terça-feira, 28 de março de 2017

Resenha [filme] - Logan

OlĂ¡, leitores!

Eu disse na semana passada que fui ao cinema com a irmĂ£ e assisti duas sessões sequenciais. Pois Ă©! Entrei na sala para ver Logan e 2 horas depois saĂ­ correndo pelo shopping para alcançar a outra sala e ver A Bela e a Fera, jĂ¡ resenhado aqui.

Vamos Ă  resenha do filme? Logan Ă© o Ăºltimo filme da trilogia/franquia que narra a vida de Wolverine, o mais charmoso e irĂ´nico X-Men.

Logan
Logan, 2017
AĂ§Ă£o, ficĂ§Ă£o cientĂ­fica, fantasia, HQ
138 min

Sinopse:
Em 2029, os mutantes estĂ£o em declĂ­nio e as pessoas nĂ£o sabem o motivo. Logan (Hugh Jackman) ganha a vida como chofer de limousine para cuidar do nonagenĂ¡rio Charles Xavier (Patrick Stewart). Debilitado fisicamente e esgotado emocionalmente, ele Ă© procurado por Gabriela (Elizabeth Rodriguez), uma mexicana que precisa da ajuda do ex-X-Men para defender a pequena Laura Kinney / X-23 (Dafne Keen). Ao mesmo tempo em que se recusa a voltar Ă  ativa, Logan Ă© perseguido pelo mercenĂ¡rio Donald Pierce (Boyd Holbrook), interessado na menina.



Estamos em um futuro nĂ£o muito distante. VĂ¡rios dos nossos X-Men preferidos jĂ¡ faleceram. AliĂ¡s, as mutações tornaram-se algo raro em 2029. Logan Ă© um dos poucos que continuam razoavelmente de pĂ©, e ele faz uma questĂ£o enorme de se esconder o mĂ¡ximo que pode.

NĂ£o sem motivos... Ele trabalha como chofer, mesmo estando bĂªbado a maior parte do dia, para conseguir os remĂ©dios que aliviam as convulsões do nonagenĂ¡rio Charles Xavier, o Professor X, em sua pior fase na vida.


Os dias passavam assim, nesse marasmo semi-tenso, atĂ© ele ser procurado pela mexicana Gabriela como a possĂ­vel salvaĂ§Ă£o de Laura Kinney, tambĂ©m conhecida como X-23. O que Logan nĂ£o entende de primeira Ă©: porque salvar Laura Ă© tĂ£o importante?

Bem... isso atĂ© a garota mostrar suas garras, tipo, literalmente! Ela precisa chegar ao Éden, um local seguro para mutantes, apĂ³s se juntar aos demais amigos, todos crianças e adolescentes criados em laboratĂ³rio e fugitivos do vilĂ£o Dr. Rice.

Parei a histĂ³ria do filme aqui, spoilers nĂ£o passarĂ£o. Vou dar uma geral na adaptaĂ§Ă£o: ao pesquisar para escrever a resenha, descobri que o filme Ă© baseado nos quadrinhos "Velho Logan", em cuja histĂ³ria original a X-23 nĂ£o existia. 


TambĂ©m descobri que nĂ£o segue exatamente a linha temporal de todos os filmes anteriores da franquia X-Men ou os filmes solos de Wolverine. Logan, muito alĂ©m dos grandes efeitos que estes filmes costumam ter, encerra com maestria a histĂ³ria de Wolverine que se estendeu por 17 anos (9 filmes!!)!

Nesse filme, finalmente conseguimos perceber o quanto Logan estĂ¡ quebrado. FĂ­sica e emocionalmente. SolitĂ¡rio, sem motivaĂ§Ă£o para viver. Depois de tantos anos sendo o imbatĂ­vel X-Men, agora estĂ¡ debilitado e morrendo. 

Quando surge o enigma de Gabriela e Laura, tudo que ele deseja Ă© nĂ£o se meter. Mas, nĂ©... ao ver Laura como uma rĂ©plica feminina sua, com um esqueleto de adamantium e uma ferocidade tĂ£o potente quanto a sua prĂ³pria, hĂ¡ um fascĂ­nio que nĂ£o pĂ´de ser ignorado.


Muito alĂ©m do herĂ³i, vamos conhecer o homem, sua psique, o que ele pensa, como age, o que aconteceu e ainda acontece para que ele se sinta assim, tĂ£o perdido em si mesmo. Todos os seus amigos se foram. Seus amores tambĂ©m. O que lhe restou? Laura, sem se esforçar, alcança seu coraĂ§Ă£o. E por ela, ele vai lutar atĂ© o fim. Vamos nos enternecer e atĂ© mesmo aplaudir o belĂ­ssimo final para sua histĂ³ria.

O filme marca tambĂ©m a Ăºltima apariĂ§Ă£o do personagem Charles Xavier. JĂ¡ no auge de sua vida, lutando contra convulsões cerebrais que colocam em risco todos ao seu redor, o eterno Professor X se despede fazendo o que nasceu para fazer: encontrar mutantes.

Hugh Jackman, que foi um dos melhores atores em toda a franquia, se despede (acho que para sempre) do personagem que embalou nossos X-corações. VocĂª sente a dor do personagem emanando das falas e das posturas de Jackman. Ele encarna o personagem como nunca e o faz como ninguĂ©m.

TĂ£o espetacular quanto a atuaĂ§Ă£o do lindo e gosto Hugh, foi a da pequena Dafne Keen. Ela nasceu para ser a X-23! A garra, a fibra, a desconfiança, a raiva, a luta. Uma Wolverine perfeita no auge de seus 12-13 anos! Ba-bei!


Aqueles fĂ£s fanĂ¡ticos dos quadrinhos poderĂ£o se aborrecer com o filme por conta das modificações da adaptaĂ§Ă£o. Mas quem nĂ£o se incomoda muito com isso ou aqueles que sĂ£o fĂ£s da franquia cinematogrĂ¡fica vĂ£o se deliciar. 

SaĂ­mos tristes do cinema, mas saĂ­mos com sensaĂ§Ă£o de vitĂ³ria inabalĂ¡vel.

Quer saber mais? Leia a crĂ­tica do site AdoroCinema!



Elenco Principal

Logan - Hugh Jackman, da franquia X-Men

Charles Xavier - Patrick Stewart, da franquia X-Men

Laura Kinney / X-23 - Dafne Keen, de The Refugees

Gabriela LĂ³pez - Elizabeth Rodriguez, de Orange is The New Black

Caliban - Stephen Merchant, diretor de The Office

Donald Pierce - Boyd Holbrook, de Narcos

Dr. Zander Rice - Richard E. Grant, de Sujos e SĂ¡bios



Sei que a resenha chegou um pouquinho tarde, mas o filme ainda estĂ¡ em cartaz, aproveitem!

Espero poder continuar indo a estreias e trazendo a minha opiniĂ£o aqui pra vocĂªs!

Bem, se eu nĂ£o fizer, temos nossos lindos e amados colaboradores! ;)

Bom filme! AtĂ© + ver!






Nuccia De Cicco Ă© biĂ³loga, Doutora em BioquĂ­mica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixĂ£o de Santa Teresa, Ă© apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, alĂ©m de ter uma queda saudĂ¡vel por cafajestes. Surda desde os 27 anos, Ă© co-autora em nove antologias e publicou o livro “PĂ©rolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas sĂ£o mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!



7 comentĂ¡rios:

  1. OlĂ¡, tudo bem?
    Amei a resenha! Fui assistir o filme sem muitas expectativas, e apesar de nĂ£o ter acompanhado os anteriores, eu adorei. O final foi triste, mas lindo tambĂ©m.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. OlĂ¡, tudo bem?
    Eu amei/odiei muito esse filme, nĂ£o vou nem mencionar o final que me deixou igual Ă¡ um lindo panda no cinema :(
    Amei a sua resenha Nu!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. OlĂ¡, Nu!
    Wolverine irĂ¡ deixar muitas saudades. NĂ£o sou muito fĂ£, mas sempre acompanhei os filmes.
    Quero assistir Logan para saber como foi esse final, com certeza foi impactante.
    Gostei de saber que exploram mais a respeito de como o personagem se sente!

    ResponderExcluir
  4. Hahaha... Imaginei a cena de correr pelo shopping pra chegar na outra sala! Sou alucinada pelo Wolverine, mas infelizmente ainda nĂ£o consegui ver esse filme. Nunca li os quadrinhos, acompanho sĂ³ os filmes mesmo, entĂ£o acho que vou amar. Mas sĂ³ de pensar que terminou me dĂ¡ um aperto no coraĂ§Ă£o, tenho certeza que vou chorar no cinema porque sĂ³ de ler sua opiniĂ£o jĂ¡ quase chorei... O Hugh Ă© maravilhoso mesmo, sei que vou sofrer com ele.

    ResponderExcluir
  5. OlĂ¡!

    NĂ£o vi muitos filmes dessa franquia, mas os que vi gostei muito, ainda mais por causa do Hugh, que foi fantĂ¡stico na atuaĂ§Ă£o. É um filme que pretendo ver logo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Nu, sua linda, tudo bem?
    Nossa, vocĂª me deixou com Ă¡gua nos olhos, fiquei emocionada ao saber que Ă© o fim. E tambĂ©m de ver a dor do personagem. Ele Ă© e sempre serĂ¡ o meu favorito, sou Wolverine para sempre!!! Nunca li os quadrinhos, mas acompanho os filmes tenho certeza de que esse serĂ¡ um desfecho merecido, embora triste.
    Sua crĂ­tica do filme ficou Ă³tima!!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  7. Nesses mais de 15 anos nas telas, somando tanto Ă³timas adaptações como momentos vexaminosos, o Wolverine de Hugh Jackman esteve em quase todos... Amei a performance do Patrick Stewart, Ă© de admirar o profissionalismo deste ator, trabalha muito para se entregar em cada atuaĂ§Ă£o o melhor, sempre supera seus papeis anteriores, o demonstrou em filme emoji um filme que se converteu em um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentĂ¡rio!
Mas, ei! Cuidado aĂ­! Sem comentĂ¡rios ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nĂ³s!

Popular Posts

Acessos: