sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Resenha [livro] - Ah! Mar Itajaí, de Amanda Bonatti

É sexta!!!

E sexta significa resenha de livro nacional

Como todo mundo sabe, está acontecendo o Especial Outubro Sangrento aqui no blog, mas nem por isso as resenhas de parceria serão esquecidas!

Por isso mesmo, trago a vocês a resenha de um livro pra lá de especial: o livro de poesias Ah! Mar Itajaí, escrito pela simpática e parceira autora Amanda Bonatti. Vem comigo!

Ah! Mar Itajaí
Editora: Nova Letra
Gênero: poesias
Ano: 2013
72 p.

*Obra cedida pela autora no formato físico para resenha referente a parceria 2016. 
As opiniões são exclusivamente nossas.
Não houve nenhum tipo de intervenção em nossos comentários.*

Sinopse:
A obra “Ah! Mar Itajaí” retrata o mar e as belezas naturais das praias de Itajaí como um cenário vivo, com seus locais, suas cores, sua luz e seu som. Os poemas têm uma relação com o simbólico e o imaginário, onde os componentes da natureza e o diálogo com o mar estão presentes em toda a obra. Sinta o encantamento que inunda a nossa alma ao observarmos a beleza do pôr-do-sol na praia, o trabalho árduo do pescador ou a saudade que sentimos ao olhar o céu numa noite estrelada à beira mar.



O mar parece infinito. Muitas vezes, ao me perder olhando seu horizonte, suas ondas, penso que deve mesmo ser infinito para alguém. Seja em extensão, seja em profundidade. Infinitude deixa de ser uma dimensão para ser uma sensação.


Em Ah! Mar Itajaí somos apresentados a várias poesias todas com a mesma temática: o mar, em especial o mar da cidade praiana de Itajaí/SC. Mas nem por isso o livro é enfadonho. Cada poesia, apesar de falar do mar, tem seu toque especial: amor, saudade, tristeza, sonhos, raiva, etc.

"Dedico meus versos mais vivos / a quem me tortura a cada segundo"

São quase 60 poesias escritas com o mais profundo dos sentimentos. Cada poesia tem seu título, algumas tem um subtítulo também. Quisera eu poder colocar aqui cada estrofe ou versos ou até mesmo poesias inteiras que ficaram na mente, mas haja postagem né!

Um detalhe: o livro foi publicado de forma independente, porém teve apoio da Prefeitura de Itajaí e da Fundação Cultural do município. A autora e poeta está sempre indo em escolas divulgar este e os demais livros.


Como opinião, digo e repito: precisamos de mais poetas verdadeiros, aqueles que nos fazem mudar de sentimentos e sensações a cada estrofe, a cada poema. Em uma página senti saudade de um amor perdido, na outra queria socar um amor atual. Lembrei de dias em que andei na praia sozinha e outros em que estava velejando cheia de companhia. Como disse no comecinho, o mar é infinito, mais infinita é minha emoção.

Sobre a parte física: A diagramação interna do livro físico é simples, mas impecável. Cada poesia em uma página, estrofes separadas com espaçamento duplo. Folhas brancas, mas fontes em ótimo tamanho, nada atrapalha. Revisão perfeitinha também.


Descrição da capa #pracegover: a capa é completamente branca com apenas duas imagens. Uma é uma imagem de uma rocha típica do litoral de Itajaí, em preto brilhoso, e logo abaixo dela uma imagem representativa de ondas em um tom cinza escuro, sem brilho. O título está na parte superior, algumas letras todas em preto e outras com apenas o contorno na mesma cor.

E as recomendações irão para todos! Poesias encantam a quem assim desejar, não importa se é poeta, se é leitor, se está apaixonado ou sofrendo. Em algum momento, o texto vai se encaixar em você. Então leia tudo até descobrir onde se encaixa! ;)



O livro na REDE:



Sobre a AUTORA:

Amanda Bonatti é Catarinense, Pedagoga e Licenciada em Letras. Apaixonada pelo mundo dos livros e das palavras, escreveu contos, poemas e em 2013 publicou seu primeiro livro, intitulado "Ah! Mar Itajaí", onde retrata as praias e belezas naturais da cidade onde cresceu. Em 2015 lançou seu segundo livro na Bienal Internacional do Livro/RJ, o romance "S.O.S Mamãe de primeira viagem" direcionado ao público feminino e que conta hoje com a sua segunda edição.




Esse livro faz parte do Desafio Literário 60 Livros em 1 ano, organizado pelo Blog Livros & Tal, como minha leitura #35de60.


Mais uma vez, amiga, agradeço imensamente pela oportunidade que me deu de ser sua parceira e de conhecer poesias tão lindas, tão inspiradas, todas de uma única temática, mas de belezas infinitas!

Aos leitores, poesia é vida! Boa leitura!

Até + ver!





*SORTEIO ATIVO*
(clique na imagem para ser direcionado)

7 comentários:

  1. Olá, ainda não conhecia o livro mas pela resenha ele me pareceu uma ótima leitura, gosto de poesias e ainda mais de tudo o que faz menção ao mar.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse espaço que você tem aqui no blog para livros nacionais. Não conhecia a Amanda, mas desejo muito sucesso nas obras dela. Sou fã de poesia e o livro dela parece ser sensacional.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Me encantei pela premissa.
    Só de ler a sinopse já causa uma nostalgia.
    Vou tentar adquirir, amo poesia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada pelo mar, então claro que me encantei com essa temática, mas infelizmente não consigo sentir uma ligação verdadeira com poesias... Normalmente elas não me despertam os sentimentos e reações que despertam em outros, como aconteceu com você, por isso passo a dica.

    ResponderExcluir
  5. Nu, eu não costumo ler poesias, porque não fazem meu estilo.
    Mas adoro quando estou lendo alguma e a autora consegue me tocar.
    Pelo que você diz as poesias da Amanda consegue nos emocionar e cativar.
    Fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  6. Olá Nuccia, eu adoro acompanhar suas postagens, as resenhas principalmente, pois você traz muitas obras diferentes, as quais eu nunca ouvi falar...acho isso sensacional. Ainda mais quando se trata de autores nacionais, acho super importante valorizarmos nossa cultura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Nu, sua linda, tudo bem?
    Eu gostei do tema escolhido. Sempre ouvi todo mundo dizer que repõe suas energias no mar. Eu não sei dizer sobre isso. Mas o que sei, é que quando sento em frente a ele, me sinto tão bem. É como se os problemas desaparecessem, acho que há uma paz ali naquelas águas. Uma conexão com algo maior. Mas não tenho o costume de ler livros sobre poesia. Mas para quem gosta, parece ser uma ótima dica!!!! Gostei muito da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: