quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Resenha [seriado] - Wayward Pines

OlĂ¡, pessoas!

Aproveitei meu tempinho livre pĂ³s-bienal (#sqn) para publicar uma postagenzinha rĂ¡pida (#sqn2)...

Sem mais blĂ¡, blĂ¡, blĂ¡, vamos Ă  resenha da Ăºnica temporada do seriado Wayward Pines

A série é transmitida aqui no Brasil pelo canal FOX, milagrosamente legendada. Foi produzida pelos seguintes coleguinhas: Chad Hodge (Runaway-2006), M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido), Donald de Line (Lanterna Verde) e Ashwin Rajan (Depois da Terra).

WAYWARD PINES
Wayward Pines, 2015
Distopia, ficĂ§Ă£o cientĂ­fica

Sinopse:
A histĂ³ria acompanha a vida do agente federal Ethan Burke. Tentando localizar dois colegas, ele chega em Wayward Pines, uma pequena e bucĂ³lica comunidade de Idaho onde nem tudo Ă© o que parece ser. Ethan se envolve em um acidente de carro e Ă© levado ao hospital. Ao acordar, descobre ter perdido seus documentos, seu celular e a pasta que continha arquivos importantes. Embora bem tratado, Ethan desconfia que algo estranho estĂ¡ acontecendo ali. Suas tentativas de ligar para sua esposa e seu filho sĂ£o frustradas e ninguĂ©m parece acreditar que ele seja quem diz ser. Para piorar, a cidade estĂ¡ protegida por cerca elĂ©trica que impede qualquer pessoa de entrar ou sair.


Pois entĂ£o... Ao final do episĂ³dio piloto da sĂ©rie, me lembrei muito de outras sĂ©ries e alguns filmes. Foi uma mistura de Lost com Maze Runner. E, alguns episĂ³dios depois, praticamente estĂ¡vamos em Jogos Vorazes misturado com o filme A Lenda! SĂ³ com isso, jĂ¡ dĂ¡ para ter uma ideia do que Ă© o tema da sĂ©rie.

Bom, o enredo, que inicialmente tende para o drama e o suspense e chega ao terror psicolĂ³gico, Ă© na verdade ficĂ§Ă£o cientĂ­fica.

Mas, hein, Nuccia!? Como pode?

Cara... se eu te explicar, vou entregar spoilers... Tudo que vocĂª precisa saber Ă© que a cidade de Wayward Pines nĂ£o Ă© tĂ£o pacĂ­fica e linda como parece, tambĂ©m nĂ£o Ă© bem uma cidade e o mundo fora da cidade nĂ£o Ă© bem legal.

Tudo começa quando o agente do FBI Ethan Burke sofre um acidente de carro com um parceiro e acorda em um hospital sem lembrar de muita coisa. NĂ£o sabe quanto tempo passou, ou exatamente onde fica a cidade onde foi parar. NĂ£o confia em ninguĂ©m, nĂ£o consegue telefonar para sua famĂ­lia e, obviamente, nĂ£o consegue sair da cidade.

Os habitantes sĂ£o estranhamente reclusos e contentes. NinguĂ©m pode ficar falando do passado, ninguĂ©m pode sair da cidade. HĂ¡ um muro enorme eletrificado ao redor da cidade, todos precisam viver felizes ali dentro. E quem tenta sair, nĂ£o tem um destino agradĂ¡vel.

SĂ³ do meio para o final da temporada Ă© que as verdades sĂ£o elucidadas. Apenas a primeira geraĂ§Ă£o de crianças de Wayward Pines tem conhecimento do que realmente acontece fora da cidade e dentro da cidade, e o ano real em que se encontram. Se parece muito com seitas fanĂ¡ticas que fazem lavagem cerebral e hipnose nas pessoas para que aceitem tudo sem questionar. SĂ³ pensem em se amar, serem felizes e darem continuidade Ă  raça humana.

As interpretações sĂ£o boas, mas podiam ser melhores. Quem mais chamou minha atenĂ§Ă£o foi um personagem secundĂ¡rio, a enfermeira Pam. Ela foi convincentemente maquiavĂ©lica, fiel aos ideais da cidade e, posteriormente, soube se "adequar" Ă  uma nova visĂ£o polĂ­tica. NĂ£o Ă© a toa que Ă© a atriz que possui mais prĂªmios e indicações por seus trabalhos no elenco.

Ao todo, foram 10 epĂ­sĂ³dios que narraram a vida em Wayward Pines, suas diretrizes, seus ensinamentos, e sua derrocadaO agente Burke tenta sair da cidade de todos os jeitos e nĂ£o sossega nem quando sua famĂ­lia, a esposa Theresa e seu filho Ben, tambĂ©m chega Ă  cidade. 

ATENĂ‡ĂƒO SPOILER! Por fim, quando descobre o que hĂ¡ lĂ¡ fora (Opa, Arquivo X tambĂ©m!), discorda do tipo de "governo" da cidade, que esconde tudo de quem vive ali. DaĂ­, o cientista por trĂ¡s de tudo, Dr. Jenkins (Toby Jones, de CapitĂ£o AmĂ©rica) tem um ataque de pit-bicha e f*de com todo mundo (desculpa o spoiler, mas nĂ£o tem como descrever de outro jeito).

Well... Se vocĂª nĂ£o se importa com uma sĂ©rie de uma Ăºnica temporada, e gosta desses temas de ficĂ§Ă£o cientĂ­fica, vai acabar gostando de ver Wayward Pines. 

Fiquei bem chateadinha quando soube (lĂ¡ pelo 8º episĂ³dio) que a sĂ©rie nĂ£o ia ter temporada nova. PorĂ©m, depois de ver o Ăºltimo episĂ³dio, atĂ© que entendi nĂ£o ter outra temporada. NĂ£o, nĂ£o vou contar!





ELENCO PRINCIPAL

- Ethan Burke - Matt Dillon, de Faces da Verdade

- Kate Hewson - Carla Gugino, de Californication

- Theresa Burke - Shannyn Sossamon, de O Devorador de Pecados

- Ben Burke - Charlie Tahan, de Mulheres ao Ataque

- Pam - Melissa Leo, de The Fighter

- Dr. Jenkins - Toby Jones, de CapitĂ£o AmĂ©rica





Espero que quem veja curta bem. Bom entretenimento!

AtĂ© + ver!







Nuccia De Cicco Ă© biĂ³loga, Doutora em BioquĂ­mica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixĂ£o de Santa Teresa, Ă© apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, alĂ©m de ter uma queda saudĂ¡vel por cafajestes. Surda desde os 27 anos, Ă© co-autora em oito antologias e publicou o livro “PĂ©rolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas sĂ£o mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!


FACEBOOK | FANPAGE | TWITTER | 
INSTAGRAM | WATTPAD | SKOOB | 

6 comentĂ¡rios:

  1. OlĂ¡ Nu,
    Eu nĂ£o acompanho sĂ©rie, meu marido que gosta!! Vou passar essa sugestĂ£o..
    Tadinho do cara heim, acordar e nĂ£o se lembrar de nada afff
    Pena que sĂ³ teve uma temporada, vou atĂ© passar essa informaĂ§Ă£o para o maridĂ£o... mas como vocĂª disse, deu para entender o motivo!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele estĂ¡ acostumado a ver seriados e gosta bastante dessas tramas de distopias e ficĂ§Ă£o cientĂ­fica, vai adorar! Eu queria que tivesse continuado...

      Excluir
  2. OlĂ¡ Nutella, olha eu aqui otraveizzzz.
    Amo esse cantinho roxo, me sinto super em casa, além disso sempre encontro boas dicas.
    Tu sabe que ando sem tempo pra sĂ©ries, mas anoto cada uma que tu indica com a vĂ£ esperança de um dia meu filho e meu marido me darem tempo de vĂª-las....
    Sonhar nĂ£o custa, nĂ©?
    Beijos te amooo.
    Giu
    Clube do Livro & Amigos | Curtiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina! essa vida cada mas corrida! Tb estou sem tempo de ver, tanto que as resenhas diminuĂ­ram um pouco, tentarei botar em dia, na madrugada afora! hahahaha...
      Mas bem, se vocĂª gosta mesmo de sĂ©ries de ficĂ§Ă£o e distopias , essa funciona bem pra vc! SĂ£o uns 10 episĂ³dios apenas, sem outras temporadas!
      bjins, amiuga!

      Excluir
  3. Oi Nuh!
    Bom, eu simplesmente nĂ£o consigo parar para ver uma sĂ©rie... NĂ£o eh por falta de tempo, sĂ©rio, sei lĂ¡ pq, sĂ³ sei q nĂ£o consigo. Mas com certeza que a sĂ©rie eh instigante, ela Ă©. Ah se fosse um livro!AĂ­ sim, estaria na minha estante ou no meu celular!Claro que como sempre a postagem estĂ¡ cativante e conteĂºdo, faz os amantes da sĂ©rie se encararem!
    Eu vou deixar passar essa série, mas valeu pela dica!
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ari, sua linda!! Quanto tempo!!
      Sabe que nĂ£o sei dizer se tem um livro dela? Da Resurrection eu sei que tem... Vou procurar saber e te passo se encontrar! Obrigada por vir! Saudades!
      beijoka!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: