quinta-feira, 20 de abril de 2017

[Brinquedos feitos com letras] [Resenha [livro] - A lição de casa, de Nye Ribeiro

E Aí, Galera!!

        As aulas começaram, vêm avaliações por aí... E as professoras estão indo à loucura, mandando muitas lições de casa? Pois é, crianças, vão se acostumando, pois assim será durante o ano letivo todo!

E não reclamem (sei que é impossível), porque é para ajudar nos estudos que existe a velha lição de casa! Tem algumas tarefas de casa que servem de lição para as crianças, os pais, responsáveis e até para os professores!!

       Quando escolhi este livrinho, A Lição de Casa, o que foi que me chamou a atenção? Bom, as palavras nele citadas, palavras que quase não se escutam mais, principalmente no meio infantil. 


Eu sou a Siglia, irmã e colaboradora, e te convido a explorar o mundo dos Brinquedos Feitos com letras!



A lição de casa 
Autora: Nye Ribeiro

Sinopse: 
Carol gosta muito das aulas da professora Regina, especialmente daquelas em que todos aprendem brincando. A professora faz, de vez em quando, umas brincadeiras divertidas com o dicionário. Um dia, os alunos se deparam com uma palavra aparentemente simples, mas rica em significados: valor. A lição de casa é saber um pouco mais sobre ela. A partir daí, o livro mostra a importância de realmente vivermos essa palavra em nosso dia a dia.



        As crianças de 8 a 10 anos precisam saber e entender o significado das palavras. Dicionário (primeira palavra que vejo ao abrir o livro) não se veem mais, nem crianças, nem adultos falando sobre e muito menos utilizando.

       Aí, vocês vão falar: “Siglia, dicionário está obsoleto, escasso, temos hoje o GOOGLE.” Certo! Mas é um “instrumento” importantíssimo para a vida dos estudantes, pois não tem GOOGLE na sala de aula! Então, as crianças precisam saber usar o dicionário, sim!


    Outras palavras citadas no livro: FAMÍLIA, FÉ, AMIZADE, SOLIDARIEDADE, JUSTIÇA, HONESTIDADE, entre outras relacionadas ao tema principal do livro, que hoje em dia, com tantos acontecimentos por aí... acabam se tornando cansativas de falar... 

        NÃO!! É preciso cada vez mais reforçar estes valores na nossa sociedade e para as crianças para que elas futuramente possam fazer mudanças!!


As dicas para os pais/responsáveis: procurem sempre estar atentos aos deveres dos seus filhotes, para saber o que ele está aprendendo na escola e que vocês possam atualizar suas próprias mentes ao os auxiliarem. 

Incentivem-nos sempre, quanto aos deveres, ao uso do dicionário, falar a verdade, confiar na família... Cultive o senso de responsabilidade e o senso crítico também, isso é bem importante para a formação de caráter do seu pequenino. Enfim, tornem-se a pessoa de referências para seus filhos.

Para os profissionais da educação: leiam o livrinho antes de trabalhar em sala, procurem ensinar através de brincadeiras, os alunos se sentem mais animados e estimulados.



Para os pequenos: Vocês podem não entender algumas coisas que estão acontecendo no mundo, mas vocês terão a oportunidade de mudar tudo isso...

E se hoje temos tarefas, responsabilidades, conceitos e palavras novas para aprender, animem-se isso é muito mais fácil agora do que quando vocês forem adultos!!


LEIAM BASTANTE, FAÇAM SUAS TAREFAS, ESTUDEM,VOCÊS SERÃO O FUTURO E NÓS VAMOS APLAUDÍ-LOS SEMPRE!! 



Beijinhos...







Siglia De Cicco é pedagoga e mora em Santa Tereza, Rio de Janeiro - RJ, mas tem um 'quê' de italiana nas veias. Seu amor e dedicação pelas crianças começou ajudando a cuidar de primos mais novos. Quando se tornou “professoranda”, seu interesse pela leitura aflorou: adora um romance, comédias, seriados, ama tudo que está relacionado com animais e crianças, inclusive desenhos animados.


CONTATO >> sibiella@gmail.com 

FACEBOOK | INSTAGRAM

12 comentários:

  1. Olá Siglia,
    Estou com lágrimas nos olhos por ler sua postagem. Acho essencial incentivarmos a leitura dos pequenos e que eles são o futuro do mundo e podem mudar o que temos hoje.
    Vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna!! Fico felicíssima em ver o quanto as pessoas tem gostado das minhas postagens!! Agradeço pelo carinho e confiança depositada no meu trabalho!!
      Super beijo!

      Excluir
  2. Olá!!!
    Livros infantis sempre me tocam de uma forma maravilhosa, acredito que seja por eles terem sido meu primeiro contato com a literatura.
    Adorei a premissa do livro, além de trazer o universo infantil, ele parece ser bem didático.
    Abs ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francine!!
      Como é bom saber que minha coluna também tocam os adultos e quanto tem sido valioso para as pessoas algumas dicas!!
      Grande abraço!!

      Excluir
  3. Oi Siglia é um prazer conhecê-la!
    Muito interessante o livro para os pequenos. Eu não tenho mais filhos em idade escolar, porém, tenho sobrinhos e meu irmão faz com que ele use o dicionário mesmo usando o Google afinal esta ferramenta nem sempre pode estar ao seu alcance.
    Já anotei para comprar o livrinho, eu sou a tia louca que só dá livros de presente kkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia!! O prazer é todo meu!! Que bom que ainda temos pais que incentiva o uso do dicionário, para os pequenos. Espero que seus sobrinhos gostem do livrinho. e espero também, que continue acompanhando nossas postagens!!!
      Beijos!

      Excluir
  4. Aiii que lindo, primeiro por trazerem e resenharem um livro infantil e segundo por levantar essa bandeira de incentivo a leitura dos pequenos. Eu acho de extrema importância que os pais e responsáveis compreendam que precisam dar informações para crianças sim. Acredito que o primeiro passa para a melhora do nosso país seja a leitura e educação.
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata!! Que bom, vê-la por aqui!! Esta coluna foi criada exatamente para isso, incentivar a leitura dos pequenos e ainda mais... incentivar os pais participarem desse momento juntamente com os pequenos e também para os grandões voltarem um pouco no tempo e reviverem sua infância, afinal, todos temos uma criança dentro de nós!! Também acredito que seja as crianças quanto mais informadas podem fazer mudanças no nosso país!! Espero vê-la mais vezes por aqui!! Bjos...

      Excluir
  5. Oii, tudo bom?

    Que fofo o livro. Quando vejo esses livros infantis eu fico com vontade de comprar, e quando tiver sobrinhos, deixar para eles lerem, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bom!! Sim!! Maravilhosa ideia!! São maravilhosos para reviver nossa infância!!
      Beijos...

      Excluir
  6. Oi Siglia, sua linda, tudo bem?
    Adorei a dica que você trouxe hoje. Realmente não vejo mais ninguém com dicionário, eu confesso que uso o dicionário online por ser mais prático. Mas as crianças precisam aprender a manuseá-lo. E gostei das palavras que tem nesse livro, ensinam verdadeiros valores. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Primeiramente, obrigada por prestigiar minha coluna e por gostar da resenha! Espero que goste de outras e que você continue participando mais dela!! Incentivo é o que todos nós precisamos!
      Beijos...

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: