segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

[Respondendo TAGs] - Tag Situações Literárias

Olá, leitores!

Bom início de semana a todos! Vamos a mais uma TAG para responder?

Essa me foi indicada pela querida Jenny, a Jenniall, do blog parceiro Clube do Livro e Amigos.

A TAG é Situações Literárias e consiste em responder o que você faria em cada situação apresentada. 

Bora lá?



1 - Você precisa se desfazer de quase todos os seus livros e só pode ficar com um exemplar de cada um desses gêneros: contemporâneo, fantasia, não-ficção e um gênero de sua escolha. Faça sua lista.

Francamente, se já começamos nesse nível, como vou terminar de responder essa TAG? Antes de mais nada, me explica por que raios eu pirei e resolvi me desfazer da coleção??? XD

* Contemporâneo: Esse foi o mais difícil de decidir, pois eu tenho alguns livros clássicos, mas os contemporâneos por definição (aqueles pós-Semana de Arte Moderna, do início dos anos 30 até o início dos anos 2000), praticamente não tenho na estante. Acho que o único seria Capitães de Areia, do Jorge Amado. Agora, se os livros lançados a partir do ano 2000 também podem ser considerados contemporâneos, nossa, estaria ferrada pra escolher. 


* Fantasia: Putz... Eu tenho tantos livros de Fantasia que amo demais... Levando em conta que é uma muito improvável hipótese de me desfazer de todos e ficar com um, ficaria com Lobos não choram, escrito por Patricia Briggs. melhor fantasia de lobisomem que já li. E se der, levo os outros 2 da coleção Alfa e Ômega também (O Domínio do Lobo e A Fúria do Lobo).


* Não-ficção: Pode ser o meu (Pérolas da minha surdez)? XD ok ok... então acho que escolheria Desculpe, não ouvi, escrito pela amiga e surda implantada Lak Lobato.







* Gênero da minha escolhaTerror: é claro, é óbvio! Ainda me espanta quem acha que irei escolher outro... E aposto que geral já sabe quem será o autor... Não pensou em Stephen King? Fala sério!!! Escolher um único dele é complicado, mas... Tendo de ficar com um livro para ler over-and-over, a escolha seria Carrie, a estranha.


***

2 - Você está em uma livraria e escuta uma adolescente dizer a sua mãe que não gosta de ler, mas a mãe insiste para que ela escolha algo. Você aparece e recomenda algo para quem não lê muito. Que livro você recomendaria?

Hum... Começo lembrando que nunca aconteceria essa situação comigo, pelo simples fato de que em uma livraria eu não presto atenção em ninguém além dos livros. Tampouco 'escutaria' alguém. Porém.... 

Na situação citada, eu indicaria algum livro nacional que tenha um tema leve e, ao mesmo tempo, faça o 'futuro' leitor dar uma pensadinha. Minha escolha foi o livro Surpreendente, de Maurício Gomyde!

***

3 - Você não está bem e está tendo um mal dia e precisa de algo que te anime. O que você lê nesses casos?

Poderia ser uma fantasia. Ou até mesmo um thriler. Mas tenho uns chick-lits e comédias muito boas também. 

Eu leria Marsha Mellow & Eu, da escritora Maria Beaumont, que não releio há anos e é engraçadíssimo!!!!




***

4 - Volte a sua adolescência por um dia. Que livro você está lendo? 

Voltei aos meus 12 anos, mais especificamente no dia em que ganhei meu primeiro livro de terror, primeiro livro adulto, primeiro livro do meu autor best-seller favorito!!! 

Estou lendo, devorando mais de 3x seguidas, O Cemitério, de adivinha quem Stephen King!!! Um terror clássico, com mortos, acidentes, fantasmas, loucura e uma escrita envolvente, daquelas de roer unhas!

***

5 - Um amigo te surpreende com quatro dias de férias e você tem uma hora pra preparar as malas. Que livro você levaria para a viagem?

Huummmm... Livro para uma viagem de 4 dias é uma coisa difícil de escolher, até porque provavelmente eu só o leria durante o trajeto de ida e volta, e um cadinho antes de capotar na cama...

Assim, escolho livros que me distraiam e me agradem: a coleção A Mediadora, de Meg Cabot, se encaixa perfeitamente, com boas doses de suspense, aventura, risadas e romance.

***

6 - Roubaram sua casa! Mas, não se preocupe porque tudo está bem. Exceto a sua estante, que eles deixaram praticamente vazia. Que livro você espera encontrar intacto na estante enquanto corre para conferir o que está faltando? 

Que a Deusa tenha piedade dos infelizes que subirem todas as escadas pra entrar no meu apartamento! E ainda por cima levarem meus livros!!!! Morte na certa!!!!!!

Pensando nessa possibilidade, eu gostaria muito de ver intacta, na sua caixinha, a minha coleção de quadrinhos do Asterix, o gaulês, dos cartunistas franceses Uderzo e Goiscinny. É uma coleção que foi do meu pai, que ele juntou durante sua adolescência e parte da vida adulta e que me deu quando eu fiz 13 anos. Desde então, eu mesma venho acrescentando revistas lançadas atualmente a ela.

***

7 - Um amigo te pede emprestado um livro e devolve em péssimas condições. Explique.
A - Não se importa muito com o ocorrido.
B - Pede que ele te compre outro exemplar.
C - Destrói um dos livros do seu amigo secretamente.

Primeiro de tudo, para eu emprestar um livro, tenho de confiar na pessoa quase cegamente. Pode ser um amigo de anos, se eu sei que a criatura não é boa com livros, nem empresto.

Mas a resposta é, sem sombras de dúvidas, Letra B!

Obviamente que a dita cuja criatura sem alma vai ter de desembolsar um livro novo e se virar com o livro esfarrapado. E se reclamar, ainda me paga em dobro.


E vocês? Como seriam as suas reações a tais situações? Quais os livros de sua escolha?

Conta pra mim!

Até + ver!







4 comentários:

  1. Oi Nu!!!
    Eu amei a tag e me diverti com suas respostas a cada situação apresentada. Acredita que eu tenho muito medo que alguém roube meus livros? Minha família ri demais disso, afinal não acham os livros valiosos.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Aqui em casa todo mundo sabe da minha paixão ficcionada por livros e acho que ate dariam uns tapas nos ladrões junto comigo! Que os Deuses não permitam este acontecimento, pq coitado do cara que fizer isso! XD

      Excluir
    2. Nu, eu adorei suas respostas �� e o não ficção pode ser o Pérolas, que por sinal é maravilhoso. Adorei o post ❤❤❤

      Excluir
  2. Nossa Nu, que TAG difícil de responder, acho que eu demoraria demais pra escolher os livros nessas situações surreais. Fiquei aqui pensando, porque cargas d'água eu me desfaria dos meus livros ahahahaha.
    Beijokas.

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: