quarta-feira, 20 de abril de 2016

Resenha [livro] - Inimigo Sombrio

Oi, pessoas!

Este mĂªs de abril Ă© o mĂªs dos livros nacionais... Explico: os desafios em que estou participando estĂ£o lançando desafios extras que homenageiam e estimulam a leitura de livros nacionais. E eu que jĂ¡ gostava, sĂ³ adoro mais, sĂ³ me amarro mais ainda!

Mas... hoje vamos resenhar um livrinho estrangeiro... É que  eu o estive lendo em março, daĂ­ entĂ£o... Bom, o livro a ser resenhado hoje Ă© Inimigo Sombrio, o 3º e Ăºltimo volume da coleĂ§Ă£o Amada Imortal, escrito por Cate Tiernan e publicado pela Editora Galera Record.


Inimigo Sombrio
Autora: Cate Tiernan
Editora: Galera Record
GĂªnero: fantasia
Ano: 2014

*Livro do acervo pessoal do/a blogueiro/a*

Sinopse:
Natasya estĂ¡ de volta a River's Edge, ainda se recuperando dos eventos traumĂ¡ticos de Cair das Trevas. E, quem sabe, de um entendimento com Reyn, o gato escandinavo que fez parte da horda que destruiu o castelo de seu clĂ£ e matou toda a sua famĂ­lia. SĂ³ que quando representantes das oito casas imortais aparecem mortos e drenados de seus poderes, e os irmĂ£os de River chegam ao retiro, ela descobre que hĂ¡ coisas muito mais graves em curso.


Antes de começar a resenha em si, vamos fazer um background dos dois volumes anteriores. Bem rapidinho, bem de leve, sem spoilers:


Amada Imortal - vol. 1
Resenha Completa

Neste primeiro livro, somos apresentados a Nastasya, uma imortal de 459 anos de vida que vive como uma adolescente rica sem nenhuma inibiĂ§Ă£o ou regra. E tudo segue nessa mesmice de fugas de sentimentos profundos atĂ© seu melhor amigo Innocencio quebrar a coluna de um taxista ao meio, usando magick das trevas. Neste momento, Nasty tem um insight e foge, dessa vez para se tratar, indo parar em um sĂ­tio no interior dos EUA, onde vai aprender a usar sua magick sem sugar a energia alheia, onde reencontra um inimigo mortal e quase Ă© assassinada por ciĂºmes.


Cair das Trevas - vol. 2
Resenha Completa

Ainda em River's Edge, Nastasya continua tentando compreender como ser uma imortal sem estar constantemente fugindo do que sente. TambĂ©m busca controlar sua magia, a que foi herdada quando os sanguinĂ¡rios do Norte invadiram sua vila e assassinaram toda sua famĂ­lia. Mas as coisas no sĂ­tio começam a dar errado, muito errado e Nasty acha que Ă© sua culpa. E entĂ£o, faz o que estĂ¡ acostumada: foge para nĂ£o enfrentar seus problemas. Mas, na fuga, acaba reencontrando Innocencio e as coisas se complicam muito mais.


Nossa protagonista, Nastasya, continua seu treinamento em magick do bem em River's Edge. O encontro com seu ex-amigo Innocencio foi tenebroso, vidas foram perdidas, e Nasty finalmente aprendeu que nĂ£o pode simplesmente abandonar tudo e fugir.



Ainda tentando concluir seus ensinamentos em magick avançada e controlar o poder herdado pela sua famĂ­lia, alĂ©m de assumir finalmente o romance com Reyn, o deus-nĂ³rdico que fazia parte dos guerreiros assassinos que trucidaram a famĂ­lia dela, Nasty assume sua herança mĂ¡gica como descendente do seu clĂ£ e evolui em maturidade e aprendizado.


SĂ³ que o mundo nĂ£o se mantĂ©m legal pra sempre. E um novo dilema surge: as grandes famĂ­lias de imortais poderosos estĂ£o sendo chacinadas e seus poderes roubados. Uma grande concentraĂ§Ă£o dessa energia mĂ¡ pairava sobre Boston, onde Nastasya esteve com Innocencio. E essa dĂºvida Ă© o que faz com que os irmĂ£os mais velhos de River apareçam no sĂ­tio. Todos eles.

A presença dos irmĂ£os deixa Nastasya e todos os demais alunos mais tensos. O clima de tensĂ£o piora quando Roberto e Reyn se encaram. JĂ¡ lutaram vĂ¡rias vezes em lados opostos em inĂºmeras guerras ao longo dos sĂ©culos. E agora estĂ£o morando sob o mesmo teto.


AlĂ©m disso hĂ¡ luta, traições, poderes, mortes. NinguĂ©m estĂ¡ a salvo enquanto Nastasya nĂ£o souber controlar o poder de sua famĂ­lia.

Bom, a protagonista finalmente amadurece. Depois de parecer uma chata mimada e vitimista, de se sentir sempre desconectada e viver fugindo dos problemas ao mergulhar em novas identidades e Ă¡lcool, ela resolve se assentar e aprender a realmente usar o dom que herdou. Mas, faz tudo isso sem perder seu jeito despojado e sarcĂ¡stico.

Os demais personagens amadureceram junto com Nasty. Os novos personagens apresentados neste volume sĂ£o impactantes, antigos e um tanto rĂºsticos, o que condiz com sua idade secular.


A capa e a diagramaĂ§Ă£o seguem a mesma linha dos volumes anteriores. Fundo negro, evidenciando um caminho sombrio, em penumbras e nevoeiro, com flores em moldura. TĂ­tulo em letras grandes e destacadas em branco no fundo escuro. A diagramaĂ§Ă£o Ă© simples, sem enfeite. A fonte tem um tamanho um poco menor do que o normal, o que me cansou para ler de madrugada.

Narrado em primeira pessoa sempre, conforme os anteriores, todos sob o ponto de vista de Nastasya, Ă© um livro um pouco maior e com mais conteĂºdo do que os outros, mas tĂ£o agradĂ¡vel de ler quanto o 2º. 


Em minha opiniĂ£o, Ă© uma boa leitura se vocĂª conseguir passar pelo 1º livro da coleĂ§Ă£o sem querer matar a personagem... É um enredo diferente, no entanto ainda Ă© comercial. 

Vale a pena? Vale, se vocĂª gostar muito do gĂªnero.

Ah, vocĂª gosta de fantasia, mas a premissa do livro nĂ£o te atraiu? EntĂ£o, nĂ£o force. SĂ©rio mesmo.



Redes do livro:


Sobre a autora:


Cate Tiernan Ă© o pseudĂ´nimo de Gabrielle Charbonnet; natural de Nova Orleans, seus primeiros livros foram infantis. Ela participou da ediĂ§Ă£o da sĂ©rie "The Secret Circle", de L.J.Smith e sua coleĂ§Ă£o mais conhecida Ă© "Sweep" ou "Wicca", que jĂ¡ tem 15 livros publicados nos EUA (nenhum no Brasil ainda...) e cujo enredo trata de Morgan, uma bruxa descendente de uma antiga linhagem com poderes a serem usados tanto para o bem, quanto para o mal.


Esse livro faz parte do Desafio LiterĂ¡rio 60 Livros em 1 ano, organizado pelo Blog Livros & Tal, como minha leitura #11de60.





PROMOÇÕES ATIVAS:

NĂ£o deixe de participar das promoções do blog! Participe tambĂ©m do TOP Comentarista de Abril: vocĂª pode ganhar um exemplar do meu livro! Boa sorte!
 
  


E, entĂ£o, gostaram? Comentem, compartilhem!



Boa leitura!



Até + ver!






18 comentĂ¡rios:

  1. OlĂ¡!
    Quando li que era um terceiro livro de uma coleĂ§Ă£o, fiquei pensando nos outros dois. Que bom que encontrei a sinopse deles por aqui.
    Bom, eu adoro, simplesmente adoro quando leio que personagens amadurecem. É uma inspiraĂ§Ă£o para quem estĂ¡ lendo a histĂ³ria.
    Eu jĂ¡ li alguns livros que envolvem poderes e tal e gostei bastante, mas faz tempo. E sendo sincera, nĂ£o sei se leria essa coleĂ§Ă£o. Algumas partes me atraĂ­ram, outras nem tanto. Fiquei pensando na questĂ£o da paciĂªncia com a personagem, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma coleĂ§Ă£o difĂ­cil de se gostar. Eu li por indicaĂ§Ă£o da minha ma~e, mas confessei na resenha do primeiro que foi complicado continuar. A protagonista Ă© muito imatura, sĂ³ foge... mas cresce bastante ao longos dos 2 Ăºltimos livros. Eu dei uma chance, mas nem todo mundo tem paciĂªncia p isso.

      Excluir
  2. OlĂ¡ Nucia,
    Eu li os dois primeiros volumes da sĂ©rie e nĂ£o quis matar a protagonista, apesar de achar que ela podia e MUITO amadurecer. Ela era muito imatura no primeiro volume.
    Estou com muita saudade de ler o terceiro volume, pois, pelo que posso notar, irei amar *-*
    ParabĂ©ns pela resenha e pelos quotes. VocĂª me instigou muito a ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha sĂ³! Primeira pessoa que acho e tb leu! Se vc conseguiu passar pelo primeiro livro, onde a Nasty Ă© imatura pra caramba, vc chega fĂ¡cil no terceiro! E vai amar mesmo!!! Tomara que vc consiga!

      Excluir
  3. Oi, Nu
    Esse livro nĂ£o Ă© muito meu gĂªnero, leio poucas fantasias e ia querer matar a protagonista kkkk ainda bem que ela amadurece!!! Aff e sĂ³ no terceiro livro?? rsrs
    Parece ser uma histĂ³ria bem cheia de emoções.
    Obrigada pela dica
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Ă©! Ela meio que tenta melhorar no segunda, atĂ© consegue um pouco, mas sĂ³ no terceiro que engata de verdade!... NĂ£o Ă© uma fantasia muito fantĂ¡stica, mas Ă© legal...

      Excluir
  4. Eu sou louca de paixĂ£o por livros de fantasia, e fiquei muito curiosa a respeito desse, parece ser muito bom, a premissa Ă© muito interessante.
    Vou procurar as resenha dos livros anteriores para entender um pouco melhor.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Se vc curte fantasia, vai gostar mesmo!... Obrigada por vir!

      Excluir
  5. Oi Nu! Eu amo fantasia, mesmo. Mas esse nunca me chamou atenĂ§Ă£o. Agora lendo a resenha dos sois anteriores, com toda certeza ia me aborrecer com a protagonista, sĂ©rio!!! Esse terceiro parece ser cheio de aĂ§Ă£o, coisa que me chamou atenĂ§Ă£o, mas nĂ£o sei se daria uma chance mesmo, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzy!
      Definitivamente o 2º e o 3º sĂ£o os melhores livros (e eu ainda gosto mais do segundo). Nastasya Ă© uma personagem sarcĂ¡stica, c Ă³timo senso de humor, mas... Caracas... n sabe enfrentar seus probs de frente, sĂ³ faz merda! e tem quase 500 anos!!!! Afff...

      Excluir
  6. Oi Nutella, nĂ£o conhecia ainda essa sĂ©rie, nĂ£o morro de amores por sequĂªncias, e apesar de a personagem mostrar amadurecimento no terceiro volume, acho que nĂ£o teria muita paciĂªncia.
    Adoro sua sinceridade, talvez em um momento mais light da minha vida eu até possa dar uma chance.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb to começando a perder a paciĂªncia com tantos livros em sĂ©rie... AĂ­ depois que acaba a sĂ©rie vem aqueles trocentos spin-offs...gente, meu dinheiro n nasce em Ă¡rvore! rsrsrs

      Excluir
  7. Oi Nuccia, nĂ£o conhecia a sĂ©rie e adorei a dica...que capar lindas, jĂ¡ fiquei apaixonada. A resenha estĂ¡ incrĂ­vel como sempre.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Quel! As capas sĂ£o bonitas e tem toque aveludado! Se vc gosta de fantasia, a pedida Ă© boa!

      Excluir
  8. Que bom que a personagem amadurece mais para o final, fiquei pensando nisso o tempo todo, tenho certo horror por protagonistas assim,hahaha. Tenho interesse em ler a trilogia, mas bom, nĂ£o por agora, esfriei bem e sua resenha me fez pensar mais um pouquinho. Ă³tima resenha e sinceridade sempre, adorei.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Si!
      Sinceridade Ă© tudo nessa vida, flor! Se a gente mente por causa de um livro, no que mais mentiria, nĂ£o Ă©? Leia com calma!

      Excluir
  9. OlĂ¡, tudo bem, Nu?

    NĂ£o conhecia essa sĂ©rie, nĂ£o.
    Acho que eu nĂ£o teria muita paciĂªncia com, pois me pareceu que a personagem Ă© cheia dos mimimis e sĂ³ amadurece nesse, enfim, sei nĂ£o, acho que sĂ³ lendo mesmo pra tirar minhas prĂ³prias conclusões.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, sĂ³ lendo p tirar conclusões. Tive que puxar paciĂªncia da Ăºltima cĂ©lula muscular do Ăºtero! Mas foi! Vale a pena por conta da aĂ§Ă£o e do romance... beijo!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: