly, uma moça que encontra cadáveres e descobre suas causas da morte porque foi atingida por um raio na adolescência. Nunca que eu imaginaria o fato de ser atingida por um raio como a causa de ter um dom desses. Talvez porque aqui no Brasil não tenhamos tantas tempestades de raios; pelo menos, não no RJ, fora do verão. Os personagens são estranhos, circunspectos e, mesmo assim, você quer entende-los, sente uma afinidade. Mas não é só a matriz da história que me agrada neste livro. Ele mistura paranormalidade com suspense policial a la CSI ou Criminal Minds, chegando bem perto do thriller, não esquecendo de passar pelo romance. Charlaine foi fera com esse livro.


Um outro que eu adoraria ter escrito é Lobos não Choram, de Patricia Briggs. A resenha dele foi uma da primeiras aqui no blog. Eu devorei todos os livros da coleção em menos de uma semana! Conta a história do casal Anna e Charles, dois lobisomens que se conheceram quando Charles precisou resolver um problema para o pai, o alfa de todos os lobos dos EUA. O que é interessante nesse livro é a visão de lobisomem que a autora tem. Não são bobos como muitos lobos modernos, nem são feras destruidoras e descontroladas como os mais antigos. A autora se preocupa em mostrar o lado humano do lobo e a vida do lobo dentro do humano. Além disso, há um toque de magia e história indígena que é muito incomum de se ler. Os personagens são cativantes ao extremo e os diálogos não são cansativos. Patricia está de parabéns.


E, como não poderíamos deixar o Brasil pra lá, fui olhar a minha parca estante de Nacionais (estou tentando mudar isso, juro), para analisar qual eu adoraria ter tido a ideia de escrever. Desses, eu vou citar o 72 Horas para Morrer, do autor paulista Ricardo Ragazzo, que já foi entrevistado aqui no blog. A resenha dele saiu há poucos dias. É um thriller ph*da. O policial Júlio Fontana corre atrás de um assassino em série que resolveu perseguir todas as pessoas que possuem contato com ele, iniciando pela sua namorada. Várias reviravoltas acontecem ao longo da história. Eu gostaria de ter esse feeling para suspenses policiais, acho que me falta perspectiva e estudo. Mas, o tchans é o final. Eu nunca (NUNCA!) esperaria aquele final... Fiquei seriamente estarrecida por não ter pensado nele, nem ter tido uma pistazinha ao longo do livro, putz-grila! Custava eu ter pensado na possibilidade? Mas, nããããooo.... Ragazzo, foi demais! Obrigada por ter me proporcionado uma boa leitura!

*********

Então, espero ter dado minha contribuição para a literatura.

E espero mais ainda que a Literatura mantenha em Movimento!
XD

E vocês, quais os livros que gostariam de ter escrito? E por que? conta aí nos comentários pra gente!

Boa leitura!

Até + ver!




30 comentários:

  1. Acredita que eu não conhecia os livros? aushuas Amei o segundo:)

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rebeca!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Mas é impossível conhecermos todos os livros! Eu estou descobrindo vários após ler as blogagens coletivas!
      Volte mais!
      bj-Ka!

      Excluir
  2. Olá Nuccia querida, nunca tive a oportunidade de ler nenhum dos livros indicados, então fica a dica para minhas futuras leituras. Boa escolha!

    Quer saber qual foi a minha? Dê um pulinho lá no Literaleitura pra conferir ;)

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Quel!
      Obrigada pela passadinha aqui!
      Recomendo muito os livros mesmo! São muito bons!!
      Podexar que visito sim! Visite a gente de novo!
      bj-Ka!

      Excluir
  3. Olá Nucia eu também pensei em escrever sobre o mestre King, mas também teria livros demais para uma postagem só. Quanto aos que você indicou não conheço nenhum, mas Lobos não Choram e 72 Horas para Morrer parecem sensacionais, vou colocar na minha wish list.
    Veja meu post em: Dialética Proposital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julielton!
      São váááários os livros de King que eu gostaria de ter escrito.. Ele é fera demais!
      Sobre os livros, o livro da Charlaine eu comprei pela capa, achei interessante e quando li, me apaixonei. Lobos não Choram é extreme! Quando terminei de ler, li tudo de novo!!...
      E Ragazzo é 10! Assim que terminar a leitura da vez, passarei ao outro livro dele.
      Obrigada pela visita!
      bj-Ka!

      Excluir
  4. Olá, Nuccia!
    Dentre tanto livros sensacionais que lemos, como é difícil escolher, né? Adorei as tuas escolhas para esse primeiro tema. Fiquei muito curiosa para ler os três, confesso que não os conhecia. Achei lindíssima a capa de Lobos não choram.
    E que legal esse 72 horas para morrer, hein? Já está anotado aqui, quero ler!
    Beijo.
    Ana Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Obrigada por visitar!
      Que bom que você gostou! Confesso que muitos poucos gostam da Charlaine, baseados em True Blood, mas esta coleção é muito diferente. Lobos Não Choram é uma trilogia ultra-super-hiper! Leia MESMO! Começarei o segundo livro do Ragazzo na próxima semana, pelo que vi das resenhas parece ser tão bom, senão melhor, que este primeiro. Volte mais vezes!
      Bj-Ka!

      Excluir
  5. Já ouvi falar muito desse "Lobos Não Choram". Fiquei até curiosa para lê-lo!! KING é amor demais!! Se eu pudesse, também seria a autora de todos os livros dele. Mas respeito o mestre!! hahahaha

    Adorei a postagem!! =D
    Beijos.
    Café com Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá, Helena!
      Obrigada por vir!
      Stephen THE KING é 'hors concours'... Não tem igual, nem de longe! Joe Hill, o filhote dele, tem um estilo próprio bem diferente. "Lobos não Choram' é muito diferente de todas as sagas de lobisomens atuais. E Patricia escreve muito bem. Leia, sim! Até a próxima!
      bj-Ka!

      Excluir
  6. Olá!
    Gostei bastante de Lobos não Choram, quem sabe não leio em breve?
    Parabéns pelo post!
    Beijos.

    www.historiamuda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Obrigada por passar aqui e por comentar!
      Leia sim! Não vai se arrepender mesmo!!
      bj-Ka!

      Excluir
  7. A mesma coisa que você passou com Stephen King, eu passei com a J.K. Rowling. Queria escolher ela, mas são tantos livros ótimos que ela já escreveu, que eu não saberia escolher apenas um.
    Não conhecia o livro que você escolheu, mas achei bem interessante e já adicionei na minha wishlist.

    Adorei o post, também estou participando do projeto.
    Ahh, e também estou seguindo seu blog.

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Filipe!
      Obrigada por vir aqui! J.K.Rowling escreve muito bem! Gosto muito das obras dela, mas p mim ninguém supera o King.... rsrs
      Obrigada tb por seguir meu blog! Volte sempre!
      bj-Ka!

      Excluir
  8. Olá Nu,
    Parece ser muito bons os livros que você escolheu *--*
    Achei super legal você te escolhido um livro nacional!
    Super legal esse Movimento não? Estou adorando. Optei por escolher As Crônicas Fogo e Gelo, foi uma saga que me conquistou muito! Por isso que gostaria de ser o Geroge :)
    Beijos ♥

    Livros Para o Chá das CincoCurta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ket!
      Obrigada por dar uma chegadinha aqui!
      Eu confesso que tenho poucos nacionais no presente momento (mas já estou mudando de hábitos), este foi um dos últimos que li. È bem intrigante, dinâmico e c final surpreendente. Recomendo!
      Apareça mais vezes! bj-Ka!

      Excluir
  9. Visão do Além já me chamou a atenção, pois a autora criou os livros que deram origem a série True Blood que eu amo demais, Vou colocar ele na minha lista de desejado. Eu li 72 horas para morrer e realmente o autor tem uma escrita fascinante.
    Gostei das escolhas.
    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liz!
      Obrigada pelo comentário! Leia 'Visão' mesmo! É uma leitura bem despretensiosa!
      Até + ver! bj=Ka!

      Excluir
  10. Stephen King é o cara mesmo! Estou montando a coleção dele aos poucos (porque é livro pra caramba!!), mas ainda não consegui ler muitos...
    Ainda não li Visão do Além, mas tem uma série da Meg Cabot sobre uma menina que consegue descobrir o paradeiro das pessoas depois que foi atingida por um raio. Acho que as semelhanças param por aí, mas a série da Cabot é bem legal :)
    Também adorei Lobos Não Choram! Li o primeiro há uns 5 ou 6 meses e só consegui comprar o segundo recentemente. Não li ainda por falta de tempo e porque esqueci um pouco da história já, huahauauah. Mas é verdade, os lobisomens dela não são nem muito teen, nem muito "old school".
    O livro brasileiro, 72 horas para morrer, eu não conhecia, mas já entrou pra fila de livros a comprar (lista que não para de crescer...)
    Parabéns pelo post! Vou tentar acompanhar mais os teus posts!

    Bjs da Cami
    mynerdbubble.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Camila! Bem-vinda!
      SK é f*da mesmo! Eu tenho 42 livros do cara, e a lista dos comprados não está nem na metade! (Se vc quiser a lista, eu te passo! hahaha... Nome do livro e ano de publicação)
      Eu n conhecia essa séria da CAbot (Adoro A Mediadora), vou procurar saber dela.
      Lobos é o máximo! Vale a pena!... Leia e engate os 3, e torça pra o 4º livro ser publicado aqui no BR tb!.
      Anote 72h e se já quiser outro do Ragazzo, procure A Garota das Cicatrizes de Fogo. O terceiro livro dele (A cidade banida) será publicado até agosto. Volta muitas vezes!
      bj-Ka!

      Excluir
  11. Não me interessei muito por "Visão do além", mas achei interessante a temática, paranormalidade é muito bom, ainda tem um clima policial, ai, né? Gostei! " Os lobos não choram" deve ser muito bom, não conseguia esse livro, mas já foi para minha lista "Pesquisar", rsrs

    Adorei o texto, achei muito bons os três livros escolhidos, parabéns!! :)

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Luan!
      Eu gosto da temática paranormal. Pensei em comprar por causa da capa/título, mas aí eu li a sinopse e n teve jeito. O fato da autora ter escrito True Blood tb não influenciou muito. Aliás, gosto mais dessa coleção dela do que de True Blood (q gostei bastante tb).
      "Lobos" é 'hors concours', vc pre-ci-sa ler se gosta do tema lobisomens. São muito diferentes dos clássicos e dos atuais, além disso tem uma mistura de magia, paranormalidade e magia indígena que se mesclam com primazia.
      Volte sempre!!! bj-Ka!

      Excluir
  12. Oi!
    Adorei suas escolhas e realmente, deu vontade de ler todos!
    Anotei aqui os nomes, porque parecem ser ótimos.
    Abraços!

    http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Que bom que gostou! Recomendo mesmo! Mais pra frente terei outros nacionais a recomendar, minha lista de leitura é um tanto extensa... rsrs... Até + ver! bj-Ka!

      Excluir
  13. Eita nós rsrs. Vou te confessar que fiquei mega curioso para ler esse livro "Lobos Não Choram". O jeito como você falou dele deve ser sensacional. Quem sabe um dia eu encontre ele nas livrarias de Pernambuco. Rsrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plínio, essa curiosidade não mata! Vai com tudo!!!!!
      Espero mesmo que você encontre!
      Obrigada!
      bj-Ka!

      Excluir
  14. Oiii
    Eu ainda não li nenhum livro do King, morro de medo hahah, mas tenho muita curiosidade.
    Sobre os livros que você escolheu, eu não conhecia nenhum, mas fiquei super interessada no Lobos não choram.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!
      Obrigada por comentar e participar aqui no blog!
      Toda vez que me perguntam eu recomendo este livro. è muito bacana mesmo. Minha mãe leu e adorou tb...!
      Bj-Ka!

      Excluir
  15. Visão do Além é realmente um livro que sempre me chamou atenção! Eu gosto muito de histórias nesse gênero, e a sinopse me intriga muito! Além disso, a capa é bem interessante. Os outros dois livros eu conheço por nome, mas ainda não li nada a respeito. Pelo que tu falou, parecem ser muito bons, fiquei realmente curiosa com as capas!
    Beijos,
    Patrini (http://livroosviajantes.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrini!
      Obrigada pelo comentário!
      Eu gostei muito de Visão do Além, foi uma revelação o conteúdo ser tão intrigante.
      Quando comprei Lobos não choram, não sabia nem sua sinopse, mas foi tão bem indicado que comprei. Foi uma das melhores aquisições que fiz.
      Já 72h, eu conheço o autor mas não conhecia o livro, daí juntei útil ao agradável e não me arrependo!
      Boa leitura pra vc! Volte sempre!
      bj-Ka!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: