segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Resenha [livro] - Vida e Verso em Prosa, de Márcio Muniz

Olá, leitores!

Bem-vindos a mais uma resenha de livro nacional!

Trago hoje a resenha do livro de poesias Vida e Verso em Prosa, escrito pelo autor e amigo Márcio Muniz, publicado de forma independente.

Venham conferir!

Vida e Verso em Prosa
Autor: Márcio Muniz
Editora: Independente (Gráfica Letras e Versos)
Gênero: poesias
Ano: 2014
74 p.

SKOOB

Sinopse:
Não me preocupo com rimas.
A rima é um eco cuja sina,
Seja como for
É rimar com o verso anterior,
Independentemente de haver sentido,
É soar bem no ouvido.

Eu me atenho a todo momento
Em ser fiel ao sentimento,
Pois um sentimento bem posto
Ainda que não esteja disposto,
Torna-se uma seta certeira,
Atingindo de toda maneira,
Não a uma consonância para a audição,
Mas ressoa fundo, dentro do coração.

E um verso livre
Que nem conhecimento exige
Faz-se tão ou mais necessário
Quanto uma obra de vulto literário,
Ao mostrar que uma frase bem medida
Passa por vezes longe de ser compreendida,
Denotando que poesia é arte viva
E não cabe em estrofes conotativas.




"Há muitos e muitos anos passados..." (em 2014, pra ser mais exata), eu conheci um autor em um evento literário. Éramos dois jovens autores em um primeiro grande evento da mesma editora. E lá mesmo, além de nos conhecermos, acabamos por trocar ideias e livros.


Vida e Verso em Prosa foi o primeiro livro que recebi do autor. Não sei porque demorei tanto pra ler. Adoro poesias e o livro é curtinho! Talvez tenha sido porque estava escrevendo o meu na época, mas sei lá... A vida é tão bizarra às vezes... Tenho livros que comprei em 2012 e até agora nada...!

Enfim... No livro do Márcio temos várias poesias, a maioria romântica. Márcio é realmente um romântico inveterado como sua biografia faz questão de frisar. Algumas com toque de sarcasmo e humor, outras sensuais. Há aqueles com tom de crítica política e social, muito bem escritos! 

"Quisera não haver dedo em riste / ou lágrima triste / que em vão na face escorra / mas que no coração não morra." (Para dar um basta)

Adorei o fato dele ter montado uma "sinopse" em forma de poesia! Deixa a gente com gostinho de querer conhecer melhor seus escritos. 


Das poesias que li, algumas inteiras se agarraram no meu coração, de outras apenas algumas estrofes, mas e daí? Todas me tocaram! E olha que eu não sou tão coração quentinho...

Mas as que mai gostei foram, de longe, as intituladas "Beleza ao Lado" e "Impressões". A primeira é bem romântica, e a segunda é mais extrovertida, com um jogo de palavras e situações muito legal!

"Sempre que eu entro no trem / Trona-se inevitável não olhar para alguém. / Com o olhar intrépido em toda direção / A buscar naquele quadro uma impressão." (Impressões)

A edição ficou linda! Fui até conferir a fanpage da pessoa que diagramou, pois o trabalho ficou ótimo! A capa é simples, mas bela e combina. Erros de digitação não encontrados. De pontuação, é impossível dizer, já que se tratam de poesias e, por isso, têm maior liberdade estética.


Para os amantes de poemas e poesias, mais do que recomendado. É um deleite para a alma, um acalento ao coração, faz feliz todos os românticos!

Ah, sim! O livro pode ser comprado direto com o autor! E vai até autografado!!

"Segundo dia de primavera / dia sem nuvens, dourado. / Dia cuja vida impera / E você aqui ao meu lado." (Beleza ao Lado)


Sobre o AUTOR:

Márcio Muniz nasceu na cidade do Rio de Janeiro, carioca da gema, mas com as características culturais de todas as partes do Brasil em suas palavras. Romântico incorrigível, eclético, plural e multifacetado. Bacharel em Administração, Pós-graduação em Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos. Outras obras publicadas: Encontros com o Amor (Ed. Multifoco, 2014) e Amor, Somente Amor (Drago Editorial, 2015).



Márcio, muito obrigada pela oportunidade de conhecer seu trabalho poético. E mil desculpas por ter demorado tanto para ler e trazer aos leitores do blog.

Prometo que lerei os outros livros rapidinho! ;)

Aos leitores, lembrem-se de dar chances à literatura nacional! Nós temos muita gente fera!!! Boa leitura!

Até + ver!

Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão de Santa Teresa, é apaixonada por livros, seriados, tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes. Surda desde os 27 anos, é co-autora em nove antologias e publicou o livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade. Todas as suas facetas são mostradas no blog “As 1001 Nuccias”. Nele, a literatura impera!

4 comentários:

  1. Nuccia, parabéns pela resenha, superbem escrita, gostei muito; e curti bastante também o fato de o autor ter feito uma "sinopse" em forma de poesia. Que ideia genial!

    Muito bom conhecer mais e novos autores nacionais. Adoro o teu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Obrigada por estar sempre aqui! E por adorar o blog!!! Meu leitor do <3!!!
      Beijos mil!

      Excluir

Seja legal: aumente nosso ego deixando seu comentário!
Mas, ei! Cuidado aí! Sem comentários ofensivos!
Um imenso obrigado de todos nós!

Popular Posts

Acessos: