sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Resenha [livro] - Memórias do bullying


Mais um lindo dia começando!

É lindo por que é feriado no RJ (juro que precisava desses minutos a mais de sono!) e, muito mais especialmente, por que é HOJE!!!


O lançamento do livro Memórias do Bullying, da autora parceira Tahiana A. Borges acontece hoje 20/novembro na Livraria Saraiva do Salvador Shopping, às 19:30h! Ueba!! Mais informações do evento lá no facebook:


E, para presentear minha amiga Tahiana... Resenha!!!

Vamos conhecer um pouco do livro (se você ainda fez a besteira de não conhecer):

Memórias do bullying
Gênero: Psicologia/Memórias
Lançamento: 2015
Editora: Novo Século, Selo Talentos da Literatura Brasileira


*Obra cedida pela autora no formato FÍSICO para resenha referente a parceria 2015. 
As opiniões são exclusivamente nossas.
Não houve nenhum tipo de intervenção em nossos comentários.*

Sinopse:
Atualmente o fenômeno bullying/violência escolar tem sido assunto de constante preocupação e discussão entre professores, pedagogos, psicólogos, pais e estudantes em todo o mundo. Isso acontece devido ao crescimento desse fenômeno, que tem feito com que muitas crianças sofram violência física, psíquica e verbal no ambiente que deveria lhes transmitir segurança e socialização: a escola. Com isso, o bullying passou a ser considerado um problema de saúde pública internacional. O livro “Memórias do bullying” aborda o assunto a partir de duas perspectivas: a experiência profissional da autora do livro como estudiosa dos fenômenos psicológicos relacionados ao bullying e; as experiências de ter sido vítima de bullying na infância, corroborando as pesquisas citadas no livro. Dessa forma, os profundos sentimentos e emoções vividos durante os 4 anos em que a autora sofreu com o bullying são narrados em paralelo a estudos inovadores sobre as causas, as consequências e os aspectos psicológicos que envolvem o problema. Em “Memórias do bullying” é possível compreender a definição, as formas e a origem da violência escolar entre alunos, além da percepção sobre o perfil das crianças envolvidas, as consequências na vida infantil e adulta e estratégias de intervenção e prevenção acompanhados de uma história de sofrimento que foi transformada em superação narrada com sensibilidade em trechos autobiográficos.


E agora, passemos ao que interessa!

A editora acertou na capa de forma brilhante. Uma fotografia em tons de cinza, mostrando o perfil tristonho e isolado de uma jovem adolescente. A contracapa totalmente negra e em ambas as fontes estão com tamanho ótimo e cores em amarelo e branco. As orelhas são em fundo branco com fontes em preto, dando o destaque merecido ao texto e biografia que ali estão.

A diagramação interna também foi muito bem escolhida. Simples e prática, acompanha o estilo sério do conteúdo. Os títulos dos capítulos estão com destaque maravilhoso, as margens justificadas, citações em itálicos com margens próprias e diferenças de fonte entre texto acadêmico/de discussão do assunto e relatos de memórias pessoais.

A maravilha das maravilhas, além, é claro, do conteúdo brilhante do livro, é a ausência total e completa de erros de digitação, português, pontuação, revisão. Se tinha, eu não percebi. Mas eu vejo com muita facilidade, então... Bem, tirem suas conclusões.

Agora, vamos ao que interessa: o enredo. Cabe ressaltar o que é, afinal, o tema principal do livro: bullying. Para quem não sabe, bullying é um termo ainda não traduzido em uma palavra única no Brasil para o tipo de violência verbal, emocional, social, física causada por crianças e/ou adolescentes em um jogo de poder social, especialmente em ambiente escolar, lugar onde passamos 70% do dia nesta fase.

De forma simples, didática, culta e ao mesmo tempo, lúcida, Tahiana narra todos os aspectos que envolvem o bullying, desde os seus tipos, até a caracterização dos envolvidos (vítimas, agressores, agressores passivos, vítima-agressora), bem como quais estratégias podem e devem ser elaboradas para descobrir e evitar o bullying. Tahiana dá exemplos reais e práticos, além de citar notícias de casos reais, tanto no Brasil quanto no exterior.

A autora explica o lado psicológico de dar e aguentar "apelidos", a exclusão imposta sem motivos aparentes, a humilhação coletiva e, por fim, quando todas as demais formas já estão cansadas de serem usadas, as agressões a socos, pontapés e puxões de cabelo. Conta, tanto pelo ponto de vista de vítima, quanto de psicóloga especialista, quais as sensações por trás de cada insulto recebido e porquê é tão difícil contar aos pais, responsáveis e coordenadores.

Em resumo, a autora deixa claro que não só produziu um livro, mas também publicou uma obra elucidativa, que serve tanto aos pais desavisados, quanto a professores, educadores e outros psicólogos que queiram entender melhor o fenômeno. Bullying não é uma brincadeira inocente, nem deve fazer parte do aprendizado escolar. Bullying é um tipo de crime bem silencioso.

Acho que dizer que recomendo a obra é chover no molhado... Mas, só para reforçar a ideia, faço questão: cada profissional da área de educação deveria dar uma lida e se conscientizar de sua negligência. Eu, incluída nessa listinha, ok?

Bem, que tal, então, vocês acompanharem as novidades, resenhas, promoções e outros lançamentos do livro curtindo sua página no facebook? >>

Ai caraca, e as citações! Óbvio que eu não ida deixar de montá-las!








Vocês sabem que ainda está rolando o sorteio de lançamento do livro, certo? Aham-aham!!!... Os blogs Clube do Livro e Amigos e As 1001 Nuccias, cheios de empolgação e amizade para festejar o lançamento junto com a Tahiana, se uniram e organizaram este sorteio em duas redes sociais distintas.

>> Saibam mais AQUI <<


Sobre a autora:

BIOGRAFIA

Tahiana Andrade S. Borges é Psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas. Atua na área clínica e organizacional. Escreve artigos para diversos blogs e revistas eletrônicas e ministra palestras em empresas, escolas, equipes de saúde e comunidades, sempre com temas relacionados à Psicologia, Comportamento Humano e Bullying. Sofreu bullying na infância, por 4 anos consecutivos, e por isso desenvolveu um interesse especial pelo assunto, dedicando-se a estuda-lo profundamente nos últimos anos. Tem 28 anos, é casada, bahiana de Salvador, apaixonada por livros, música e Psicologia.

Quer entrar em contato com a Tahiana? É fácil, basta adicioná-la em suas redes sociais:

 


A promoção de lançamento acaba dia 30/11! Participe!


Aproveitem e participem das outras incríveis promoções rolando aqui no blog:

Até + ver!

26 comentários:

  1. Olá, eu ainda não conhecia o livro e foi bom ver sua resenha sobre ele, apesar de abordar um tema muito importante e que merece destaque, o livro não conseguiu chamar minha atenção, parece ser um bom livro sim, mas não é o tipo de leitora que estou procurando no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz!
      Não tem o menor problema não ter despertado sua atenção para leitura no momento. A ideia é levarmos opções aos leitores para que eles conheçam os livros.
      Obrigada pela visita!
      um beijo!

      Excluir
  2. Não posso negar que esse livro parece o mais completo que já vi sobre o tema, mas justamente por isso não me interessei por ele. Já me cansei um pouco de ver obras sobre bullying e não ia curtir essa parte acadêmica/ de discussão do assunto. Mas acho que é realmente uma ótima dica para profissionais da área de educação e também para os pais.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!
      Recomendo fortemente para educadores e pais preocupados. A autora é psicóloga especialista no tema e passou pelo problema. Pode ajudar e muito!
      Abração!

      Excluir
  3. Olá, Nuccia.
    Eu gosto muito dos livros que abordem o tema. Mas até agora só livros que abordem o tema, mas em forma de ficção. Ainda não li nada mais cientifico com ponto de vista psicológico inserido. Eu vou lá participar da promoção, pois é um livro que acho que todos deveriam ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Pois é! Conhecia alguns ficcionais também, mas nenhum que falasse tão abertamente da explicação do assunto e sobre como lidar com isso, sendo pai ou profissional da educação. A Tahiana ajudou muito nessa parte.
      Participe da promoção mesmo! TEm aqui e lá no Instagram! XD
      um beijo!

      Excluir
  4. Eu já havia visto resenha desse livro e o que me chamou a atenção for ter sido escrito por uma psicóloga que sofreu bullying, então podemos ver ao mesmo tempo a opinião da profissional e da vítima.
    O que me preocupa é que o bullying não é levado a sério. as pessoas dizem "Ah todo mundo sofre bullying na escola" como se fosse uma coisa normal que não precisasse ser mudada. Já sofri bullying e hoje como professora tento orientar meus alunos como posso, afinal, não é porque é corriqueiro que é normal.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Cassia!
      Esse ponto de vista, de profissional e de vítima, é o que torna o livro interessante, mesmo que tenha ares acadêmicos ( o que, de fato, não tem tanto). A autora consegue deixar a leitura leve e séria ao mesmo tempo.
      E parabéns pela sua iniciativa como professora!
      um beijo!

      Excluir
  5. Olá!

    Esse tema é recorrente e inédito em um livro (pelo menos nunca li nada falando sobre). Também sofri com os apelidos na escola, mas acho que sobrevivi. Gostei do livro,vou incluir na minha lista de leituras...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ksmila!
      Eu recomendo mesmo, especialmente se tem algum interesse no tema. É recheado de informação e de casos pessoais da autora, ilustrando como bullying pode ser uma arma, sim.
      um beijo!!

      Excluir
  6. Olá,
    Não conhecia o livro, e agora fiquei curiosa! Nunca sofri bullying, até porque não levo nada para o lado pessoal. Acho que esse eu levasse seria uma Deprimida, já passei por tantas brincadeirinhas de mal gosto que nem ligo!
    Estou com vontade de ler o livro!

    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Então... pessoalmente, eu posso dizer que é bem desagradável você ser resumida a uma característica que não diz nada sobre sua personalidade e tampouco te define. Mesmo sendo uma das pessoas mais inteligentes e descontraídas da classe, minha infância se resumiu ao fato de usar óculos e ter estrabismo. Algumas pessoas apenas seguem em frente. Mas, não somos todos iguais.
      Leia mesmo!
      um beijo!

      Excluir
  7. Que bacana a iniciativa da autora. Ainda temos poucas literaturas que tratam do tema desta maneira. Feliz com o lançamento da autora espero que a obra seja sucesso e que muitas pessoas tenham acesso a ela.

    Um abraço pra ti!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!
      Concordo com você na parte de ter poucos livros escritos dessa forma, como relato e estudo. Admiro a coragem da autora por expor seus sentimentos dessa forma.
      Obrigada! Passarei o recadinho à Tahiana!
      um beijo!

      Excluir
  8. Olá
    Gostei do livro, escrito por uma psicologa ajuda a dar mais credibilidade aos pais e proficionais da educação. Eu também já passei por momentos e criei uma barreira entre eu e os outros.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani!
      Tem dias que me pergunto... quem não passou por isso?
      Com intolerância cada vez mais frequenta no dia-a-dia, creio que todos passamos uma hora ou outra...
      Obrigada pela visita!
      um beijo!

      Excluir
  9. Oi Flor
    Adorei a temática do livro.
    Muito importante debatermos esse tema tão sério.
    Gostei da abordagem psicológica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lindoca!
      Concordo com você! Tema ultra importante!... E a abordagem direta funcionou bastante.
      Um beijo!

      Excluir
  10. Oii,
    Interessante esse livro, ainda mais debatendo um assunto tão importante quanto o bulling. Isso me fez lembrar o filme Cyberbulling, já viu?? Também fala sobre bulling mas virtual. É bem interessante também.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!... Esse filme não vi ainda, mas por pura falta de tempo. As férias chegando, coloco meus filmes em dia! Obrigada por me lembrar!
      Um beijo!

      Excluir
  11. Oiee.
    Parabéns pela postagem.
    Não conhecia a autora e nem sua obra, mas confesso que fiquei bem curiosa e espero ter a chance de ler, pois o tema sempre me desperta atenção

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fe!
      Vou te dizer, apesar de ter esse lado de estudo acadêmico, o livro é bem leve e a leitura não é cansativa. Participa da promoção, vai que...! XD
      Um beijo!

      Excluir
  12. Olha eu não conhecia esse livro, mas gostei bastante do assunto abordado, até porque bullying é algo muito comentado hoje em dia, principalmente entre os adolescentes. Tenho que confessar que quando eu estudava na escola isso não era tão comum, mas eu sofria com isso também com os meus colegas e voltava sempre chorando. Era simplesmente horrivel. Não desejo nem o que passei pra ninguém, porque é algo que a gente não sabe nem explicar. Mas acho que hoje em dia as pessoas tem que tentar evitar esse tipo de coisa, porque leva os adolescentes até ao suicidio que é algo bem grave. Ou até mesmo um ou outro tentar se matar. Ser agressivo e tudo mais. Por isso temos que pensar sempre duas vezes em fazer as coisas para as pessoas. Eu acho que o povo brasileiro tem que se conscientizar mais isso sim, porque ainda acontece bullying e ninguém enxerga isso =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/luz-camera-e-acao-11.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana!
      Eu sou muito a favor da premissa "Não faça a ninguém o que não gostaria que fizessem a você". Adolescentes já tem discernimento suficiente para separar certo do errado. O problema é mais faze-los compreender o que é empatia, como é a dor do outro. Isso que é bem complicado...
      Obrigada por sua opinião!
      Um beijo!

      Excluir
  13. Olá!!
    Nunca tinha visto nada com o tema escrito por uma autor (a) nacional, fiquei bem interessada, pois o bullying é um assunto atual e ainda polemico apesar de tanto se falar nele!!
    Eu como professora percebo o quanto as crianças são crueis, o quanto é da natureza dele diminuir e excluir o diferente e gostaria muito de trabalhar para mudar isso!!
    Com certeza irei lê-lo!!
    Adorei a capa!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzi!
      Recomendo o livro especialmente para professores e pais. É muito difícil admitir que este tipo de situação acontece no ambiente sob nossa responsabilidade. Mas acontece mesmo e devemos estar preparados.
      Participe da promoção! Boa sorte!
      Um beijo!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: