domingo, 5 de julho de 2015

[Literatura Surda] - Pérolas da minha surdez

Olá, pessoas!!

Abrindo uma nova TAG hoje, vou começar a contar a vocês sobre Literatura Surda!

A ideia é apresentar livros que NÃO sejam acadêmicos e que tenham a surdez em seu enredo (maioria de biografias) ou que tenham personagens surdos. É o tipo de coisa difícil de encontrar, porém não é inexistente.

Obviamente, é impossível começar uma marcação dessas sem falar no "Pérolas da minha surdez"! 

Hoje, a postagem é toda minha, com um resumão do livro e as últimas novidades. Ah, sim! Esta é a capa provisória do livro!

Eu duvidaria que a esta altura exista alguém aqui que não saiba da minha surdez, porém temos alguns seguidores novos e leitores ocasionais que não são, claramente, obrigados a saber. E, diga-se de passagem, eu adoro explicar isso tudo.


Pois bem... O livro "Pérolas..." foi idealizado há muitos anos, mas apenas começou a ser escrito no final de 2013/início de 2014. A autora (o/) é surda há 8 anos (desde 12/06/2007), e somente alguns anos depois se sentiu relativamente estável para discutir a surdez na vida adulta e seus entraves. Enquanto isso, também tentava estabilizar sua carreira profissional na ciência, defendendo o doutorado em Bioquímica. Junte isso tudo ao falecimento de seu pai, e o livro era a última coisa em que pensava.

Quando finalmente o livro saiu do cérebro para o papel, depois de muito incentivo (valeu família, Kiki, Ive e Michele!), dei início à carreira literária. Enquanto escrevia o livro, publiquei vários textos e poesias em antologias.

"Pérolas..." fala da transição ouvinte x surda, como eu precisei me adaptar ao silêncio constante tanto na vida pessoal, quanto na profissional, lembrando que tenho muitas profissões (cientista, bailarina, escrita). Nele, também tiro dúvidas sobre tecnologias atuais voltadas para a reabilitação auditiva ou para inserção do surdo na sociedade. Falo sobre a diferença entre surdos, deficientes auditivos, surdos oralizados e sinalizados, sobre um monte de pessoas que, mesmo surdas, conseguiram ter uma vida plena e receber diversos prêmios.


Você encontra histórias da minha adaptação da surdez na dança e estudo da música árabe, na vida amorosa e no dia-a-dia. E, obviamente, encontra as respostas para as perguntas, verdadeiras "pérolas", que me fazem todos-os-dias!



Sinopse Oficial:

Música, buzina, despertador e então... silêncio. Como se acostumar a não ter som e precisar aprender a se comunicar novamente?

As pessoas dizem verdadeiras pérolas sobre surdez, pois a maioria desconhece o assunto. Não compreendem o que é lidar com a ausência de um sentido tão importante, algo que sempre teve, sempre fez parte da sua vida, até o perder. E, então, ter de reinventar todas suas verdades.

Nesta obra, a autora narra experiências de sua vida após o diagnóstico de surdez total irreversível, buscando ampliar o (re)conhecimento sobre o tema na sociedade. São histórias singulares, divertidas e complicadas, sobre paixões, curiosidades, tecnologias, preconceito, aprendizado e, principalmente, luta e força de vontade. 

Um livro que trilha o caminho em direção dos que almejam encontrar respeito aceitação e voz.


Texto da orelha:

“Meu nome é Nuccia, muito prazer. Ao longo da vida, adquiri responsabilidade, uma cadela São Bernardo, 254.326 botas de cano alto e um tumor benigno do sistema nervoso. Em 2007, lá estava eu, quase bióloga, aspirante ao Mestrado, finalizando o aprendizado artístico, quando acordei sem ouvir nada: surdez total.

O que fazer quando a vida passa por cima de você, virando seu mundo de cabeça para baixo, criando um isolamento comunicativo em meio a uma multidão social? Simples de saber, complexo de fazer: você se adapta.

Aprendi a fazer leitura labial, meu cérebro nunca para de cantar, distingo os ritmos pela quantidade e espaçamento das vibrações de sons graves na melodia. Escolhi continuar vivendo bem com o que me restou ao invés de parar a vida por causa daquilo que perdi.”


Biografia da Autora:

Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão, moradora de Santa Teresa, bruxa até o fundo da alma, é apaixonada por livros, viciada em seriados, louca por tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes. 

Aos 27 anos, uma doença genética a deixou surda e, desde então, ela luta contra seus próprios dilemas, contra as dificuldades do mundo silencioso e o preconceito auditivo de quem ouve. Suas histórias foram publicadas no livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra cheia de luta e força de vontade.


Na fanpage do livro, divulgo uns trechinhos para aguçar a mente dos leitores. Também coloco várias notícias e atualidades do mundo surdo.





O livro esteve disponibilizado gratuitamente no Wattpad, porém, devido ao contrato (sim, há um contrato assinado!! XD) os capítulos publicados tiveram de ser retirados da rede. Futuramente, alguns serão disponibilizados para 'degustação'.




Como eu disse ali em cima, após o engate inicial, o livro 'deslanchou'. enquanto eu terminava os últimos capítulos e aguardava as entrevistas e depoimentos, um grande amigo e parceiro do blog (beijo na ponta do nariz, Orfeu!) fez uma indicação do livro à sua editora. 



Além disso, duas outras editoras também entraram em contato comigo, todas com intervalo de 5-7 dias entre uma e outra. Após análises das propostas, o contrato foi assinado com a Editora wwLivros, de Porto Alegre/RS, dirigida pelo editor Marcelo Spalding, que também foi meu professor em diversos cursos de escrita à distância que fiz.



A wwLivros é, portanto, a mais nova editora parceira do blog. No seu site, você encontra todos os livros já publicados pela editora, bem como o link do blog das Oficinas e cursos promovidos pelo Editor e jornalista.



Assim, o "Pérolas..." está passando pela revisão editorial e pela produção da capa. Após, será corrigido por mim, e partirá para a diagramação e, finalmente, impressão. O lançamento está previsto para o mês de janeiro de 2016, mas pode dar uma atrasadinha, por conta de recessos e tal. Sem problemas, quanto maior o cuidado, melhor ficará o resultado final.

Enquanto tudo isso acontece, vocês podem acompanhar meus outros trabalhos literários aqui no blog, na fanpage do blog e no meu perfil do Facebook. Esses dias até foi publicada minha primeira entrevista! XD

Obrigada a todos por acompanharem meu blá-blá-blá. Espero que todos sintam suas dúvidas sobre surdez sanadas com o livro. Sempre que tiverem mais, mandem pra cá!

Agora, novos projetos... Já tenho uma nova coleção em vias de ser escrita, além de alguns projetos literários on-line. Partiu livros novos!

Aguardem mais Literatura Surda!

Até + ver!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: