sexta-feira, 21 de agosto de 2015

[Blogueiras Unidas] [Bienal Open Book 2015] [Entrevista] - Tiago Oliveira

E aí, coleguinhas?


Todo mundo preparado para continuar com o Projeto Bienal Open Book (BOB) 2015?





O BOB-2015 visa auxiliar a divulgação de diferentes autores nacionais, independente de parceria com o blog divulgador e da editora que está lançando o livro. Para os coleguinhas que perderam a apresentação do BOB-2015, sugiro que acessem AQUI


Hoje, mais cedinho, apresentamos o primeiro autor do BOB-2015 aqui no blog. Agora, vamos ver o que Tiago Nunes de Oliveira, autor de Utópica e parceiro no Expresso Literário, tem a nos dizer em sua entrevista!

Partiu perguntas?
Como e quando surgiu a vontade de ser escritor/a? Já iniciou publicando livros?
Não acho que tudo começou com uma vontade de ser escritor. Acredito que os meus primeiros passos na literatura surgiram em função de uma necessidade de me expressar. Tudo começou com um blog; não um blog literário, mas de opinião. Um dos textos do blog, que expressava um pouco do que imagino ser uma sociedade melhor ficou maior do que eu esperava e percebi que ele poderia se tornar um livro. Virou Utópica – Um Mundo sem Leis, que será lançado em setembro na bienal do Rio. Meu segundo trabalho vai ser minha primeira história, um romance policial, e nasceu da minha alegria em lançar o primeiro livro.

“Utópica” é seu primeiro livro a ser lançado em formato impresso. Qual é a maior alegria e a maior decepção que recebeu desde a idealização do seu livro?
Acho que todo o processo de ser lido e aceito é muito gratificante. Algumas decepções surgem, mas nada insuperável. O importante é que ele vem ao mundo e muito mais completo do que em sua concepção original, graças a intervenção mágica de Daya e do esposo dela, dois profissionais da editora tribo das letras.

Qual a história por trás de “Utópica”?
Utópica conta a história de um mundo diferente, melhor, na minha concepção, pior na de outras pessoas. Expõe outra forma de pensar a sociedade e as pessoas, apresenta um conceito filosófico e mostra que este conceito já é debatido e difundido a muito tempo. É um livro que vai fazer você fazer perguntas, refletir. Bem ... ao menos esse é o objetivo. Risos.

Você possui outras obras já disponibilizadas aos leitores (e-books, contos, plataformas gratuitas, etc.)? Caso positivo, pode falar um pouco sobre cada uma?
Nada profissional e estruturado. Tenho um blog com alguns textos (tiagondeoliveira.wordpress.com) e duas obras em andamento no wattpad, mas que estão paradas no momento. Participo também do Projeto Expresso Literário, que é uma proposta muito divertida e que vem me surpreendendo.

Você acha que um escritor precisa/deve ler outros autores? Por quê? E quais seus autores preferidos?
Sempre gostei de ler, mas sou péssimo em nome de livros e autores, risos. Espero que os leitores do meu não tenham o mesmo problema. Mas de cabeça os livros que se destaca são o Lobo do Mar, A volta ao mundo em 80 dias, O mundo de Sophia, Elogio ao ócio e ócio criativo. Dentro de uma perspectiva mais policial/romântica destaco os Livro de Agatha Cristie, Rex Stout, entre outros na mesma linha. 

Atualmente, você obtém renda totalmente com a escrita ou mantém outra profissão?
Sou jornalista. Assessor de Comunicação em um órgão do Poder Judiciário. Quem sabe, um dia posso me dedicar integralmente à literatura, risos.

Pode descrever o mercado literário brasileiro sob o seu ponto de vista? Como está, tendências e outros aspectos?
Não saberia responder essa pergunta neste momento.

Dicas que você gostaria de compartilhar com escritores iniciantes:
Escrevam, risos. Só saberá se vai dar certo, ou não, tentando.

E seus projetos futuros?
Muitos projetos para pouca pessoa. Estou tentando terminar um romance policial, participando do Expresso e com duas ou três ideias engatilhadas, quem sabe, em breve, vocês ouvem falar mais alguma coisa sobre mim.

Fique à vontade para compartilhar mais informações:
Estou sempre disponível. Meu e-mail é tiagondeoliveira@gmail.com, tenho duas fanpages no facebook (jortiagonunesdeoliveira e livroutopica), linkedin, instagram, etc. Qualquer coisa é só chamar.

Você autoriza a publicação desta entrevista, na íntegra ou em partes, no blog “As 1001 Nuccias”? Caso positivo, por favor, manifeste-se de forma elucidativa:
SIM!!!!

==========

Sobre o autor:

Filho, Esposo e Pai, Tiago Nunes de Oliveira já plantou uma árvore, já escreveu um livro e acha que ainda tem muito a fazer. É Jornalista, Assessor de Comunicação e Escritor. Busca como objetivo de vida fazer o bem e ser feliz. Profissionalmente é criativo, possui perfil inovador e tem como foco Gestão. Orientado por objetivos. Inquieto. Está sempre disposto a aprender algo novo e a aceitar novos desafios. Sempre disponível através do e-mail tiagondeoliveira@gmail.com

Contate o autor nas Redes Sociais:

  
   

==========

Conheçam a obra de Tiago:

Utópica - Um Mundo sem Leis
Gênero: Aventura/Fantasia
Lançamento: 2015 
Editora: Tribo das Letras

Sinopse:

Acordar em um mundo novo e não lembrar absolutamente nada de sua vida pode ser o pior dos pesadelos. Ou não. Em Utópica, Terráqueo irá descobrir um lugar imaginário, repleto de belezas e encantamentos que o farão refletir a respeito da sociedade, valores, coletividade e sobre si mesmo. Entre aventuras fantásticas como pular de uma cascata e conversar sentado em nuvens, ele irá recordar as palavras de homens de grande sabedoria, cujos ensinamentos são lembrados pela humanidade até os dias de hoje. Esteja aberto a conflitos interiores e venha descobrir que Utópica pode ser um lugar melhor.


Acompanhe o livro na internet:


==========

Tiago na Bienal!


Editora Tribo das Letras - Selo Métrica
Pavilhão Verde - Rua P - Estande 20
Sessão de Autógrafos >> Dia 05/Setembro às 20hs


==========

Mais novidades do BOB-2015 ao longo destas últimas semanas de agosto! Não percam - somos 5 blogs ajudando a Literatura Nacional!

Vai na Bienal? Tirou foto com um dos nossos autores? Envie uma foto para o blog no e-mail nucciadecicco@gmail.com - assunto: Fotos da Bienal. Haverá uma postagem só para estas fotinhos!!

Até + ver!




3 comentários:

  1. Oi Oi Oi, ameiii a entrevista Nu!! Parabéns Tiago muito sucesso com útopica e a bienal!

    ResponderExcluir
  2. Oi,Nu!

    Adorei as perguntas e as respostas retas e diretas do Tiago, muito baca poder conhecer um pouquinho mais sobre ele e, estou acompanhando o Expresso, bom saber que ele vai/está escrevendo lá, estou adorando o desenrolar do Expresso. Ah, e adroooo "O mundo de Sophia" mencionando pelo Tiago. XD

    Beijo e o BOB ta lindo! <3
    Ana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Capítulo do Tiago no Expresso saiu há algumas semanas, ficou muito movimentado, show! Aliás, todo mundo do expresso manda bem pra danar!!
      Bom te ver aqui!
      bjin!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: