sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Resenha [livro] - Cisne, de Eleonor Hertzorg


Olá, leitores!

Sejam bem-vindos a mais uma sexta-feira! E com 6ªf quer dizer que é dia de resenha de livro nacional!

Trago hoje a resenha do livro Cisne, 1º volume da trilogia Uma Geração, Todas As Decisões, escrito pela autora Eleonor Hertzog e lançado pela nossa parceira Editora Mundo Uno.

Partiu?


Sobre o LIVRO:

Cisne
Uma Geração, Todas as Decisões - vol. 1
Autora: Eleonor Hertzog 
Editora: Mundo Uno
Gênero: Juvenil / Ficção-científica / Aventura
Ano: 2014 (2ª ed)
726 p.

Sinopse:
Unificada e em paz, a Terra se dedicou à ciência e à exploração espacial, descobrindo Tarilian, um planeta habitado inesperadamente próximo. As relações entre os dois mundos iniciaram corteses, mas rapidamente uma rivalidade inútil se estabeleceu, minando a amizade entre terráqueos e tarilianos. Um infeliz incidente diplomático piorou ainda mais as relações interplanetárias; a solução para o impasse se encontra no Cisne, um veleiro movido a energia solar que é um dos mais avançados biolabs flutuantes do planeta. O Cisne é também o lar da família Melbourne: os pais, Doris e Henry, são os biólogos marinhos responsáveis pelo barco; os filhos são sua irriquieta tripulação. Sem saber que fazem parte de uma geração que decidirá o futuro do mundo inteiro, agora os jovens Melbourne precisarão dar o melhor de si para melhorar as relações entre Terra e Tarilian.


*Obra cedida pela editora no formato físico para resenha referente a parceria 2016. As opiniões são exclusivamente nossas. Não houve nenhum tipo de intervenção em nossos comentários.*



Nunca tive muita dificuldade em definir qual o gênero de determinado livro. Bem, até agora! Eis que me deparei com uma obra que tem um pouco de quase todos os gêneros que mais gosto e leio. Em sua história, podemos encontrar distopia, romance, ficção-científica, aventura, fantasia. Só faltou mesmo o terror, mas sei lá, tem mais 2 volumes pela frente... XD

Em Cisne, somos apresentados ao batalhão à família Melbourne, composta por ninguém mais, ninguém menos 10 pessoas: Doris e Henry (os pais biólogos marinhos), Teo e Ted (os gêmeos mais velhos), Tim e Tom (os gêmeos seguintes), Pam, Lis, Bobby (o caçula) e a adotiva Peggy. Todos eles moram juntos em um barco, o Cisne.



Mas o Cisne não é um barco qualquer. É o único e mais equipado e moderno veleiro solar da Terra. Sob comando e cuidados da família Melbourne, é usado para pesquisas marinhas a pedido do Comando Científico.

As aventuras começam com o veleiro pronto para aportar em Porto Alto. É um procedimento anual, mas desta vez, irão receber a bordo uma foca dourada, um animal lindo e enorme que quase foi traficada, porém foi salva a tempo por um "foca", um repórter em início de carreira, o querido e imparcial Jean.

Mas os filhos Melbourne estão mais preocupados com outras coisas: neste porto estão suas caixas postais e, nas caixas, estão os resultados para entrada na maior e mais bem prestigiada escola de ciências da Terra, a Escola Avançada Champ-Bleux.

"Eles não querem saber o que Champ-Bleux decidiu, Henry. Porque uns vão pr alá e outros vão ficar aqui.- Uma pergunta, uma resposta. Perguntaram a Champ-Bleux o que achavam deles como alunos e Champ-Bleux vai responder. Faz parte da vida ouvir a resposta. Se não queriam esse tipo de resposta, era só não terem feito a pergunta."

Entrar para esta escola, a mesma em que os pais estudaram, não é fácil. Além dos testes de conhecimentos, passam por psicotestes. Ninguém com menos de 13 ou mais de 18 anos pode se candidatar. Sendo aprovados, precisam estudar por 10 anos ininterruptos! 

Ao saberem que TODOS passaram nos testes, os pais Melbourne pressentem um aviso. Descobrem, então, que seus filhos podem ser os próximos escolhidos, aqueles que, juntos com outros jovens, farão parte do Toque de Reunir, no qual mentes brilhantes se juntam para salvar o planeta.


E isso acontece em meio ao caos de um erro diplomático, causando desavenças e tremores nas relações entre a Terra e Tailirian, um planeta semelhante e vizinho, que orbita do outro lado do sol. Tairilianos são muito inteligentes e possuem tecnologias avançadas, porém não no setor espacial. O intercâmbio entre cientistas terráqueos e tairilianos é essencial para a evolução de ambas as espécies.

"E se, de repente, Tairilian resolver virar de cabeça para baixo todos os tratados sobre o território neutro?"

Foi um resumo muito enxugado, mas esmiuçar mais a história é começar a dar spoiler a torto e a direito. Posso dizer que há uma guerra iminente, que nem todos são quem dizem ser, que os humanos não vivem apenas com tairilianos há muitos séculos. Segredos e tramoias são partes fundamentais da história.

Diferente de outros livros, neste temos muitos personagens e muitos locais diferentes onde eles interagem. No entanto, todos são apresentados no seu devido tempo, e nos acostumamos com cada personalidade. Além dos Melbourne e de toda a cidade portuária, somos apresentados ao longo de livro a todos os outros jovens que fazem parte do Toque de Reunir, cada um morando na sua cidade com seus próprios problemas.



Também conhecemos melhor os repórteres, os pais de tais jovens, parte das gerações anteriores... Gente pacas! Mas sem se perder com tantos nomes e características. É interessante o modo como eles são interligados desde seu nascimento, mas somente descobrimos tais detalhes com o decorrer da leitura.

E eu achei? A escrita da autora é muito boa! Você imerge no mundo da Terra futurística, em que a paz foi alcançada, mas está seriamente ameaçada, em que há apenas um governo único em todo o planeta, se mistura aos personagens. Ficava chocada a cada revelação, pois já tinha me acostumado com o personagem de determinado modo e, então, uma nova informação mudava tudo.

"Tive uma espécie de recordação, ou uma alucinação auditiva, não sei. De repente, foi como se tivessem ligado uma gravação do meu lado. Ouvi uma conversa que tive uma vez, com Pete. E, tão assim como tinha começado, acabou."

Às vezes nem percebia a mudança, a informação tinha me escapado e eu precisava voltar alguns parágrafos para entender melhor. É um livro que tem muitos diálogos, muitas conversas e nelas é que são dadas as explicações sobre o tempo, espaço e história. Habilmente, algumas informações fornecidas ao leitor nos primeiros capítulos são as explicações imprescindíveis de eventos que acontecem do meio para o fim. Gostei mesmo!

Sobre a parte física: A diagramação é ultra simples e muito bonita. No início de cada capítulo, uma imagem sem cores do Cisne, uma mini-réplica da capa. Além de numerados, os capítulos possuem um título resumindo o seu conteúdo. Folhas amareladas, margens justificadas. As fontes são um tanto pequenas, mas pela quantidade de páginas, até entendo.



Descrição da capa #pracegover: a capa é uma ilustração ao estilo animação do Cisne, o veleiro solar. Sob o céu do nascer do sol, ou seja, com fundo vermelho escuro tendendo para o alaranjado, temos o Cisne em primeiro plano, com seus casco prateado, velas semi-transparentes de absorção da luz solar e ondas sob o barco. O título do livro está em grandes fontes brancas na parte superior.

Se não fossem os pequenos detalhes acima descritos, o livro teria levado com toda certeza pontuação máxima! Recomendo fortemente a quem busca uma boa aventura, uma mistura muito bacana de ficção científica com fantasia, uma pegada leve e juvenil. Espero poder ter em mãos o segundo livro em breve e saciar a minha vontade de saber o que acontece na escola e com os personagens todos!



Sobre a AUTORA:

Meu nome é Eleonor Hertzog e sou gaúcha de Porto Alegre. Pediatra por formação, sou escritora de coração. Leio desde que descobri o que eram livros; não vou dizer que escrevo desde a mesma época porque eu era realmente muito pequena. Mas, desde o primeiro livro, descobri que adorava contar histórias. No começo eram as dos livros. Mais tarde, as dos livros com alguns acréscimos. E, na adolescência, começaram a pipocar personagens, lugares e situações que não vinham de livro nenhum – estavam dentro de mim. Eu cresci, meus personagens se tornaram mais complexos. Eu aprendi, eles passaram a ver o mundo de outra forma. Tive filhos, eles souberam como ser pais e mães convincentes. O enredo se tornou mais bonito e complexo e, de repente, descobri que não tinha apenas uma história dentro de mim. Tinha mundos inteiros! Durante anos, família e alguns amigos muito próximos me questionaram a respeito de quando eu iria finalmente considerar o livro pronto. Bom, está pronto. Orgulhosamente pronto! Cisne, o primeiro volume da série Uma geração. Todas as decisões., estreou em 2012, esgotando sua primeira edição em pouco mais de meio ano. Em 2013, Linhagens, o segundo volume, veio se juntar ao sucesso de Cisne. Agora, em 2016, Talismãs em breve fará companhia aos seus dois "irmãos" mais novos!



Esse livro faz parte do Desafio Literário 60 Livros em 1 ano, organizado pelo Blog Livros & Tal, como minha leitura #37de60.


À Eleonor: primeiro, meu muito obrigada por ter cedido um livro tão encantador e cheio de aventuras e descobertas como esse! Depois, foi um prazer imenso conhecê-la pessoalmente na Bienal SP 2016 e muito orgulho (mesmo!!) ver você levando um exemplar do Pérolas pra casa!!! <3

Um pedido especial aos leitores: curtam, comentem, compartilhem! Ajudem a divulgar a literatura do nosso país!
Boa leitura!
Até + ver!






Um comentário:

  1. Oi Nu
    Os monstrinhos da Eleonor são mesmo cheio de personagens. Eu morria de medo de me enrolar toda, mas é tudo bem explicado e, quando nem percebe, você já fez de sua mente uma estante organizadora e está tudo organizadinho.
    Adorei sua resenha

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: