segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Resenha [livro] - A Garota Perfeita, de Mary Kubica

Bom dia, bom inĂ­cio de semana!

Como estamos de preparativos para o final do ano? PenĂºltimo mĂªs de 2016 rolando com a corda toda!

Por isso mesmo decidi trazer a vocĂªs um dos Ăºltimos lançamentos em thriller e suspense da Editora Planeta do Brasil: A Garota Perfeita, escrito por Mary Kubica.

Vamos conferir essa resenha?

A Garota Perfeita
Autora: Mary Kubica
Editora: Planeta do Brasil
GĂªnero: thriller / suspense
Ano: 2016
336 p.

*Livro do acervo pessoal do/a blogueiro/a*

Sinopse:
Mia, uma professora de arte de 25 anos, Ă© filha do proeminente juiz James Dennett de Chicago. Quando ela resolve passar a noite com o desconhecido Colin Thatcher, apĂ³s levar mais um bolo do seu namorado, uma sucessĂ£o de fatos transformam completamente sua vida. Colin, o homem que conhece num bar, a sequestra e a confina numa isolada cabana, em meio a uma gelada fazenda em Minnesota. Mas, curiosamente, nĂ£o manda nenhum pedido de resgate Ă  familia da garota. O obstinado detetive Gabe Hoffman Ă© convocado para tocar as investigações sobre o paradeiro de Mia. EncontrĂ¡-la vira a sua obsessĂ£o e ele nĂ£o mede esforços para isso. Quando a encontra, porĂ©m, a professora estĂ¡ em choque e nĂ£o consegue se lembrar de nada, nem como foi parar no seu gĂ©lido cativeiro, nem porque foi sequestrada ou mesmo quem foi o mandante. ConseguirĂ¡ ela recobrar a memĂ³ria e denunciar o verdade vilĂ£o desta histĂ³ria?



Um bom suspense Ă© aquele que te envolve e te deixa ansioso para saber o final. VocĂª vai criando expectativas, suas prĂ³prias teorias e pĂ¡! NĂ£o Ă© bem o que vocĂª esperava!




Em A Garota Perfeita conhecemos a famĂ­lia (im)perfeita de Mia Dennett. Estudante e professora de Artes, Mia sempre fora considerada a ovelha negra da famĂ­lia, apenas por nĂ£o ter seguido a carreira jurĂ­dica do pai, como sua irmĂ£ mais velha o fez.


Mas nĂ³s, leitores despreparados, nĂ£o conhecemos Mia por ela mesma. Mia nos Ă© apresentada pelos relatos de seus familiares ao detetive Gabe Hoffman. Isso porque Mia foi sequestrada, nenhum resgate foi pedido e os segredos da famĂ­lia sĂ£o podres e extensos. E os relatos dos familiares nĂ£o batem: o pai de Mia, o famoso Juiz Dennett, apenas aponta os defeitos da filha; sua mĂ£e, Eve, sempre fala da delicadeza, cuidado e dedicaĂ§Ă£o da filha. Sua irmĂ£ mais velha, bem, nem lembra o que a irmĂ£ faz.


"- Quero apenas checar, senhora Dennet. O prĂ©dio onde ela mora tem porteiro?- NĂ£o.- Algum sistema de segurança? CĂ¢meras?- Como poderĂ­amos saber disso? - pergunta o juiz, quase rosnando de irritaĂ§Ă£o. - Os senhores nunca a visitaram? - pergunto antes que consiga me controlar. Espero por uma resposta que nĂ£o vem."


Colin Tatcher Ă© um ladrĂ£o oportunista. Foi contratado para sequestrar Mia. Nunca havia se enfiado em sequestros antes, mas precisava de mais grana, aceitou e fez um bom trabalho. Estudou Mia, seus horĂ¡rios e manias. Ao sequestrĂ¡-la, deveria entregar a garota a quem o contratou, mas ele muda de planos. Simplesmente leva Mia para uma cabana no meio da floresta, bem ao norte do paĂ­s, quando o inverno estĂ¡ chegando.


Mia Ă© encontrada, mas estĂ¡ sob efeitos de TEPT (Transtorno de Estresse PĂ³s-TraumĂ¡tico), nĂ£o se lembra de praticamente nada, nome, feições, local, lhufas. Para ela, seu nome Ă© Chloe. E, alĂ©m de todos os pesadelos que a mantĂ©m acordada na maior parte da noite, Chloe/Mia tem de enfrentar a irritaĂ§Ă£o do pai, a insegurança da mĂ£e e suas prĂ³prias mudanças. E as coisas se complicam quando começam a acontecer outros tipos de mudanças em seu organismo.

"Estou alerta o tempo todo, espiando por cada janela que posso. Sempre olhando por cima do ombro. Faço uma barricada na porta da frente antes de dormir e fico feliz ao ver que as janelas foram seladas por algum idiota com tinta na mĂ£o. Nem penso em me preocupar com uma tentativa de fuga da garota. Baixo minha guarda, deixo as chaves da caminhonete Ă  vista e isso Ă© todo o incentivo que ela precisa."


Narrado em terceira pessoa, mudando a Ă³tica narrativa a cada capĂ­tulo, alterna entre a mĂ£e, o detetive e o sequestrador. Alguns capĂ­tulos narram antes de Mia ser encontrada, outros narram depois que ela estĂ¡ de volta Ă  sua casa. Assim, com variadas visões dos mesmos acontecimentos, vamos descobrindo aos poucos porque a mudança de planos e quais os segredos que cada personagem esconde. Alguns leitores podem se perder nesse tipo de narrativa vai-e-volta, mas pra mim, que estou acostumada com Stephen 'Louco' King, foi moleza.



Os personagens sĂ£o fortes, nĂ£o caricatos, presos na estĂ©tica social que o dinheiro e fama impõem a quem quer se manter com status quo elevado. O pai Ă© um crĂ¡pula insensĂ­vel, o sequestrador tem mais sensibilidade que ele. A mĂ£e, que foi submissa e cega para as atitudes toscas do marido por anos a fio, muda por sua filha. 


O que achei? Mary Kubica soube montar um bom suspense. Bom, mas nĂ£o espetacular. HĂ¡ o suspense, hĂ¡ a trama complicada, hĂ¡ atĂ© um leve romance. A autora nos conduz a um final que parece bem previsĂ­vel. Eu passei a metade final do livro com quase certeza absoluta sobre quem teria encomendado o sequestro. Errei e gostei de ter errado, mas errei por muito pouco.




Sobre a parte fĂ­sica do livro: a diagramaĂ§Ă£o muito simples, mas bem ajustada. Folhas sĂ£o amareladas, em papel grosso, fontes em bom tamanho e margens justificada. Cada capĂ­tulo começa com o nome de quem vai fazer a narrativa. NĂ£o encontrei erros de revisĂ£o gritantes. Gostei muito mesmo da sobriedade do livro.


DescriĂ§Ă£o da capa #pracegover: os livros da Mary tem uma caracterĂ­stica prĂ³pria nas capas estrangeiras (que sĂ£o mantidas na versĂ£o brasileira), sĂ£o sempre imagens de rosto em primeiro plano, ocupando praticamente todo o espaço da capa. Nesta, Ă© a imagem de uma moça entre 18-22 anos, loira, olhos claros, pele branca, semblante sĂ©rio, um dedo indicador sobre os lĂ¡bios, pedindo silĂªncio. O tĂ­tulo do livro e o nome da autora estĂ£o em fontes brancas, grandes com algumas letras em posiĂ§Ă£o invertida/espelhada, como a mostrar a imperfeiĂ§Ă£o das pessoas de que trata o livro.

O livro Ă© recomendado a todos que se encantam com tramas policiais e um bocado de suspense psicolĂ³gico. Mia Ă© um mistĂ©rio que demanda ser desvendado e que nos segura atĂ© termos desfeitos os nĂ³s deste novelo de lĂ£.





O livro na REDE:


 

>> SARAIVA <<



Sobre a Autora:

Mary Kubica tem bacharelado em Artes pela Universidade de Miami em Oxford, Ohio, em HistĂ³ria e Literatura Americana. Ela vive fora de Chicago com o marido e dois filhos e gosta de fotografia, jardinagem e cuidar dos animais em um abrigo local. A Garota Perfeita Ă© seu primeiro romance e The Pretty Baby (ainda nĂ£o publicado no Brasil), o segundo.






Esse livro faz parte do Desafio LiterĂ¡rio 60 Livros em 1 ano, organizado pelo Blog Livros & Tal, como minha leitura #34de60.

Esse livro tambĂ©m faz parte do Desafio LiterĂ¡rio Skoob 2016, como leitura de OUTUBRO: Livro do gĂªnero THRILLER PSICOLĂ“GICO.


Espero que vocĂªs gostem da leitura tanto quanto eu. É realmente um bom thriller, com um final que posso considerar um pouco inesperado. 

Quem jĂ¡ leu, quer deixar comentĂ¡rio pra mim? AtĂ© a prĂ³xima resenha!

Boa leitura!

AtĂ© + ver!



9 comentĂ¡rios:

  1. Nossa, eu gostei muito desse livro! Gosto de thriller e vou adc esse na minha estante de "quero ler" do Skoob :D

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?

    Esse livro tĂ¡ na minha lista a sĂ©culos e sua resenha sĂ³ me deu mais vontade ainda de ler! Adoro suspenses! ParabĂ©ns pela resenha!

    Beijos,
    Gaby

    ResponderExcluir
  3. Oi Nuccia!
    JĂ¡ li algumas resenhas desse livro por aĂ­ e fiquei mega curiosa para ler. Eu nĂ£o sou muito fĂ£ de suspense mas esse parece ter uma vibe diferente, meio de crĂ­tica social, por isso nĂ£o me importo tanto que o suspense nĂ£o seja lĂ¡ essas coisas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oiee Nuccia ^^
    NĂ£o gosto muito do gĂªnero, mas cheguei a ler uns dois livros nesse "estilo" e gostei, entĂ£o estou querendo arriscar. É tĂ£o bom errar o final, nĂ©? haha' gosto de ser surpreendida com os finais, e fico feliz em saber que isso aconteceu com vocĂª, apesar de a obra nĂ£o ter te agradado completamente.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Nuccia!
    Quero tanto esse livro que vocĂª nem faz ideia. Fiquei sabendo que ele vai ganhar adaptaĂ§Ă£o ao cinema e por isso queria ler o quanto antes pra nĂ£o ficar igual A Garota Exemplar, onde eu vi o filme primeiro e deixei o livro de lado.
    Sua resenha estĂ¡ Ă³tima, sĂ³ contribuiu para aumentar meu apetite em devorĂ¡-lo kk
    um beijo ♥

    ResponderExcluir
  6. Oiii!!!
    Gostei muito da sua resenha, eu ainda nĂ£o tinha lido nenhuma sobre esse livro. Na bienal esse livro estava na minha lista de desejados, mas acabei nĂ£o comprando por causa do preço. Agora fiquei com mais vontade de ler kkkk. Adoro livros que tenham algum mistĂ©rio, e nesse caso quero muito saber quem mandou sequestrar a garota.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. OlĂ¡!

    Primeira resenha que leio dele e gostei bastante. NĂ£o o leria agora, porque preciso estar com a mente tranquila porque sei que esse livro Ă© pesado e provavelmente ficarei de ressaca. A capa estĂ¡ maravilhosa!

    ResponderExcluir
  8. Oii,

    Acredita que eu nĂ£o sabia qual era a histĂ³ria desse livro? Bom, gostei muito do que li em sua resenha e fiquei curiosa para ler o livro. Mas acho que me incomodaria um pouco essa intercalaĂ§Ă£o de capĂ­tulos que vocĂª disse. Mas mesmo assim fiquei curiosa com o livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. OlĂ¡ Nu!
    JĂ¡ tem algum tempo que estou namorando a capa dessa obra, mas ainda nĂ£o tinha lido nenhuma resenha da obra, e agora ao saber que Ă© um suspense fiquei encantada e com mais vontade ainda de ler, tenho me aventurado um pouco nesse tema e tenho gostado muito! Com certeza vai para a lista.

    Beijocas

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: